biodisel de gordura animal

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
Bloqueado

Autor do tópico
ney
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta dez 06, 2007 8:34 am

biodisel de gordura animal

Mensagem por ney »

ao sr luciano kaefer.
boas luciano esta semana estou fazendo minha primeira experiençia com oleo de origem animal e me parece ter corrido muito bem eu fiz a partir do toucinho de porco, mas queria saber de sua parte qual é melhor a banha de porco ou o sebo bovino estou tentando ver se arrumo aqui em portugal um destes mas esta dificil , quanto ao bio que fiz usei titulação que vc fez o seu em baixo por aqui ser inverno a glicerina amanheceu solidificada levei ao fogo no banho maria e rapidinho ficou liquida e com uma cor espetacular se encontrar esta materia prima aqui a bons preços vou passar a fazer bio so de gordura animal. mas me diz ai qual o melhor e mais facil de manusear o sebo ou a banha? obrigado por ter feito suas experiençias e colocado aqui os erros e acertos pois os seus foram para mim referençia.obrigado.
alaorney rodrigues.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: biodisel de gordura animal

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas ney:

é bom saber que cada vez mais pessoas estão vendo as vantagens em fazer biodiesel com a gordura animal, um produto que cada vez mais será um descarte, tamanho a consciência de que a gordura faz mal aos humanos, mas na forma de biodiesel, faz bem ao meio-ambiente.
a banha de porco é mais estável, mais fácil de trabalhar. mas isso não impede de usarmos o sebo como principal fonte do biodiesel.
convém salientar que o sebo precisa de uma base maior. 11g/l de naoh, ou 16g/l de koh.
lá no tópico do biodiesel de gordura animal, tem os detalhes de fabricação.
não esqueça que o biodiesel feito com gordura animal precisa ser diluida com o petrodiesel. ainda não temos a segurança quanto à mistura. como você está em pleno inverno em portugal, poderia antecipar as minhas experiências.
fazendo diversas misturas, desde b10 até b100, para avaliar, à exposição normal do tempo, ver qual das misturas com petrodiesel, não altera as características de viscosidade e transparência sob a influência do frio.
testes já feitos, usando b100 de bio de sebo no frio, solidificaram dentro da bi de tratores, causando inúmeros problemas.
o bio de banha não solidifica com o frio, mas fica um pouco turvo, totalmente isento de água, mas turvo.
ambos, ao adicionar uma mistura de 50%, não demonstraram alterações decorrentes do frio brasileiro.

espero que você aproveite o tópico aberto e vá relatando suas experiências, pois ela enriquece o conhecimento de todos.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: biodisel de gordura animal

Mensagem por Luciano Kaefer »

ney:

visando uma melhor organização do forum, seu tópico aberto deve ficar vinculado à este: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... f=6&t=2440

clique no link e siga os relatos.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Bloqueado

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”