sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

pode ser. mas aqui tratamos fundamentalmente de energias renováveis como podes ver pelo nome do fórum.
Porreiro, pá!


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Oinq »

manuelcar Escreveu:pode ser. mas aqui tratamos fundamentalmente de energias renováveis como podes ver pelo nome do fórum.
dai o apoio solar...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Filho da Natureza »

tendo um bom isolamento nas paredes e janelas,será necessário a mesma piso radiante para uma temperatura de conforto e estável dentro de casa ?


FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por FranzLiszt »

filho da natureza Escreveu:tendo um bom isolamento nas paredes e janelas,será necessário a mesma piso radiante para uma temperatura de conforto e estável dentro de casa ?
depende tb essencialmente da orientação das fachadas da casa, ganhos internos (iluminação, pessoas, equipamentos), e ventilação existente. o clima existente é o factor q mais influencia, como é óbvio


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

se todas as condições de isolamento e aquecimento passivo estiverem presentes podes dispensar o aquecimento central, qualquer aquecedor ou salamandra cobre as necessidades de conforto nas noites longas.
esta é a situação ideal, mas deve começar a ser prevista ainda antes do projecto de arquitectura.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Sanniasyn
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta nov 05, 2008 10:12 pm
Localização: Ourém

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Sanniasyn »

eu também acho o piso radiante uma opção atractiva, mas ouvi um canalizador afirmar, que este tipo de sistema pode trazer alguns problemas de saúde, porquê não sei, no entanto ele trabalhou muitos anos em frança, e disse que por lá o sistema estava a cair em descrédito. alguém pode comentar isto.
«Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma»


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

o que posso dizer é que quando este sistema surgiu, a serpentina era feita em cobre e a água circulava à mesma temperatura dos radiadores (>60º). surgiram imensas situações de pessoas idosas com problemas circulatórios nas pernas. presentemente a água circula a uma temperatura máxima de 40º, mas não sei se voltaram a surgir problemas. o que posso garantir é que é muito confortável e aproveita muito bem um sistema solar com qualquer tipo de apoio. hoje (22 de novembro com dias curtos mas céu limpo) o solar é auto-suficiente para aquecimento e duches. não estando muito frio, a casa é ventilada do nascer do sol ao fim da tarde e quando fecho tudo tenho 20º que vão subindo aos 21 á medida que o calor vai radiando do chão. os miúdos circulam de meias no chão e de manhã (apesar das temperaturas muito baixas que caracterizam as noites de céu limpo) ainda temos 20º por causa da inércia térmica do chão. claro, tenho 8m2 de colectores planos tradicionais com um tanque de 650 litros. uma fracção solar destas seria impensável com um um sistema de aquecimento central por radiadores.
Porreiro, pá!


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

a caixa de estore pode ser colocada +/- no sítio das tradicionais e ser 100% isolada. basta ser eléctrica e ficar escondida na parede. as de fita são sempre mais manhosas.
há ainda uns sistemas de estores (persiana) manuais com comando por dentro que, em vez de uma fita funciona com uma manivela e isola muito bem.

mas o meu perferido é o brise solei. estore de lâminas por fora. há manual e eléctrico.
temos cá disso em vários edifícios e zero problemas. são é carotes.

Imagem

Imagem

Imagem

quanto ao pavimento, a ideia de deixar o aquecimento de piso à solta é boa porque tem sempre por onde reparar. e não precisa obrigatoriamente de levar soalho. pode levar qualquer tipo de pavimento que funcione tipo "estrado" ou até mesmo lajes suspensas. pode ainda ser aplicada ceramica sobre caixa de ar, mas é menos prático e mais caro. e claro, pode levar placas de madeira com flutuante por cima.

Avatar do Utilizador

original
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por original »

como a minha casa já está construída e não dá para grandes obras, queria saber se é possível a instalação da tubagem de piso radiante, mas verticalmente numa parede, usando depois madeira ou pladur para tapar a tubagem.
e já agora qual o preço médio por m (não sei a unidade de medida é o m linear ou m2 )


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

original Escreveu:como a minha casa já está construída e não dá para grandes obras, queria saber se é possível a instalação da tubagem de piso radiante, mas verticalmente numa parede, usando depois madeira ou pladur para tapar a tubagem.
e já agora qual o preço médio por m (não sei a unidade de medida é o m linear ou m2 )
boas,

possível é, mas vejo problemas sérios de rendimento. a base do sistema de aquecimento por piso radiante é a baixa temperatura (no máximo 40 graus). como tens uma área muito grande no piso todo da casa funciona. por outro lado, se for na parede, vais ter dificuldades em espalhar a energia, porque não tens convecção. o calor espalha-se do chão para cima (o ar quente sobe) gradualmente. na parede teria de ter várias paredes (pelo menos duas por divisão) com os tubos e custos maiores.
eléctrico custa uns 25 euros por m2 (já com sistemas de controlo).
a água, não sei ao certo, mas penso que andará pelos 20 a 30 euros /m2

na minha opinião, não terás bons resultados com essa solução.

podes eventualmente utilizar ventiloconvectores, mas não sei as temperaturas mínimas de funcionamento.

qual o sistema que pretendes usar? caldeira? geotermia? solar?

fica aqui um simulador

http://termoconcept.com/estimacion_de_precios.htm


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

um sistema de paredes radiantes funciona independentemente, ou em complemento ao piso radiante. repara que a sua instalação requer isolamento das superfícies, instalação de tubos e reboco. eu preferiria partir o chão.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

original
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por original »

manuelcar Escreveu:um sistema de paredes radiantes funciona independentemente, ou em complemento ao piso radiante. repara que a sua instalação requer isolamento das superfícies, instalação de tubos e reboco. eu preferiria partir o chão.
partir o chão não é opção, tenho ar condicionado na cozinha, sala e quarto, e pretendia um sistema complementar para aquecer principalmente o corredor.
apesar na minha casa ter uma exposição solar óptima (tenho sol desde que nasce praticamente até se pôr) é bastante fria.
a casa foi construída em 2001, e em termos de isolamento deixa um pouco a desejar, tenho caixilharia em alumínio com vidro duplo, mas as paredes não têm caixa de ar, entre as paredes de tijolo foi colocada uma camada de "esferovite" azul
na altura o sistema de aquecimento escolhido foi a caldeira a gasóleo com radiadores, mas devido à evolução do custo da combustível não cheguei a adquirir a caldeira, tendo instalado o ac.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

podes sempre colocar a/c no corredor. se os aparelhos forem de categoria a é o melhor. e barato e fiavel.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Ferra »

itisix Escreveu:podes sempre colocar a/c no corredor. se os aparelhos forem de categoria a é o melhor. e barato e fiavel.
concordo.
mas como as previsões são de que o preço da electricidade vai galopar, e como partir o chão não é opção, não daria para colocar o piso radiante por cima do existente?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Oinq »

se quiseres subir o piso 5 a 8 cm... podes...
Cumprimentos
Nuno Leitão


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

ferra Escreveu:
itisix Escreveu:podes sempre colocar a/c no corredor. se os aparelhos forem de categoria a é o melhor. e barato e fiavel.
concordo.
mas como as previsões são de que o preço da electricidade vai galopar, e como partir o chão não é opção, não daria para colocar o piso radiante por cima do existente?
mas para usar que tipo de equipamento para aquecer o piso?
um bom a/c chega a cop de 4, o que é muito díficil de bater. mesmo com pavimento radiante terias de ter alguma coisa a trabalhar de noite, a não ser que tenha uma boa capa de betão para acumular o calor de dia e ter alguma coisa para largar de noite. mesmo assim, duvido que só o sol chegue para isso!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Ferra »

só perguntei por curiosidade...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

original
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por original »

acho que a partir do momento que não se projecta o aquecimento de raíz, antes da construção, complica-se muito .
já para instalar o ac nas divisões que o fiz tive de rasgar algumas paredes pelo exterior para passar a tubagem, acabou por não ser muito mau porque as paredes ainda não estavam pintadas, e depois de colocados os tubos, rebocou-se novamente os roços e até agora não se nota nada (sei que a longo prazo os rasgos vão ser visíveis por rachadelas no reboco, que é de barro e camada de cimento por cima).
como nos 2 quartos que sobram já deixei a pré instalação agora é só colocar as máquinas.

é com grande pena minha que só descobri este forum depois da minha casa estar pronta, acho que aqui de trocam ideias muito válidas
em vários assuntos. continuem o bom trabalho.

Avatar do Utilizador

Solius
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: segunda fev 23, 2009 9:07 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Solius »

a minha opinião e depois de ter varios sistemas em funcionamento, vai realmente para o piso radiante a utilização de paineis solares e um acumulador de inercia de 1000 litros que dá para agua sanitaria tambem, como fonte de calor e em relação ao factor custo/economia recomendo a caldeira a pellets por ser muito economica e ser bastante mais barata que uma bomba de calor, quem quiser investir numa bomba de calor tambem é uma boa opção mas na minha opinião peca pelo preço.

cumps


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

fugindo um bocadinho ao tema, eu recomendaria sistema de piso radiante com muitos metros de tubo estendito pelo terreno adjacente a cerca de 1 metro de profundidade. a regra geral é de 1 para 2 ou 1 para 3. este sistema é suficiente para ter uma casa a uns 16, 17 graus. claro que para a maioria de nós isso é frio, mas se pensarmos que é praticamente de borla e que nós é que estamos mal habituados, até faz sentido.
eu tenho sempre a minha casa no máximo a 17,5 graus. não ando lá em manga curta, mas também não passo frio. e se quiser mais "ambiente" meto 2 cavacas na lareira.
infelizmente não tenho piso radiante, porque a casa não está preparada para isso.
outro grande senão é que temos que ter muito terreno para estender os tubos.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”