Central Nuclear em Portugal??

Energia Nuclear

Acham que se deve de construir a central?

Sim, sou a favor da construção
34
44%
Não, sou contra a construção.
43
56%
 
Total de votos: 77

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por Bluesky »

quem nao aprendeu nada foste tu itsix, mas has-de aprender. se vendes-te a tua alma aos monopolios o problema é só teu. da minha parte jamais comprometeria o bem estar de alguem por causa do apetite foraz por lucro e ideias tortas. será uma opção que cada um terá que tomar por si proprio. o que escolheres será o teu futuro. por mim não obrigado.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por ajosemor »

itisix disse:
aumentar a dependência dos espanhóis. não aprendemos nada? a rússia fechou as torneiras do gás natural e ficou metada da europa a bater o dente... qualquer dias os espanhóis diziam que iam aumentar para o dobro ou o triplo ou sei ká quantas vezes mais e nós tinhamos de pagar. temos de ser autosuficientes!
mas nós somos autosuficientes. e, também exportamos. mas com inteligência que as emoções aqui são prejudiciais. quando é mais barato importar e reservar energia primária para outras ocasiões, ou evitar o lançamento de mais uma central para produzir pouco. importa-se. é uma boa gestão de recursos.

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por celsomenaia »

quam falei em comprar energia aos espanhois, foi uma força de expressão, já que toda a europa está toda interligada, em termos de rede electrica, e de uma prespectiva mais global, o transito de energia realiza-se maioritariamente de norte para sul, sendo que os paises nordicos com grande parte da sua energia electrica vir de fontes renovaveis tem "excesso" de produção e vendem para outros paises.

isto é um pouco complicado de explicar, mas a interligação das redes electricas, permite uma melhor gestão dos recursos, disponiveis, e assim aproveitando ao maximo as energias renovaveis.

cumprimentos


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por HLopes »

absolutamente sim.

em espanha
- são 8 com capacidade de 7446mw para 45 milhões de habitantes.
- o programa está estável, sem novas centrais planeadas nem centrais para desactivação.

na alemanha
- são 17 com capacidade de 20339mw para 82 milhões de habitantes.
- estão a considerar desmantelar centrais.

no reino unido
- são 23 com capacidade de 11852mw para 60 milhões de habitantes.
- estão a ser planeadas novas centrais.

em frança
- são 59 com capacidade de 63363mw para 65 milhões de habitantes.
- estão a ser construídas novas centrais.

destaco ainda:
arménia;holanda;eslovénia;lituânia - 1 central nuclear
roménia - 2
bulgária;hungria;finlândia - 4
suíça - 5
rép. checa;eslováquia - 6
bélgica - 7
suécia - 10

de todos estes, os unicos a pensar desactivar centrais são a alemanha e a bélgica.
a itália está a desactivar todas as que tem.

ao todo, na ue há 147 reactores, mais 2 em construção e 7 propostas.

e para quem não sabe o segredo de sacavém...
http://en.wikipedia.org/wiki/list_of_nu ... s#portugal

daqui
http://en.wikipedia.org/wiki/nuclear_power_by_country

-------------------------------------------------------

nuclear power plants provided 15.2 percent of the world's electricity production in 2006. in total, 16 countries relied on nuclear energy to supply at least one-quarter of their total electricity. countries generating the largest percentage of their electricity in 2006 from nuclear energy were:

country percent
france 78.1
lithuania 72.3
slovakia 57.2
belgium 54.4
sweden 48.0
ukraine 47.6
bulgaria 43.7
armenia 42.0
slovenia 40.3
s. korea 38.6
hungary 37.7
switzerland 37.4


se quiserem saber mais
http://www.nei.org/

outra coisa. se diminuirmos a quantidade de petróleo para produção de energia, sobra mais para transformar e exportar. sim, portugal é um exportador de gasolina. logo talvez dê para equilibrar a balança. ergo menos impostos. e por aí fora....

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por Bluesky »

é com as estatisticas que nos evoluimos, nao é hlopes? sabe quantas pessoas se drogam no mundo? é verdade, continuo na minha ... sempre lúcido. obrigado pelos numeros vazios.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por hynek »

blueskyh20 Escreveu:é com as estatisticas que nos evoluimos, nao é hlopes? sabe quantas pessoas se drogam no mundo? é verdade, continuo na minha ... sempre lúcido. obrigado pelos numeros vazios.
a demagogia no seu melhor.......não é, blueskyh20?

o que tem uma coisa a ver com outra, tenta elucidar os coitados iletrados......

a visão curta dos políticos em portugal é notória. é também isso que nos dizem as estatísticas, que documentam os atrasos constantes em todos os sectores importantes. quem esteja realmente lúcido, é capaz de perceber isso.... com estatísticas podemos perceber quem está evoluir e quem não....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por ajosemor »

desculpem lá qualquer coisinha...mas qual dos dois ganhará o concurso de demagogia, quem afirma:

Código: Selecionar todos

é com as estatisticas que nos evoluimos, nao é hlopes? sabe quantas pessoas se drogam no mundo? é verdade, continuo na minha ... sempre lúcido. obrigado pelos numeros vazios.
ou quem afirma:

Código: Selecionar todos

a visão curta dos políticos em portugal é notória. é também isso que nos dizem as estatísticas, que documentam os atrasos constantes em todos os sectores importantes. quem esteja realmente lúcido, é capaz de perceber isso.... com estatísticas podemos perceber quem está evoluir e quem não....
então a estatística não é uma ciência útil na análise dos fenómenos? não será ela usada por todos os cientistas de todos os ramos? da engª á medicina ou mesmo ás ciências sociais?
e todos os políticos são diferentes dos povos de que emanam? vêm de algum planeta onde são gerados só políticos e não nascem iluminados? esses nascem por aqui em geração espontânea e nunca se envolvem na política, apenas na politiquice dos grandes debates de café? e ainda por cima são os "realmente lúcidos". francamente!!!

agradeço o quadro estatístico porque ajuda efectivamente a conhecer a realidade.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por serges »

sondagens já as houve:

estudo expresso/eurosondagem revela que maioria dos portugueses quer construção de central
nuclear sim, obrigado!

51,7 por cento a favor e só 33,5 são contra. mas a maioria dos portugueses não está disposta a deixar o carro para usar mais os transporte


num referendo sobre a construção de centrais nucleares em portugal, a maioria dos eleitores (51,7%) votaria a favor e 33,5% contra, revela uma sondagem expresso/eurosondagem. questionados também sobre as várias formas de energia, os inquiridos consideram que o petróleo é a que tem um impacto mais negativo no ambiente (41,8%). segue-se o carvão (30,5%), a nuclear (13,1%) e o gás natural (3,5%). »


atenção esta sondagem é de 2006, para já no meu entender está desactualizada!

eu depois destes anos continuo a dizer não pois não existe resposta para a parte menos limpa do nuclear, os residuos e como bons portugueses que somos varremos para debaixo do tapete!

só para meter mais achas na fogueira pois gostaria de saber onde seria construida a dita!!!! pois havia de ser bonito, com a incineração é complicado com a central nuclear será mais fácil já que a maioria a quereria no seu "quintal"!

fonte http://gaia.org.pt/node/187
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por hynek »

ajosemor Escreveu:desculpem lá qualquer coisinha...mas qual dos dois ganhará o concurso de demagogia, quem afirma:

Código: Selecionar todos

é com as estatisticas que nos evoluimos, nao é hlopes? sabe quantas pessoas se drogam no mundo? é verdade, continuo na minha ... sempre lúcido. obrigado pelos numeros vazios.
ou quem afirma:

Código: Selecionar todos

a visão curta dos políticos em portugal é notória. é também isso que nos dizem as estatísticas, que documentam os atrasos constantes em todos os sectores importantes. quem esteja realmente lúcido, é capaz de perceber isso.... com estatísticas podemos perceber quem está evoluir e quem não....
então a estatística não é uma ciência útil na análise dos fenómenos? não será ela usada por todos os cientistas de todos os ramos? da engª á medicina ou mesmo ás ciências sociais?
e todos os políticos são diferentes dos povos de que emanam? vêm de algum planeta onde são gerados só políticos e não nascem iluminados? esses nascem por aqui em geração espontânea e nunca se envolvem na política, apenas na politiquice dos grandes debates de café? e ainda por cima são os "realmente lúcidos". francamente!!!

agradeço o quadro estatístico porque ajuda efectivamente a conhecer a realidade.

acho que percebeste mal, a lucidez que menciono tem de ver com a invocada pelo
blueskyh20.

quanto aos políticos e as políticas, acho que que o país poderia evoluir muito mais se tiver energia mais barata e de origem nacional (ié. se o dinheiro não saísse do país para pagar energia). a dependência energética nas fontes exteriores é crítica.

somos uma democracia, logo temos os políticos que elegemos e merecemos. 90% deles está lá pelo dinheiro que ganha e pelo poder que lhes dá outros benefícios. quem tenta fazer algo para melhorar as coisas, mas se isso for contra interesses dos outros ou lobbys, é lixado de uma maneira ou de outra.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por HLopes »

já sei! vamos criar uma central de spintrónica e energia do zero absoluto!

joão, a minha opinião é a minha opinião, e não é um gajo que enche 9 páginas de um forúm com paleio inútil que a vai mudar... se calhar faz falta nesse paleio numeros vazios... como por exemplo o grande 0, de 0 mw produzidos... podes tentar... mas a coisa vai acabar como as experiencias que andas praí a apregoar...

sim, eu sei que a ciência pula e avança etc e tal, é preciso acreditar e coiso, mas fica lá com a tua física quântica, que eu fico com a minha física regular...

.1 - pus os numeros que pus porque são demonstrativos da realidade do nuclear no mundo, e principalmente na europa, onde, salvo erro, 19 em 27 países possuem energia nuclear, e porque havia pessoas que estavam a passar informações erradas, certamente sem querer, relativamente ao programa nuclear espanhol e outros programas nucleares europeus. por exemplo, na imagem que o luimio pôs logo no inicio do tema estão 9 centrais em espanha.

.2 - se calhar havias de estudar melhor a presença da estatística no método científico.

.3 - quantidade de pessoas que se drogam no planeta? que raio é que isso tem a ver? já agora, a resposta é todos. todos se drogam, mais cedo ou mais tarde, nem que seja com anti-inflamatórios.

não puxes por mim que essas coisas das energias alternativas demais e dos motos contínuos é coisa que me irrita imenso... já cá andaram outros como tu que se depararam comigo e já na altura deu bronca. se eu tenho andado calado para não criar confusão, acho justo que tu respeites as opiniões dos outros e não digas balelas como a que acabaste de dizer.

tu, que és omnisapiente, sabes o que é mitomania? vê lá isso, mas primeiro vê a questão da estatística.

eu sei que a realidade de outros países não é relevante para um programa português. cada caso é um caso... mas continuo a favor de pelo menos uma central nuclear cá no burgo.

e para que não me chamem faccioso, aqui ficam mais uns dados "vazios".
http://en.wikipedia.org/wiki/list_of_ci ... _accidents

peço aos moderadores que não fechem este tópico pois esta é a minha ultima intervenção aqui. é relevante demais para ser fechado.
Última edição por HLopes em sexta jan 18, 2008 6:28 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por ajosemor »

hynek em termos gerais estou 100% de acordo com o que se diz abaixo mas, por favor explica como é que o país pode realizar o desiderato:
... o país poderia evoluir muito mais se tiver energia mais barata e de origem nacional (ié. se o dinheiro não saísse do país para pagar energia). a dependência energética nas fontes exteriores é crítica.
e, quem é que tenta...como é dito na frase:
quem tenta fazer algo para melhorar as coisas, mas se isso for contra interesses dos outros ou lobbys, é lixado de uma maneira ou de outra.....


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por HLopes »

vou supor que o hynek estaria a falar do sr. barros, o tal que andava aí a fazer campanha a uma central nuclear...

como referi anteriormente, o nuclear podia alargar as nossas opções energéticas, e é de facto uma energia barata.
se utilizarmos menos energia estrangeira (ie, importação de petróleo, carvão, e energia eléctrica em si), isto vai levar a uma diminuição no lado da despesa externa, sem respectiva diminuição na receita, pois duvido que o estado pague impostos (ispp) a si próprio. de referir também a diminuição das emissões de co2, que também se vão pagar.

por outro lado, a capacidade de refinação de portugal está a aumentar, pois salvo erro estão a ser construídas duas novas refinarias no país. assim, poderíamos continuar a importar petróleo, mas para transformação e revenda, aumentando por sua vez a receita externa.

isto é uma lei qualquer básica de economia, qualquer coisa custo-oportunidade... devia estar mais atento nas aulas...

posto isto, - despesa + receita = - défice ( o tal dos 3% e do apertar do cinto ).
a partir daqui, impostos descem, e as coisas acontecem. de ressalvar que os 3% apenas significam que nos enterramos a essa taxa.....

dito assim parece fácil, o que não é certamente, e apesar de ir contra os príncipios do forum, o mundo é o mundo... não somos nós que o vamos mudar, e enquanto houver alguém para comprar gasolina... preferia que fossemos nós a vendê-la...

pá, tou a falar por falar.... quem me souber corrigir, que o faça... só peço é que não se saiam com um comentário tipo "ah e tal números vazios", mas com algo que me ensine qualquer coisa.

mas o que o hynek diz é muito bem dito.

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por celsomenaia »

gostava apenas deixar aqui um ponto para pensar,

cerca de 70% da energia importada é para transporte, uma central nuclear produz electricidade e não viria efectivamente reduzir muito a necessiadade da importação de energia externa.

a contrução duma central nuclear não é de grande relevancia no global da factura energetica.

a não ser que toda a gente resolva comprar carros electricos e etc....

cumprimentos

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por ajosemor »

pois é celsomenaia dizes e muito bem:
a contrução duma central nuclear não é de grande relevancia no global da factura energetica.
pois só produz energia eléctrica. não sería assim se por milagre os portugueses mudassem de mentalidade e, sendo menos egoístas, andassem muito frequentemente de combóio e metro(s). e transportassem as mercadorias por via férrea. os transportes representam cerca de 30% da importação global de energia.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por hynek »

hlopes Escreveu:já sei! vamos criar uma central de spintrónica e energia do zero absoluto!

joão, a minha opinião é a minha opinião, e não é um gajo que enche 9 páginas de um forúm com paleio inútil que a vai mudar... se calhar faz falta nesse paleio numeros vazios... como por exemplo o grande 0, de 0 mw produzidos... podes tentar... mas a coisa vai acabar como as experiencias que andas praí a apregoar...

sim, eu sei que a ciência pula e avança etc e tal, é preciso acreditar e coiso, mas fica lá com a tua física quântica, que eu fico com a minha física regular...

.1 - pus os numeros que pus porque são demonstrativos da realidade do nuclear no mundo, e principalmente na europa, onde, salvo erro, 19 em 27 países possuem energia nuclear, e porque havia pessoas que estavam a passar informações erradas, certamente sem querer, relativamente ao programa nuclear espanhol e outros programas nucleares europeus. por exemplo, na imagem que o luimio pôs logo no inicio do tema estão 9 centrais em espanha.

.2 - se calhar havias de estudar melhor a presença da estatística no método científico.

.3 - quantidade de pessoas que se drogam no planeta? que raio é que isso tem a ver? já agora, a resposta é todos. todos se drogam, mais cedo ou mais tarde, nem que seja com anti-inflamatórios.

não puxes por mim que essas coisas das energias alternativas demais e dos motos contínuos é coisa que me irrita imenso... já cá andaram outros como tu que se depararam comigo e já na altura deu bronca. se eu tenho andado calado para não criar confusão, acho justo que tu respeites as opiniões dos outros e não digas balelas como a que acabaste de dizer.

tu, que és omnisapiente, sabes o que é mitomania? vê lá isso, mas primeiro vê a questão da estatística.

eu sei que a realidade de outros países não é relevante para um programa português. cada caso é um caso... mas continuo a favor de pelo menos uma central nuclear cá no burgo.

e para que não me chamem faccioso, aqui ficam mais uns dados "vazios".
http://en.wikipedia.org/wiki/list_of_ci ... _accidents

peço aos moderadores que não fechem este tópico pois esta é a minha ultima intervenção aqui. é relevante demais para ser fechado.
gostei, concordo e apoio....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por HLopes »

3.500.000.000€ - supostamente é quanto custa uma coisa dessas com 1600mw de capacidade.

Imagem

na verdade, parece-me que a importação para fins de transporte ronda aí os 50%... supondo que portugal não produz carvão, gpl, gás natural nem petróleo...

o carvão e o fuelóleo parecem-me os alvos a abater....
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por serges »

então e a pergunta principal!

onde?

como a maioria nas sondagens votou sim, não estavam a pensar que seria noutro planeta!

não estou a ver as pessoas a aceitar isto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por HLopes »

217.853.613€ aparentemente foi o que se gastou nos idos de 2002 em 5.839.392
toneladas de carvão. dos quais, acima de 95% para produção de energia, como se pode constatar no gráfico do texto de cima.

check it here! -> http://www.dgge.pt/

multiplicando por 40, o numero de anos de serviço de uma central nuclear...
8.714.144.512€

mas isso, meus amigos, são "números vazios"!
Última edição por HLopes em sexta jan 18, 2008 11:26 pm, editado 2 vezes no total.


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por HLopes »

ouvi dizer que vagou um espaço para uma obra faraónica na ota

pá, tem rio e tudo!

as pessoas desconfiam de tudo, naturalmente, o que não lhes fica mal. mas fossem as coisas feitas como deve ser e, no fim, as pessoas até pediam para porem lá a central... se aquilo que o barbas disse é verdade, perguntem lá no pego o que as pessoas acham da ideia...
Última edição por HLopes em sábado jan 19, 2008 12:16 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Central Nuclear em Portugal??

Mensagem por hynek »

ajosemor Escreveu:hynek em termos gerais estou 100% de acordo com o que se diz abaixo mas, por favor explica como é que o país pode realizar o desiderato:
... o país poderia evoluir muito mais se tiver energia mais barata e de origem nacional (ié. se o dinheiro não saísse do país para pagar energia). a dependência energética nas fontes exteriores é crítica.
e, quem é que tenta...como é dito na frase:
quem tenta fazer algo para melhorar as coisas, mas se isso for contra interesses dos outros ou lobbys, é lixado de uma maneira ou de outra.....
.... produzir mais energia a partir das fontes nacionais, incluindo fontes competitivas - nuclear, barragens...

....leonor beleza - lixada pelo lobby dos médicos....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Energia Nuclear”