*Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

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*Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por HighTech »

mas quem è este! que vem para aqui bater sempre na mesma tecla =d> .

os protestos só agora começarão i o mundo esta abrir os olhos .
http://www.youtube.com/watch?v=0do0ejantea

1ns dizem que a culpa è das gazolineiras, outros dizem que è a taxa do cumestivel que o governo impoem que fas aumentar o preço.

quem tem medo nao bate à porta, da mei volta e vai rezar [-o< para que o mundo mude.

è pena! mas a gerra jà começou e sange jà esta a ser derramado.

dois camionistas, um na espanha e outro em portugal foram mortos durante os protestos contra o aumento dos preços dos combustíveis que dispararam na europa.
http://br.youtube.com/watch?v=dxmeps9rpko

na maioria todos jà sabem que o olio è utilisado para a fabricaçao de plasticos e principalmente na roupa e na eletronica, mas ainda nao è esse o maior problema, pois transportar produtos alimentares para outras partes do mundo e mesmo dentro do pais està neste momento a ser dificil.

as companhias petrolíferas sao muito egoístas e hoje em dia elas tem o recorde de lucros mais altos de sempre derivado a duplicação do preço bruto do petróleo [-x .

uns andao em bons carros bebem bom vinho e comem do melhor, o resto come comida (ogm), ou transgénicas e bebem agua da torneira.

é evidente que com os preços a aumentarem, a procura continua, e a oferta deminui, o mundo vai estár sem descanço nos próximos anos.

vamos mudar de sentido i vamos à boa novidade!

o caminho jà esta a ser criado

hidrogênio, produzido a partir de água da torneira, vai tornar-se mais provavelmente o combustível do futuro,e au ser o hidrogênio pode gerar energia para residências, a indústria, e automóveis.

como jà sabemos o honda fcx clarity, e outras marcas jà estao a demonstrar os seus carros a hidrogênio http://www.youtube.com/watch?v=hu2w8xwvnmy =d>

o impacto do hidrogênio vai ser tremenda, abrindo portas fudamentais na economia, politica e nas instituiçoes sociais, nao so nos paises mais desenvolvidos mas sim nu mundo inteiro

as grandes companhias petrolíferas jà estão a investir em um futuro à base de hidrogênio, 3es das maiores companhias petrolíferas estão formando uma corporação para a criaçao de postos de hidrogênio em grande escala mundial.

portanto, a mudança de gasolina para o hidrogénio, é uma coisa que poderia acontecer em breve, até mesmo dentro das próximas duas décadas.

se faltou algum ponto nos i's digaome que eu venho cà polos .
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por HighTech »

engraçado! estava a pesquisar no google e encontrei algumas coisas sobre a produçao de um gerador de hidrogénio

nao encontrei nada onde falava de algas

nao sei como mas atropecei nestes 2is livros
(sao altamente para quem cunhece eletronica e que queira avançar numa experiencia e aprendisagem de como produzir um gerador de hidrogénio)
http://www.ikdoedaarnietaanmee.nl/ebook ... _water.pdf
http://rapidshare.com/files/117585342/h ... verter.rar
pena è estarem em ingles. (quem me dera eu ter tido isto nas maos na altura certa para amostrar o meu projeto acabado) =d>

voltando ao assunto

como podem ver nesta lista estes sao os carros produzidos pelas varias marcas que jà utilisao hidrogénio como forma de energia.

audi a2h2 car
bmw hr2 race car
bmw hydrogen 7
chrysler ecovoyager
daihatsu tanto fchv
fiat panda concept
ford airstream concept
ford explorer fuel cell
ford flexible series edge
ford focus fcv
ford model u
ford super chief truck
giugiaro vadho
gm cadillac provoq
gm chevy equinox fc
gm chevy volt
gm electrovan
gm h2h hummer sut
gm hy-wire concept
gm hydrogen minivan
gm sequel concept
honda fcx
honda fcx clarity
honda puyo
hyundai i-blue
hyundai tucson fcev
kia sportage fcev
mazda 5 premacy re
mazda rx-8 re
mercedes b-class f-cell
mercedes f600 hygenius
mitsubishi nessie suv
morgan lifecar
nissan x-trail fcv
peugeot 207 epure
peugeot h2origin
pininfarina sintesi
suzuki ionis mini
think fc5 car
think nordic car
toyota fchv suv
toyota fine-t (fine-x)
volkswagen hymotion
volkswagen tiguan
vw space up blue

a empresa japonesa genepax co.,ltd apresentou na quinta-feira um protótipo de um carro movido a água. http://www.youtube.com/watch?v=tbm8ogwnpg0
a água é colocada no tanque e um gerador transforma o hidrogênio que retira da água em energia, e segundo a empresa, com um litro de água, o veículo consegue andar a 80 km/h por uma hora.
a genepax agora espera firmar um acordo com alguma montadora japonesa para começar a fabricar o carro.

como jà sabemos o honda fcx clarity jà tem 300 exemplares que forao distribuidos marioritariamente no japao e alguns em california eua, penso que na minha opniao a honda quis lançar um carro familiar com a technologia cel a hidrogênio como exemplo para o resto do mercado automovel, e de ter a noçao que dentro de periudo de 20 anos a industria automovel estarà totalmente virada para a ecologia.

durante os proximos 10 anos que estao para vir as gasolineiras vao comessar a adaptar o hidrogênio e a convertir as estaçoes de serviço para poder dar resposta au publico e favorecer a industria mundial, por enquanto podemos jà estar à espera de mais automóveis híbridos "gasolina-eletrico".

em 2020 mais que a metade dos carros produzidos no mercado automovel utilisao hidrogénio como forma de energia, este sim sera o nosso futuro proximo. =d>
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por HighTech »

porque é o hidrogénio considerado o combustível do futuro

hidrogénio – o combustível do futuro

o hidrogénio é o elemento mais abundante no universo (75%) e também o terceiro elemento mais presente na terra. é incolor e inodoro.

este elemento tem excelentes propriedades tanto como combustível (um quilo de hidrogénio possui aproximadamente a mesma energia que 3,5 litros de petróleo ou 2,1 quilos de gás natural ou 2,8 quilos de gasolina.) quanto como transmissor de energia. pode ser obtido por múltiplas formas bastante eficazes: por electrólise da água; por reforma de álcool e hidrocarbonetos (metanol, etanol, metano, gás natural e outros), etc. assim, é considerado por muitos o ‘’combustível ideal’’.

quando combinado com uma célula de combustível, o hidrogénio oferece uma produção de electricidade silenciosa e de alta eficácia. mais significativo é que se poderia abrir o caminho para uma energia sem emissões em toda parte, de casas até carros. nenhuma tecnologia isolada oferece oportunidades tão amplas.

o hidrogénio, quando produzido por fontes de energia renováveis, a sua utilização através de células de combustível, é totalmente limpa, formando apenas como produtos da reacção água e calor, não havendo quaisquer emissões de partículas, monóxido de carbono, dióxido de carbono (co2), óxidos de azoto (nox) e óxidos de enxofre (sox), que são responsáveis por problemas ambientais tais como chuvas ácidas, problemas respiratórios e pelo aquecimento global do planeta.

sendo assim, o hidrogénio tem um grande potencial ambiental, fazendo parte de um ciclo de vida limpo, tornando-se um sério candidato a substituir a actual economia baseada nos combustíveis fosseis. para que isto seja possível terá que se criar as seguintes infra-estruturas:

. produção de hidrogénio;

. armazenamento / transporte / distribuição do hidrogénio;

. utilização final do hidrogénio.

armazenamento do hidrogénio

os principais sistemas de armazenagem de hidrogénio são:

. reservatórios de gás comprimido

. reservatórios para hidrogénio líquido

. hidretos metálicos (alta e baixa temperatura)

. absorção de gás em sólidos

. micro-esferas

(ver anexo)

vantagens do hidrogénio

1 - veículos movidos a hidrogénio não terão motor a combustão. os motores serão eléctricos, o que evitará a poluição do meio ambiente.

2 - o processo de geração de energia é descentralizado. não será necessário construir hidroeléctricas gigantescas. o hidrogénio pode ser produzido a partir de várias fontes: água, combustíveis fósseis e biomassa. essa produção pode ainda ser feita com o aproveitamento da energia solar ou eólica.

3 - fonte renovável, inesgotável e não poluente. a produção de energia pode ser realizada em qualquer lugar.

4 - a geração de energia por meio de pilhas a combustível é pelo menos duas vezes mais eficaz do que a obtida pelos processos tradicionais.

o hidrogénio na indústria automóvel

"os países ocidentais precisam de uma energia que nos liberte da dependência do petróleo", afirmam entendidos, antevendo que "nos próximos anos vai-se acelerar a revolução no sector energético com a adopção da pilha de hidrogénio".·

na verdade, os grandes construtores automóveis mundiais estão a investir em força no desenvolvimento de protótipos com motores híbridos, que funcionam com combustíveis fósseis (gasolina, gasóleo ou gás natural) e com hidrogénio. em novembro, o consórcio clean energy partnership (cep), formado pelos grupos automóveis bmw, daimlerchrysler e general motors/opel e pelas energéticas bvg, hydro/ghw, linde e vattenfall europe, inaugurou em berlim o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio.·

a bmw chegou a dizer na altura que, em 2010, será possível circular só com hidrogénio, mostrando-se esperançada que até lá todas as grandes cidades europeias tenham postos de abastecimento.


cronograma para o uso do hidrogénio como fonte de energia e combustível: 2002 a 2020

prazo: 5 anos

cenário previsto:
indústria automobilística lança em escala pré-comercial protótipos de veículos movidos a hidrogénio; cresce o número de aparelhos electrónicos que utilizam a energia gerada a partir de hidrogénio.

prazo:10 anos

cenário previsto:
geradores de energia à base de hidrogénio são instalados em unidades residenciais e empresas; começa a produção comercial de veículos que utilizam esse tipo de combustível.

prazo:20 anos

cenário previsto:
a utilização do hidrogénio é disseminada por toda a sociedade, tanto como combustível quanto na geração de energia. o uso massificado do elemento reduz os custos de implantação dos sistemas.

fonte: professor paulo emílio miranda – laboratório de hidrogénio da coppe/ufrj

anexo

reservatórios de gás comprimido

com o desenvolvimento de novos materiais, permitiram o fabrico de reservatórios de armazenagem de gás comprimido que podem suportar o armazenamento do hidrogénio a altas pressões (no máximo de 800 atm). actualmente os custos económicos e energéticos estão muito elevados mas a tecnologia está disponível.

reservatórios de hidrogénio líquido

através de técnicas criogénicas podem ser alcançadas temperaturas muito baixas, tornando possível condensar o hidrogénio gasoso (à volta de -253 ºc). desta forma uma maior quantidade de hidrogénio pode ser armazenada e transportada.

densidade do hidrogénio: 0,071 kg/litro

densidade da gasolina : 0,73 kg/litro

poder calorífico inferior do hidrogénio: 8600 kj/litro

poder calorífico inferior da gasolina: 31700 kj/litro

hidretos metálicos (alta e baixa temperatura)

existem diversos metais puros e ligas metálicas que podem combinar-se com o hidrogénio produzindo hidretos metálicos. os hidretos decompõem-se normalmente quando atingem temperaturas entre os 60 e 70 ºc, e libertam o hidrogénio. assim, o hidrogénio pode ser armazenado numa forma condensada, através de uma compressão relativamente simples. este sistema de armazenamento promete tornar-se seguro e eficiente, mas a razão entre o hidrogénio armazenado e o peso da "esponja do hidreto metálico" necessita de ser aumentada.

absorção de gás em sólidos

a absorção de moléculas de hidrogénio em carbonos activos pode armazenar quantidades interessantes de hidrogénio. tal como hidretos metálicos esta tecnologia promete tornar-se segura e eficiente.

micro-esferas

existem esferas de vidro muito pequenas que podem armazenar o hidrogénio a pressões elevadas, sendo o processo de armazenagem feito com o gás a temperaturas elevadas, no qual o mesmo pode passar através da estrutura de vidro. dependendo da temperatura, o vidro é impermeável ao hidrogénio que está dentro da esfera (baixa temperatura) ou permeável (alta temperatura) de forma a ser libertado.

transporte e distribuição

o transporte do hidrogénio pode ser feita de forma similar ao transporte de gás natural (na forma gasosa de h2).

o hidrogénio gasoso pode ser transferido e distribuído através de condutas (tubos) de hidrogénio longas; durante muitos anos este meio de transporte e distribuição tem sido realizado para fins industriais em muitos países, sem problemas de maior.

a possibilidade de usar pipelines como condutas de gás para transportar o hidrogénio ainda não esta completamento provado devido à alta difusibilidade do hidrogénio.

o hidrogénio líquido é em princípio mais fácil de lidar, mas terá de se manter uma temperatura extremamente baixa de -253ºc através de todo o sistema de armazenamento, transporte e distribuição.

embora só existam actualmente cerca de 700 milhas de pipelines de hidrogénio nos estados unidos da américa, alemanha e inglaterra, o que não representa muito quando comparado com o gás natural, é importante notar que os pipelines de hidrogénio em operação hoje em dia, têm-se revelado fiáveis.

outrora, já existiu na américa um gás chamado "town gas" que era fabricado a partir do carvão e continha tipicamente 50 % de hidrogénio e os restantes 50 % eram composto sobretudo por metano e co2, com 3% a 6% de co. este gás era utilizado para iluminar as ruas ao anoitecer e para o aquecimento e iluminação de habitações da classe média. este tipo de gás é ainda hoje utilizado extensivamente em algumas partes do mundo, tal com a china e outros países asiáticos.

http://www.eq.uc.pt/inovar/hidrogenio.pdf =d>
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

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*o futuro começa com h* =d>

honda uk media resource :: releases :: production of honda fcx clarity begins :
http://www.hondauk-media.co.uk/release/?release=977

honda produz carro movido a hidrogênio em 2008

"o hidrogênio substituirá o petróleo em poucas décadas como a grande fonte de energia para o planeta. ele é limpo, inesgotável e vai virar a sua vida - bem como a de empresas, governos e países - de cabeça para baixo."

no salão de automóveis de tóquio 2007, via-se todos os tipos imagináveis de carros projetados com base numa preocupação ambiental. a honda, porém, saiu na frente, anunciando que começa a produzir o primeiro carro movido com células de combustível de hidrogênio.

o carro chegará a fazer um percurso de cerca de 435 quilômetros a uma velocidade que pode chegar a 160 quilômetros por hora, eliminando apenas vapor d’água. com um preço aproximado de us$ 104 mil, o veículo inicialmente será vendido apenas nos eua e no japão.

o carro esteve à mostra no salão de automóveis de los angeles 2007, e deve acompanhar de perto o design do modelo fcx concept da honda. internamente, o novo modelo acomoda quatro passageiros numa cabine de desenho futurista. no lugar do indicador de nível de combustível, há um medidor de distância, que informa quantos quilômetros você pode ainda percorrer com o hidrogênio que resta no tanque.

o anúncio feito por takeo fukui, presidente e diretor executivo da honda motor company, é um marco na tecnologia automobilística.

as células de combustível são a grande meta do automobilismo ecológico, porque propiciam uma viagem silenciosa, suave e com emissão zero.

a honda vem trabalhando no fcx há mais de cinco anos. o anúncio feito na semana passada, contudo, pegou o mundo do automobilismo de surpresa: as estimativas até agora eram de que um carro movido a células de combustível viável só seria possível em 10 a 20 anos, ao mesmo tempo que o seu preço de venda sugere que o carro da honda será mais barato do que muitos sedãs de renome à venda atualmente.

assim como as dificuldades técnicas há também alguns problemas de ordem prática. o hidrogênio ocupa mais espaço do que o volume de petróleo exigido para um mesmo percurso, o que significa que os tanques de combustível, no caso do hidrogênio, são volumosos. além disso, a falta de infra-estrutura indica que os motoristas não contarão com muitos postos para abastecerem seu veículo com combustível de hidrogênio.

“quando o carro foi inventado, os países não contavam com muitos postos de gasolina”, disse fukui, referindo-se ao problema de infra-estrutura. “quando houver demanda, isso vai ocorrer.”

outras empresas do setor automobilístico também estão competindo para dominar a força do hidrogênio. no ano passado, a bmw produziu 100 carros movidos a células combustíveis de hidrogênio, da série 7 (embora não estejam à venda e utilizam motor de combustão e não uma célula de combustível). e a mazda também apresentou no salão de tóquio o seu novo modelo, o premacy re, modelo híbrido que utiliza hidrogênio.

o premacy está equipado com motor rotativo e pode rodar com hidrogênio ou gasolina, e a partir de 2008 deverá estar no mercado para aquisição pelo sistema de leasing.

o carro pode rodar quase 200 quilômetros com hidrogênio e será usado como parte do projeto hynor, a chamada “rodovia do hidrogênio” na noruega entre oslo e o porto de stavanger. trata-se de uma rodovia “limpa”, com postos de abastecimento em número suficiente para que os carros movidos a hidrogênio possam abastecer sem problemas.

nem todos as montadoras presentes no salão de tóquio acham que o futuro será do hidrogênio. longe dos holofotes e das sessões de fotos, a toyota, a maior montadora do mundo e fabricante do híbrido prius , silenciosamente, na sua pista de testes no pé do monte fuji, vem testando o carro que considera ser o futuro do automobilismo verde.

equipado com um conjunto de baterias do tamanho das usadas pelo prius já existente, o futuro modelo poderá rodar distâncias maiores dos que o prius atual, usando somente eletricidade.

as baterias recarregam da noite para o dia e, segundo a toyota, os gastos para o usuário serão menores, como também as emissões de gases poluentes. a toyota espera que a nova tecnologia solucione um problema que admite que ainda persiste, ou seja, o prius não é tão econômico como muitos carros convencionais.

o protótipo em teste na semana passada estava equipado de baterias de hidreto de níquel, porém, quando o carro estiver à venda, possivelmente em 2009, poderá estar equipado com baterias mais compactas e mais leves de lítio-íon.

a toyota diz que o veículo apresenta duas vantagens. primeiro, ele pode armazenar mais energia, o que aumenta a distância a percorrer. em segundo lugar, o gasto por quilômetro percorrido é reduzido porque a recarga elétrica é bem mais barata do que reabastecer com gasolina ou diesel. o novo prius foi projetado com vistas ao mercado americano, onde alguns proprietários do modelo atual gastaram alguns milhares de dólares na conversão do seu carro, para ser eletricamente recarregável.

um estudo americano recente mostrou que, com o quilowatt-hora custando nove centavos de dólar, nos estados unidos, para um percurso de 48 quilômetros, o gasto do motorista seria de us$ 0,81.

ainda de acordo com a toyota, o novo prius, comparado com o modelo atual, num percurso de 24 quilômetros consegue uma redução de 13% nas emissões de co2.

mas, ambientalmente, esse híbrido poderá oferecer poucos benefícios, a menos que a eletricidade usada venha de uma fonte de energia limpa, como a energia solar, ou não emitir o co2 das usinas nucleares. “do contrário, será só uma questão de mudar a poluição dos carros para as usinas elétricas”, disse scott brownlee, da toyota do reino unido.

os compradores britânicos que não possuem garagem ou uma entrada para automóvel em sua residência, também precisarão superar o impedimento legal de usar um cabo que se arraste pela calçada entre a sua casa e o carro.

http://www.youtube.com/watch?v=pyglukcssv4
http://www.hondauk-media.co.uk/cars/fcx_clarity/
Imagem =d>
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

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o futuro do hidrogénio em portugal – os resultados do projecto hi-po

o projecto hi-po é uma iniciativa nacional financiada pela fundação para a ciência e tecnologia (fct). o principal objectivo do projecto é desenvolver uma estratégia para o hidrogénio em portugal, através da elaboração e avaliação de cenários juntamente com agentes para o futuro do hidrogénio em portugal. estes cenários não pretendem adivinhar o futuro, mas estudar as consequências de futuros possíveis, ajudando assim na tomada de decisões.

a metodologia adoptada baseia-se nas abordagens da iniciativa uk sustainable hydrogen energy consortium (mcdowall & eames, 2006) e no projecto europeu hyways (hyways project, 2008), envolvendo um extenso processo consultivo. o projecto hi-po mobilizou peritos e outros agentes nacionais, representando diferentes áreas desde académicos à indústria, da energia ao ambiente, através de workshops, entrevistas pessoais e relatórios conjuntos.

a primeira workshop contou com cerca de 50 agentes, na qual foram discutidas as tecnologias mais apropriadas para a economia do hidrogénio em portugal. foi esta a base para o conjunto de 5 cenários de hidrogénio identificados no decurso do projecto:

renováveis dominantes – produção centralizada de hidrogénio baseada exclusivamente em fontes renováveis, distribuído por pipelines até estações de abastecimento para transportes, indústrias e residências.

não renováveis e bioenergia centralizadas – produção centralizada de hidrogénio baseada em gás natural e carvão, ambas com captura e sequestro de carbono (ccs), nuclear, biomassa e biogás, distribuído por pipelines até estações de abastecimento, aeroportos e portos para uso nos transportes.

electricidade descentralizada – produção descentralizada de hidrogénio baseada na rede eléctrica, com electrolisadores on-site nas estações de abastecimento para transportes, e nas indústrias e residências para electricidade e calor.

gás natural descentralizado – produção descentralizada de hidrogénio baseada na rede de gás natural, com reformadores on-site nas estações de abastecimento para transportes rodoviários. adicionalmente, centrais a carvão com ccs produzem hidrogénio para abastecer estações de abastecimento e indústrias situadas em seu redor.

pequena escala e combustíveis líquidos – uso do hidrogénio em comunidades remotas baseada em fontes renováveis, essencialmente eólica, solar e biomassa, para co-gerações domésticas e armazenamento de energia para a rede eléctrica. o principal uso do hidrogénio é para a produção de combustíveis ricos em hidrogénio, como o metanol, os quais são os combustíveis dominantes para os transportes rodoviários.

estes 5 cenários foram avaliados em detalhe através de um processo de análise multi-critério envolvendo 18 entrevistas individuais. foi pedido aos agentes que criassem critérios mensuráveis para avaliarem os cenários e lhes atribuíssem um peso.

apesar de nenhum cenário ter sido identificado no processo de avaliação como claro vencedor, os resultados indicam uma preferência pelos cenários baseados em fontes renováveis, focando os transportes rodoviários como principal uso para o hidrogénio. no entanto, a ideia dominante entre a maioria dos agentes é de que o futuro do hidrogénio em portugal não será baseado em nenhum destes cenários em particular mas numa mistura de vários, assegurando assim a diversidade da produção energética tendo em vista o objectivo de segurança do abastecimento presente nas políticas de energia.

a identificação e ponderação dos critérios demonstram que os agentes portugueses estão mais preocupados com os desafios que a economia do hidrogénio tem de enfrentar, ao invés de enaltecerem as oportunidades criadas. isto fica evidente nos pesos atribuídos aos critérios económicos e tecnológicos face aos dos critérios ambientais e de dependência externa.

fontes

as energias renováveis devem ter um papel preponderante na produção de hidrogénio, essencialmente a eólica e a solar. esta é a única forma de assegurar a maximização dos benefícios ambientais associados ao uso do hidrogénio. contudo, diversos agentes consideram que estas fontes não terão capacidade de garantir a produção de grandes quantidades de hidrogénio, para além de serem demasiado caras para um uso disseminado das tecnologias de hidrogénio. outros agentes contrapõem indicando que o rápido crescimento dos preços dos combustíveis fósseis e a internalização das questões ambientais nos preços da energia fará com que as energias renováveis rapidamente se tornem competitivas.

apesar de serem alvo de diversas críticas, os combustíveis fósseis, como o gás natural e o carvão, foram indicados como fontes inevitáveis para a produção de hidrogénio, dada a sua disponibilidade e baixo custo. a presença do ccs foi indicada como vital para ultrapassar os problemas ambientais associados ao recurso a estas fontes. o nuclear foi menos consensual entre os agentes, uns referindo que esta se pode tornar a principal fonte para a produção de electricidade e de hidrogénio no futuro, mas a maioria sublinhando que este está longe de ser uma opção política no curto e até no longo prazo em portugal.

produção e distribuição

não foi observada uma clara preferência pela produção centralizada ou descentralizada de hidrogénio, ambas recebendo comentários positivos e negativos. os defensores da produção descentralizada argumentaram que esta opção será o futuro da produção energética, essencialmente quando baseada em fontes renováveis. mas várias críticas incidiram sobre o cenário ‘3. electricidade descentralizada’ indicando o número de conversões energéticas necessárias, reduzindo assim a eficiência global do sistema.

em relação às tecnologias de produção, a electrólise foi várias vezes referida como factor limitativo para a economia do hidrogénio devido à sua baixa eficiência. um forte desenvolvimento deste processo foi sublinhado como sendo essencial para a afirmar a produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis, em contraste com a reformação, já competitiva actualmente, o que permite que o gás natural seja um fonte importante para o hidrogénio no curto e médio prazo.

usos

o transporte rodoviário destaca-se como o principal uso para o hidrogénio. este é o sector onde existem maiores dificuldades em encontrar substitutos para os combustíveis fósseis. alguns agentes mencionaram os combustíveis líquidos como concorrentes do hidrogénio puro, dadas as maiores facilidades logísticas e o mais avançado estado de desenvolvimento destas tecnologias.

as co-gerações industriais e domésticas forma menos consensuais. parte dos agentes defendeu que o uso de pilhas de combustível seria por si só um grande ganho de eficiência no processo, ao passo que outros preferiram destacar a baixa eficiência decorrente das muitas conversões contempladas, da electricidade para hidrogénio e depois de volta a electricidade e calor ou do gás natural para hidrogénio, ao invés de o usar directamente para a produção de calor, por exemplo.

o armazenamento de energia a partir de fontes renováveis, aproveitando a produção em horas de vazio, foi igualmente controverso. por um lado os agentes viram a possibilidade de armazenar energia sob a forma de hidrogénio como uma oportunidade para a estabilização da produção de electricidade, mas por outro lado a opção pela bombagem nas hidroeléctricas foi vista como uma solução mais adequada.

barreiras e oportunidades

as principais barreiras identificadas à economia do hidrogénio foram os custos e o desenvolvimento tecnológico de muitas das soluções integradas nos 5 cenários. foi dada uma maior importância a estes critérios do que aos ambientais e aos de segurança do abastecimento. isto parece indicar que as atenções devem ser centradas nestas áreas, quer nas tecnologias, promovendo a investigação & desenvolvimento para permitir tecnologias mais eficientes e menos dispendiosas, quer nos custos, fomentando políticas de apoio a este vector energético.
os custos penalizaram os mais ambiciosos cenários centralizados, mas alguns agentes realçaram que os custos são um falso problema na escala temporal considerada, dado que os preços crescentes dos combustíveis fósseis e a internalização das questões ambientais permitirão que as tecnologias mais sustentáveis se tornem competitivas.

o ambiente e a segurança do abastecimento foram destacados como as principais forças motrizes para a economia do hidrogénio, principalmente devido à substituição dos combustíveis fósseis. esta imagem positiva é o principal motivo pelo qual os agentes entrevistados não consideram que a aceitação pública possa vir a ser um factor limitativo à introdução do hidrogénio como vector energético em portugal.

referências bibliográficas:
hyways project (2008) http://www.hyways.de, acedido em 29.04.2008
mcdowall, w. & eames, m. (2006) towards a sustainable hydrogen economy – a multi-criteria mapping of the ukshec hydrogen futures, uk sustainable hydrogen energy consortium, policy studies institute, london.

opniões generalizadas:
rui pimenta e tomás rei fernandes
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

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jà esta tudo previsto em termos de preços para varias matérias combustíveis futuras, tambem estudos de mercado, sociológicos e sobre consumismo global tem vindo a ser monotorizados e investigados.

uma enorme transformação tem vindo a intensificar cada vez mais o estatuto próprio de cada cidadão derivado a diferentes manifestações onde a insatisfação è constante, isto faz com que as petroliferas controlem a sua produção e que mantenham os preços a um nível alto, isto para que a porcentagem de lucro não baixar.

a água sera sempre uma fonte de energia que todos os cidadãos podem utilizar para seu benefício a preço reduzido ou atè gratis o resto sao historias da carochinha.

os revolucionarios individuais estao por todo lado e vão passando as suas invenções e instruções de como utilisar a àgua como combustível limpo, agora so falta que a consciencia colectiva nao torne as pesoas em verdadeiros ignorantes.

basta notar bem no que se esta a passar à nossa volta està tudo là à frente de nos todos os dias em todo momento, escrito, falado e lido o mundo esta a mudar e a crise so existe para alguns mas tu nao escolhes nada e poucos ditão o teu futuro, governantes e eqipas de sociólogos independentes estipulam as leis novas e as que estao em constante mudança, patrões e empresários das maiores empresas criam e desenvolvem as novas tendencias, e os bancos fazem das pessoas escravos do seu proprio salário durante anos sem fim.

agora os projetos para o desenvolvimento de uma infra estrutura capaz de produzir hidrogênio em portugal e de eventualmente produzir carros inteligentes movidos a h2o power made in portugal nada.

va mais um imposto sobre o hidrogênio o elemento mais abundante do universo vamos todos ficar ricos. =d>

por sr.vtec = hightech em segunda jun 23, 2008 12:22 pm
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civic
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por civic »

como se disse no outro tópico, é tudo muito bonito na fase de andar com o hidrogenio, o problema é a sua obtenção.
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por HighTech »

sim por enquanto a sua obtenção tornase caro pelos metodos correntes tradicionais, sei que existe uma equipe de technicos no japao que estao na vanguarda no que diz respeito a esse assunto tenho de rever os pdf's que tenho para ver se recupero a decumentaçao traduzida de um dos relatorios que publicarao onde aplicando os métodos desenvolvidos por eles que estao ainda neste momento em pequena escala reduz drásticamente o custo do processo de obtenção de hidrogenio.
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por tiago_eco »

o hidrogenio é o futuro a longo prazo. a médio prazo o futuro é electrico. e quando a solução passar pelo hidrogenio, os carros electricos já estarão tao desenvolvidos ( as baterias ) que ninguem vai ousar dar 50 mil euros pela tecnologia caríssima do hidro.

a revoluçao é electrica amigo
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!


civic
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por civic »

o hidrogenio não deixa de ser electrico, pode é ser de combustão, o que não lhe dou muito futuro, mas vamos aguardar.
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por tiago_eco »

nem o obama acredita nos carros a hidrogenio. canalizou a maior parte dos fundos para desenvolver a tecnologia dos electricos..
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por HighTech »

queros factos, documentaçao, provas, registos tudo que possa interessar, e nada de hipóteses, teorias e mitos

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gryphus
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por gryphus »

e fez o obama muito bem, pois acredito sinceramente que se nos quisermos ver livres (pelo menos um bocadinho) do cartel das petrolíferas, é nos eléctricos que temos de apostar e não no hidrogénio, até porque se hoje em dia quem quer andar a gpl tem de ostentar um dístico que mede cerca de 20x15cm para avisar toda a gente que aquele carro é "perigoso", então com os veículos a hidrogénio esse dístico teria de ter pelo menos o triplo do tamanho
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por tiago_eco »

hightech Escreveu:queros factos, documentaçao, provas, registos tudo que possa interessar, e nada de hipóteses, teorias e mitos
eu gosto é de gente que quer provas e não fala sem estar devidamente documentado.

"(...)obama encerrou um programa para desenvolvimento de carros a hidrogénio, que só emitem vapor de água de seu escapamento, no valor de us$ 1,2 bilhão..."
veja mais em
http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=3098
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por jmal »

o hidrogénio tem muitos problemas para resolver, a eficiência de obtenção e do seu consumo, depois tem ainda outro problema maior, que é o seu armazenamento, só se consegue armazenar hidrogénio em conta em depósitos a a temperaturas muito abaixo de 0 ºc para evitar as altas pressões a que se trabalha. mas também acredito que esteja incluído num futuro próximo, neste momento estou a pensar num extensor de autonomia para a minha scooter a célula de combustivel, usando uma célula de pequena potência com um pequeno reservatório, assim essa célula pode estar sempre a repor a carga da bateria e ter uma autonomia de várias centenas de kms sem ser preciso tomada 220v. o preço destes equipamentos, nomeadamente as pem(membranas protónicas) é que travam isto tudo, toda a gente tem para vender a preços de gigante mas ninguém vende.
Cumps Inovadores
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por HighTech »

tiago_eco Escreveu:
hightech Escreveu:queros factos, documentaçao, provas, registos tudo que possa interessar, e nada de hipóteses, teorias e mitos
eu gosto é de gente que quer provas e não fala sem estar devidamente documentado.

"(...)obama encerrou um programa para desenvolvimento de carros a hidrogénio, que só emitem vapor de água de seu escapamento, no valor de us$ 1,2 bilhão..."
veja mais em
http://carroonline.terra.com.br/index.asp?codc=3098
se ao menos tivesses escrito o titulo dessa tua pesquisa "governo obama “mata” carros a hidrogênio" os amiricanos matao tudo!
hydrogen and fuel cells in transportation – the future is arriving
edward b. cohen
american honda motor co., inc.
june 12, 2009

outra coisa, estas a olhar no sentido contrario virate agora em direçao da asia japao!
japan’s approach to the commercialization of fuel cell/hydrogen technology
atsushi yamamoto
october 28, 2008
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civic
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por civic »

só te falta dizer que o japão está virado para os states, pois são os americanos o principal alvo dos japas.
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por HighTech »

2008 creating a truly humane civilization
the honda foundation
2008 annual activity report
www.hondafoundation.jp

the next-generation vehicle and fuel initiative
about the next-generation vehicle and fuel initiative
conclusion the next-generation vehicle and fuel initiative
the next-generation vehicle and fuel initiative
ministry of economy, trade and industry
may 2007
japan automobile research institute (jari)
www.jari.or.jp
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

Mensagem por HighTech »

civic Escreveu:só te falta dizer que o japão está virado para os states, pois são os americanos o principal alvo dos japas.
civic nao estou a preceber o que queres dizer com este comentario esplicate là melhore sff!
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civic
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Re: *Nova Revolução Energética*Hidrogénio*

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o mercado alvo dos japoneses é o americano.
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