BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal

Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

pode deixar que coloco os resultados. se não me engano você (lobão) e o luciano são brasileiros. onde compraram os reagentes (metanol, isopropanol, naoh) os materiais (epis, filtros, balança de precisão, etc)?
já procurei em algumas empresas e não obtive resposta.
abraço.
carlos filho.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

realmente sou brasileiro, gaúcho, moro quase no estremo sul do rio grande do sul (pelotas, rs)!

quantos aos produto químicos tenho conseguido nas lojas especializadas, tenho tido dificuldades em conseguir o metanol a preços bons, mas se você precisa de quantidades grandes pesquise em são paulo e rio de janeiro !

a balança de precisão não tenho, quando preciso de pesar pequenas quantidades recorro a um amigo.
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

olá, espero que estejam todos bem. há alguns dias tentei produzir bd com 500 ml de óleo novo, 3g de naoh e 110 ml de etanol. no início imaginei que iria dar reação, más comecei ver uma espuma branca e no final obtive uma substância branca com outra mais escura e gelatinosa. adicionei 2 colheres de sopa de sal e agora essa substância (antes gelatinosa) está voltando para fase líquida, existe algum processo capaz de recuperar essa substância (lavar, adicionar talco, areia diatomácea)?
abraço
carlos filho.
ps.: alguém tem alguma novidade sobre a desidratação do etanol???

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá carlos:

eu e o lobão somos brasileiros. eu moro numa fazenda, próxima à porto alegre e o lobão mora em pinheiro machado, próximo à pelotas.

tenho os locais onde consigo metanol com preços de r$ 2,50 o litro.
novidades sobre a desidratação do etanol: por enquanto nenhuma. existem algumas técnicas, como as peneiras moleculares ( caras ), que tornamsua aplicação impraticável.

para poder ajudar no bd que tentaste fazer, precisamos saber a descrição do método.
à primeira vista, parece-me que usou o dobro de naoh que precisavas, já que para óleo novo, a base é 3g por litro. como fizeste 500 ml, e usaste a mesma dosagem, parece que provocaste uma emulsão, contornada com o sal.

que tipo de óleo usou ? vegetal ou animal ? são informações importantes para a gente poder ajudar.

lobão, pelotas é brincadeirinha...

O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

luciano kaefer Escreveu:lobão, pelotas é brincadeirinha...
é mesmo brincadeira luciano enquanto todo estado sofre de estiagem pelotas mergulha na água!!
mas mano velho como está a lavoura de milho, a de arroz com certeza esta boa apesar do verão não ser muito quente este ano
carlos filho Escreveu:no início imaginei que iria dar reação, más comecei ver uma espuma branca e no final obtive uma substância branca com outra mais escura e gelatinosa.
carlos filho, as vezes que usei etanol aconteceu a mesma coisa!
mas não só usaste o dobro de naoh, certamente o álcool não estava livre da presença indesejável da água. mas relata como secaste o etanol, os melhores resultados que obtive para desidratar o álcool foi com etilenoglicol, mesmo assim ainda não consegui uma reação com o etanol, se puderes posta uma foto dessa experiência!!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

as lavouras estão na boa. aqui choveu o suficiente ( diferentemente da região de santa rosa ).
estamos colhendo o milho e logo o arroz. no arroz, será uma das melhores lavouras que já tivemos.

não tinha percebido que o carlos filho tinha usado etanol no processo. emulsão na certa!
resta ele contar se conseguiu transformar o etanol em 100% puro. se, e como conseguiu isso.

pelotas tem água. mas excesso é tão ruim quanto a falta.

e o capão lobão ? deixa de ser muquirana. tenho 1 quarto e duas paletas, além das costelas. 1 quarto saiu na semana passada. além disso, tenho uma conserva de butiá que é uma maravilha.

crie coragem lobão. venha pros pagos do lado de cá!

te arrumo pouso, carne de 1ª e trago à vontade, vale até trazer a patroa, para as duas conversarem enquanto liquidamos com o butiá.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

mano velho pode deixar, quando algumas coisas se resolverem irei aí com a patroa e a minha princesa, mas capão é por minha conta, o pior é que já ta terminando a safra do butiá !!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

poi aqui também terminou a safra do butiá, mas está tudo mergulhano no etanol. não é puro, tem água, mas não dá emulsão, apenas roda a cabeça.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

olá, espero que estejam bem. lobão, infelizmente não tenho tanta experiência em pc, mas vou aprender a usar mais e postar algumas fotos. luciano, usei etanol mas, como já foi mencionado, não deu reação, obtive uma espuma branca na parte superior e uma substância gelatinosa na parte inferior, adicionei 2 colheres de sopa de nacl e a substância gelatinosa está voltando ao estado líquido, vou lavá-la e tentar reprocessá-la. essa semana (19/02) recebi duas amostras de talco e uma de areia diatomácea da brasilminas, estou começando a fazer os testes.
semana passada aconteceu um fato interessante, adicionei cao a uma certa quantidade de etanol e através de um colega, levei uma amostra para centrifugar num laboratório. tudo aconteceu como esperado, quando o tubo contendo a mistura saiu da centrifugadora estava bem mais límpido. mais dois dias depois, o conteúdo de outro tubo (não centrifugado) apresentava-se mais cristalino do que o que foi centrifugado! é, no mínimo interessante...
vi em algumas postagens (não lembro o tópico) que uma pessoa conseguiu produzir bio através da rota etílica colocando 1% de cao (em volume) dentro do reator. imagino que poderíamos fazer um cáculo mais preciso:
1 - calcular a quantidade de cao que desidrata corretamente 1 ml de h2o formando ca(oh)2(imagino que essa quantidade seja 3,11g)
2 - com um densímetro, encontrar a densidade do etanol.
3 - através de uma tabela comparativa (existentente no fórum), encontrar a porcentagem de água no etanol.
3 - se, por exemplo, a mesma for de 8% (8 ml de h2o em 100 ml de etanol), adicionar 24,88 g de cao (para 100 ml) tomando sempre a precaução de tampar o recipiente para o etanol não retirar vapor de água do ar.
4 - preparar o etóxido e seguir os procedimentos normais para a produção de bio.
vou começar a fazer os testes, variando os reagentes e os processos de produção. produzir bio com metanol a 2,50 o litro (sem contar o preço dos materiais, epis, demais reagentes e do reator) é inviável.
abraço.
carlos filho.
ps.: esse filtros de postos de combustíveis são muito difíceis de se conseguir? como conseguiram os de vocês?


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

olá, espero que estejam todos bem. consegui produzir meu primeiro bd através da rota etílica (de péssima qualidade, mas já é um começo), e desde já agradeço à vocês, principalmente aos que me ajudaram diretamente.
moro numa cidadezinha pequena e não tenho acesso à materiais (balança, termômetro, etc)e reagentes químicos (isopropanol, metanol, etc), mesmo assim, fui a luta.
- com um medidor pequeno calculei a quantidade de cao que se dissolve em 1 ml de água.
- deduzi que se o naoh age como catalizador (já é do conhecimento de todos), ele apenas acelera a velocidade da reação, então diminui sua quantidade para correr menos risco de formar sabão, já que usei etanol.
- dissolvi o naoh em metade do etanol utilizado.
- dissolvi todo o cao na outra metade (considerando a água do álccol dos dois recipientes).
- juntei os dois recipientes e misturei bem, totalizando cerca de 110 ml (resolvi usar um pouco a mais de álcool pelo motivo de este ter água, sendo necessário um volume maior do mesmo para dar o volume de álcool puro necessário a reação.
- aqueci o óleo
- juntei o etóxido
- deixei agitar por cerca de 20 minutos (usei um liquidificador velho)
- deixei decantar por 12 horas.
no final a glicerina (bem líquida e fina) estava em cima e o biodiesel embaixo. imagino que isso aconteceu por que quando adicionei o etóxido no óleo houve borbulhas (óleo muito quente - outro erro meu por que não tenho termômetro - e parte de etanol deve ter evaporado), por isso adicionei mais etanol e mais um pouco de cao. esse excesso de etanol, não necessário a reação, ficou dissolvido na glicerina (que ficou bem mais leve e subiu) e no biodiesel.
para os nossos amigos portugueses isso deve não ter tanta importância, mas para nós brasileiros, produção através da rota etilica (pequenos produtores) é muito importante. nem todos tem acesso a metanol (seja pela distância aos grandes centros ou pela dificuldade em comprá-lo) mas estou contente por esse começo. cometi alguns erros e da próxima vez não aconteceram. vou esperar chegar os materiais que encomendei para continuar com a pesquisa. luciano, lobão e demais colegas, preciso saber a opinião de vocês.
abraço.
carlos filho.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por lobão »

carlos filho parabéns, só que a glicerina ficou em cima, é um mau sinal, não deve ter sido uma reação completa, faça os testes de qualidade.( se ficou um forte cheiro de álcool a reação ficou meia boca faça o teste dos 3/27 e confirme para nós)

você esta no caminho certo, mas um termômetro é essencial principalmente na hora de misturar o etóxido para que o etanol não evapore, no seu caso tem de verificar a temperatura após a adição do etóxido a não ser que você aqueça-o antes da mistura, se não sua temperatura ficará abaixo do recomendado, mas no início é assim mesmo!
carlos filho Escreveu:no final a glicerina (bem líquida e fina) estava em cima e o biodiesel embaixo.
não quero desencoraja-lo, mas como você usou pouco naoh o que tens aí em cima deve ser uma mistura de álcool com algumas impurezas (água) e não glicerina, outra coisa o etanol vendido aqui no brasil é 94° ( isso na lei na prática é mais) isso significa que temos no mínimo 6% de água, como você usou 110ml teríamos cerca de 6,6ml de água como o cálculo da cal era para 1ml de água sobrou cerca de 5,6 ml, só não formou sabão porque o naoh era pouca!

se tiveres condições de fotografar (pode ser no celular) coloca no fórum pois uma foto vale mais que mil palavras!

aqui tem os passos para publicar as fotos.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=24&t=222

um abraço!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Carlos Filho »

valeu lobão, obrigado pelas dicas. ainda acho que o a substância na parte superior era glicerina, pois tinha um aspecto negro característico (usei 500 ml de óleo novo) e não era em pequena quantidade (quase 100 ml de glicerina) evidenciando as proporções: reação quimica de 5:1, se é uma substituição de álcoois, então a glicerina é substituída por etanol. o problema maior foi o que relatei, acabei colocando muito etanol, por isso a glicerina subiu e o bio ficou com cheiro de álcool, mas da próxima vez não acontecerá e tiraremos a dúvida. quanto ao naoh resolvi reduzí-lo pela questão da formação de sabão, já que o mesmo funciona "apenas" como catalizador. já estava pensando em reduzí-lo, foi quando vi uma mensagem de um membro dizendo que conseguiu produzir com sebo (que requer 11 g/l) usando apenas 3,5 g/l.
abraço.
carlos filho.
ps.: e com relação aos filtros, quais você usa e onde conseguiu?


Wilson
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: sexta dez 01, 2006 9:21 pm
Localização: Rio de janeiro
Contacto:

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Wilson »

olá, a primeira vez que ouvi dizer que motores diesel consomem outros tipos de óleo foi nos anos 70. um barqueiro do quadrado da urca no rj , comentando sobre a manutenção (troca de pistões etc) de motores marítimos de baixa rotação, disse que o motor bolinder de um cilindro possuía uma mecânica bem simples e inclusive podia ser retificado com uma grosa.
esse motor não necessariamente tinha que consumir óleo diesel, podia ser alimentado também com gordura animal, tanto que achei que ele se referia banha de porco (o famoso toucinho) mas talvez se referisse ao óleo de baleia e como já fazem muitos anos.

soube também que os tanques (carros de combate da primeira guerra) possuíam dispositivos conversor que permitia usar vários tipos de combustível.

óleo de baleia era muito usado naquela época e o seu substituto é o óleo de babosa.

enfim quero dizer que não sei se existem diferenças entre óleo de baleia e o toucinho de porco.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Mensagem por Luciano Kaefer »

rudolf diesel priorizou em seu motor óleo vegetais. mas qualquer óleo queima. razão mais do que suficiente para gerar energia.
cada qual com suas características de combustão e/ou armazenamento.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)F

Mensagem por Eron »

ufa!!!
acabei de ler tudo....
por que não há mais debates sobre o tema?
luciano, ainda vou ficar bom nesse negócio.
abs.
eron.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)F

Mensagem por lobão »

eron, parabéns pelo conhecimento adquirido!!!
eron Escreveu:por que não há mais debates sobre o tema?
talvez porque não haja novos interessados!!!!

um abraço a todos!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)F

Mensagem por Eron »

oi lobão, estou nessa luta e tenho bastante interesse...estou pesquisando e "tentando fazer" o meu bd, por enquanto com óleo vegetal usado (não é tão difícil de se conseguir aqui em curitiba) depois vou partir para o de sebo e de porco (mais fácil perto da fazenda do sogro)
ah! suas msgs são muito esclarecedoras, mas sinto a falta de ver alguém fazendo e por aqui não conheço ninguém. cheguei a falar com uma pessoa que até mora bem perto de minha casa, por telefone, mas a desculpa que ele deu foi sulreal.
abs.
eron.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)F

Mensagem por lobão »

eron,fazer bd,é fácil,o difícil é fazer com qualidade,mas mete a cara que é errando que se aprende,eu quando comecei não tinha a menor noção, mas pesquisando anotando os erros e acertos hoje ficou fácil!!!

vai testando mas sempre com segurança pois estamos a mexer com produtos perigosos!

qualquer dúvida aparece aqui que sempre terás quem tire as dúvidas!!
um abraço!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)F

Mensagem por Luciano Kaefer »

quando dei início à esse tópico, como usuário, totalmente leigo, queria uma única coisa: fazer a banha de porco transformar-se em biodiesel.
jamais pensei que esse tópico seria um dos maiores já visitados no forum ( quase 100 mil pageviews). recheado de fotos, brincadeiras sérias, amizade, companheirismo de todos que aqui ajudaram.
erramos muito, acertamos várias vezes, mas conseguimos firmar um protocolo seguro para a produção de bd de origem animal ( banha e sebo ).
o que me deixa mais entusiasmado é ver o eron, recém iniciado no forum, ler tanto, pesquisar tanto para produzir seu biodiesel.
nisso esse forum se superou! ensina e ajuda, com a partilha de pessoas voluntárias, que explicam e ajudam da forma que podem.
depois, virei moderador e agora administrador dessa comunidade. e me orgulho, sobremaneira de ver que tópicos singelos, com apenas algumas dúvidas, servem de base para pesquisas mais aprofundadas.
aproveitem, deliciem-se, mas postem aqui fotos, relatos, para que isso se engrandeça cada vez mais.
pois é um tijolo após tijolo, colocado por mãos singulares, que edificamos esse prédio.
parabens aos que ajudam, parabens aos que são ajudados.
é a união de todos que fazemos ser este, um dos maiores e melhores foruns de partilha de conhecimento.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Eron
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: quarta mai 19, 2010 11:37 pm

Re: BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)F

Mensagem por Eron »

bom dia aos amigos..
ontem retornei da fazenda e já deixei o recado sobre o bd de sebo e banha, lá é fácil obter isso. o difícil vai ser ensinar o meu cunhado a seguir os protocolos. êta cabra complicado, sô....rs.
mas é isso mesmo, estou estudando muito, e logo vou colocar em prática, primeiro com a banha, depois com o sebo depois ensinar o mala do cunhado..
o que fizer postarei aqui para conhecimento e discussão.
abs.
eron.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”