Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.

Nemd
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 13, 2009 3:19 am

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Nemd »

noticia bomba

"eles estavam fazendo um experimento eletroquímico quando descobriram uma altíssima produção de hidrogênio na presença de um composto de sulfeto de molibdênio"
http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0115110421

algum amigo teste isso rápido!

imagino que com essa descoberta da para aumentar em ums 50% a produção de hho com mesmo gasto de energia
e isso ia tornar hho super atrativo

o ideal é que com essa nova descoberta devem ser elegidos aqui os mais dedicados, com mais conhecimento e que tenha ferramentas para fazer modelo funcional
e todos que tiverem informações e ideias irem passando para os tais, gerenciamento do projeto
candidados?
uma enquete para seleção?
com modelo funcionando, espalha se o conhecimento para publicações cientificas, universidades midia etc


andre romao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 22, 2011 1:17 pm
Localização: BRASIL. SAO PAULO -SP

HIDROGÊNIO VIA ELETRÓLISE Molibdênio

Mensagem por andre romao »

5. discussão
os dados apresentados neste trabalho mostram os excelentes resultados obtidos com o
eletrocatalisador de mo, os quais são superiores os encontrados na literatura [1,10]. estes valores
consistem na densidade de corrente, de carga e elevada eficiência, conforme a tabela 2 e a
figura 3.
as condições de operação para realizar a her são confirmadas pelas figuras 4.2 e 4.3
onde em eletrólito bmi.bf4 10 vol.% em água, com potencial de -1,7 v (eqrpt) e temperatura
ambiente é produzido o maior volume de h2 com maior eficiência, em um tempo fixo de reação,
conforme já mostrado na literatura [1].
comparando a eletrólise em meio básico koh 40 m/m.% e meio li, o eletrocatalisador
com melhor desempenho foi o de pt em meio básico, e o de mo em meio li, motivo pelo qual o mo
não foi anteriormente empregado neste tipo de sistema para a produção de h2.
o motivo pelo qual o mo produz três vezes mais hidrogênio em meio li, do que o eletrodo
de pt, foi explicado através dos valores de energia de ativação para a reação de eletrólise da água
na presença destes dois metais. os valores de energia de ativação, ea, calculados foram de 23,40
kj mol-1 para a pt e 9,22 kj mol-1 para o mo. isto comprova que a reação de redução da água é
facilitada quando é utilizado o eletrocatalisador de mo.
8
6. conclusões
o molibdênio, usado como cátodo, revelou ser o melhor eletrocatalisador já testado para a
eletrólise da água. com os resultados obtidos, o processo de produção de hidrogênio teve um
avanço no que diz respeito ao volume de gás produzido em um dado tempo de eletrólise, à
eficiência e ao custo dos materiais utilizados. a diminuição no custo deste processo é
demonstrada pelo fato do custo do mo ser de 0.3$ g-1, sendo 150 vezes mais barato que o custo
da pt, 50$ g-1. este método para a obtenção de hidrogênio é uma alternativa interessante para a
produção industrial deste gás, pelo fato de utilizar condições brandas e materiais de baixo custo.
os resultados obtidos mostram que o eletrólito li é vantajoso, comparado com o eletrólito básico
utilizado atualmente. esta pesquisa ainda não está concluída, pois outros materiais serão testados
neste sistema. os dados obtidos neste trabalho influenciarão na próxima etapa desta pesquisa,
que envolve a construção de um eletrolisador que emprega li como eletrólito.

quem tiver uma placa com superficie de molibdênio e litio para disolver na agua pode testar essa novidade
a tenção para funcionar é de 1,7v.

http://www.ifi.unicamp.br/ceneh/wicac20 ... botton.pdf

esquema de gerador para eletrolise do hidrogenio.
https://docs.google.com/leaf?id=0b4ba69 ... x&hl=pt_br

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos!

Tenho uma questão..

Devido ao baixo valor para se carregar uma bateria com energia residencial, será que não seria melhor carrega-la e deixa-la exclusiva para gerar o HHO no veículo (aqui no Brasil acredito que a carga de uma bateria, com a energia residencial, fica por volta de R$ 0,50)? Assim não precisamos nos preocupar com o custo de combustível que o alternador dará ao alimentar o gerador de HHO.

Perdoem se a idéia é absurda ou se já foi sugerida, é que dei uma lida rápida no tópico agora a noite, pretendo dedicar mais tempo para ler por completo.

Abraço a todos.


freetv6969
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: quarta fev 24, 2010 3:04 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por freetv6969 »

RED BARON Escreveu:
catman Escreveu:a explosão foi mesmo no frasco electrolizador, ainda não tinha montado o corta fogo.
cada vez mais me parece ser uma ajuda viavel a poupança de combustivel, e se for em motores de baixa cilindrada melhor ainda.
quanto maior a cilindrada, maior o alternador e o gerador de hho.

nem sempre amigo, nem sempre
ha casos que funciona ao contrário, principalmente nas viaturas mais recentes.
cumps
free


freetv6969
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: quarta fev 24, 2010 3:04 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por freetv6969 »

Boas

já vi projectos nesse sentido mas mesmo de motorização total com o hho.
aquilo tinha de ter uma certa pressão, etc para o motor começar a mexer.
mas o problema ai é o mesmo do costume, as baterias não duram muito tempo com o uso intensivo, e depois ha o seu custo.
Enquanto não aparecerem baterias decentes essa ideia fica em standy.



fgsouza68 Escreveu:Olá a todos!

Tenho uma questão..

Devido ao baixo valor para se carregar uma bateria com energia residencial, será que não seria melhor carrega-la e deixa-la exclusiva para gerar o HHO no veículo (aqui no Brasil acredito que a carga de uma bateria, com a energia residencial, fica por volta de R$ 0,50)? Assim não precisamos nos preocupar com o custo de combustível que o alternador dará ao alimentar o gerador de HHO.

Perdoem se a idéia é absurda ou se já foi sugerida, é que dei uma lida rápida no tópico agora a noite, pretendo dedicar mais tempo para ler por completo.

Abraço a todos.


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Aless »

fgsouza68 Escreveu:Olá a todos!

Tenho uma questão..

Devido ao baixo valor para se carregar uma bateria com energia residencial, será que não seria melhor carrega-la e deixa-la exclusiva para gerar o HHO no veículo (aqui no Brasil acredito que a carga de uma bateria, com a energia residencial, fica por volta de R$ 0,50)? Assim não precisamos nos preocupar com o custo de combustível que o alternador dará ao alimentar o gerador de HHO.

Perdoem se a idéia é absurda ou se já foi sugerida, é que dei uma lida rápida no tópico agora a noite, pretendo dedicar mais tempo para ler por completo.

Abraço a todos.
Uma bateria de 65 Amperes Hora, por exemplo, consegue armazenar a energia equivalente ao aumento de somente 1HP (à potência do motor) durante apenas 1 hora.

Acrescentem-se as perdas que acontecem na eletrólise, e na queima do hidrogênio, e o ganho de potência (durante apenas 1 hora) torna-se desprezível...

Abraços verdes.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por fgsouza68 »

Grato pelos esclarecimentos amigos!
Até a próxima.


Sergio Mendes
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta fev 14, 2013 6:11 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Sergio Mendes »

Gostei muito desse assunto, esse site é apaixonante rs

Me digam uma coisa, se a mistura trabalhar em alta temperatura, ou em compressao, o processo nao é facilitado ?

Nao seria menos energia para liberar o hidrogenio ? No altomovel nao seria tao complicado ter o composto em alta temperatura fazendo um duto paralelo no radiador

O que acham ?


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Aless »

Sergio Mendes Escreveu:O que acham ?
Nada disso funciona. (embora, por diversas razões, muitos afirmem o contrário...)
Abraços verdes!


freetv6969
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: quarta fev 24, 2010 3:04 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por freetv6969 »

o teu paleio já mete nojo men.
Porque não te limitas a falar do que sabes (ou pensas que sabes) noutros lados??
é sempre o mesmo disco e não passa disso, e deves estar a pedir molho, é que só pode.
mas tu já reparaste que só estas aqui a criticar e de util nada??
já todos sabem a tua opinião, mete lá isso no saco e segue em frente que a vida continua e deixa aqui os burrinhos continuarem na sua.


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Aless »

freetv6969 Escreveu:o teu paleio já mete nojo men.
Porque não te limitas a falar do que sabes (ou pensas que sabes) noutros lados??
é sempre o mesmo disco e não passa disso, e deves estar a pedir molho, é que só pode.
mas tu já reparaste que só estas aqui a criticar e de util nada??
já todos sabem a tua opinião, mete lá isso no saco e segue em frente que a vida continua e deixa aqui os burrinhos continuarem na sua.
A utilidade do que digo está exatamente em mostrar algumas razões técnicas e alertar aos membros do forum sobre as pseudo-soluções apresentadas por vendedores de banha de cobra...

Se discordas do que apresento, tens toda a liberdade para apresentar tuas explicações.

E se não consegues explicar nada, então podes continuar calado (ou esperneando, se assim preferires)...

Abraços verdes a todos!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por serges »

freetv6969 Escreveu:o teu paleio já mete nojo men.
Porque não te limitas a falar do que sabes (ou pensas que sabes) noutros lados??
é sempre o mesmo disco e não passa disso, e deves estar a pedir molho, é que só pode.
mas tu já reparaste que só estas aqui a criticar e de util nada??
já todos sabem a tua opinião, mete lá isso no saco e segue em frente que a vida continua e deixa aqui os burrinhos continuarem na sua.
Atenção a linguagem...

Primeiro aviso para ambos caso venha a acontecer mais dialogos deste calibre a expulsão permanente ou temporaria resolve decerto...

Atenção aos animos e respondam com boa educação ou simplesmente deixem de comentar quando não sabem responder com educação, reportem a informação incorrecta!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


andre romao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 22, 2011 1:17 pm
Localização: BRASIL. SAO PAULO -SP

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por andre romao »

Eu me interessei pelo tópico para entender o processo de produção do hidrogênio.

Mas o seu uso para combustão em motores normais, eu conclui que é o fim da picada.

Os motivos são muitos, baixa eficiência na conversão em movimento mecânico(culpa dos motores atuais), e destruição das peças no interior do cilindro(derretimento e oxidação).

Segue uma proposta eficiente de produzir hidrogênio http://alkimia.tripod.com/curiosidades/hidrogenio.htm
A eletrólise de vapor é uma variação do processo convencional de eletrólise. Uma parte da energia necessária para decompor a água é adicionada na forma de calor ao invés de eletricidade, tornando o processo mais eficiente que a eletrólise convencional. A 2500ºC a água se decompõe em hidrogênio e oxigênio. Este calor pode ser fornecido por um dispositivo de concentração de energia solar. O problema neste processo é impedir a recombinação do hidrogênio e do oxigênio sob as altas temperaturas utilizadas no processo.

Eu cheguei a propor um novo tipo de motor para combustão conforme o tópico.http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=75&t=17172
Serve para melhorar a eficiência, vale a pena ver.


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Aless »

Andre,
o principal motivo é que gasta-se mais energia para produzir o hidrogênio que a energia obtida pela sua queima.
Partindo-se de "água + energia" obtém-se "hidrogênio + oxigênio".
Após a queima, obtém-se "água + energia" novamente.
Não há como um processo que produza água, a partir de água, ser capaz de fornecer alguma energia excedente.
Muito pelo contrário, tal processo vai efetivamente consumir energia, por conta das perdas nas transformações.

Esta conclusão, óbvia, decorre da Lei de Conservação de Energia, e deveria abrir os olhos de quem imagina que vai fazer alguma economia instalando um kit de produção de hidrogênio em seu veículo...

Como informação, a utilização do vapor dágua faz muito pouca diferença no processo de eletrólise.
Tomando-se por base o valor de 2773 graus Kelvin (ou 2500 graus Celsius) para a decomposição da água, vemos que a diferença de energia entre a água a 280K (ou 27 graus C) e o vapor obtido em contato com um motor a 380K ( ou 127 graus C), é cerca de apenas 3.6% (100/2773) da energia necessária para a eletrólise.
Ou seja, 96.4% da energia para a eletrólise ainda teriam que vir da energia útil produzida pelo motor.
Como um motor à combustão interna tem eficiência na casa dos 30%, vemos que para se injetar 1 Joule de energia no motor, precisou-se consumir cerca de 3.3 Joules extras...

Portanto, querer usar hidrogênio produzido no próprio veículo, através da eletrólise da água, é jogar dinheiro fora.

Abraços!

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por marciopinto »

Aless Escreveu:
...
... é jogar dinheiro fora.

Abraços!

Eu gosto de dar opiniões, mesmo que me escrevam que estou errado, estou aqui para aprender.

Mas escrever/explicar/duvidar/etc etc, e no fim escrever a frase acima dita, é estar a manchar quem tenta resolver problemas

Isso mesmo eles TENTAM resolver, tal como cientistas , engenheiros, que gastam MILHÕES DE EUROS que pode dar errado e que muitos deram, mas não desistiram, seguiram em frente.

Termino agora por escrever, se eles querem deitar dinheiro fora, é problema deles e não seu e nem meu.
Dê opiniões, mas não deprecie quem tenta.

Continuações
Márcio


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Aless »

marciopinto Escreveu:
Aless Escreveu:...
... é jogar dinheiro fora.
Abraços!
Eu gosto de dar opiniões, mesmo que me escrevam que estou errado, estou aqui para aprender.
Mas escrever/explicar/duvidar/etc etc, e no fim escrever a frase acima dita, é estar a manchar quem tenta resolver problemas
Quem tenta resolver problemas vai decerto me agradecer, pois vai poupar tempo e dinheiro.
Penso que somente algum doente ou vigarista é que, talvez, se sentiria ofendido.


marciopinto Escreveu:Isso mesmo eles TENTAM resolver, tal como cientistas , engenheiros, que gastam MILHÕES DE EUROS que pode dar errado e que muitos deram, mas não desistiram, seguiram em frente.
Quem quiser tentar alguma coisa "tal como cientistas ou engenheiros" vai, primeiramente estudar o assunto em questão.
E, vindo ao nosso forum, vai evitar gastar estupidamente "MILHÕES DE EUROS"...
Portanto, quem genuinamente está a tentar alguma coisa, talvez possa se valer das informações que dei aqui.


marciopinto Escreveu:Dê opiniões, mas não deprecie quem tenta.[/color]
Não depreciei ninguém - APRENDE A LER português antes de acusares alguém.

marciopinto Escreveu:Termino agora por escrever, se eles querem deitar dinheiro fora, é problema deles e não seu e nem meu.
Verdade? Pois segue abaixo um comentário que tu mesmo fizeste há apenas 3 dias:

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 86#p222686
marciopinto Enviado: quinta set 19, 2013 8:18 pm
marciopinto Escreveu:...
Entrega a mota, estás a perder tempo e dinheiro.
_________________
Márcio
E, para terminar, um comentário do Tó Miguel a respeito do comportamento humano:

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 9003#p9003
Tó Miguel Escreveu:tens toda a razão, o que é necessário, para se ser um bom ecologista, é sermos uns bons HIPÓCRITAS e não termos VERGONHA NA CARA, PARA MANDARMOS OS OUTROS FAZER AQUILO, QUE NÃO FAZEMOS; esta faz-me lembrar, a do carro do ministro, que foi apanhado 215km/h
Abraços verdes a todos!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por serges »

Vamos manter a calma por aqui assim como a educação e civismo..

De outra forma vamos fechar o tópico ficando todos a perderem...

Obrigado

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

Qual a razão deste usuário utilizar cor verde na escrita?

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por marciopinto »

marciopinto Escreveu:...
Entrega a mota, estás a perder tempo e dinheiro.
_________________
Márcio
É verdade que eu disse isso, mas no fim eu calei-me porque também eu não gostaria que me dissessem o mesmo.

PS: não vou voltar a tocar neste assunto
Márcio


andre romao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 22, 2011 1:17 pm
Localização: BRASIL. SAO PAULO -SP

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por andre romao »

Aless Escreveu:Andre,
o principal motivo é que gasta-se mais energia para produzir o hidrogênio que a energia obtida pela sua queima.
Partindo-se de "água + energia" obtém-se "hidrogênio + oxigênio".
Após a queima, obtém-se "água + energia" novamente.
Não há como um processo que produza água, a partir de água, ser capaz de fornecer alguma energia excedente.
Muito pelo contrário, tal processo vai efetivamente consumir energia, por conta das perdas nas transformações.

Esta conclusão, óbvia, decorre da Lei de Conservação de Energia, e deveria abrir os olhos de quem imagina que vai fazer alguma economia instalando um kit de produção de hidrogênio em seu veículo...

Como informação, a utilização do vapor dágua faz muito pouca diferença no processo de eletrólise.
Tomando-se por base o valor de 2773 graus Kelvin (ou 2500 graus Celsius) para a decomposição da água, vemos que a diferença de energia entre a água a 280K (ou 27 graus C) e o vapor obtido em contato com um motor a 380K ( ou 127 graus C), é cerca de apenas 3.6% (100/2773) da energia necessária para a eletrólise.
Ou seja, 96.4% da energia para a eletrólise ainda teriam que vir da energia útil produzida pelo motor.
Como um motor à combustão interna tem eficiência na casa dos 30%, vemos que para se injetar 1 Joule de energia no motor, precisou-se consumir cerca de 3.3 Joules extras...

Portanto, querer usar hidrogênio produzido no próprio veículo, através da eletrólise da água, é jogar dinheiro fora.

Abraços!
A ideia seria um reator para superaquecer o vapor ate temperatura de plasma acima de 2500° os átomos estão separados e um campo magnético os direciona, quando a temperatura diminuir forma o h2 e o2 separado, a temperatura vai aquecer o vapor que entra no reator (transferindo a energia em contra fluxo).
Como aquecer o vapor a essa temperatura? R: Não sei
Como conter e direcionar o plasma? Tem material cerâmico que é resistente à altíssima temperatura, também é isolante térmico e tem o campo magnético que pode ajuda.
Mas isso é só ideia e o veiculo não esta incluído na ideia.

Querer usar hidrogênio produzido no próprio veículo no momento é um grande absurdo, mas quem sabe, muito para o futuro uma invenção mude isso.

Aprender e melhorar sem gastar dinheiro inutilmente é o meu objetivo.

Aless veja o simulador que eu criei nesse tópico http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 72#p223046 talvez alguém possa dar uma opinião sobre o motor DFCVCD, estou procurando quem entende para corrigir possíveis erros.

Abraços.

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”