Etanol puro 96%

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
Smachado
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 26, 2013 2:54 pm

Etanol puro 96%

Mensagem por Smachado »

Olá a todos, boas!

Meu nome é Sérgio e moro em Cabo Verde. Aqui tenho sol praticamente todo o ano e isso parece que conta muito na produção do biodiesel derivado de óleo de cozinha usado.

Tenho conseguido exito com Etanol puro 96%!

O que muitos diziam ser impossível eu teho conseguido produzir um etanol limpinho e que fez meu carro melhor em 10% o desempenho.

O processo que eu tenho usado é bem simples, baseado num vídeo de uma Americana que vive no México, e o clima é parecido com o meu.

Utilizo o sol como aquecedor do óleo, onde deixo um bidão de 20 litros de óleo usado descansando por 3 dias com a tampa aberta. A água do óleo evapora e deixa o óleo no ponto para o processo de filtragem.
A seguir filtro o óleo com uma calça de Ganga (Jeans), na qual amarrei a perna e deixo ecorrendo por algumas horas sobre uma bacia. Parece complicado e nojento, mas não é! Depende de como faz. Crie uma armação em madeira ou aço, onde pode pendurar a calça, deixa a bacia embaixo de forma a suportar o volume de óleo, e comece a despejar o óleo na calça. Recomendo antes passar por um coador para tirar os sólidos do óleo.

Após a filtragem, o óleo volta para o Sol e a tarde, já pode-se aplicar a formula: Para 10 Litros de óleo, usa-se 60 gramas de Sóda Caustica em Pó (é a que tenho aqui, mas penso que pode-se usar outra) e 2,5 litros de alcool puro Etanol 96%. Dissolva muito bem a mistura, o que leva uns 10 a 15 minutos. Em seguida despeje no óleo e mexa bem o bidão durante 5 min, e não esqueça de abrir a tampa para sair os gases, depois feche e continue a mexer. Vai suar um pouquinho, o que é bom pra saúde! :)

Essa operação deve feita a partir das 15 horas!!!!!! Essa hora o óleo está entre 50 e 65 C, perfeito para o processo, e ainda haverá sol por mais 4 horas, o que manterá a temperatura do óleo.

Deixe descansar por 3 a 4 dias no sol.

A Glicerina ira ter decido na mesma quantidade da mistura adicionada. No caso da mistura virar um gel, é divido a alguma humidade. Nesse caso deixe mais uns dias com a tampa aberta (durante o sol), para toda a humidade sair e ele voltará a ficar líquido.

LAvagem!!!! Fase CRUCIAL

Essa mistura, todos ja sabem que gera sabão muito facilmente, portanto muita atenção agora!
Biodiesel após a Primeira lavagem
Biodiesel após a Primeira lavagem
IMG_5475 (1).jpg (58.34 KiB) Visto 15357 vezes
Para fazerem uma experiencia, use uma garrafa pet e coloque cerca de um litro da mistura e 0,5 l de água de torneira. A água deve ser colocada suavemente, deitando a garrafa para a água escorrer para o óleo sem agredi-lo. Após isso, feche bem a garrafa e começa e fazer movimentos suaves virando a garrafa de cima para baixo várias vezes, de forma a misturar o óleo com a água, e fazer bolhinhas pequeninas de água.

Deixe a garrafa de cabeça para baixo por 6 horas. Pode ser durante a noite toda se quizer! Após isso, verá que a água está bem branquinha e o biodiesel mais limpoe e mais amarelado, perdendo o tom de cor de óleo queimado.

Repita essa operação por 4 a 5 vezes até a água ficar transparente e o óleo limpinho.
Biodiesel após a Quinta lavagem
Biodiesel após a Quinta lavagem
IMG_5477 (1).jpg (76.6 KiB) Visto 15357 vezes
Ai meu filho . . . . Manda bala na caranga!!!! :)

Durante o processo de lavagem, as primeiras lavagens geram um creme branco, o que é sabão. Ainda estou estudando o que posso fazer com isso, e aceito sugestões. Usei esse resíduo na luva que eu uso durante as operações, e ela estava totalmente porca com restos de óleo e poeira, e após usar o resíduo e água, ficou como nova. parece aqueles sabões que os mecanicos usam para limpar as mãos.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Etanol puro 96%

Mensagem por MRider »

Desconheço esses processos .
Mas pelo que descreveu aqui está de parabéns.
Live long and prosper!


djbertinho
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda jun 10, 2013 4:47 am

Re: Etanol puro 96%

Mensagem por djbertinho »

meu caro amigo.... simples e funcional..
perfeito mesmo...
parabens...

tira so um duvida....
se usar metanol o processo é igual ?
A quantidade metanol é a mesma que a do etanol?

Por acaso estou a fazer o o processo de filtragem como tu...
Um jerrican com torneira num ponto mais algo com a torneira ligeiramente aberta a deitar oleo para dentro de um filtro feito com um vaso de flores pequeno com muitos furos (feitos por mim) com um filtro de ganga no interior e o que vai saindo vai caindo dentro de outro jerrican igual.. antes disso já tinha passado por um filtro de rede para tirar os sólidos...
Agora só falta aventurar no "cozinhado"


Alaorney
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça fev 03, 2009 6:58 pm

Re: Etanol puro 96%

Mensagem por Alaorney »

Boas pessoal, morei em Portugal por alguns anos e na ocasião aprendi e fabriquei meu próprio Boodiesel mas agora estou no Brasil já a 6 anos e comecei a buscar por pessoas que tivessem produzido o Biodiesel com Etanol e fiquei grato pelas notícias .

O amigo ainda está produzindo o Biodiesel com Etanol ou foi apenas experimentos mesmo ?

Se puder compartilhar mais alguma experiência ficarei agradecido porque em breves dias vou começar as experiências aqui no Brasil usando o Etanol .

Aguardo . Obrigado.

Avatar do Utilizador

cigano
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça jan 10, 2017 11:33 pm

Re: Etanol puro 96%

Mensagem por cigano »

ola. tem alguma experiencia com etanol. nas minhas experiencias obtive somente sabao. gostaria de informações para melhorar os resultados.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”