Página 1 de 1

pedido de esclarecimento

Enviado: terça fev 10, 2009 10:11 pm
por marado
peço desculpa se estou a postar no sitio errado mas, em consonancia com o amigo luciano kaefer tambem eu mato uns porcos por aqui e ninguem quer a banha por causa do colesterol (inclusivé a minha mae teve uma aproximaçao de avc..) . nunca pensei em fazer biodisel porque acho k é mto complicado para mim e alem disso o unico veiculo que tenho a diesel é o tractor.
no entanto andei a ver o forum da biomassa solida, pesquisei, li e consegiu fazer uns briquetes de serradura que funcionam quase na perfeiçao mas, (ha sempre um mas) eu gostava de os regar com banha para que ardessem melhor ainda , o problema é manter a banha liquida a temperaturas normais (18-20ºc), nao me interessa se fic turva ou como fique, gostaria de saber é se ha algum componente que se possa juntar á banha para que nao solidifique por completo para se poder espalhar por cima dos briquetes desde ja obrigado.

Re: pedido de esclarecimento

Enviado: sábado fev 14, 2009 11:55 pm
por lobão
marado, bem-vindo ao fórum, produzir bdnão é complicado, pelo contrário é bem simples, e se você tem banha em quantidade e não consegue colocar no mercado tenha certeza que seu trator, seu bolso, e o meio ambiente vão agradecer, na minha opinião transformar a banha em bd seria um destino mais nobre!

um abraço!!!

Re: pedido de esclarecimento

Enviado: sexta fev 20, 2009 12:15 am
por Luciano Kaefer
olá marado.

o lobão chegou antes.

realmente a banha solifica muito rapidamente. se você quiser usar ela misturada com serradura, tem que usa-la ainda quente, senão solidifica.

outra alternativa é transforma-la em biodiesel. para baixas temperaturas, é necessário misturar 50% com diesel comum. nunca mais solifica, com qualquer temperatura. nesse estado, pode ser borrifada sobre a serradura e queimada.

o uso mais nobre é em motores, nessas proporções. mas, se você tem banha sobrando, e não tem motores à diesel, use-a como aquecimento de caldeiras externas. lembre que o metanol é tóxico. não deve ser queimado em ambientes fechados.

qualquer dúvida, volte a postar.