Qual a potencialidade deste projecto

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Qual a potencialidade deste projecto

Mensagem por serges »

Boas...

Há algum tempo que ando a ver estes projectos DIY em que este deixou me mais interessado

https://www.youtube.com/watch?v=Sc78nueDQ64

Qual o proveito que iria ter este projecto em que seria só agua a passar directamente para o Termoacumulador em que iria ter algum aproveitamento do calor que acumularia pelo dia e quando fosse a encher o termoacumulador iria ajudar a não ser necessário aquecimento da resistência!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Qual a potencialidade deste projecto

Mensagem por joaocunharamos »

Viva serges,

isso é um painel solar térmico mas feito à mão (materiais simples, menos eficientes mas baratos). Esse sistema pode ter dois problemas:

1. Contaminação da água de consumo, dependendo dos materiais escolhidos, devido à degradação do plástico exposto ao sol e aos raios UV, ainda que se argumente no vídeo que o PEX fica protegido dos UV pela tinta. Neste sistema a água é directamente consumida e não há serpentinas que separam circuito térmico da água de consumo.
2. Muitas perdas térmicas (mau isolamento) e baixa temperatura de estagnação (máxima temperatura que a água atinge ao sol).

Pode ser um sistema interessante mas eu diria que mais aplicável a aquecimento de piscinas. Nesse caso, a questão da potabilidade da água não é tão importante e a água da piscina fica pelos 20-30°C e não pelos 60-80°C pelo que com essas baixas temperaturas o rendimento até possa ser interessante. Para aquecer água do termoacumulador provavelmente não será particularmente interessante, excepto se tiver um tanque muito grande e usar temperaturas muito tépidas.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Qual a potencialidade deste projecto

Mensagem por serges »

Muito obrigado pela opinião...

Realmente tem está parte de ser super mais em conta mas com pouca eficiência...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”