O MEU REACTOR

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Lois »

luciano kaefer Escreveu:pois, à despeito do paulo, aqui todos somos sábios.
e sábios são as pessoas que dispõe de um tempo para dedicar ao engrandencimento do forum.
cada um colabora com aquilo que sabe. até mesmo as dúvidas, fazem com que respostas sejam alavancas para o nosso progresso.

paulo: queira ou não, você é um sábio, pois está aqui a ajudar, de forma voluntária, quem está iniciando. e mesmo achando que seu conhecimentos ainda são pequenos, lembre que são muito importantes para quem está iniciando.

era precisamente isso que eu queria referir!! são de louvar todos aqueles que ajudam o próximo sem esperar nada em troca, apenas esperando uma palavra amiga (quando a levam)... comigo infelizmente nada irão aprender, ou pouco, pois pouco sei... agora do que vou aprendendo irei relatar sempre o melhor que possa, ilustrando o melhor que possa para que futuros possam vir e quiçá aprender com os erros que eu próprio cometi!!

gostei bastante do teu reactor uma vez que axei que estava muito bem reportado e pareceu-me ser de fácil execução... no entanto ainda não será para já que colocarei as minhas questões porque ainda não as estudei, mas num futuro próximo, podes ter a certeza que as perguntas virão!! e aí espero contar com todos vocês que já são "sábios" nesta matéria como eu espero já ser "sábio" na produção do 1º litro e explicar aos iniciados, and so on so on...


abraaaaaaaaaaaços!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

desculpem lá, mas o vosso conceito de sábio é diferente do meu e do descrito no dicionário de língua portuguesa:

do lat. sapidu

adj., que sabe muito;
que tem conhecimentos profundos;
douto;
prudente;
judicioso;
s. m., homem que sabe muito;
filósofo;
feiticeiro
Sócio Nº46


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Lois »

ohhhhh...

tu entendeste!!

continua o bom trabalho e reportagem!!


Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas paulo:

se tu procurares pelo meu perfil, e fores nas primeiras intervenções que tive, vais rir de tudo que vais ler...

à medida que aqui ficamos "encharcados" de tanta informação, vamos ao pouco construindo conhecimento. em pouco tempo, você começa a perceber que algumas pessoas que entram no forum, sabem menos do que você. e você se alegra em transmitir seus "conhecimentos", ainda que pequenos.

isso tudo cresce, ao ponto de você cada vez mais ajudar outras pessoas, e começar a interagir com aqueles que possuem um pouco mais de experiência.

sábio, é o homem que não se considera sábio. continue. auxilie quem está iniciando, coloque suas sugestões, promova o debate salutar e responsável. está no bom caminho. em breve você olhará para trás e sentirá orgulho da estrada que construiu.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por CarlosPoças »

3º acessórios para o reactor
-
- bomba circuladora – 90€
-
--------------------------------------------
olá paulo

também estou a montar um novo reactor -diz onde adquiriste a bomba circuladora e se a mesma é autoaspirante.

carlos
obrigado
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

viva, carlos

infelizmente não é autoaspirante, aliás, neste tipo de bombas (para sistemas de aquecimento) penso não existirem com essa função.
quanto ao local, comprei-a no pifer de viseu (pode ser que de futuro me dêem um desconto pela publicidade ), bem como a maior parte do material que utilizei.
optei por esta bomba porque aguenta temperaturas até 120ºc e estava a um preço acessível.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

o isolamento já está , falta apenas a parte superior que está em fase de acabamento, pois vai ser de encaixe
agora só falta mesmo testar a eficácia

espero que em breve possa aqui deixar a última foto com a maquina em pleno funcionamento
Anexos
reactor_isol.JPG
reactor_isol.JPG (115.1 KiB) Visto 8856 vezes
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por jmal »

oi, tem bom aspecto, que material é esse no isolamento.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

viva jmal,

o material é poliuretano, que se pode encontrar em qualquer loja de bricolage.
deu foi um bocado de trabalho, pois tive de fazer o molde em papelão para de seguida injectar a espuma de poliuretano que vai expandindo aos poucos e preencher todos os cantos. depois é só retirar o molde de papelão e cortar os excedentes.

gastei 7 embalagens a cerca de 3,5€ cada.
Sócio Nº46


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Lois »

está com muito bom aspecto!!!

se agora por cima da espuma de poliuretano levasse uma camada de tela de alcatrão, penso que ficaria perfeito... que material estás a pensar por por cima da espuma?

estou ancioso por saber que estás a produzir!!

no inicio de agosto vou começar eu na minha caminhada em direcção ao reactor também, se me deres permissão irá ser muito semelhante ao teu!!

aquele abraço!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

olá lois,
estas á vontade, qualquer dúvida que tenhas é só dizer, podes contar com a minha ajuda

quanto à sugestão da tela de alcatão, não estou a ver qual o objectivo
explica lá melhor a tua ideia....
Sócio Nº46


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Lois »

paulosga Escreveu:olá lois,
estas á vontade, qualquer dúvida que tenhas é só dizer, podes contar com a minha ajuda

quanto à sugestão da tela de alcatão, não estou a ver qual o objectivo
explica lá melhor a tua ideia....
a minha ideia seria "embrulhar" o reactor em tela de alcatrão de modo a que consevasse ainda mais o calor no seu interior... tens telas muito boas para esse efeito:
Imagem

pelo menos penso que sim, mas corrijam-me se estiver enganado..

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

essa tela serve para impermeabilizar e não isolar termicamente, e mesmo que ajudasse no isolamento acho que não justificava o investimento e o trabalho.

por outro lado lembrei-me agora que até poderá ser uma boa ideia se o reactor ficar no exterior exposto ao sol ou/e à chuva, neste caso este material já poderia ser útil.
Sócio Nº46


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Lois »

pois... realmente impermeabilizar será a função mais característica deste material... já utilizei em insonorização, ainda assim penso que seria uma boa ideia visto que a espuma de pulioretano exposta a certas condições climatéricas acaba por apodrecer, assim protegia a espuma que essa sim é que tem um bom poder de isolamento térmico... quanto ao preço fica a cerca de 2 ou 3€ o metro quadrado e para o reactor precisarias de apenas 2 ou 3 pensou eu, a aplicação é que é pior, precisas de aquecer com maçarico e sujeitas-te a umas queimadelas...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

lois,
sei que tambem estas a pensar construir um reactor, por isso deixo-te uma sugestão que só à pouco tempo me ocorreu, que é a seguinte, em vez de ulilizares uma cuba tens a alternativa dos cilindros de aquecimento de àguas sanitárias forrados com chapa de inox.
neste momento se fosse iniciar a construção do reactor, acho que ia optar pelo cilindro, por várias razões:

- tens várias capacidades disponíveis (60, 80, 100, 120, 150, 200, ....)
- têm resistência isolada
- termostato
- isolamento total
- trabalho (mão-de-obra) muito reduzido, pois apenas tens de construir o suporte e fazer todas as ligações

concluindo, depois de uma pequena pesquisa, o preço fica +- o mesmo, com muito menos trabalho e chatice.
só tens que ter o cuidado de escolher um modelo que tenha entradas/saidas centalizadas no topo e fundo e com pelo menos mais uma na lateral superior.

a alguns dias atrás vi um de exposição cortado para visualização do interior, e era o ideal, tinha capaciade para 200l, 3 resistências isoladas , duas entradas laterais na parte superior, uma no topo e outra no fundo, tinha uma boa curvatura cónica, isolamento com +- 5cm de espessura e por fim o preço rondava os 550€.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

concordo em tudo que o paulo escreveu.
acrescentaria a necessidade de alteração do termostato ( normalmente analógico ), por um digital.
eu uso os existentes em www.fullgauge.com.br ( apenas para visualização, pois não ganho nenhuma comissão

com o uso de termostatos digitais, elimina-se o problema de leitura por aproximação. a resistencia liga assim que baixa a temperatura escolhida, com total controle do processo.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por mnunespt »

o problema dos termoacumuladores é a pouca capacidade que têm, pelo menos os de preços mais acessiveis.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

o que tem que ser levado em conta é a relação custo/benefício.
ter um grande reator, implica em custos iniciais maiores. com um reator de apenas 60 litros, se for feito de forma contínua, produz quase 2.000 litros de bd/mes. às vezes, superior à necessidade individual. e por um preço muito inferior aos grandes.
implica em fazer diariamente, mas o processo de fabrico do biodiesel é muito fácil e rápido, não precisa-se ficar o dia observando.
o bom do fabrico do biodiesel, é que pode-se escolher a escala de produção. imaginem que se para fabricar biodiesel, isso só seria possível, em batchs de 500 litros ? ficaria inviável à maioria. aqui no forum, desenvolvemos reatores que podem atender à todas as demandas. é apenas uma questão de custo/benefício!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

no exemplo que dei do cilindro de 200l, esqueci-me de referir que este não era de inox mas sim vitrificado, por isso deixo a pergunta:

- tem a mesma resistência aos produtos quimicos que tem o inox?


quanto à capacidade acho que por ex. 150l é mais que suficiente para as necessidades da maioria dos produtores caseiros.
no meu caso bastam 100l por semana para abastecer o carro e ainda sobra algum para colocar no depósito da caldeira.
no entanto há situações, como é o caso do mnunespt, que não é viável produzir o bio todas as semanas, nesses casos é preferivel optar por reactores de maior capacidade, que penso não existirem em cilindros deste tipo.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

- tem a mesma resistência aos produtos quimicos que tem o inox?
o boiler que deu origem ao meu reator, também é vitrificado. já fiz dezenas de batchs, e até hoje, não vi nenhum sinal de problema quanto à resistencia, em comparação com o inox.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”