Legislação

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Luis4572
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jul 05, 2018 11:22 am

Legislação

Mensagem por Luis4572 »

Boa tarde, desde já agradecia uma ajuda na minha seguinte dúvida.
Comprei apartamento em 2016, tenho instalado o site a de águas quentes com caldeira junkers, so que o técnico informou me que não está instalada a válvula termostatica e diz que já devia de vir instalada por obrigação conforme a lei manda.
Não me soube dizer qual a lei, gostaria de saber se há algo que nesse ano já obrigue a instalação desse sistema já com obrigatoriedade da válvula.
Referiu também que os painéis não podem ser instalados lado a lado porque requerem levar uma barra para evitar acumulação de ferrugem dentro, e como estão instalados não dá para instalar a não ser que desmonte a estrutura toda.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Legislação

Mensagem por serges »

Olá

bem vindo ao forum, aconselho o, como em todo o lado, apresentar se na area correcta.

Quanto ao assunto aguarde um pouco para receber opiniões e se possivel coloque fotos para perceber melhor a situação que descreve.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Luis4572
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jul 05, 2018 11:22 am

Re: Legislação

Mensagem por Luis4572 »

Boa tarde, já fiz a minha apresentação.
Colocarei em tempo oportuno fotos da caldeira.
Sei que o técnico falou me da válvula termoestativa que não está instalada, deveria ser instalada junto à caldeira para regular a mistura de água quente com água fria, mas nem junto ao painel colocaram. Falou me sim que é obrigatório ter isso. E aquela instalação valha me deu, ficou tudo junto, os termosifao ficou uns 25 cm de distância uns dos outros e não dá para colocar a barra ânodo de magnésio sem cortar, deitando assim dinheiro para o lixo.


Autor do tópico
Luis4572
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta jul 05, 2018 11:22 am

Re: Legislação

Mensagem por Luis4572 »

Aqui ficam as fotos da minha caldeira sem o misturador e uma foto do exemplo do misturador que deveria ter.
Anexos
solar.png
IMG_20180705_170142.jpg
IMG_20180705_170128.jpg


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Legislação

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, não me espanta nada que as misturadoras termostáticas sejam obrigatórias. Poupam água quente, mas principalmente porque podem evitar queimaduras (graves).

E esses tubos junto à caldeira também têm um limite de temperatura mais baixo, podem vir a sofrer com a água mais quente...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Legislação

Mensagem por Quintas2 »

Se o apartamento foi comprado em 2016, caso tenha sido novo, não terá o vendedor/empreiteiro que responder por isso, em garantia de obra? Claro que primeiro é preciso comprovar os factos.

E porque não perguntar ao técnico qual a norma legal que obriga a isso? Se for pessoa competente, deverá saber. De qualquer forma, parece ser de bom senso instalar a válvula misturadora termostática.

Também podes contactar a https://aguaquentesolar.com/publicacoes/index.asp e fazer as perguntas sobre as normas legais.

https://aguaquentesolar.com/publicacoes ... adores.pdf
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”