Alterações Corsa 1.5 D

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

pois mas tem de ter um regulador de tenção afinal o motor não anda sempre a mesma velocidade em todos os geradores sempre tem um quer seja nos carros quer seja qualquer outro
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por pinto »

malta obrigado pelo curso de mecânica à distância.obrigado pela vossa ajuda.a minha filhota se fosse mais velha casa-va-a com um de vocês.abraço
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por orbis »

tudo bem, mas a tensão varia e bastante com a variação de rotação do alternador.

Avatar do Utilizador

John190
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta fev 06, 2008 5:14 pm
Localização: Alverca

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por John190 »

olá!

desde já um enorme agradecimento aos que vão postando as suas inovações e dão do seu tempo para esclarecer as mais variadas duvidas que vão aparecendo.

muito obrigado

se me permitem, gostaria de pôr à vossa avaliação uma possibilidade para o aquecimento do ov: aquecimento pelo colector de escape.
sendo que os premutadores eléctricos gastam bastante energia e pelo que tenho lido pelo forum o ideal é exactamente usufruir do calor que o motor produz. como tal tenho vindo a imaginar um sistema que possa utilizar o calor vindo do colector de escape.

a meu ver o colector de escape imana grandes quantidades de calor, e mesmo depois de um arranque a frio este leva poucos minutos a ficar bastante quente. a minha ideia era fazer um género de serpentina, com cerca de 3 voltas pelo colector de escape, para deste modo conseguir os 75º desejados à entrada da bi.

existe alguém que tenha experimentado tal coisa?

cumprimentos
Mercedes-Benz 190D '84: para já 20% OV

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

john190 Escreveu:........................

a meu ver o colector de escape imana grandes quantidades de calor, e mesmo depois de um arranque a frio este leva poucos minutos a ficar bastante quente. a minha ideia era fazer um género de serpentina, com cerca de 3 voltas pelo colector de escape, para deste modo conseguir os 75º desejados à entrada da bi.

existe alguém que tenha experimentado tal coisa?

cumprimentos
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 58&start=0

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 7&start=60


heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por heitorf »

boas john190

outro dia é que reparei que meu tractor usa o escape para aquecer todo o circuito do combustível.
tanto o tubo de retorno como o tudo do injector. assim consome o ov sem a mínima dificuldade.
fiquei com muito boa impressão de tal técnica.

mas uma coisa é aquecer o combustível até à bi (não deixar passar dos 70º)
outra coisa é aquecer os tubos de injecção a 135º...

uma vês que se procura também a economia, é importante usar as fonte de calor dentro do possível sem ser à custa de corrente eléctrica produzida à custa do próprio combustível..
(já que um ponto negativo na fabricação do biodisel é ser gastar energia eléctrica para o aquecer para alimentar a reacção química, então não faz sentido, no ovd teimar no mesmo ponto negativo).

o aproveitamento do escape parece-me mais acessível e fácil de instalar que o permutador hidráulico...
ainda mais se o motor já tiver reaproveitamento do escape para a admissão.
nesse tubo de recuperação pode ainda ser mais fácil instalar umas espiras de tubo para aquecer o retorno da bi...

outra fonte de calor pode ser uma passagem por dentro da própria tampa das válvulas da cabeça do motor (fica mais discreto).

o aquecimento dos tubos dos injectores dessa forma seria com novos tubos desenhados para o efeito.

mas tudo tem um inicio.. o importante é ir fazendo a instalação aos poucos, passo a passo e só aumentar o uso do ovd consoante o nível de preparação já efectuado.


---------------------------------------

espero que ninguém leve a mal postar minhas opiniões.
sei que minhas opiniões ou ideias são quase sempre teóricos.
por motivos pessoais não me é possível de momento avançar em termos práticos na minha viatura e vos apresentar testemunhos ou fotos do trabalho feito (embora tenha uma garagem com 85 m2 como minha oficina pessoal)
respeito e admiro todas as ideias apresentadas e tomo em grande consideração quem apresenta seus projectos e testemunhos reais.
sou grande entusiasta de todos estes temas.
todos nós sabemos que o biodisel e o ovd não é a solução ideal para o petróleo , mas agrada-me e utilização de um combustível produzido pela agricultura...
daria preferência ao ovu se a ele tivesse acesso. e te-lo acessível em bombas como na alemanha seria um sonho...
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por visitante »

vivam ...

heitorf..

claro que ninguem leva as tuas opiniões a mal..

algumas ideias..como no caso das que apresentaste na tua intervenção até são motivo para reflexão e esclarecimento..

o aquecimento por energia electrica do filtro..bi e tubos de injecção..é imprescindivel para uma utilização via kit 1 tanque..considero tambem necessario o aquecimento dos tubos de injecção por quem opte por um kit de 2 tanques..

sem este processo de aquecimento o sistema de injecção é "atacado" enquanto o motor não atinge a sua temperatura normal de funcionamento..donde se conclui que o aproveitamento das fontes de calor geradas pelo proprio motor só possam ser consideradas como meios acessorios..algumas vezes.. e nalguns casos..ex..filtro e bi..predominantes..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

John190
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta fev 06, 2008 5:14 pm
Localização: Alverca

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por John190 »

olá a todos

desde já muito obrigado pelos esclarecimentos.

fico contente por saber que existe já um sistema deste género num tractor, já agora se me permite heitorf gostaria de saber se o sistema de aquecimento do seu tractor é uma simples passagem do retorno dos injectores e bi pelo colector de escape retornando depois ao circuito normal do diesel. pergunto por exemplo se o tubo que vai ao colector "abraça" uma saída de escape ou é suficiente (dado o calor emanado) que o tubo passe simplesmente pelo colector.

o aquecimento dos tubos dos injectores realmente deve ter que passar por um aquecimento eléctrico, mas pelo que tenho lido alguns de vós tem avanços notáveis nesse aspecto.

obrigado flamingo pelos links e peço desculpa pelo facto de porventura estar a tocar num tema que já foi explicado, mas tenho tentado ler o forum ao máximo, mas pelos visto houve algo que me escapou.

cumprimentos
Mercedes-Benz 190D '84: para já 20% OV


heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por heitorf »

este fim de semana vou tirar foto ao pormenor da passagem dos tubos a contornar o colector de escape. (tractor hinomoto de 30 anos de idade.. uma antiguidade).
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

heitorf Escreveu:...(...)
o aproveitamento do escape parece-me mais acessível e fácil de instalar que o permutador hidráulico...
ainda mais se o motor já tiver reaproveitamento do escape para a admissão.
nesse tubo de recuperação pode ainda ser mais fácil instalar umas espiras de tubo para aquecer o retorno da bi...(...)
heitorf, já por aqui foi dito que uma das possibilidades para aquécimento do ov, é fazer passar o ov pela camara de água de arrefecimento do turbo. ou seja, em lugar de passar lá a água a arrefece-lo, eliminava-se o circuito de água e fazia-se passar por lá o ov. segundo me parece, o teu jipe tem esse circuito, ou então estarei a fazer confusão com outro user...
mas de qualquer maneira, eu não sou a pessoa adequada para te dar opoio nesse assunto uma vez que o meu conhecimento nisso é limitado, nem te aconselho seguires esse caminho se não tiveres apoio de alguém com bons conhecimentos a esse nivel...
um abraço...


heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por heitorf »

bom dia

sim, flamingo, o turdo do monterey é arrefecido por água.
vou ponderer essa possibilidade.. a ideia é boa de mais (o pobre até desconfia : ).
terá de ser bem monitorisada para não por em causa os dois sistemas...

quando refiro que a instalação de umas espiras de tubo sobre o escape ou sobre o tubo de recuperação de escape, é mais facil que a instalação que o premutador hidralico, refiro também no sentido que no arranque ainda tudo a frio, essas espiras não vão deficultar o arranque com vantagem sobre o promutador hidrálico que vai atrasar em bastantes minutos o aquecimento do combustivel (há kits que têm uma valvula que corta a circulação de água até estar quente, etc..). fora a comperação de custos de investimento, que tambem não tem nada a ver.
é a minha opinião...
Última edição por heitorf em sexta fev 29, 2008 3:56 pm, editado 3 vezes no total.
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por visitante »

vivam ...

heitorf...

a função do circuito de refrigeração no arrefecimento do turbo não deixa de ser uma permutação..

o que vai alterar é o condutor da permuta..que.. a meu ver..até é mais vantajosa..já que aliado ao arrefecimento do turbo virá a existir um aquecimento da mistura..sendo que a temperatura normal de funcionamento de um circuito de refrigeração é de + ou - 90º o efeito permutador do ov até será um pouco superior já que lá chegará com valores significativamente inferores mas que não são suficientes para obstar á sua utilização como veiculo de permuta..

tamebm não elevará a temperatura do ov a valores acima dos 60º á saída do circuito..comprovado pelas leituras feitas num nissan primera 2.0 td que adaptei..mas é um circuito que deverá ser explorado..caso exista no motor a adaptar..em substituição do circuito por serpentina envolvente do 1º tubo de escape que aplico nos motores que não dispõem desta valencia..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
de volta novamente ao tema do tópico.

este fim de semana la estive eu outra vez de roda do carro .
desta feita alteração ao sistema eléctrico e montagem de um permutador hidráulico entre outras coisas que não vem ao caso.

antes de mais importa referir que antes destas alterações já se conseguía temperaturas da ordem dos 38/40ºc com as duas resistências de permutador eléctrico ligadas.
contrariando as indicações dadas la montei o permutador antes do filtro,mas sem o isolar termicamente .

também como alteração no sistema eléctrico foi criado forma de desligar uma das resistências quando o permutador já estive-se a aquecer.
assim nestas condições as temperaturas máximas no dia atingidas no dia de hoje foram da ordem dos 44ºc. importa também referir que foi em viagens curtas não andei mais de 40km por etapas.
posto isto e dado que o filtro esta depois do permutador e possível que este esteja a absorver temperatura pois o permutador hidráulico aqueceu bem pois tive a oportunidade de verificar durante uma paragem que era dificil aguentar a mão em cima dele logo assim estaria a cima dos 60ºc.

conta ainda referir que o retorno esta a entrar na bomba de transferência e não no permutador.assim e levando em conta todos estes dados a próxima etapa e voltar a por o sistema eléctrico como estava antes e alterar o circuito de o.v. por forma que primeiro passe no filtro e só depois disso no permutador.

falta ainda acrescentar que foi equipado o sistema com a peça principal de um kit de o.v. que se preze.ora vejam la se não fica bem


Imagem
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por hynek »

concordo, esta é peça fundamental de um kit....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

John190
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta fev 06, 2008 5:14 pm
Localização: Alverca

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por John190 »

boas,

parabéns pelo projecto electrico e esse ponto final foi de mestre!

gostaria de perguntar se neste projecto aumentou a pressão dos injectores. sei que nos tópicos iniciais do forum é aconselhável aumentar um pouco, no entanto gostaria de saber se por exemplo neste projecto foi aumentada a pressão. nos próximos dias uma coisa que terei de fazer ao velhinho 190d é exactamente saber se a pressão dos injectores está correcta, uma vez que acho que este anda sem força, e nesse caso poderei pedir à oficina para que a pressão seja aumentada.

cumprimentos
Mercedes-Benz 190D '84: para já 20% OV

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

john190 Escreveu:boas,

parabéns pelo projecto electrico e esse ponto final foi de mestre!

gostaria de perguntar se neste projecto aumentou a pressão dos injectores. sei que nos tópicos iniciais do forum é aconselhável aumentar um pouco, no entanto gostaria de saber se por exemplo neste projecto foi aumentada a pressão. nos próximos dias uma coisa que terei de fazer ao velhinho 190d é exactamente saber se a pressão dos injectores está correcta, uma vez que acho que este anda sem força, e nesse caso poderei pedir à oficina para que a pressão seja aumentada.

cumprimentos
ola
neste projecto nada em relação aos injetores e bomba injectora foi alterado.as unicas alterações foram ao nível do circuito de combustível e do circuito de refrigeração bem como o sistema eléctrico.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...

heitorf...

a função do circuito de refrigeração no arrefecimento do turbo não deixa de ser uma permutação..

o que vai alterar é o condutor da permuta..que.. a meu ver..até é mais vantajosa..já que aliado ao arrefecimento do turbo virá a existir um aquecimento da mistura..sendo que a temperatura normal de funcionamento de um circuito de refrigeração é de + ou - 90º o efeito permutador do ov até será um pouco superior já que lá chegará com valores significativamente inferores mas que não são suficientes para obstar á sua utilização como veiculo de permuta..

tamebm não elevará a temperatura do ov a valores acima dos 60º á saída do circuito..comprovado pelas leituras feitas num nissan primera 2.0 td que adaptei..mas é um circuito que deverá ser explorado..caso exista no motor a adaptar..em substituição do circuito por serpentina envolvente do 1º tubo de escape que aplico nos motores que não dispõem desta valencia..

abraço
[***************]
como pode ver foi até eu que levantei o assunto neste tópico já dito pelo sr fernando aqui no forum, de que a circulação do ov pelo turbo era uma forma de permuta. ora eu estive a analisar melhor o motor da minha carrinha (vw passat 1.6 td de 1989) e cheguei à conclusão de que o turbo tem o mesmo sistema.
será isto???
Imagem
aqui os dois tubos, o de oleo de lubrificação e o que eu penso ser de água que tem a valvula por cima...


Imagem
aqui onde vai desligar ou descarregar, a uma rela. eu penso que posso adaptar aqui o sistema de permuta de oleo... será isto? é uma coisa onde eu não estou muito à vontade, algum apoio dava jeito...


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo..de memoria não tenho a certeza se o turbo desse motor é refrigerado por "agua"..

contudo é facil de verificar..é desligar um dos tubos e verificar o que por lá circula..

no caso de turbos arrefecidos por "agua" esse circuito pode e deve ser aproveitado para aquecer o ov..no entanto há que ligar os elementos de refrigeração que por lá(turbo) passavam e não tampona-los..

já agora..convem nunca esquecer de purgar bem o sistema de refrigeração..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

que é circuito de água, já eu verifiquei e é!...
o circuito em causa é no centro do turbo, e eu não sei como é nos outros, daí as minhas duvidas. tendo eu desconhecimento sobre isso, entendi não fazer estragos e antes pedir uma opinião ou um conselho a quem esteja mais por dentro disso. entendo que aquele lugar não é pra mexer se não estiver seguro do que se está a fazer...
se houver algo que entenda chamar à atenção sobre este assunto vá dizendo. eu irei continuar a reportar aquilo que for feito.
já agora, a realimentação deve ficar antes desta permuta? ou depois?
no meu raciocinio penso que seja indiferente...
se ficar antes, o retorno (aquecido...) vai circular por ai não fazendo uma refrigeração do turbo tão eficaz; se ficar depois vai circular combustivel vindo do depósito à temperatura ambiente, refrigera melhor,... só que a um caudal bastante inferior que será mais ou menos o consumo do motor: 6 a 7 litros por hora (tendo em conta velocidades medias de 100 km hora). sendo um caudal bastante inferior, aquece e vai dar ao mesmo... qual das duas opções será mais viável?
desde já o meu agradecimento...


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo..

não existe inconveniente algum em que o retorno da injecção ligue antes do permutador no turbo..convem lembrar que a temperatura normal do circuito de refrigeração ronda os 90º..
`
tambem é de toda a conveniencia verificar o estado de limpeza do circuito de refrigeração do turbo já que poderá estar "encascado" por efeito de utilização de produtos menos indicados para o sistema de refrigeração..talvez não seja má ideia colocar um filtro a montante..pelo menos nos primeiros tempos..

outra situação a verificar e solucionar é a posição da valvula de leitura de temperatura que está na fotografia..

abraço
[***************]

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”