Bicicleta Electrica Tucano
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Carregar baterias com 2 carregadores em série?
Já agora.
Como o título deste tópico deixou de fazer sentido, se os moderadores acharem por bem, podem mover para os diários de bordo e alterar o título para: "Bicicleta Electrica Tucano".
Ou então eu abro um diário de bordo novo...?
Obrigado.
Como o título deste tópico deixou de fazer sentido, se os moderadores acharem por bem, podem mover para os diários de bordo e alterar o título para: "Bicicleta Electrica Tucano".
Ou então eu abro um diário de bordo novo...?
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Re: Carregar baterias com 2 carregadores em série?
...... !
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Seguem algumas fotos da bicicleta e do controlador esturricado.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Mais uma fotos...
Desta vez é o carregador original.
Não me parece que de para ajustar nada, pelo menos de uma forma simples.
Desta vez é o carregador original.
Não me parece que de para ajustar nada, pelo menos de uma forma simples.
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Os controladores para motores com escovas são mais baratos: por 12€ resolves o assunto.
http://www.ebay.com/itm/36V-350W-Brush- ... 88&vxp=mtr
O intervalo da tensão de trabalho das baterias LiFe é inferior as baterias de chumbo/gel. Um pack de 36V, 12 células deve carregar até aos 43,8V, que após algumas horas de repouso desce para os 40V. Se ligas a bicla e aceleras, em poucos segundos o pack desce para os 38-39V.
O controlador protege aos 31V/12 dá 2,58V por célula.
As baterias de chumbo originais carregavam até aos 45V... nem é necessário dizer mais nada... como vês, o teu medo de queimar o controlador por overvoltage é infundado.
Pela foto não me parece que o carregador permita ajustes, por isso nao o deves usar regularmente para carregar o teu pack de lítio.
http://www.ebay.com/itm/36V-350W-Brush- ... 88&vxp=mtr
O intervalo da tensão de trabalho das baterias LiFe é inferior as baterias de chumbo/gel. Um pack de 36V, 12 células deve carregar até aos 43,8V, que após algumas horas de repouso desce para os 40V. Se ligas a bicla e aceleras, em poucos segundos o pack desce para os 38-39V.
O controlador protege aos 31V/12 dá 2,58V por célula.
As baterias de chumbo originais carregavam até aos 45V... nem é necessário dizer mais nada... como vês, o teu medo de queimar o controlador por overvoltage é infundado.
Pela foto não me parece que o carregador permita ajustes, por isso nao o deves usar regularmente para carregar o teu pack de lítio.
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Aquele transistor ficou mesmo esturricado
As baterias de chumbo, tem muito maior tolerância, que as de litio.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Certo... Na teoria...marcopns Escreveu:Os controladores para motores com escovas são mais baratos: por 12€ resolves o assunto.
http://www.ebay.com/itm/36V-350W-Brush- ... 88&vxp=mtr
O intervalo da tensão de trabalho das baterias LiFe é inferior as baterias de chumbo/gel. Um pack de 36V, 12 células deve carregar até aos 43,8V, que após algumas horas de repouso desce para os 40V. Se ligas a bicla e aceleras, em poucos segundos o pack desce para os 38-39V.
O controlador protege aos 31V/12 dá 2,58V por célula.
As baterias de chumbo originais carregavam até aos 45V... nem é necessário dizer mais nada... como vês, o teu medo de queimar o controlador por overvoltage é infundado.
Pela foto não me parece que o carregador permita ajustes, por isso nao o deves usar regularmente para carregar o teu pack de lítio.
Mas na prática, se eu não colocar BMS no pack, vai durar pouco, uma vez que tanto na carga como na descarga está próximo dos limites. Qualquer desacerto pode comecar a danificar células e provocar mais desacerto e mais células à vida.
Por isso estou mais virado para 11 células em série. O controlador já corta mais para os 2.8-2.9v. Sobra mais margem de manobra. Como as vou carregar? Logo se vê...
Nunio
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Entretanto tenho que resolver outro problema, penso...
A bicicleta tinha pedal assist, e vai deixar de ter. Talvez por causa disso o acelerador quando receber 5v:
o% -> 1,9v
100% -> 3v
Parece-me que não vai servir de muito como o novo controlador ? ? ?
Nunio
A bicicleta tinha pedal assist, e vai deixar de ter. Talvez por causa disso o acelerador quando receber 5v:
o% -> 1,9v
100% -> 3v
Parece-me que não vai servir de muito como o novo controlador ? ? ?
Nunio
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
O carregador dará para ajustar a tensão, bastando para isso identificar qual a resistencia que a regula e substitui-la por uma variavel.
Tudo por um mundo mais limpo!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Ok.Jorge Rocha Escreveu:O carregador dará para ajustar a tensão, bastando para isso identificar qual a resistencia que a regula e substitui-la por uma variavel.
E consegues identificá-la na foto? Ou como a identificas?
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Boa idéia!Jorge Rocha Escreveu:O carregador dará para ajustar a tensão, bastando para isso identificar qual a resistencia que a regula e substitui-la por uma variavel.
Agora mesmo que seja um circuito simples!
Sem medições! Não é muito fácil identificar o componente em questão!
A não ser quem já esteja muito familiarizado com o CI.
Uma dica!
Fazendo as medições, seguindo a direção da tensão, e ver onde esta é limitada!
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Meus conhecimentos nessas áreas não são muitos, mas...
Numa base de tentativas, com o carregador à carga, ir colocando em paralelo com cada resistencia, uma outra de menor valor, para que se possa verificar alguma diferença. Deverá haver resistencias para definir a tensão, corrente, difrencial de tensão, etc...
Com um pouco de sorte encontra-se em 5 minutos.
Claro que para quem está familiarizado com carregadores desse tipo, será bem mais facil seguir o esquema, e decifra-lo!
Numa base de tentativas, com o carregador à carga, ir colocando em paralelo com cada resistencia, uma outra de menor valor, para que se possa verificar alguma diferença. Deverá haver resistencias para definir a tensão, corrente, difrencial de tensão, etc...
Com um pouco de sorte encontra-se em 5 minutos.
Claro que para quem está familiarizado com carregadores desse tipo, será bem mais facil seguir o esquema, e decifra-lo!
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Penso que seja esta:
com 2 ou mais resistências, a resistência que indiquei no circuito, penso que é a R1 do esquema anterior, para identificar se é esta realmente, basta seguir o esquema e procurar se existe a R2, caso se encontre, pode-se utilizar vários métodos para aumentar e diminuir a tensão de saída.
Quanto maior for o valor da R1, maior será a tensão de saída, e vice versa em relação à R2, maior valor->menor tensão.
Aconselho a mexer apenas na R1, e para isso podes apenas colocar um potenciómetro de valor 10x superior ao da resistência, metes-o no máximo e soldas-o em paralelo com a R1, depois vais baixando o valor dele até verificares alguma diminuição na tensão. Muito cuidado com essas alterações, porque todos os circuitos têm limites, tanto a nível de tensão como corrente, neste caso estás a mexer na tensão, se a aumentares, aumentas também a potência de saída, o que ira provocar algum aquecimento adicional.
Normalmente existe um divisor de tensão deste género; com 2 ou mais resistências, a resistência que indiquei no circuito, penso que é a R1 do esquema anterior, para identificar se é esta realmente, basta seguir o esquema e procurar se existe a R2, caso se encontre, pode-se utilizar vários métodos para aumentar e diminuir a tensão de saída.
Quanto maior for o valor da R1, maior será a tensão de saída, e vice versa em relação à R2, maior valor->menor tensão.
Aconselho a mexer apenas na R1, e para isso podes apenas colocar um potenciómetro de valor 10x superior ao da resistência, metes-o no máximo e soldas-o em paralelo com a R1, depois vais baixando o valor dele até verificares alguma diminuição na tensão. Muito cuidado com essas alterações, porque todos os circuitos têm limites, tanto a nível de tensão como corrente, neste caso estás a mexer na tensão, se a aumentares, aumentas também a potência de saída, o que ira provocar algum aquecimento adicional.
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Pois..... os famosos divisores de tensão...
Muito bem........ explicado.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Ok, muito obrigado a todos pelas explicações, mas como sou apenas "curioso", não vou mexer em nada.
É muita areia para a minha camioneta...
Mas ainda sobre a alteração do carregador, a ideia era descer a tensão para ficar alinhada com 11 células de lifepo4, nunca aumentar.
Quanto à corrente, penso que sejam 2A, e parece-me bem.
De qualquer das maneiras, penso que não haverá problema em utilizar este carregador em situações muito excepcionais, dando apenas uma carga parcial, e nunca deixando a tensão do pack superar o recomendado.
O que acham?
Nunio
É muita areia para a minha camioneta...
Mas ainda sobre a alteração do carregador, a ideia era descer a tensão para ficar alinhada com 11 células de lifepo4, nunca aumentar.
Quanto à corrente, penso que sejam 2A, e parece-me bem.
De qualquer das maneiras, penso que não haverá problema em utilizar este carregador em situações muito excepcionais, dando apenas uma carga parcial, e nunca deixando a tensão do pack superar o recomendado.
O que acham?
Nunio
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Não tem um Multimetro! Mesmo dos normais!
Ferro de soldar!
Não custa nada tentar!
Com calma ia fazendo as medições no circuito, ia medindo as tais resistências no divisor de tensão.
Marcando tudo num papel.
Ninguém nasce aprendido!
Inclusive nós que trabalhamos com eletrônica!
Perante certos circuitos, ficamos sem saber como nos vamos desenrascar..... já levei horas a "marrar" diante de um circuito,
E não consegui identificar o problema!
No dia seguinte em 10 minutos!!!! Bomba!!!! Um pequeno diodo zener queimado.
Ferro de soldar!
Não custa nada tentar!
Com calma ia fazendo as medições no circuito, ia medindo as tais resistências no divisor de tensão.
Marcando tudo num papel.
Ninguém nasce aprendido!
Inclusive nós que trabalhamos com eletrônica!
Perante certos circuitos, ficamos sem saber como nos vamos desenrascar..... já levei horas a "marrar" diante de um circuito,
E não consegui identificar o problema!
No dia seguinte em 10 minutos!!!! Bomba!!!! Um pequeno diodo zener queimado.
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Pois, eu sou muito curioso e gosto muito de aprender coisas novas, mas neste caso não estou com vontade de estragar o carregador.
Ainda por cima ainda nem tenho as células. Tenho tempo de arranjar uma solução.
Quanto às medições do carregador, não sei como fazer, pois quando o ligo à ficha ele só liga se tiver saída.
Sem saída desliga-se e não dá para medir nada.
Ainda por cima ainda nem tenho as células. Tenho tempo de arranjar uma solução.
Quanto às medições do carregador, não sei como fazer, pois quando o ligo à ficha ele só liga se tiver saída.
Sem saída desliga-se e não dá para medir nada.
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Não tem baterias para simular uma carga!
Pois ficando em aberto, corta.
Tenho uns carregadores, que tb são assim.
Pois ficando em aberto, corta.
Tenho uns carregadores, que tb são assim.
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Olá.
Chegaram 16 baterias iguais a esta. Já deu para fazer uns mini-testes, mas ainda não tenho o controlador. Com 24v 2Ah ligados directamente ao motor, e apenas com um interruptor on/off consegui os seguites valores:
Com a bicicleta parada medi 30A durante 2 ou 3 segundos, depois desliguei. Possivelmente o máximo deste pack.
Ainda bem que não testei com 9Ah como o antigo dono. Ia ser bonito...
Começo agora a perceber porque o controlador queimou. E porquê a fixação dos fabricantes de bicicletas electricas no pedal assist.
Em andamento a corrente desce como o aumento da velocidade até perto de 1A ou 2A em plano. Não faço ideia a velocidade mas penso que entre 15 a 20km/h.
Nas subidas desce a velocidade e sobe a corrente. O máximo que registei foram 10A e devia ir a +-5km/h. Depois desliguei a bateria.
Nunio
Chegaram 16 baterias iguais a esta. Já deu para fazer uns mini-testes, mas ainda não tenho o controlador. Com 24v 2Ah ligados directamente ao motor, e apenas com um interruptor on/off consegui os seguites valores:
Com a bicicleta parada medi 30A durante 2 ou 3 segundos, depois desliguei. Possivelmente o máximo deste pack.
Ainda bem que não testei com 9Ah como o antigo dono. Ia ser bonito...
Começo agora a perceber porque o controlador queimou. E porquê a fixação dos fabricantes de bicicletas electricas no pedal assist.
Em andamento a corrente desce como o aumento da velocidade até perto de 1A ou 2A em plano. Não faço ideia a velocidade mas penso que entre 15 a 20km/h.
Nas subidas desce a velocidade e sobe a corrente. O máximo que registei foram 10A e devia ir a +-5km/h. Depois desliguei a bateria.
Nunio
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Re: Bicicleta Electrica Tucano
Estas baterias são giras.
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