Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por gbento »

Comprei a ele faz cerca de 15 dias. Leiria

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



3NS1M
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda fev 14, 2022 9:11 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por 3NS1M »

gbento Escreveu: terça fev 15, 2022 3:39 pm Comprei a ele faz cerca de 15 dias. Leiria

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
No meu caso, e porque quero derivar para uma resistência de 3200w, não estou a saber lidar com o cintilar das lâmpadas led. O Sergio diz que a carga é muito alta e pode/deve ser disso. Está a desenvolver uma nova arquitetura que fique em conta. Vamos a ver!

E por aí como se está a comportar o gestor? A carga resistiva também é alta?


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por accoelho »

3NS1M Escreveu:
accoelho Escreveu: terça jan 25, 2022 11:10 am Sim, o sistema esta em perfeito funcionamento.
Optou-se por não fazer caixa, porque o sitio onde está não há perigo humano.
O aquecimento é mesmo mínimo está num local onde a temperatura ambiente é sempre baixa (20-25)°
Acho que a ventoinha do dissipador funca entrou em funcionamento.
Boa noite,

Quando tem o gestor a derivar, nota alguma alteração na iluminação do compartimento?

Adquiri um e quando está em funcionamento faz com que as lâmpadas fiquem a piscar. Acontece-lhe algo parecido?

Cumprimentos,
O que montei pro meu amigo, é uma versão mais pro €€€€.
Existem várias versões mais softs a nível de €€€€ ( pelo menos 4 versões)
Em que o único componente que se mantem é o esp32.
Tudo isto é diy e alguns estão a carbonizar.
O pisca pisca das luzes tem um pouco a ver com as configurações com injecção zero, produção e consumo instantâneo....



3NS1M
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda fev 14, 2022 9:11 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por 3NS1M »

accoelho Escreveu: terça fev 15, 2022 8:13 pm
3NS1M Escreveu:
accoelho Escreveu: terça jan 25, 2022 11:10 am Sim, o sistema esta em perfeito funcionamento.
Optou-se por não fazer caixa, porque o sitio onde está não há perigo humano.
O aquecimento é mesmo mínimo está num local onde a temperatura ambiente é sempre baixa (20-25)°
Acho que a ventoinha do dissipador funca entrou em funcionamento.
Boa noite,

Quando tem o gestor a derivar, nota alguma alteração na iluminação do compartimento?

Adquiri um e quando está em funcionamento faz com que as lâmpadas fiquem a piscar. Acontece-lhe algo parecido?

Cumprimentos,
O que montei pro meu amigo, é uma versão mais pro €€€€.
Existem várias versões mais softs a nível de €€€€ ( pelo menos 4 versões)
Em que o único componente que se mantem é o esp32.
Tudo isto é diy e alguns estão a carbonizar.
O pisca pisca das luzes tem um pouco a ver com as configurações com injecção zero, produção e consumo instantâneo....
Mas há forma de corrigir ou só comprando novo?
Não tenho como objetivo injeção zero, por isso hoje em 9.7Kw produzidos injetei quase 10%. Não sei se é muito ou pouco, mas foi tudo manual. Como o pisca pisca das luzes me irrita profundamente, tenho o gestor desligado.
Última edição por 3NS1M em terça fev 15, 2022 10:42 pm, editado 1 vez no total.


orcfernandes
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 23, 2020 7:45 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por orcfernandes »

3NS1M Escreveu:
accoelho Escreveu: terça fev 15, 2022 8:13 pm
3NS1M Escreveu: Boa noite,

Quando tem o gestor a derivar, nota alguma alteração na iluminação do compartimento?

Adquiri um e quando está em funcionamento faz com que as lâmpadas fiquem a piscar. Acontece-lhe algo parecido?

Cumprimentos,
O que montei pro meu amigo, é uma versão mais pro €€€€.
Existem várias versões mais softs a nível de €€€€ ( pelo menos 4 versões)
Em que o único componente que se mantem é o esp32.
Tudo isto é diy e alguns estão a carbonizar.
O pisca pisca das luzes tem um pouco a ver com as configurações com injecção zero, produção e consumo instantâneo....
Mas há forma de corrigir ou só comprando novo?
Não tenho como objetivo injeção zero, por isso hoje em 9.7Kw produzidos injetei quase 10%. Não sei se é muito ou pouco, mas foi tudo manual. Como o pisca pisca das luzes me irrita profundamente, tenho o gestor desligado.
Tem mais a ver com a configuração do PWM.

Vai a página web da freeds e saca o manual. Está lá explicado que algumas placas fazem isso é tens de configurar a frequência da saída PWM.


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por warrior.1977 »

https://www.tindie.com/products/bugrovs ... 50hz-60hz/

Com esta placa não acontece esse problema do cintilar das lampadas.


3NS1M
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda fev 14, 2022 9:11 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por 3NS1M »

warrior.1977 Escreveu: sexta fev 18, 2022 9:22 am https://www.tindie.com/products/bugrovs ... 50hz-60hz/

Com esta placa não acontece esse problema do cintilar das lampadas.
Bom dia,

Mas será que aguenta com a minha resistência, que é de 3200w?


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por warrior.1977 »

Esta placa tem uma corrente nominal máxima de 16A


Fernando21
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo mar 13, 2022 2:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Fernando21 »

Boa noite.
Queria tentar a vossa ajuda, sobre quais as melhores ou pelo alguma top10 melhores/mais vendidas bombas de calor aqs a rondar os 300 litros?
E se possível darem algumas dicas do que ter em atenção antes de comprar uma bomba de calor aqs?
Tenho visto algumas marcas nacionais e marcas brancas mas tenho sempre receio porque não quero uma bomba que me dure 5 anos apenas.
Ja agora vou colocar um kit de 6 painéis fotovoltaicos monocristalinos da marca luxor de 450w com um inverso solax x1 3kwh ou um Huawei híbrido, uma bomba de calor para aqs e estou indeciso mais tarde a colocar uma caldeira a pellets ou bomba de calor (normal ou de alta temperatura) para aquecer radiadores ja instalados, alguém recomenda/ sugeria alguma coisa?
Obrigado


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Freddy_krueger »

Ufa, cá vai meu relato:
- Comprei agora um bomba de calor para aqs pois cilindro foi à vida.... foi comprada à pressa...foi o que arranjei para montagem imediata... uma vulcano. Até ver resolve... não é das mais sofisticadas mas tem algumas funções como programar horas de trabalho (3 programas, 2 programaveis)...se funciona só em bomba de calor ou também com a resistência...etc.... Não é em inox...e pensei que era :( espero não me arrepender....o cilindro (dos mais fracos na altura) durou-me 8 anos apenas.
- Tenho 6 paineis (1500w) e ainda não configurei mas vou pôr bomba a funcionar só das 11 às 16h para aproveitar totalidade de produção fotovoltaica.... já no cilindro tinha um temporizador (manual, na tomada).
- Tenho outra bomba de calor (daikin) bem mais potente exterior para o meu sistema aquecimento... no meu caso tenho ventiloconvectores em vez de radiadores pois minha casa tem grandes áreas (m2 e especialmente m3) para aquecer.... até agora - montado à uns 3 anos, tudo a funcionar sem stresses...mas foi uma solução bem carota na altura.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por gbento »

Freddy_krueger Escreveu:Ufa, cá vai meu relato:
- Comprei agora um bomba de calor para aqs pois cilindro foi à vida.... foi comprada à pressa...foi o que arranjei para montagem imediata... uma vulcano. Até ver resolve... não é das mais sofisticadas mas tem algumas funções como programar horas de trabalho (3 programas, 2 programaveis)...se funciona só em bomba de calor ou também com a resistência...etc.... Não é em inox...e pensei que era :( espero não me arrepender....o cilindro (dos mais fracos na altura) durou-me 8 anos apenas.
- Tenho 6 paineis (1500w) e ainda não configurei mas vou pôr bomba a funcionar só das 11 às 16h para aproveitar totalidade de produção fotovoltaica.... já no cilindro tinha um temporizador (manual, na tomada).
- Tenho outra bomba de calor (daikin) bem mais potente exterior para o meu sistema aquecimento... no meu caso tenho ventiloconvectores em vez de radiadores pois minha casa tem grandes áreas (m2 e especialmente m3) para aquecer.... até agora - montado à uns 3 anos, tudo a funcionar sem stresses...mas foi uma solução bem carota na altura.
Desculpa intrometer-me. Essa bomba de calor para os ventiladores qual o modelo? Não tenho radiadores. Fica mais barato o uso em vez dos ACs? Tenho teto falso, podem ser colocados aí por cima?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Freddy_krueger »

gbento Escreveu: sexta mar 18, 2022 3:21 pm Desculpa intrometer-me. Essa bomba de calor para os ventiladores qual o modelo? Não tenho radiadores. Fica mais barato o uso em vez dos ACs? Tenho teto falso, podem ser colocados aí por cima?
É uma bomba de calor daikin Água-Água exterior (com um depósito intermédio em espaço de arrumos) daikin 16kw.... não sei muito mais do modelo. Exteriormente parece tipo uma unidade A/C exterior dupla
No meu caso específico coloquei os ventiloconvectores pois tenho uma casa antiga e como tem pé alto nos 2 andares (+-3,80m em cada), para aquecer área toda ia precisar de MUITOS convectores.... assim fiquei com melhor aproveitamento das paredes... como é casa antiga coloquei tubagens água (2, 1 de entrada e 1 saída) pelo exterior das paredes em cobre... ficou um efeito até porreiro...não pensei que ficasse tão bem.
Não coloqei AC essencialmente por 2 motivos:
- Não tinha espaço para unidades externas perto de unidades internas em diversas divisões;
- Não tinha necessidade de arrefecimento (casa é bem fresquinha de verão)...paredes exteriores de pedra de uns 60/70cm

Numa habitação nova a solução ideal (na minha visão) é a bomba de calor+piso radiante.... não existem "trambolhos" nas divisões, e aquecimento é bem eficiente se bem me lembro usando pisos finais adequados.
No meu caso não dava esta opção pois 1º andar é forro+soalho (+100anos) e R/C soalho também com caixa de ar sobre "terra" e a equacionar, teria que "subir" piso e perder o soalho antigo.... ficou fora de questão pois tentámos manter ao máximo coisas antigas (e boas) da casa.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Freddy_krueger »

Os ventiloconvectores lembram uma unidade interna de A/C.... mas estão colocados logo acima do rodapé, seja perto do chão... não sei se existem opções de "encastrar" em teto falso...

Os minhas unidades interiores (ventiloconvectores) são assim: https://www.archiexpo.com/pt/prod/olimp ... 51307.html
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por CoolZeroFCP »

Eu tenho um aquecimento com salamandra a pellets com caldeira. Mas isto dos pellets estarem cada vez mais caros, a escassez em algumas alturas e não ser algo propriamente amigo do ambiente faz-me procurar alternativas...

A bomba de calor para o aquecimento central gasta quanto mais ou menos por hora no inverno?

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: sexta mar 18, 2022 7:46 pm A bomba de calor para o aquecimento central gasta quanto mais ou menos por hora no inverno?
Depende muito pois liga e desliga... mas tendo em conta pressupostos:
-carregando carro +/- 150/200 KW/h mês
-Casa com 200m2 divididos por 2 andares cada com pé direito de 3,80m
-Casa antiga, sem placas, construção exterior em pedra e interior em madeira (do piso ao telhado) apenas com isolante recente em janelas (vidro duplo e corte térmico) e lã de rocha no sotão
- Tudo a eletricidade seja "fogão" (indução) seja banhos (para as contas era um cilindro pois só meti bomba calor pouco tempo)
- De notar que tenho sempre gente em casa pelo que também tenho algum consumo

De 21/1 a 20/2 tive um consumo total de 1422 KWh (inclui carregamento carro)... todas as divisões têm aquecimento regulado para 20º e na bomba de calor aquecimento central a 39º
Em Junho ano passado (sem aquecimento ligado) tive um consumo de 468 KWh, claro que cilindro também gasta menos para aquecer em Junho.... pelo que talvez 900KWh/mensais para aquecimento (30KWh diários e 1,25 KWh hora) não sejam contas difíceis de fazer.

Como tenho 6 paineis (1500w), também há aqui algum diferencial... em Junho a produção ainda foi relevante face a Fevereiro sensivelmente o dobro (257KWh em Junho 2021 vs 128 KWh em Fevereiro 2022)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por CoolZeroFCP »

Não precisavas de te dar ao trabalho de escrever isso tudo, tinhas dito que não tinhas esses dados

Mas obrigado, já deu para ter uma ideia... Ou seja, fazendo contas por cima... 1500w/h...
A ver o que é que me decido a fazer mediante o espaço e configuração da casa...

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: segunda mar 21, 2022 10:24 pm Não precisavas de te dar ao trabalho de escrever isso tudo, tinhas dito que não tinhas esses dados Imagem
No painel de controlo da bomba até tem lá dados mas só tipo histórico geral de kwh aquecidos e kwh gastos (aquela cena de sendo cop3 ou 4 gastas menos energia elétrica para aquecer a água... claro que não é magia, mas retirar "calor" da atmosfera. Devia ter pedido à empresa para colocar um shelly ou algo do género para medir, mas na altura só me preocupei de ter leitura geral de consumo e produção fotovoltaica (neste caso com o owl intuiton PV)
Mas obrigado, já deu para ter uma ideia... Ou seja, fazendo contas por cima... 1500w/h...
A ver o que é que me decido a fazer mediante o espaço e configuração da casa...
Na altura do muito que li (e não há muito sobre ventiloconvectores), a solução mais vantajosa só para aquecer (usando eletricidade) era bomba-calor + piso radiante...mas não é em todos os locais que se consegue instalar quando falamos de renovações de casa. depois de montado também fica clean... não se vê nada pois está tudo debaixo do piso.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”