Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.
Responder
Avatar do Utilizador

HighTech
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 144
Registado: domingo mai 24, 2009 8:32 am

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por HighTech »

hidrógénio = ecologico & biodegradável

reconhecer esta viabilidade de progresso è ser tecnicamente futurista!.
Os problemas não existem, são criados pelos humanos.

Futuristic 2010 >

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

retomando...
finalmente lá consegui arranjar o que à um tempito procurava, fornecedor de chapa inox já cortada nas dimensões pretendidas. hoje fui buscar as primeiras, tem 100 x 80 x 0.5 (em milimetros)
só que agora tenho um outro problema a resolver, não cabem dentro do frasco-laboratório que tinha arranjada para as minhas experiências que se pode ver aqui mais atrás.
depois de montadas umas ao lado das outras fazem uma espécie de cubo com 80 x 40 x 100 (este ultimo a altura).
alguém tem alguma ideia de um recipiente estanque que eu possa utilizar,... que tenha tampa,... para poder medir o hidrogénio que produzir, e caiba dentro o "cubo" com as dimensões anteriormente referidas?
agradeço ideias mesmo que imcompletas...


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

nem parece teu flamingo..

por forma a poderes aproveitar as placas sem alterares as suas dimensões..
ó pá assim de repente só me lembro daqueles frascos de vidro (gigantes) que se costumavam ver nos cafés..pastelarias..mercearias..etc..com rebuçados lá dentro..

normalmente estavam deitados e a tampa estava em posição diagonal..lembras-te disso ?..

abraços
[***************]

p.s.- como opção tambem poderás conversar com um artesão vidreiro

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...

nem parece teu flamingo..

por forma a poderes aproveitar as placas sem alterares as suas dimensões..
ó pá assim de repente só me lembro daqueles frascos de vidro (gigantes) que se costumavam ver nos cafés..pastelarias..mercearias..etc..com rebuçados lá dentro..

normalmente estavam deitados e a tampa estava em posição diagonal..lembras-te disso ?..

abraços
[***************]

p.s.- como opção tambem poderás conversar com um artesão vidreiro
creio estar um bocado destreinado...
nas pesquizas que fiz até à data, cheguei a conclusão que no tocante aos eletrodos, a forma fisica do conjunto viria a ser quadrangular, e no campo das chapas de inox ainda não exprimentei nada. como tal, ainda não me tinha dado ao trabalho de estudar qualquer recipiente para albergar esse tipo de eletrodos com essa forma fisica.
sobre os frascos em vidro, e sendo a marinha grande uma cidade vidreira, essa é uma possibilidade. mas o vidro artesanal aqui está praticamente morto. a juntar a isso, a relação quantidade de água x area/bloco dos eletrodos, viria a ser muito desigual (formas geométricas diferentes). e eu queria desde inicio ir eliminando esses contrapontos, porque entendo que isso possa viciar os resultados.
mas nos frascos há ainda o problema da tampa em plastico e o seu possivel aquécimento.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

hoje lá me veio à ideia algo que tinha aqui e podia aproveitar, restava a tampa, mas um vizinho meu deu uma ajuda. uma chapa de acrilico de 10 mm.
agora é a vez de meter mãos à obra. em breve reportarei o que vou fazendo para debater ideias.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por visitante »

vivam ...
flamingo Escreveu:hoje lá me veio à ideia algo que tinha aqui e podia aproveitar, restava a tampa, mas um vizinho meu deu uma ajuda. uma chapa de acrilico de 10 mm.
agora é a vez de meter mãos à obra. em breve reportarei o que vou fazendo para debater ideias.
nunca me dediquei a 100% sobre esta matéria..interessa-me mas ainda falta qualquer coisa..no entanto fazem uns tempitos que uma ideia sobre a mesma me anda a "cocegar" os neuronios..e a mesma consiste no seguinte :

porque não fazer o deposito numa forma geométrica angular..hexagonal..octogonal..etc..em aço inox sendo assim o proprio deposito o condutor do neutro e aplicar as placas positivas de acordo com o desenho do deposito ?..

claro que isolamentos etc..teriam de respeitar os principios já aceites..mas esta ideia não daria mais "liberdade" ao desenho do dispositivo ?

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...
nunca me dediquei a 100% sobre esta matéria..interessa-me mas ainda falta qualquer coisa..no entanto fazem uns tempitos que uma ideia sobre a mesma me anda a "cocegar" os neuronios..e a mesma consiste no seguinte :

porque não fazer o deposito numa forma geométrica angular..hexagonal..octogonal..etc..em aço inox sendo assim o proprio deposito o condutor do neutro e aplicar as placas positivas de acordo com o desenho do deposito ?..

claro que isolamentos etc..teriam de respeitar os principios já aceites..mas esta ideia não daria mais "liberdade" ao desenho do dispositivo ?

abraços
[***************]
essa ideia também já me passou pela cabeça, talvez não tanto como descreveu mas muito idêntica. há no entanto uma coisa que me desassocega a mim.
o site do link que vou colocar de seguida certamente não é estranho aqui ao pessoal. http://www.hidrogenpower.com/ é o que vi construido até agora com mais perfeição exterior (já que interior não se vê...). se repararem na primeira foto que aparece sobre esse tipo de equipamento, o kit fs130l12v, verá certamente lá duas marcas de nivel de água, em que a minima é a cerca de 1/3 da altura total. ora isto quer dizer que os eletrodos à partida não tem mais do que aquela altura. por esse motivo, neste momento a minha "luta" é em tentar encontrar uma forma de eletrodos que com apenas aquela altura produzam uma quantidade de hidrogénio considerável, algo que ainda não consegui até agora, ainda estou na fase de: faço em arame torcido,... em chapa,... em tubos uns dentro de outros,... em barra de inox de 3 mm ou de 4 mm,... etc...
se bem me recordo, as dimensões do que está naquela foto são de 110 x 80 x 240 mm. um terço de altura serão 80 mm...
a minha ideia para projeto final, neste momento,será de algo em aço inox com forma cilindrica, colocado em posição vertical, com 110 ou 125 mm de diâmetro. mas poderá sofrer alterações à medida que as experiências avançarem.
não menos importante é também o tipo de catalizador a utilizar, sobre isso ainda tenho umas pesquisas a fazer...
um abraço.


batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: quarta jun 14, 2006 6:22 am

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por batatinhas »

se vires o meu projecto ,eu arranjei uns frascos marca four season, penso eu no jumbo que tem de diametro de 7.5cm no sitio da rosca e são utilizados para pasterização, que aguentão mais de 100º de temperatura e tem de altura a volta de 18 cm de altura dentro do frasco, e cortas as çhapas por volta de 6 cm de largura.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

boas...
já consegui arranjar, um pouco mais largo até na zona da rosca, 90 mm. mas de qualquer maneira, muito obrigado.
o que arranjei leva um litro de água e ainda sobra um pouco de espaço. penso que agora tenho meios um pouco melhores para continuar.
um abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

desenvolvimento da bancada de ensaios. algumas fotos.

Imagem
frasco maior para gerador hho de testes.

Imagem
tampa em acrilico de 10 mm com rasgo maquinado para o`ring de vedação, (para não escapar o gas).
parafusos m5 para fixar cabos eletricos e record de 1/4 para tubo de 8 mm interior, tudo com vedantes.
no fundo leva uma tabua mdf com 10 mm de expessura a qual irão dar 4 barras roscadas para apertar a tampa.

Imagem
chapas de inox 304 para construir uma celula para testes. são 11 chapas com 0.5x80x100 cada uma. serão ligadas as duas exteriores ao negativo e a do meio ao positivo. as restantes serão neutras.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...


nunca me dediquei a 100% sobre esta matéria..interessa-me mas ainda falta qualquer coisa..no entanto fazem uns tempitos que uma ideia sobre a mesma me anda a "cocegar" os neuronios..e a mesma consiste no seguinte :

porque não fazer o deposito numa forma geométrica angular..hexagonal..octogonal..etc..em aço inox sendo assim o proprio deposito o condutor do neutro e aplicar as placas positivas de acordo com o desenho do deposito ?..

claro que isolamentos etc..teriam de respeitar os principios já aceites..mas esta ideia não daria mais "liberdade" ao desenho do dispositivo ?

abraços
[***************]
hoje durante lembrei-me deste post, e lembrei-me de algo que de certa forma poderá inviabilizar esta ideia.

já li por aí algures que nos geradores de hidrogénio caseiros, o material de maior desgas-te são os eletrodos. a ser verdade,... e não tenho motivos para duvidar, isso é quanto a mim o suficiente para inviabilizar esta ideia. tornaria-se dispendioso a substituição do deposito, cada vez que se substituisem os eletrodos, devido a esse desgaste de ambos,... neste caso.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

experiencia com nova célula, algumas fotos...

Imagem
topo do frasco, tampa em acrilico. record para sair o gás e ligações de cabos eletricos.

Imagem
célula, 11 chapas de 0,5x80x100 cada. positivo ao centro e negativo nos dois expremos.

Imagem
tabua de fundo, varão roscado m6, célula e tampa

Imagem
célula.

Imagem
ainda sem a ligar.

Imagem
despesa energética demasiado elevada, 50 amp. tinha 1 litro de agua e 50 gramas de soda cáustica.

Imagem
com bicarbonato de sódio um consumo energético consideravelmente reduzido, 8,4 contra 50,6. só que a produção de gás baixou consideravelmente. também num litro de agua tinha igualmente 50 gramas de bicarbonato de sódio.

Imagem
uma panorâmica geral sobre o que estive a fazer.
na próxima experiencia vou ligar todas as chapas, metade ao negativo e restante ao positivo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

tal como relatei aqui atrás, com soda cáustica o consumo energético atinjia os 50 ampéres. ora como a bateria é de 45 ampéres, possivelmente terei-a queimado...? alguém me sabe falar sobre a possibilidade disso acontecer? ela ainda esteve ligada com aquele consumo uns 3 minutos +/-. é que hoje na continuidade das experiências não dava nada... acusava tensão de 11.5 volt, mas quando ligada, media novamente e só acusava 2,6 volt.


WindWalker
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
Localização: Amadora, Lisboa

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por WindWalker »

isso deve ter sido apenas uma sobredescarga (overdischarge).

não sei como reage essas baterias a isso, mas se ficar a carregar durante um pouco mais de tempo que 'o normal' não resolve?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por jmal »

flamingo Escreveu:tal como relatei aqui atrás, com soda cáustica o consumo energético atinjia os 50 ampéres. ora como a bateria é de 45 ampéres, possivelmente terei-a queimado...? alguém me sabe falar sobre a possibilidade disso acontecer? ela ainda esteve ligada com aquele consumo uns 3 minutos +/-. é que hoje na continuidade das experiências não dava nada... acusava tensão de 11.5 volt, mas quando ligada, media novamente e só acusava 2,6 volt.
de que bateria se trata ? de arranque ou outra, se for de arranque não deve ter grandes problemas, claro que esses 2.6 volts assustam, mas nada de preocupante em carga.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

jmal Escreveu: de que bateria se trata ? de arranque ou outra, se for de arranque não deve ter grandes problemas, claro que esses 2.6 volts assustam, mas nada de preocupante em carga.
trata-se de uma bateria de carro normal. suponho que de um 1000cc de cilindrada. mais acima ela é visivel nas fotos.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por jmal »

flamingo Escreveu:
jmal Escreveu: de que bateria se trata ? de arranque ou outra, se for de arranque não deve ter grandes problemas, claro que esses 2.6 volts assustam, mas nada de preocupante em carga.
trata-se de uma bateria de carro normal. suponho que de um 1000cc de cilindrada. mais acima ela é visivel nas fotos.

carrega-a bem, tá boa para outra.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

jmal Escreveu: carrega-a bem, tá boa para outra.
na, nada disso. hoje cheguei a casa, medi a tensão e dava 12,45 volt. liguei a "geringonça", medi novamente com a "geringonça" ligada, dava 2,42 volt e sem a célula produzir nada. a par com isso começava a sentir-se um cheiro ao ácido demasiado forte. pifou mesmo...
mas em principio já tenho o caso remediado. amanhã espero ter novidades...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por jmal »

flamingo Escreveu:
jmal Escreveu: carrega-a bem, tá boa para outra.
na, nada disso. hoje cheguei a casa, medi a tensão e dava 12,45 volt. liguei a "geringonça", medi novamente com a "geringonça" ligada, dava 2,42 volt e sem a célula produzir nada. a par com isso começava a sentir-se um cheiro ao ácido demasiado forte. pifou mesmo...
mas em principio já tenho o caso remediado. amanhã espero ter novidades...
mas chegas-te a carrega-la, se deita esse cheiro tem cuidado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Njay »

jmal Escreveu:
flamingo Escreveu:
jmal Escreveu: carrega-a bem, tá boa para outra.
na, nada disso. hoje cheguei a casa, medi a tensão e dava 12,45 volt. liguei a "geringonça", medi novamente com a "geringonça" ligada, dava 2,42 volt e sem a célula produzir nada. a par com isso começava a sentir-se um cheiro ao ácido demasiado forte. pifou mesmo...
mas em principio já tenho o caso remediado. amanhã espero ter novidades...
mas chegas-te a carrega-la, se deita esse cheiro tem cuidado.
ya, as células são capazes de estar sob pressão de gás. as baterias podem rebentar e espalham o ácido por todo o lado. cuidado mesmo.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”