Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Biod »

papacurvas Escreveu: sexta dez 18, 2020 9:54 pm Parece que ando por estas "aguas" sozinho :cry:
Se alguém tiver o TRIAC da Letónia veja sff se tem a placa a 3.3V.
A minha não vem com botão, vem com uma espécie de "tampa" que se coloca no pino dos 3.3V e acende o led de 3.3V.
Mandei vir o material , estou á espera que chegue

Eu neste momento tenho um sistema manual para encaminhar o excedente para ajudar a aquecer a água do termosifao no inverno


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Biod Escreveu: quarta dez 30, 2020 7:23 pm
Mandei vir o material , estou á espera que chegue

Eu neste momento tenho um sistema manual para encaminhar o excedente para ajudar a aquecer a água do termosifao no inverno
Boa (Y)

Mandas te vir o Triac Letão ou o Lowcoast do grupo FreeDS ?

De onde vem a informação para o ESP32 ?


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por Biod »

O Triac

Á informação vai vir do shelly EM


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por accoelho »

Ja à algum tempo que tenho este em teste de funcionamento.
É para um amigo, so falta eu fazer uma casa em 3D para este ir pro destino dele.Imagem

Enviado do meu SM-G970F através do Tapatalk



papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Mais um :D

Qual a versão que tens instalada ? Não parece ser a mesma que a minha.

Tens a 3.3 ou a 5V ?


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por accoelho »

Alem de ja haver outra realese, tem a 1.0.5 Final
Na placa do triac tenho 3.3v.
Mas também funciona com 5v, mas os experts aconselham por a 3.3v por questões específicamente técnicas.

Enviado do meu SM-G970F através do Tapatalk



papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Na imagem parece que tens o " Shunt" nos 5V como eu tb tinha.

Deve ser isso, no meu já corre a 1.0.6 e aguardamos uma nova para breve.

Já conseguiste alterar a hora? não percebo nada de comandos no PC.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por accoelho »

Ta nos 3
A hora pro serviço que este vai fazer não afeta nada.
Nem me dei ao trabalho de á alterar, cmd em pc nem sempre é facil.Imagem

Enviado do meu SM-G970F através do Tapatalk


Imagem


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Pois, mas no meu caso tem de ser. O que não aquecer durante o dia é recuperado no bi-horario.
Por vezes dependendo da necessidade até ponho em manual após não existir mais produção.
Esta é aquela gestão que cada um tem de fazer olhando as sua necessidades.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por accoelho »

So por curiosidade ontem fiz update pra última versão e arranjei mais trabalho.
Tive de flashar e configurar tudo outra vez.
E ja que estava numa de trabalho, exprimentei alterar a hora e lá alterou ao fim de umas tentativas.
Imagem

Enviado do meu SM-G970F através do Tapatalk



papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

Acho que deverias ter esperado mais um pouco pela nova versão, vi no Telegram que já está em fase de testes.


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por warrior.1977 »

Eu fiz o update para a versão 1.0.7 BETA, que tem a vantagem de usar um regulador PID para o calculo de potência e ajustar o PWM.
Para já tive de mexer nos parâmetros do PID que era um pouco agressivo, mas permite um melhor e mais rápido controlo


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por accoelho »

Esperamos, e de certeza que as actualizações serão pra melhor.
Ja tinha dado o meu parecer aos experts,
em que as reacções as variações de produção/consumo eram lentas.


claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por claudiof »

Ainda neste assunto (e porque ando dividido entre renovar o meu termossifao ou optar por esta solução), tenho visto que a conversa aqui anda extramemente técnica e dificil (entre soluções com duas resistencias, aproveitar o excesso, etc).

A questão mais basica para mim é nesta solução, e sabendo que não vou conseguir aproveitar a 100% tudo é:

Se ligar simplesmente a produção fotovoltaica à minha rede, desprezando qualquer ligação directa à resistência, não posso "simplesmente" programar a resistência para ligar a horas "tipicamente" de pico de produção, mas lá está, exista produção ou não eu vou sempre precisar da água quente ao fim do dia, por isso não me vejo com "necessidade" de ter as vossas soluções complexas de gestão de excessos, etc

Ou seja a minha ideia de "setup" seria muito simples:
4 x Paineis num total de 1500w provavelmente, um termoacumulador com resistencia de 1500w mas com dimmer para provavelmente apontar para os 1000.
Depois de perceber quais sao os picos da minha orientação, programar para ligar nesse horário (provavelmente das 11h as 17h?)
E só...

Sim eu sei que se não houver sol, vou estar a consumir da rede (mas ia sempre... eu precisava da agua quente ao fim do dia) e ao mesmo tempo se tiver excesso de produção e a resistencia desligar, vou injectar energia na rede mas... não me importo

Há algo que me está a escapar?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

Um dimmer?? Num "cilindro"? Isso resulta?

De resto, eu concordo com essa opinião. As coisas têm que ser simples. Não só pela baixa manutenção, como pelo custo mais baixo.

Sobre o cilindro, eu aconselharia um Tesy (à venda na jom). Têm duas resistências de 800W cada, que podem ser ligadas consoante preferência do utilizador (não sei se há outras marcas com essa particularidade).

Uma das resistências pode ficar sempre ligada, e a segunda serviria para alturas de maior urgência (teria que se ligar manualmente). Isso iria não só aumentar o período de tempo em que os painéis produzem o suficiente para alimentar o cilindro (a potência necessária é mais baixa), como aumenta também o período de tempo em que a produção dos painéis é absorvida na sua totalidade (a água vai demorar mais tempo a aquecer)...

Relativamente à potência dos painéis, convém ser superior à potência do cilindro. Caso contrário, só muito pontualmente é que vão produzir o suficiente...


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

jmlflorencio Escreveu: sábado jan 23, 2021 5:38 pm Um dimmer?? Num "cilindro"? Isso resulta?
Resulta pois.
Coloquei no meu TA para fazer aquilo que o claudiof quer e de inverno/verão ajuda a manter a potencia dentro do escalão.
Tinha o VE, TA e os AC´S a funcionar toda a noite para aproveitar o BI-Horario.


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por papacurvas »

claudiof Escreveu: sábado jan 23, 2021 3:34 pm não me vejo com "necessidade" de ter as vossas soluções complexas de gestão de excessos, etc
Se tens capacidade de colocar um dimer no TA com um pouco mais de trabalho e custo colocas um gestor de excedentes.

Antes de mais o TA vai ser de quantos litros?
Eu recomendo Videira com cuba em cobre e assim evitar manutenção.

Já tive a solução que queres implementar e no meu caso de TA 100lts com pico de 900w solar só nos meses de verão compensa esse setup.

A tua ideia de colocar FV é só mesmo para AQS ou algo mais?
O uso é mesmo só para AQS ou algo mais? Os banhos são mesmo só a noite ?

Desculpa o interrogatório mas a solução pode passar por outra ideia.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por joaocunharamos »

claudiof Escreveu: sábado jan 23, 2021 3:34 pm Se ligar simplesmente a produção fotovoltaica à minha rede (...), não posso "simplesmente" programar a resistência para ligar a horas "tipicamente" de pico de produção [?]

(...) Há algo que me está a escapar?
Em verdade a solução simples funciona (razoavelmente), especialmente se a potência da resistência e dos painéis PV estiverem próximas. O ricardojorge começou por essa solução, conforme apresentado no youtube.

Nós aqui neste tópico estamos a ter uma conversa um pouco mais de entusiasta, só isso.
Última edição por joaocunharamos em domingo fev 07, 2021 3:32 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


claudiof
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta jul 19, 2017 4:41 pm

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por claudiof »

papacurvas Escreveu: segunda jan 25, 2021 6:37 pm A tua ideia de colocar FV é só mesmo para AQS ou algo mais?
O uso é mesmo só para AQS ou algo mais? Os banhos são mesmo só a noite ?
Thanks pelo feedback..

A ideia é colocar FV para reduzir a fatura da luz, se ao mesmo tempo conseguir aquecer a água melhor.
Isto porque admito que estou desiludido com a relação investimento/retorno do solar termossifao, ele é super eficiente mas é uma roleta russa manutenção aqui na zona, estou há 6 meses à espera para me fazerem a manutenção e não sei se aquilo não vai para o lixo...

Não estou à procura de "consumo zero" nas águas, estou mais a pensar que, caso tenha um termoacumulador por ex de 100L, ligando de madrugada em bi-horario para os banhos da manhã, e um pouco durante a tarde/dia (aqui com ajuda do FV) para ter quente à noite (somos 3 pessoas, as vezes 2 tomam sempre á noite 1 toma sempre de manhã) consigo ter uma solução mais barata e sem manutenção complexa, mesmo que me custe 20 ou 30eur mes para aquecimento de água.

É mais este a minha "lógica" para querer mudar do painel aqs para algo tao "simples" como um termoacumulador e FV para compensar um pouco os seus consumos, não estou à procura de consumo zero.

Mas também por curiosidade, quanto é que gastarias em electricidade para aquelecer esses 100L durante um mês? (assumo que de forma ponderada com relogio e assim)?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Água Quente Sanitária c/Eletricidade Fotovoltaica

Mensagem por rnlcarlov »

Bem, existe aqui outra opção que pode não resultar para todos, mas nalguns casos é interessante, que é ter o ciclo tri-horário. O vazio é às mesmas horas de sempre (mas pelo que vi ligeiramente mais barato que o vazio do bi-horário), e o fora do vazio divide-se em cheias (onde o preço é equivalente ao ciclo simples) e as de ponta, que essas sim são a doer (23-24 centimos). Para quem tem painéis no Verão é de caras. Só existe ponta das 9h15 às 12h15 (ciclo semanal). Os painéis devem cobrir grande parte disso. Na hora de Inverno é que há adicionalmente o período das 18h30 às 21h, onde dificilmente vai haver sol. Logo depende dos consumos da casa, mas para os banhos mais ao fim do dia se for necessário ir à rede é fazê-lo antes dessa hora.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”