Lavagem SEM ÁGUA

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

droga de fuso-horário... o baron chegou primeiro...

egasegas: ninguém nesse forum chegou tão longe quanto tu.
como bem falou o red baron, uma das formas de secagem é o tempo. o primeiro bio deixou de ficar turvo e tornou-se límpido, porque as pequenas partículas de água ( que o deixaram turvo ) foram, aos poucos, juntando-se à água embaixo.
ou, por aumento de temperatura, foi evaporando.

de qualquer forma, como não vamos usar água no processo, não há por que secar ! somente a parcela dos testes.

estou aguardando a chegada da diatomácea, afim de replicar os teus testes.

mas não tenha nenhuma dúvida. a limpeza da água resultante do teste da garrafa, indica seu bio estar isento de sabões, soda e glicerina.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por egasegas »

em primeiro lugar muito obrigado pela v/ disponibilidade para me ajudar. relativamente ao luciano e ao red baron quero conhece-los pessoalmente, pois, tem sido incansaveis, como já devem ter reparado eu sou daqueles "gajos de ideias fixas" e quando meto uma coisa na cabeça vou mesmo até ao fim.
ao red baron espero conhece-lo já no proximo sabado pois apesar de não poder ir ao portugal de lés a lés penso aparecer em vª fª de xira a seguir ao almoço para conhecer a malta do forum.
ao luciano espero encontra-lo em janeiro do próximo ano quando da minha visita anual ao brasil.
agora chega de conversa e vamos à lavagem sem agua.
este tempo que leva a ficar com este aspecto depende, um pouco, da temperatura ambiente onde a garrafa fica a descansar, mais temperatura separa mais depressa, mas muito, muito mesmo da qualidade da limpeza efectuada, para testar isso experimenta limpar uma porção de bio só com um terço do pó de talco e diatomite ou lavar apenas uma vez com 30% de agua e depois deixa descansar uma semana, vais ver que não fica nada parecido com esse.
por incrivel que pareça já tinha feito isso, pois testei + de 30 misturas e doses de pó de talco, acompanhado de mais não sei quantos pós variados em diversas quantidades.
estes 2 testes da água foram feitos no mesmo dia, aí há 20 dias, o da esquerda com 15 gr/lt de pó de talco+ 15 gr/lt de deatomaceas e o da direita com 10 gr/lt de pó de talco + 15 gr/lt de deatomaceas
15 talco 10 talco (Custom).JPG
15 talco 10 talco (Custom).JPG (24.89 KiB) Visto 10522 vezes
realmente a agua com menos pó de talco nunca ficou transparente.
quero as v/ opiniões
comprimentos

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

tu vai é comer um churrasco, com direito a um belo vinho gaúcho, das melhores vinícolas do pais. vá te preparando, porque vai ter que vir para o sul.

quanto à água não ficar completamente límpida, não vejo maiores problemas, desde que a ph esteja um pouco acima de 7, no máximo 8.

já experimentei pegar o diesel de postos, adicionar água. a água resultante, é muito mais suja do que a da foto, e é tido como diesel "puro".
portanto meu, amigo, acho que o ´que está ocorrendo é um pequeno ( ínfimo ) preço a pagar, por não usar água em abundância.

desta vez acho que o baron está trabalhando...

touché!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por RED BARON »

assim que tiver disponibilidade vou começar a testar este método na limpesa do ovu.
na limpesa do ovu o pior para mim é mesmo a secagem, leva muito tempo e consome uma boa dose de energia.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas egasegas

acabei de receber a amostra da diatomita ( diatomácea ) para testar.

estava esperando um produto semelhante à uma areia fina.

para minha surpresa, trata-se de um produto em pó, muito parecido com farinha de trigo.

anexo uma foto da embalagem. diga-me se foi um produto com a mesma textura que usaste.
Anexos
Diatomita.JPG
Diatomita.JPG (0 Bytes) Visto 10477 vezes
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por egasegas »

luciano kaefer Escreveu:boas egasegas

acabei de receber a amostra da diatomita ( diatomácea ) para testar.

estava esperando um produto semelhante à uma areia fina.

para minha surpresa, trata-se de um produto em pó, muito parecido com farinha de trigo.

anexo uma foto da embalagem. diga-me se foi um produto com a mesma textura que usaste.
boas
sim o produto é esse. pela foto parece um pó amarelo, mas tambem existe em branco. eu experimentei os dois e funcionam ambos. só que no meu caso o pó branco funcionou melhor que o amarelo, isto é com as deatomaceas brancas era necessário uma quantidade menor para obter o mesmo efeito.
como não tenho nenhuma experiencia sobre o bio feito com gordura animal, mas pelo que li aqui no forum, a quantidade de soda caustica usada na preparação do metoxido é maior que a usada com ovu.
quando fores adicionar o pó de talco depois do bio pronto, tem em atenção que quanto + soda for necessaria para fazer o metoxido + gr de pó de talco são necessarias para a lavagem sem água.
ainda não tive tempo de analizar bem esta relação (soda<>talco), mas já percebi que para 5,4gr de soda/lt de oleo é necessario 15 gr/lt de pó de talco+15gr/lt deatomaceas. mas se tiveres que usar 8 gr/lt de soda por lt de oleo os 15 gr de talco não vão ser suficientes.
não sei que quantidade será necessaria, porque só da proxima vez, que fizer é que poderei fazer mais experiencias.
um abraço

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

pois a lavagem ( que eu chamo de purificação ) do bio feito de gordura animal é feito com o pó de talco. é ele o responsável por retirar a soda e glicerina do bio recem feito. já cheguei a utilizar 42g/l de pó de talco no bio de gordura animal, cujo relato completo está lá no tópico sobre bio de gordura animal.

o que está me parecendo muito viável é a utilização da diatomácea para retirar as particulas do talco que ficaram em suspensão no bio.

logo que puder, vou começar a fazer os testes. tenho bio pronto à ser purificado, só está faltando um pouco de tempo contínuo para os testes.

com a movimentação aqui na fazenda, meu tempo está fracionado.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Pó de talco + deatomaceas

Mensagem por egasegas »

boas
hoje voltei aos meus testes de lavagem sem agua.
desta vez para uma titulação de 1,6 gr de soda + 5 gr de soda por litro de ovu e com uma conversão de mais de 95%, os 15 gr de pó de talco não chegaram e tive que ir até aos 25 gr.
fiz o meu processo habitual, ( decantação, filtragem e adição de mais 15 gr de deatomaceas para retirar por arrastamento o pó de talco ainda em suspensão do bio) e deu-me este teste da agua.
Teste 20-05-2008 (Custom) (2).JPG
Teste 20-05-2008 (Custom) (2).JPG (24.97 KiB) Visto 10368 vezes
a mim parece-me pelo aspecto da agua que já resta muito pouco metanol+soda ainda dissolvido no bio, mas por outro lado talvez a quantidade de deatomaceas não tenha sido suficiente para retirar o pó de talco existente no bio.
se for assim parece-me que existe uma relação entre a quantidade de soda utilizada na preparação do metoxido, a quantidade de pó de talco para o purificar o bio e a quantidade de deatomaceas para finalmente retirar o pó de talco ainda em suspensão.
dêem lá a vossa opinião sobre isto.
cumprimentos ao pessoal

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por RED BARON »

viva egasegas.

concordo em absoluto. ao ser utilizada uma maior quantidade de soda por necessidade da titulação ir aumentar a necessidade em pó de talco para absorver toda essa soda, resulta daí uma maior quantidade de diatomácea para fazer a lmpeza do pó de talco. essa regra se aplica a todas as limpesas de bio a seco.
mesmo tendo que aumentar a quantidade de pó de talco e diatomácea, acho que ainda compensa o uso deste processo sobre a lavagem com agua.
no final não pode haver pó de talco que entupa os filtros na filtragem final, que deve ser feita a 1 micron.


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por egasegas »

boas
obrigado pela resposta, vindo de onde vem é bem + confortavel para mim continuar aprofundar a utilização do póde talco.
o dificil, (para mim ) vai ser chegar a uma equação onde consiga relacionar as quantidades destes estes 3 itens, soda, pó de talco, deatomaceas. mas ao fim de + 7 ou 8 experiencias hei-de lá chegar.
relativamente a compensar ou não, este método de purificação do bio, só pela agua que se poupa já vale a pena, mas mesmo em termos economicos e ganho de tempo, acho que é para continuar.
comprimentos


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por egasegas »

boas meus amigos
já passou mais de um mês sobre o meu ultimo post referente a este assunto, das duas uma, ou é um método totalmente ultrapassado e interessa a muito poucos, ou a malta deixou de fazer bio durante o campeonato da europa de futebol !!!!!!!!
como acho o método interessante, principalmente por não obrigar a nenhum consumo de água, no futuro vai ser um bem muito mais importante que o petróleo, vou continuar com ele.
já deu para perceber que quanto mais soda fôr necessária para a reacção, mais pó de talco é necessario para retirar o excesso de soda não reagido dentro do bio.
já tenho uma tabela +- afinada em relação a este ponto, que é a seguinte:
relação entre a soda caustica e o pò de talco
a minha tabela começa aqui:
1ª - 5.8 gr de soda caustica, para fazer o metoxido, vou necessitar de 20 gr de pó de talco, para purificar o bio.
2º - por cada 0,1 grama a mais de soda vou aumentar 0,5 gramas de pó de talco.
agora só me falta saber a quantidade dedeatomaceas que vou necessitar para retirar o pó de talco.
cumprimentos ao forum
fico a aguardar, algum comentário

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por lobão »

egasegas, meu interesse continua o mesmo, apenas não estou produzindo o bd por falta de matéria prima, mas o cientista é você e vejo que continua as pequisas, fico no aguardo de mais informações!!

um abraço
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

idem ao lobão.

mas estamos sempre atentos para dar respaldo às suas experiências, e construirmos juntos o conhecimento, que aqui será partilhado.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por RED BARON »

viva egasegas.
o tópico não morreu não, apenas está em banho maria.
eu de facto estou a pensar em limpar óleo com este método mas não tenho tempo para fazer mais hardware para já e como comemos poucas batatas lá em casa também não é viável economicamente. mas há de certeza que esteja a utilizar este método cuja descoberta lhe está atribuída, e penso que será o método de maior eficácia para aplicação caseira para a limpeza a seco.
obrigado também por partilhar os valores de referência soda/ talco que foram obtidos pela prática e que são uma boa indicação para que outros não tenham que desbravar o caminho, pelo menos o mato já está deitado abaixo.
nem imagina a quantidade de anónimos que por aqui deambulam todos os dias e que nem sequer se registam mas que são como os vampiros.
abraço.

Avatar do Utilizador

arsoares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: terça jul 31, 2007 3:48 pm
Localização: Braga

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por arsoares »

boas, alguém conhece alguma coisa acerca de silica ultrasil ou silica zeosil?
são utilizadas na produção de borracha. será que se dissolvem? poderão comprometer o funcionamento do motor?

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por RED BARON »

arsoares Escreveu:boas, alguém conhece alguma coisa acerca de silica ultrasil ou silica zeosil?
são utilizadas na produção de borracha. será que se dissolvem? poderão comprometer o funcionamento do motor?
silica dissolver no bio? nem pensar, a silica é um componente muito inerte mesmo e só é atacada quimicamente por bases fortes em fusão, pode ser usada com segurança, resta saber se existe mais algum componente misturado na silica ou não.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

repeti a mesma experiência do egasegas com o uso de sílica e a terra diatomácea.
segui os mesmos passos e cheguei aos mesmos resultados.

embalado pelos resultados amplamente favorável ao uso desses produtos para "lavar sem água" o biodiesel, fui ao reator, experimentar em quantidades maiores.

em 60 litros de bio pronto, adicionei 900g de pó de talco e mantive a agitação durante uns 10 minutos, via bomba de circulação.

após, transferi todo o conteúdo ( bio + pó de talco ) para um bidon e deixei decantar 24 horas.

extraí o bio por cima, estava turvo. na metade ( 30 litros ) adicionei 450g de terra diatomácea e mexi com um bastão, deixando decantar mais 24 horas.

após, filtrei uma amostra em um coador de papel. adicionei a mesma quantidade de água e agitei.

a água saiu levemente turva, quase translúcida, e o teste de ph da água resultou 10.8. valores muito altos.

além disso, criou-se um layer entre o bio e a água, superior ao desejado. layer esse que ao longo de 24 horas, desfez-se.

adicionei ontem numa outra amostra de 500g, 8 gramas da sílica trisyl e passei no filtro.

estou aguardando a passagem do bio para fazer novamente o teste do ph da água.

cabe ressaltar que no primeiro teste, copiando o egasegas, utilizei a sílica trisyl como primeiro absorvidor das impurezas. como não tinha quantidades maiores, no reator utilizei pó de talco ( tenho 20 kg em casa ).

talvez a agitação não possa ser tão violenta como faz a bomba de circulação.

logo mais posto resultados.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por Luciano Kaefer »

atualizando as informações:

numa amostra de 500 ml de biodiesel, que já havia sido adicionado o pó de talco + terra diatomácea, cujo resultado do ph da água deu 10.8, adicionei 8 gramas da sílica trisyl e agitei manualmente.

coloquei novamente no coador de papel e depois fiz o teste da água.

o ph ficou em 6.65, padrões absolutamente desejados.

entretanto, a água continua turva. como não tenho mais a terra diatomácea, creio que isso justifica a turbidez, pois a função da terra é "sequestrar" a sílica que ficou dispersa no bio.

estou em busca do fornecedor para conseguir alguns kgs de terra diatomácea para repetir os testes.

tão logo tenha mais dados, posto por aqui.

não tenho dúvida de que esta será a melhor forma de limpar o bio, já que não utilizamos água, um bem precioso da natureza.

espero que o barbas passe por aqui. foi ele o grande incentivador desses testes, num tempo em que somente a água fazia a limpeza.

é importante que mais pessoas façam os testes para confirmar em outros locais essas informações.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por egasegas »

boas meus amigos
tenho estado ausente do forum por motivos que se prendem com o acesso à internet, mas de vez em quando, venho sempre espeitar como vai o nosso forum.
em relação as experiencias do luciano, acho que vai no bom caminho, mas tem de ter em atenção várias coisas:
1º o pó de talco nunca é igual e portanto os resultados obtidos com as mesmas quantidades de pó de talco mas de marcas diferentes tambem não são iguais, portanto aconselho a usar sempre a mesma marca de pó de talco e fazer as afinações relativamente às quantidades a utilizar sempre com o mesmo pó.
2º em relação as deatomaceas, idem. não sei que tipo de deatomaceas o luciano utilizou, mas se for como aqui em portugal ,há dezenas de qualidades de deatomaceas e portanto tem que se perder algum tempo até acertar com as quantidades a utilizar.
3º eu misturo sempre os pós (talco e deatomaceas, um de cada vez) dentro do reator do bio, utilizando a bomba para fazer recircular o bio a uma temperatura de +- 50º. depois deixo a decantar por 24 horas dentro de um depósito.
um abraço a todos

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Lavagem SEM ÁGUA

Mensagem por RED BARON »

egasegas, a sua intervenção é pertinente...
existem várias marcas e tipos, tanto de talco como de diatomáceas e, em relação a estas ultimas a variedade é bem maior que no caso do talco.
cada utilizador deve seguir as indicaões dadas aqui no forum e depois adequar o saber às necesidades.
quem experimentar e não encontrar os resultados esperados, deve procurar a razão porque tal acontece, e se não conseguir encontar resposta, haverá sempre por aqui alguem disposto a ajudar.
cumps.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”