Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.
Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por RED BARON »

cloretos estão fora de questão. a electrólise de cloretos produz libertação de cloro, que alem de ser venenoso é um poderoso oxidante, a atestar isso fica a placa positiva mesmo que seja de inox. um método muito eficaz para verificar a homogeneidade de ligas inox é submeter uma pequena amostra a servir de ânodo numa solução salina de cloreto de sódio. uma corrente de cerca de 100ma por cm2 põe a descoberto as zonas mais frágeis da liga onde o níquel e o crómio menos abundam ou para descobrir fissuras no material.
quem quiser ganhar uma aposta, aposte com um vizinho de que consegue enferrujar uma colher de inox, se houver aposta ganha. basta um copo com agua e uma colherada de sal dissolvido, duas colheres de inox e uma pilha de 6v ou fonte de alimentação. a colher que tiver o azar de ficar ligada no positivo fica inutilizada mesmo que a experiência só dure uns minutos. o cloro é dos gases mais corrosivos logo depois do flúor.


catman
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado mai 24, 2008 11:27 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por catman »

boas ja tenho algumas novidades.
ontem depois de montar tudo e ter testado com diferentes voltagens ainda fui ver se o gas era mesmo hho e como pergunta voçes? com um fosforo acesso
o resultado estava mesmo a vista, depois de uns estalidos muito engraçados veio o "estalão" (ate fiquei zonzo com o estouro)
moral da historia se alguem estiver a fazer este tipo de experiencia esta proibido de aproximar qualquer chama perto do gas, a minha sorte foi ter o recepiente 99% cheio de agua e a tampa ser de plastico caso contrario estaria a escrever este post ou do alem ou do hospital mais perto.


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por HLopes »

brincar com o fogo é perigoso. brincar com fogo e combustível é mais.

desta já te safaste!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

catman Escreveu:boas ja tenho algumas novidades.
ontem depois de montar tudo e ter testado com diferentes voltagens ainda fui ver se o gas era mesmo hho e como pergunta voçes? com um fosforo acesso
o resultado estava mesmo a vista, depois de uns estalidos muito engraçados veio o "estalão" (ate fiquei zonzo com o estouro)
moral da historia se alguem estiver a fazer este tipo de experiencia esta proibido de aproximar qualquer chama perto do gas, a minha sorte foi ter o recepiente 99% cheio de agua e a tampa ser de plastico caso contrario estaria a escrever este post ou do alem ou do hospital mais perto.
pelo que já li, cuidado com as experiencias!!!...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por jmal »

catman Escreveu:boas ja tenho algumas novidades.
ontem depois de montar tudo e ter testado com diferentes voltagens ainda fui ver se o gas era mesmo hho e como pergunta voçes? com um fosforo acesso
o resultado estava mesmo a vista, depois de uns estalidos muito engraçados veio o "estalão" (ate fiquei zonzo com o estouro)
moral da historia se alguem estiver a fazer este tipo de experiencia esta proibido de aproximar qualquer chama perto do gas, a minha sorte foi ter o recepiente 99% cheio de agua e a tampa ser de plastico caso contrario estaria a escrever este post ou do alem ou do hospital mais perto.
sim cuidado com isso, nunca metas fogo perto do reactor, eu tenho 1 e quando fiz experiências com ele, meti um tubo para dentro de um copo de água afastado do reactor e ai sim brincava um pouco com as explosões.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Njay »

já que estão tanto interessados nisso podem dar uma olhadela aqui:

http://hidrogenios.wordpress.com/
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por RED BARON »

viva.

catman, o frasco a que te referes é o frasco lavador que faz de corta chama, ou foi mesmo onde estão os electrodos?

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por RED BARON »


uma mistura de hidrogénio e oxigénio e, pior ainda, na proporção estequiométrica, é uma mistura literalmente explosiva, só não foi pior porque foram apenas algumas centésimas de grama e o volume inicial (gás) já ser bastante elevado o que originou uma expansão pequena de gases no entanto a velocidade de queima é comparado aos explosivos mais potentes, cerca de 8000m/s, o que origina uma onda de choque bastante forte e parte tudo o que for rígido, vidro mineral, acrílico etc. além do perigo de projecção de material sólido existe um perigo muito grande de sermos atingidos com uma solução caustica capaz de queimar a pele e a retina.
o simples desligar do electrolisador retirando a pinça ou crocodilo que estava a ligar no pedaço de chapa de inox que faz de eléctrodo produz uma faísca suficiente para causar a ignição deste gás.

muita atenção por isso às experiências com este gás, nada de chama ou faísca junto dele.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por jmal »

pois, não se esqueçam que é com isso que os foguetões levantam.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por RED BARON »

e alguns caem aos bocados.
infelizmente já com perdas de vidas humanas.


catman
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado mai 24, 2008 11:27 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por catman »

a explosão foi mesmo no frasco electrolizador, ainda não tinha montado o corta fogo.
cada vez mais me parece ser uma ajuda viavel a poupança de combustivel, e se for em motores de baixa cilindrada melhor ainda.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por RED BARON »

catman Escreveu:a explosão foi mesmo no frasco electrolizador, ainda não tinha montado o corta fogo.
cada vez mais me parece ser uma ajuda viavel a poupança de combustivel, e se for em motores de baixa cilindrada melhor ainda.
quanto maior a cilindrada, maior o alternador e o gerador de hho.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

na busca de mais informações sobre o hho encontrei isto:

http://www.eco-nomica.com/tecnologia.html

e aqui falam que se consegue uma boa quantidade de hho com um minimo de corrente, 1,5 volts.
podem existir novas formas de tirar partido da corrente electrica na produção do hho...
no segundo link do post inicial deste tópico, a certa altura dizem que se consegue melhor produção recorrendo a fio torcido, do que recorrendo a placas de chapa de inox, além de que dá menos trabalho fazer...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por jmal »

isso ajuda em muito, tenho aqui um pequeno reactor e vou experimentar com uma fonte comutada regulada em tensão e corrente que eu desenvolvi para fazer uns testes a baixa tensão, essa fonte é capaz de regular baixa tensão com muitos amperes, talvez o meu bólide a biodiesel passe também a consumir h2 + o.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

há uma coisa que eu não consigo perceber aqui:

Imagem

qual a razão da exixtencia dos dois frascos, um sei que é para produsção do hidrogénio, mas o outro é para que???


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Njay »

talvez seja o "borbulhador".
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


jarcampos
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 23, 2008 10:45 pm
Localização: Chaves

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por jarcampos »

boas
já viram este!!!!! parece credivel...

http://www.horizonfuelcell.com/video.htm

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

estou convencido que aqui no forum este assunto do hidrogénio como ajuda no combustivel não convence ninguém. da minha parte, em principio não vai ficar só por palavras, pesquisas e leituras. irá haver algo mais fisico, mas só lá mais para diante. datas ou previsões, não tenho nenhumas.
daquilo que até agora vi que mais me agradou pela menos pela aparencia (porque fora isso não posso dizer mais nada) foi isto:

Imagem
Imagem

e o site é este:

http://www.hidrogenpower.com/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

encontrei um video no you-tube mas depois "perdi-o" (não soube como podia coloca-lo aqui), onde era explicado que se em lugar de duas chapas de inox colocassemos uma de inox outra de aluminio, com a de aluminio ligada ao positivo, produzia mais gás... alguém tem conhecimento disso?

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por RED BARON »

é perfeitamente verdade que se a a placa positiva for de aluminio produz mais gáz.
mas tem um problema, a placa dissolve-se por completo e o gáz a mais produzido resulta da reacção do aluminio com a agua produzindo hidrogénio e hidróxido de aluminio.
para testar o que estou a afirmar basta introduzir um pedaço de aluminio dentro de um recipiente com agua e soda caústica que este começa logo a desenvolver hidrogénio, nem precisa de ligar à electricidade, basta que a solução esteja bem quente acima de 70ºc.

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”