Citroën Xsara 2.0 HDi 110 Cv

Local para construir o diário de bordo da sua viatura ecológica!
Responder

Autor do tópico
dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Citroën Xsara 2.0 HDi 110 Cv

Mensagem por dieselPower »

olá a todos!

comecei recentemente a usar biodiesel no meu carro.
gastei um depósito (55 litros) a b40, outro a b60, e agora ando a b75 - fiz cerca de 2000km assim.
digno de destaque até agora (isto a b75):
- aumento do consumo (aumentou em mais de 1l/100km!! mesmo com ou sem adição de 3% de gasolina);
- nos dias mais frios, o motor tem alguma dificuldade em iniciar a marcha, provocando uma nuvem de fumo branco e alguns soluços nos primeiros 5/10 segundos;
- tive que trocar o filtro de gasóleo antes de abastecer a última vez (estava bastante sujo, efeito de lavagem...);
- motor aparentemente está mais suave, mas dá-me a ideia que a performance piorou ligeiramente;
- embora tenha feito com b75 e o inspector não dizer nada sobre isso, noto que o carro produz um cheiro bastante forte e incomodativo!

o que me está a preocupar neste momento são os consumos elevados e o cheiro incomodativo. dá ideia que o carro não queima bem, provocando aquele cheiro... haverá alguma forma de suavizar isso?

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Citroën Xsara 2.0 HDi 110 Cv

Mensagem por mauri »

não desista. há-de aparecer alguém que possa responder.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Re: Citroën Xsara 2.0 HDi 110 Cv

Mensagem por dieselPower »

desistir não desisti.
mas confesso que esperava que alguém com mais experência que eu pudesse pelo menos comentar...


Autor do tópico
dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Re: Citroën Xsara 2.0 HDi 110 Cv

Mensagem por dieselPower »

bom, decidi fazer-me corajoso e passei para b100. já fiz cerca de 2000 km assim. no início usei apenas bio, agora estou a experimentar usar acetona como aditivo - a gasolina está muito cara!
ainda só gastei um depósito (cerca de 39 litros) com acetona, e aparentemente não trouxe nada de novo, excepto o carro não ter tanta dificuldade a pegar em frio. mas não sei se será da acetona ou do aumento da temperatura ambiente... usei cerca de 1,2 ml de acetona por cada litro de bio. desta vez estou a usar 1,5 ml de acetona por litro de bio.
o cheiro manteve-se forte. quanto ao consumo de combustível, ainda é cedo para concluir o que quer que seja, pois neste reabastecimento descobri que não posso confiar no computador de bordo. com diesel mineral, eu cheguei a calcular manualmente a média várias vezes, e sempre bateu certo com o computador de bordo. com bio, reparei que as médias e consumos instantâneos subiram bastante. só desta vez me dei ao trabalho de calcular manualmente a média, e descobri que anda pelo valor que obtia com o diesel mineral. o computador de bordo é que marca muito mais. penso que isso tenha a ver com a densidade maior do bio, que faz com que o carro meça mal a real quantidade de combustível usado.


Autor do tópico
dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Re: Citroën Xsara 2.0 HDi 110 Cv

Mensagem por dieselPower »

após mais 700km a b100, confirma-se que o computador de bordo dá consumos errados com biodiesel. marcava 6,9l/100. no entanto fiz a média e deu-me 5,8l/100. mais de 1l/100 de diferença.
estou a usar 1,5ml de acetona por 1l de bio, e o carro tem-se portado bem. o consumo parece ser o mesmo que quando só usava diesel normal.


reaper
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 04, 2011 1:17 pm

Re: Citroën Xsara 2.0 HDi 110 Cv

Mensagem por reaper »

boas.

gostaria de saber, um pouco da sua experiencia com a policia.. a policia ainda anda em "cima" disso?? é que eu tenho agora um carro que comprei e estou disposto a meter-me nessas aventuras... contudo como ate tenho andado regurlarmente com ele gostaria de saber se é normal ou nao, a policia pegar...

o forum anda um pouco desactualizado no que diz respeito e isso...

obrigado..

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Citroën Xsara 2.0 HDi 110 Cv

Mensagem por mauri »

reaper Escreveu:boas.

gostaria de saber, um pouco da sua experiencia com a policia.. a policia ainda anda em "cima" disso?? é que eu tenho agora um carro que comprei e estou disposto a meter-me nessas aventuras... contudo como ate tenho andado regurlarmente com ele gostaria de saber se é normal ou nao, a policia pegar...

o forum anda um pouco desactualizado no que diz respeito e isso...

obrigado..
o que o reaper quererá saber se é legal ou não. a polícia não anda em cima de ninguém.
o fórum não é local para aconselhar a cometer ilegalidades mas sim tratar tudo dentro da legalidade.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Re: Citroën Xsara 2.0 HDi 110 Cv

Mensagem por dieselPower »

Nunca fui mandado parar pela polícia. Mas mesmo que fosse, não estou a ver qual o problema. O carro foi à IPO e passou sem problemas. O biodiesel não é ilegal. Eu compro-o e pago todos os impostos devidos. Portanto, zero problemas legais.

Neste momento continuo a usar bio a 100%. Agora nem uso quaisquer aditivos (como gasolina ou acetona), e o carro porta-se lindamente. O biodiesel que compro parece ser de excelente qualidade, sendo que o fabricante diz que o mesmo já tem alguns aditivos, tais como o petro-diesel, penso que para prevenir problemas por causa das temperaturas mais baixas. Falta confirmar na prática se isso se verifica, mas obviamente que só no tempo mais frio.

Cumprimentos!


Autor do tópico
dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Re: Citroën Xsara 2.0 HDi 110 Cv

Mensagem por dieselPower »

Faltou dizer no post anterior que vou com cerca de 12.000km feitos a B100~B97. Até agora não houve quaisquer problemas derivados disso.

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a biodiesel”