pedido de esclarecimento

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
Responder

Autor do tópico
marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 59
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
Localização: Pegoes - Montijo

pedido de esclarecimento

Mensagem por marado »

peço desculpa se estou a postar no sitio errado mas, em consonancia com o amigo luciano kaefer tambem eu mato uns porcos por aqui e ninguem quer a banha por causa do colesterol (inclusivé a minha mae teve uma aproximaçao de avc..) . nunca pensei em fazer biodisel porque acho k é mto complicado para mim e alem disso o unico veiculo que tenho a diesel é o tractor.
no entanto andei a ver o forum da biomassa solida, pesquisei, li e consegiu fazer uns briquetes de serradura que funcionam quase na perfeiçao mas, (ha sempre um mas) eu gostava de os regar com banha para que ardessem melhor ainda , o problema é manter a banha liquida a temperaturas normais (18-20ºc), nao me interessa se fic turva ou como fique, gostaria de saber é se ha algum componente que se possa juntar á banha para que nao solidifique por completo para se poder espalhar por cima dos briquetes desde ja obrigado.
acho tenho de comprar um burro...

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: pedido de esclarecimento

Mensagem por lobão »

marado, bem-vindo ao fórum, produzir bdnão é complicado, pelo contrário é bem simples, e se você tem banha em quantidade e não consegue colocar no mercado tenha certeza que seu trator, seu bolso, e o meio ambiente vão agradecer, na minha opinião transformar a banha em bd seria um destino mais nobre!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: pedido de esclarecimento

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá marado.

o lobão chegou antes.

realmente a banha solifica muito rapidamente. se você quiser usar ela misturada com serradura, tem que usa-la ainda quente, senão solidifica.

outra alternativa é transforma-la em biodiesel. para baixas temperaturas, é necessário misturar 50% com diesel comum. nunca mais solifica, com qualquer temperatura. nesse estado, pode ser borrifada sobre a serradura e queimada.

o uso mais nobre é em motores, nessas proporções. mas, se você tem banha sobrando, e não tem motores à diesel, use-a como aquecimento de caldeiras externas. lembre que o metanol é tóxico. não deve ser queimado em ambientes fechados.

qualquer dúvida, volte a postar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”