Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
actavares03
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta out 05, 2017 10:59 am

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por actavares03 »

Finalmente tenho a minha casa com sistema AQS. Acontece que, no quadro eléctrico, só há um disjuntor do painel solar e, para minha surpresa, o painel não funciona com o disjuntor desligado.
Eu pensei que o painel funcionaria em total autonomia (sem recurso a electricidade da rede) durante o dia, assegurando água quente durante essas horas, e que só precisaria de corrente durante a madrugada e/ou nos meses de chuva/frio. Pensei também que houvesse, necessariamente, um disjuntor exclusivo para a resistência, sendo a partir desse que se criaria um circuito com relógio, indicador de temperatura, etc. Estou a pensar mal? É possível que painel e resistência estejam no mesmo circuito mas possam ser separados?
t3lmo Escreveu: segunda out 09, 2017 12:15 am Eu tenho o exemplo prático do teu projeto: 300L TS + 500W PV

Em resumo 8 meses por ano tenho o AQS sempre a 80ºC, os outros 4 meses uso por vezes a resistência de 2 kW durante 2 horas em vazio (6-8h = 0,4€) e fico com os 300L a 45ºC para banhos durante o dia.

Em 2 anos de uso gastei 20€/ano para ter água quente.
Além de ter o relógio para ligar em bi-horário, tenho ainda um disjuntor para ativar o circuito, pois por vezes se sabemos que não vamos ter banhos, é escusado estar a aquecer para não se usar. Podes deixar sempre ligado e a resistência liga por termoestato.
t3lmo, tens alguma descrição mais pormenorizada do teu esquema?
Percebo que é um disjuntor, um medidor de potência, um temporizador digital, um indicador de temperatura e um contador mas isto não está tudo ligado, ou está? Como está feito para o disjuntor estar desligado mas o termómetro e o contador manterem o funcionamento?

Muito obrigado pela ajuda

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por t3lmo »

O meu indicador de temperatura está sempre ligado, é meramente informativo e está alimentado diretamente no quadro. Tem uma sonda resistiva junto ao cifão ligada por 2 fios até ao display.

O meu monitorizador de consumos do piso superior, também sempre ligado e a contabilizar consumos e acumulados em tempo real.

Especificamente para o AQS tenho um disjuntor que liga o circuito do relógio que por sua vez temporiza a alimentação da resistência no interior do cifão.
Este modelo de temporizador tem uma pilha interna, logo as horas e configurações nunca são perdidas quando desligo o disjuntor.
No verão tenho sempre o disjuntor desligado.
De inverno, ligo e desligo quando quero e por vezes até fica alguns dias (mais frios) sempre ligado e o relógio lá manda aquecer a água em bi-horário.
Todas as resistências já vêm um reostato que só deixa ligar se a temperatura estiver abaixo de um certo valor, no meu caso perto de 50ºC.
Tenho ainda um contador de consumo especifico para a resistência do AQS.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Galante
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda dez 19, 2011 5:27 pm

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por Galante »

Olá Telmo!

Desde já parabéns pela partilha e pela tua solução de AQS.

Estou a construir uma casa e gostava de pedir mais pormenores da tua solução pois parece-me muito interessante. Somos 4 pessoas em casa.
-Tu tens Termossifão 300L de circulação forçada ou de depósito no exterior?
-Como é a tua compensação- uma resistência de 2kw no interior do acumulador de água?
-Se eu tiver um recuperador calor com serpentina também posso colocar como compensador?

Se me pudesses dar os pormenores suficientes para eu pedir orçamentos agradecia-te muito.

Obrigado

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por t3lmo »

Optei por AQS com termossifão pois a água quente é para ser mais usada nos pisos de cima (banhos) e os 300L estão logo por lá sem mais meios de circulação extra e motores e probabilidade de avarias e manutenção :)
Coloquei ainda a típica resistência de 2kW com relógio.
Para incluíres uma serpentina extra julgo que só fará sentido em circulação forçada, mas também te digo que o gasto energético do aquecimento no inverno pode rondar o irrelevante (eu gasto 20€/ano).
Podes consultar a minha pesquisa de mercado aqui: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 47&t=19090
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Energia BA
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado mai 19, 2018 8:48 pm

Re: Painel com termossifão: melhor sistema complementar?

Mensagem por Energia BA »

Caro t3lmo,
Gostaria de saber, se possível, qual foi o orçamento que acabou por optar (kit/modelo e empresa) e se atualmente se encontra satisfeito, uma vez que encontro-me neste momento a iniciar uma pesquisa de empresas para pedir orçamentos para algo muito similar ao que indicou.
Adicionalmente, que empresas recomenda para pedir orçamentos?
Desde já agradeço a sua resposta e aproveito para perguntar adicionalmente onde poderei encontrar esses mini-contadores de consumo/temperatura que se adaptam à torneira tal como apresenta na fotografia que colocou.
Obrigado
Cumprimentos
t3lmo Escreveu: sexta mai 18, 2018 10:23 pm Optei por AQS com termossifão pois a água quente é para ser mais usada nos pisos de cima (banhos) e os 300L estão logo por lá sem mais meios de circulação extra e motores e probabilidade de avarias e manutenção :)
Coloquei ainda a típica resistência de 2kW com relógio.
Para incluíres uma serpentina extra julgo que só fará sentido em circulação forçada, mas também te digo que o gasto energético do aquecimento no inverno pode rondar o irrelevante (eu gasto 20€/ano).
Podes consultar a minha pesquisa de mercado aqui: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 47&t=19090

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”