Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por Biod »

Já andava há muito com ideia de colocar um sistema para aquecer água . Gastava 4 bilhas de 45 kgs por ano e com o cuidado de regular o esquentador para n desperdiçar gás , aquecendo demasiado a água

O retorno iria demorar vários anos mas uma vez que em agosto de 2018 me candidatei ao aviso 25 e o investimento é pago a 60% pelos fundos europeus, o retorno vai ser mais rápido.

A instalação foi um pouco complicada, quase 2 dias e meio. Começou a 16, depois no dia 17 saíram daqui às 23h mas como era necessário alargar a boca da chaminé da cozinha e já era tarde ainda veio no dia 18 de manhã.

A minha casa foi construída em 1970 e os barrotes em madeira. Apesar do bom estado , quando foi para subir o depósito manualmente lá para cima foram 10 telhas á vida

Outra coisa que perguntei foi se a água aquecer demasiado se deita por fora, eles disseram que não, e que dificilmente chegaria ao ponto de isso acontecer pois a partir de certa temperatura entra em auto estagnação. Em caso limite disparava uma válvula e expulsava fluido solar 😯

Tinha comprado um sensor para medir a temperatura da água, o sensor tem 3 condutores e comprei um cabo rj45 . Só que não está ainda a funcionar , como o cabo tem uns 6 ou 7 condutores e quem o colocou no deposito já n se recorda das 3 cores que usou...🤐

Agora tenho uma dúvida relativa á manutenção.
O valor anual que me deram foi de 75€ ( troca anodo de magnésio, fluido etc ) ou se faço um contrato de manutenção e fico com garantia de 6 anos ( valor anual é o mesmo).


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por joaocunharamos »

A dúvida é sobre fazer ou não a manutenção?
Última edição por joaocunharamos em segunda jul 20, 2020 12:13 pm, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por joaocunharamos »

Já agora, quanto tempo demorou a receber do PNAEE?
(suponho que é do aviso 25 deles que estamos a falar)
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por Biod »

joaocunharamos Escreveu: segunda jul 20, 2020 12:01 pm A dúvida é sobre fazer ou não a manutenção?
sim e se mais vale o contrato

o que me deixou receoso foi eles terem dito que se a água aquecer muito ele dispara uma válvula que libertar fluido solar. Não seu se fizesse de 2 em 2 anos se tenho fluido..

Eu n arrisco ir ao meu telhado... n é coisa que me meta


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por Biod »

joaocunharamos Escreveu: segunda jul 20, 2020 12:03 pm Já agora, quanto tempo demorou a receber do PNAEE?
(suponho que é do aviso 25 deles que estamos a falar)
ainda n recebi o € , mas enviei á candidatura em agosto 2018 e em Maio de 2020 saiu a listagem das aprovadas


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu: segunda jul 20, 2020 12:11 pm sim e se mais vale o contrato
Se não fizer a manutenção inviabiliza a garantia, infelizmente. Eu faria nos primeiros anos para contemplar a necessidade de ativar a garantia nesses primeiros anos devido a algum problema de instalação. Mais, pedia para ver o estado do ânodo de magnésio (que provavelmente estará intacto) sempre que o trocarem para perceber a necessidade de trocar todos os anos. Depois de expirar a garantia provavelmente faria só a cada 2 ou 3 anos.
Biod Escreveu: segunda jul 20, 2020 12:11 pm o que me deixou receoso foi eles terem dito que se a água aquecer muito ele dispara uma válvula que libertar fluido solar. Não seu se fizesse de 2 em 2 anos se tenho fluido..
Quanto ao fluído solar, contemplava a manutenção especialmente se tiver usado tubos de vácuo ou se estiver no sul porque as temperaturas de estagnação (máximas) são mais elevadas e podem dar cabo do equipamento e fazer aumentar a pressão do fluido. Com colectores planos no norte do país não estaria tão preocupado.

Por outro lado, imagino que o maior risco não seja ficar sem fluido. Suponho (sem certeza) que quando o flui é expulso, depois de arrefecer o circuito fica em pressão negativa, o que pode danificar (colapsar) as tubagens. Alternativamente, pode puxar ar para dentro das tubagens e diminuir a eficiência do permutador. Eu falaria com os técnicos de manutenção para perguntar exactamente qual é o problema. Também sugiro que lhes pergunte o que eles acham de não fazer a manutenção todos os anos - pode ser que sejam honestos.
Biod Escreveu: segunda jul 20, 2020 12:11 pm Eu n arrisco ir ao meu telhado... n é coisa que me meta
O valor de 75€/ano tem de verificar se é para telhado de telha porque normalmente esse é mais caro. Creio que esse valor é o que tenho como indicativo para telhado plano (tipo terraço) onde o acesso é simples e o risco de cair é menor.

Aviso que não tenho experiência própria no assunto e só sou letrado no assunto por investigação e algumas leituras. Eu estou a considerar PV com termoacumulador de cobre ou aço inox (no interior da habitação) para evitar essas manutenções.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por Biod »

75 +,iva, recebi agora o contraro

Ele ao telefone falou que no primeiro ano se veria o estado do anodo , se tiver bom n vale apena trocar todos os anos

A agua aqui em cascaus nem é muito calcária, pelo menos nos testes que fiz com umas fitas do detergente da máquina da loiça

foto dos painéis

Imagem


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por accoelho »

Se não te aventuras a ir pra cima do telhado, ha que ir pra manutenção paga/contrato.
Atenção que não é so o calcário que come o anodo.
Depois o líquido com estes dias de altas temperaturas e bem provável ou quase certo que a valvula vai fazer a função dela.

Os 75€+ Iva o que engloba?


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por Biod »

accoelho Escreveu: quarta jul 22, 2020 7:05 pm Se não te aventuras a ir pra cima do telhado, ha que ir pra manutenção paga/contrato.
Atenção que não é so o calcário que come o anodo.
Depois o líquido com estes dias de altas temperaturas e bem provável ou quase certo que a valvula vai fazer a função dela.

Os 75€+ Iva o que engloba?
troca anodo e líquido, mão de obra é deslocação


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por accoelho »

Não é mau negócio.
Se chegarem a conclusão que não será necessário a mudança de anodo anualmente, ficara ainda mais barato.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por Biod »

accoelho Escreveu: quarta jul 22, 2020 9:52 pm Não é mau negócio.
Se chegarem a conclusão que não será necessário a mudança de anodo anualmente, ficara ainda mais barato.
Se não fizer contrato ele a viam se era preciso, com contrato trocam sempre. Deve ser por causa da garantia de 6 anos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por Biod »

accoelho Escreveu: quarta jul 22, 2020 9:52 pm Não é mau negócio.
Se chegarem a conclusão que não será necessário a mudança de anodo anualmente, ficara ainda mais barato.
encontrei o livro de instruções do aparelho e diz para trocar o anodo de 2 em 2 anos .

ainda n me decidi se faço o contrato ou apenas peça a manutenção de 2 em 2 anos ...

Já agora, podemos usar a sei a quente par a cozinha ? um amigo disse que não devia usar porque o anodo liberta resíduos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por Biod »

faz mal usar a água quente do kit para cozinhar ? disseram-me que sim, mas n sei se tem fundamento

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por serges »

Creio que estão a referirem se a bactéria da Legionela mas os termoacumuladores não sofrem disto ao que basta, para descargo de consciência, terem uma vez por mês chegar aos 70º...

De resto desconheço mais algum problema…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por Quintas2 »

Penso que estavam a referir-se a eventual contaminação química, não bacteriológica. Mas é como tudo na vida. Há que acreditar que, estando tão difundidos e usados por todas as marcas, os eventuais compostos químicos que passem para a água serão residuais. Ou seja, a dose a que nos expomos não será relevante. É como usar água da torneira tratada com cloro. É por um bem maior.
E há alternativas aos ânodos de alumínio ou de magnésio. É procurar na NET, mas há ânodos eletrónicos de titânio (o ânodo não é sacrificado) e até sem ânodo.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por Biod »

sim , o que me disseram foi que o anodo de magnésio deixava resíduos


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Solar Termico 200L de baixo perfil - Cosmosolar

Mensagem por Quintas2 »

Os de alumínio deixam mais resíduos. É recomendável purgar o termoacumulador periodicamente pela válvula de fundo para remoção de resíduos/depósitos.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”