BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

tudo que procurei nos topicos do forum foram insuficientes para orientar a experiencia. diante disso, debrucei-me sobre a mesa para conseguir realizar o bd.
fiz a titulação usando 10 ml de alcool isopropílico, 1 ml de banha de porco e 2 gotas de red phenol. antes preparei a pocao magica do fry, com 1 gr de hidroxido de sodio diluido em 1 litro de agua destilada.
fui para a titulação:
a mistura álcool isopropilico+banha de porco, ofereceu uma mistura acida, ph +- 6,8.
quando coloquei 3 gotas da pocao magica, a mistura virou um rosa e manteve-se rosa por uns 15 seg. testei o ph e deu +- 8,0.
isso bateu com uma informacao de um colega do forum, que disse ter a banha de porco pouca coisa a corrigir.
como os protocolos indicam 5g/litro de oleo, e foram necessários apenas 4 gotas da pocao do fry, o que daria 22% de 1 grama desconsiderei esse valor e utilizei como referencia as 5 gramas de hidroxido de sodio.
aqueci 1 litro de banha ate 55 graus.
preparei o metoxido usando 220 ml de metanol + 5g de hidroxido de sodio em escamas. nuns 15 minutos estava tudo dissolvido.
coloquei entao o metoxido no oleo aquecido a 55 graus, e um aparelho mexia o oleo + metoxido.
apos uns 10 minutos, percebia-se uns 200 ml por cima da mistura de oleo + metoxido. mistura essa transparente, transparente como a agua ( ou metanol ).
o misturador ficou a mexer durante 2 horas, mantendo a temperatura constante em 50 graus.
ao fim das duas horas, desliguei o misturador e pus a descansar a mistura.
nao aparece nenhuma evidencia de que va se transformar em bd.
peguei uma amostra desse liquido transparente que estava por cima do oleo, embebi num barbante e pus fogo. ateou fogo como diesel, com chama amarela e fumaca preta.
fiz a mesma coisa com o metanol: este queimou porem com chama quase imperceptivel.
na parte abaixo do oleo amarelado, nao evidencia-se nenhuma glicerina como se ve nas experencias com oleo vegetal.
no liquido transparente, introduzi com uma seringa, 1 ml de metanol. achei que o metanol correria para ficar abaixo do ?bd.
para minha surpresa, ele misturou-se ao liquido transparente que la esta'.
o pouco conhecimento de quimica que tenho, me diz que tem algo errado, pois se o liquido transparente e' metanol, como ele pode ficar por cima do oleo ?
seria a banha de porco um tipo diferente de oleo ?
quem puder contribuir, anexe um post para suscitar o debate, pois tem muito pouco conhecimento sobre essa materia divulgada no forum.

saudacoes

luciano

e.t. todos os procedimentos foram feitos com uso de epis
Última edição por Luciano Kaefer em sábado set 15, 2007 9:54 am, editado 4 vezes no total.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

ola

não tenho nenhuma experiência em biodiesel de origem animal, contudo há um membro do forum que te pode responder, por aproveitar esse tipo de matéria. acho que o processo está todo correcto. o bd de origem animal é muito mais translúcido e foi o que obtiveste.

a glicerina é o liquido mais amarelado que se depositou no fundo.

podes colocar imagens para dar exemplo a quem consulta o forum.

abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

esqueci de referir o teste da garrafa. tenta fazer 50/50/ bd/agua e deixa assentar. em 15 minutos a separação é completa, e sem layer no meio, apesar do bd ficar um pouco turvo.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

fry:
o problema é que a quantidade do liquido transparente ( até que tenha certeza, não chamarei aquilo de bd), é de +- 20%, o que me leva a pensar ser este líquido o próprio metanol.
e o líquido amarelo que esta embaixo, representa 80% do total.
lembrando que a banha de porco solidifica lentamente após o resfriamento.
assim que tirar umas fotos eu posto aqui no forum.
saudações
luciano
Última edição por Luciano Kaefer em domingo jul 01, 2007 12:47 am, editado 1 vez no total.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

essa banha de porco é isenta de água?

tens de rever o processo, as percentagens não correspondem.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

fry:
banha totalmente isenta de agua.
aqui na fazenda, produzimos porcos em larga quantidade. entretanto, a banha e' um subproduto de pouca utilidade comercial, pois sao poucas pessoas que apreciam sua utilidade na culinaria.
porisso nosso empenho em aproveitar essa produto, mas na literatura poucos sao os trabalhos sobre bd com gordura animal.
minha esperanca e' trocar ideias com os colegas e fazer experiencias e ir relatando no forum, para que em pouco tempo seja materia dominada por todos.
saudacoes
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

tentei... mas existe limitacoes linguisticas.
no maximo um espanhol escrito...
esperanca minha e' aqui mesmo. vamos aguardar os colegas que gostam de desafios.
eu posso fazer aqui todo o tipo de experiencia e relatar passos e resultados.
saudacoes
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Resultados apos 12 horas

Mensagem por Luciano Kaefer »

passadas 12 horas de decantacao, aquele liquido transparente de aproximadamente 200 ml que estava na superficie, virou um bloco solido branco, como parafina, mole, entretanto, podia ser cortado com faca.
retirado um pequeno pedaco desse solido, coloquei fogo e queimou como se fosse alcool. apos a queima, ficou uma camada de gordura no chao, que nao queimou.
retirei uma amostra do liquido amarelo que estava abaixo dessa placa branca, coloquei fogo e nada aconteceu.
algum colega pode com esses dados dar uma opiniao ?
saudacoes
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Refazer tudo de novo!

Mensagem por Luciano Kaefer »

diante dos resultados negativos, refiz todos os procedimentos.

identifiquei que a soda colocada no metanol, acabava resultando em media 35% de cristais de soda que nao se dissolviam.
entao, ao inves de 5g/litro, coloquei 8g/litro de soda.

apos a reacao, transferi o metoxido para um outro vidro e pesei os cristais que nao reagiram, afim de constatar que os 35% que coloquei a mais estavam corretos.
apos a pesagem, tinha 3g de cristais nao dissolvidos.

aqueci o oleo 'a 55 graus. acrescentei o metoxido e coloquei para agitar durante 2 horas, mantendo a temperatura sempre constante.

no final do processo, adicionei 5% de agua e coloquei todo o conteudo dentro de uma garrafa para decantar a glicerina.

os 20% que coloquei de metanol resultaram em 20% de glicerina.

o liquido que ficou em cima, o biodiesel, ficou turvo, como sumo de maca.
Imagem
depois de varias lavagens, continuou turvo. a glicerina decantada atingiu a base da fita vermelha.
quando o coloquei numa panela para aquecer e fazer a secagem, em questao de 1 minuto o liquido, que estava turvo, ficou cristalino.

abaixo a imagem do resultado final

saudacoes


luciano

Imagem
Última edição por Luciano Kaefer em segunda jul 02, 2007 11:51 pm, editado 1 vez no total.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

isso seria porque existiriam micro bolhas de ar, e quando aqueceste elas desapareceram todas.. será isso??
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

escalavardo:
nao sou expert em quimica, e nao sei o que esta por tras das reacoes.
o que me chamou a atencao, foi que: depois de colocar 5% de agua no fim do processo, o bd tornou-se turvo. voltou a ser cristalino somente depois que aqueci no fogo. antes de aquecer a ponto de secar o bd.

um colega do forum, indicou-me a pegar uma amostra do bd, acrescentar 1/4 de agua e colocar em uma garrafa, sacudindo bem.
se houvesse uma separacao total da agua e bd, poderia ser colocado no motor.
essa separacao ocorreu 100%, porem, aquele bd que ja estava claro, como na foto anterior, ficou novamente turvo.
drenei a agua e o aqueci no forno de microondas. voltou a ficar cristalino.

nao saberia explicar a reacao que ocorreu, mas temos que levar em conta que trata-se de experiencia em gordura animal.

gostaria de chamar a atencao dos colegas para o potencial da gordura animal no bd. lembrem-se da quantidade de frigorificos, dos sebos bovinos que diariamente sao produzidos. fonte inesgotavel de bd.

saudacoes

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Funcionou!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

hoje, finalmente, fomos ao teste de campo.
retirei a mangueira do tanque do trator e a coloquei dentro de uma garrafa com b50, feito com banha de porco. funcionou perfeitamente, para surpresa geral dos empregados da fazenda, que nao acreditavam ser possivel transformar gordura animal em biodiesel.
queria aproveitar para agradecer 'a todos que colaboraram com informacoes e correcoes, ao fry,barbas, escalavardo, red baron, miguel e tantos outros que deram seus palpites, auxiliando no desenvolvimento e ajuste para a gordura animal, cujas informacoes no forum realmente eram poucas.

a saga agora continua. daremos inicio 'a producao em escala maior e paralelamente as pesquisas, agora com sebo bovino. assim que iniciar, posto novas mensagens para aprofundar conhecimentos.

saudacoes

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

ola

a partir de agora terás de ter cuidado com a filtragem desse bd de origem animal...pode sair um porco ou um boi pelo escape
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

ficou com muito bom aspecto luciano

vai dando noticias

abraço

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

aquele biodiesel que ficou cristalino, que mostrei na foto anterior, coloquei dentro da geladeira, a' 3 graus celsius, durante 8 horas.
ficou branco como se fosse leite.
claro que e' o efeito da temperatura baixa. ja li relatos no forum, advertindo para a necessidade de misturar o bd de origem animal, com no minimo 50% de diesel de petroleo.
amanha posto as fotos, deste liquido branco e do que vai formar-se apos voltar 'a temperatura ambiente.
repetirei os testes de separacao da agua, translucidez.
informo amanha ( quarta-feira )
saudacoes
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

apos o procedimento de colocar o bd na geladeira, 'a 3 graus celsius e o bd ficar completamente branco, como se fosse leite, hoje pela manha coloquei ele novamente numa panela para aquecer.
em instantes ele ficou translucido novamente.
apos esse periodo de translucide, ele ficou levemente turvo, bem inferior ao aspecto de sumo de maca da foto que postei anteriormente.

nao consegui uma foto que mostrasse essa diferenca de translucidez, mas posso afirmar que ela existe e que hoje, aqui na minha cidade, fez um frio de 7 graus celsius. estou vendo o litro do bio, na minha frente, com uma leve opacidade, porem o teste de mistura-lo num litro com um pouco de agua, manteve-se a separacao total dos elementos ( agua e biodiesel ).

sabemos que o biodiesel feito com gordura animal, deve ser misturado 'a pelos menos 50% de diesel petrolifero principalmente no inverno.

li alguns relatos de ponto de nevoa do bd animal.

caso alguem tenha informacoes 'a adicionar, por favor poste sua opiniao, pois bd feito com gordura animal sao escassas as informacoes.

saudacoes

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

incalculavel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quarta dez 20, 2006 4:19 pm
Localização: Portugal

Mensagem por incalculavel »

luciano,
identifiquei que a soda colocada no metanol, acabava resultando em media 35% de cristais de soda que nao se dissolviam.
entao, ao inves de 5g/litro, coloquei 8g/litro de soda.

apos a reacao, transferi o metoxido para um outro vidro e pesei os cristais que nao reagiram, afim de constatar que os 35% que coloquei a mais estavam corretos.
apos a pesagem, tinha 3g de cristais nao dissolvidos.
colocas a soda e nao misturas? simplesmente deixas dissolver? se efectuares a mistura, ele vai dissolver completamente...

já fiz vários testes com gordura de leitao, e tem corrido bem, só que tenho usado um pouco mais de metanol (30%), para tentar evitar que a glicerina fique completamente sólida.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

incalculavel Escreveu:luciano,

colocas a soda e nao misturas? simplesmente deixas dissolver? se efectuares a mistura, ele vai dissolver completamente...

já fiz vários testes com gordura de leitao, e tem corrido bem, só que tenho usado um pouco mais de metanol (30%), para tentar evitar que a glicerina fique completamente sólida.
ao colocar a soda, nota-se imediatamente a reacao da soda, transformando-se em metoxido. como tratava-se de volume pequeno, agitava no proprio vidro, deixando repousar por intervalos de uns 2 minutos e voltava a misturar, ate' o momento em que os cristais de soda nao mais reagiam.

acho que o problema de elevar a quantidade de metanol e' o seu custo, principamente se voce nao destilar para recuperar o metanol.

qual a quantidade de gramas/litro de soda que vc tem usado na banha de porco ? qual a procedencia dessa soda ( laboratorio ou as que compramos nas lojas de materiais de construcao ? )

amanha vou fazer um teste de matanol 'a 15%. ja vi um produtor aqui do brasil que esta usando essa medida e esta dando certo.
assim que obtiver os resultados, posto aqui no forum.
saudacoes

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”