sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

sendo a água um fluido com elevada capacidade calorifica e condutividade térmica, é um dos melhores meios de transferência de calor. para além disto, ela é ainda um dos melhores meios de acumulação, o que permite armazenar quando há em excesso, e libertar quando faz falta.
existem três permutadores básicos para aquecimento ambiente, mas que têm as suas especificidades que podem influenciar o rendimento do sistema, assim como o próprio custo.
neste tópico proponho que se faça o debate sobre as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas no sentido de esclarecermos as dúvidas que os membros possam ter e também de ficarmos com uma ideia mais clara sobre o que é mais rentável para cada caso.
vamos lá então caracterizar e comparar os radiadores com os pisos e/ou paredes radiantes e os convectores.
Porreiro, pá!


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

então começo eu, e começo logo por aquele que conheço melhor: o piso radiante.
para quem está a construir uma casa, esta opção de aquecimento ambiente tem muito interesse.
construtivamente trata-se de um caixote isolado que se coloca debaixo do chão. primeiro cobre-se o chão com floormate bem encaixado e unido com fita de aluminio fazendo um rebordo em torno das paredes e pilares. sobre essa placa agrafa-se uma serpentina de tubo (pe, creio). depois cobre-se tudo com uns bons 6 cm de betonilha que deve ficar até ao nível do rebordo. finalmente assenta-se o pavimento que pode ser madeira ou tijoleira. esta laje cobre toda a superfície da casa e acumula o calor transmitido pela água que circula e vai-o libertando devagar. como podem imaginar não é possível ligar o aquecimento quando se chega a casa e esperar que o ambiente aqueça rapidamente. isto leva horas e horas. mas a verdade é que esta inercia também permite manter a temperatura por muito tempo depois de desligar. na minha casa, de inverno a descida de temperatura durante a noite é de 1º, e com tudo desligado.

mas a principal vantagem deste sistema é que a agua circula a apenas 40º, ao contrário dos 80º dos radiadores (uma vez que a superfície é tão grande não é necessário um grande diferencial térmico para que funcione). de facto a água retorna ao tanque a cerca de 25º pelo que a eficiência dos painéis melhora consideravelmente. (funcionam em condições menos favoráveis como seja ao fim da tarde ou por tempo muito nublado).
a minha experiência prática leva-me a recomendar fortemente este sistema para quem usa ou pretende usar o solar.
Porreiro, pá!


FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Localização: Porto

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por FranzLiszt »

só uma pequena achega:

referes um diferencial de 15ºc entre ida e retorno da água para aquecimento, mas geralmente ronda os 5-8ºc


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

sim, e nos radiadores também não circula a 80º.
de facto o diferencial depende bastante da superfície e da velocidade de circulação. a minha bomba de circulação tem 3 velocidades pré-definidas e eu uso a mais baixa.
Porreiro, pá!


ajms
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado mar 29, 2008 11:43 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por ajms »

caros amigos

excelente tópico.
estou a dias(espero eu) de começar a minha primeira (e unica!!!) habitação e precisava mesmo de ideias e experiências vossas para este tipo de aquecimento.
desde já agradeço o de já falado e mais que porventura irâo comentar.

a minha ideia era ir para o piso radiante com painel solar de apoio e recuperador de lareira.
será uma boa opção?


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

olá ajms, bem vindo ao forum
nesse caso o apoio é o recuperador e não o colector
boa sorte com a tua construção. lembra-te que o isolamento e o arejamento são mais importantes...
Porreiro, pá!


ajms
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado mar 29, 2008 11:43 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por ajms »

manuelcar Escreveu:olá ajms, bem vindo ao forum
nesse caso o apoio é o recuperador e não o colector
boa sorte com a tua construção. lembra-te que o isolamento e o arejamento são mais importantes...

obrigado.
sim, é isso, o recuperador como apoio .

quanto ao isolamento e no arejamento , vou estar atento a isso.
mas aceito sujestões


toolbar
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sexta mai 23, 2008 11:11 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por toolbar »

ajms Escreveu:
manuelcar Escreveu:olá ajms, bem vindo ao forum
nesse caso o apoio é o recuperador e não o colector
boa sorte com a tua construção. lembra-te que o isolamento e o arejamento são mais importantes...

obrigado.
sim, é isso, o recuperador como apoio .

quanto ao isolamento e no arejamento , vou estar atento a isso.
mas aceito sujestões
se aceitas sugestoes cá vai....
podes esquecer as populares caixas de estores e optar por portadas. caixilharia de aluminio de 60 com ruptura termica e vidros duplos.
quanto ao arejamento alem das habituais aberturas, opta tambem pelo oscila batente, digo-te ja que é do melhor que ha


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

temos uma secção própria para a arquitectura e construção.
Porreiro, pá!


ajms
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado mar 29, 2008 11:43 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por ajms »

manuelcar Escreveu:temos uma secção própria para a arquitectura e construção.

ok.

vou dar uma olhadela.

obrigado

Avatar do Utilizador

Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
Localização: Portalegre/ Alentejo

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Munky Boy »

boas pessoal amigo.
nao é normal eu vir aki para estes lados, ando mais pelos oleos e biodiesel.
eu construi a minha casa a pouco tempo, é uma vivenda ´com rés de chao e sotão aproveitado, as dimensoes sao 22 mts de comprimento, por 15 mts de largo. o piso foi todo afagado com cimento termico( cimento com barro reflactario), depois levou flormate por cima, depois os tubos de cobre em serpentina, ligando em serie apenas duas divisoes de cada vez, os tubos trabalham emtre barrotes com 8 cms de altura k suportam directamente o soalho de madeira, ficando uma caixa de ar de aprox 5 cms entre os tubos e o soalho, a temp de fucionamento é de aprox 40 graus, os resultados sao excelentes. os tubos da a.q.s passam tanbem por baixo do soalho, mas estes isolados, ainda assim kualker perca k haja vai para casa.
cada divisao tem um radiadore de 7 elementos para os dias em k é nessecario um akecimento rapido da casa alternando depois para o piso.
as janelas são de aliminio com vidro duplo, de correr, oferecem um isolamentoi melhor k o esperado pelo menos neste caso, sendo as janelas dos wcs e despensa oscilobatentes.
utilizei o sistema de estore em k a caixa é colocada do lado de fora, sendo o acesso tb por fora dado k sao electricas.
as paredes levaran todas caixa de ar com placas de wallmate no meio.
e depois para ajudar a festa da poupanca e do bem estar, a caldeira k alimenta tudo, é uma dk tronic 30 ke funciona 100% a ov.
os custos de tudo isto nao foram acrescidos, pois toda a mao de obra foi minha.

e pronto tenho a minha casinha quente de inverno e fresquinha de verao( acho eu porque ainda nao tive verao para experimentar).

fikem bem


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

muito bem. parece bem a tua casinha.
referiste uns tubos de cobre por debaixo do chão, trata-se do quê?
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
Localização: Portalegre/ Alentejo

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Munky Boy »

ora boas pessoal amigo.
os tubos de cobre k referi, sao parte integrante do piso radiante, k eu ja vi mt gente a tapar e a por piso por cima.
eu decidi deixar os ditos tubos sem nada em cima, existe uma caixa de ar de cerca de 8 cm, entre o cimento termico e o soalho k foi acente em cima de barrotes.
ja montei este sistema em pelo menos mais 5 habitaçoes e tao todos satisfeitos.
o unico senao é k o piso é sempre de madeira.
como os tubos tao acente em cima do cimento e tem a caixa de ar o ar quente é obrigado a subir.

fikem bem.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

então fazes instalação desses sistemas?
eu vejo dois problemas aí:
1º o cobre - dura muito mas o preço é astronómico;
2º a ausência de uma camada de betonilha a cobrir os tubos reduz a inércia quase a 0. isto quer dizer que só aquece quando o sistema está em funcionamento. claro que aquece mais depressa, mas também arrefece mais depressa. ora num sistema solar o que interessa é que aqueça de dia e irradie de noite.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm
Localização: Portalegre/ Alentejo

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Munky Boy »

oi pessoal amigo.

eu nao sou propriamente um montador de aquecimentos, o meu ramo é mais geradores de corrente electrica, e automatismos, as montagem k fiz foi so para amigos.
kuanto ao preço do cobre, nao houve grande problema, tenho alguns conhecimentos no ramo, e como era mt kuantidade, tive um desconto jeitoso.
kuanto a essa kestao do tubo estar nu por cima, e nao existir acumulaçao termica, tb ja tinha pensado nisso, por isso o soalho esta so encaixado e nao pregado, para uma futura alteraçao do sistema.
mas este inverno os resultados ate foram bons, o ambiente aquecia relativamente depressa, e como as divisoes da casa estao bem isoladas, o calor matem-se mt tempo mesmo com o sistema desligado.

fikem bem.


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

muito bem.
mas convém esclarecer que o tubo de cobre não se usa para estas aplicações. existe um tubo pe multicamada que tem 90 anos de garantia elevada resistência mecânica e um preço muito inferior, quer no material, quer na instalação.
Porreiro, pá!


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por cblfreitas »

este tópico vai de facto excelente, pese embora se tenha desviado um pouco do tema principal.
sem querer tomar lugar de moderador, até porque sou muito novo nestas andanças (a deste fórum e a das renováveis), gostaria de sugerir que complementassem a vossa informação com mais pormenores do sistema solar térmico que têm instalado nas vossas moradias (dimensões, consumos, apoios, etc). isso é capaz de ajudar outras pessoas que também pensam em aderir a estes sistemas bem mais sustentáveis.

agora vou dar mais uma achega num aspecto construtivo. em minha casa (porque vivo no interior, onde o inverno é muito frio e o verão é muito quente), em vez de vidros duplos tenho janelas duplas. o caixilho é simples e o vidro também. o resultado é francamente melhor que o vidro duplo com pelo menos duas vantagens adicionais: o isolamento acústico é também francamente melhor e como as persianas ficam no meio (para quem as tem), estão sempre limpas. claro que deve ser um pouquinho mais caro (não há bela sem senão) de início, mas o retorno deve acabar por compensar.


toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por toze_feup »

viva!
eu tenho como o cblfreitas diz, caixilharia dupla para isolamento da caixa do estore (por cá o inverno tb é mt frio e os dias mt curtos e com pc sol), tendo a persiana no meio das duas, a unica diferença é no meu caso a janela de fora é vidro duplo e com corte termico, e a de dentro (antiga) é vidro simples.
os resultados são francamente bons, tanto acustico como termico. essa alteração mais o isolamento exterior da casa para cortar as pontes termicas e poliuretano injectado no chão do sotão para reduzir efeito chaminé deram um consumo de pelo menos 300l-400l a menos de gasoleo nos ultimos anos por época (para quem agora gasta 900l em média por ano para tudo aqs+aquecimento de novembro a abril). no entanto a fazer 1 casa de raiz iria para a solução do amigo munky boy que tem a caixa do estore por fora, não é estético, mas tem resultados iguais em termos energéticos a solução de caixilharia dupla (no meu caso as perdas eram pela caixa do estore q deixava entrar mt frio e sair mt calor e também som obviamente) e na redução dos custos da caixilharia, mesmo em termos de manutenção futura dos estores n sei se também n terá as suas vantagens numa casa como a minha e como a dele que são moradias terreas, o acesso por fora à caixa do estore torna-se mt fácil na mesma.

cumps!


Joaquim Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: domingo jun 15, 2008 4:54 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Joaquim Gomes »

boas

então e piso radiante através de bomba de calor com apoio do painel solar?

cumprimentos
joaquim gomes
Cumprimentos
Joaquim Gomes


joaopaulorios
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta out 08, 2008 11:39 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por joaopaulorios »

joaquim gomes Escreveu:boas

então e piso radiante através de bomba de calor com apoio do painel solar?

cumprimentos
joaquim gomes

sem duvida que hoje em dia é das soluções que mais aconselho. o investimento é razoavél, mas em termos de economia e conforto dá cartas. no inverto temos o apoio da energia solar, que poderá dar apoio ás aguas quentes, e no verão temos a bomba de calor para nos garantir um refrescamento , de +/- 7º c de diferencial (delta t). como a bomba de calor tem um cop aprox. de 4, gastamos 1 e temos um rendimento de 4. sempre a poupar...

joao paulo

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”