Flagelo nas microproduções...

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por visitante1 »

não, não foi isso que quis dizer, mesmo que não existisse consumo na linha a energia escoava-se para a média atravéz do pt (provavelmente seria consumida em perdas nesse mesmo pt), mas o que eu quero dizer é que se a linha se tiver muita impedancia é um entrave forte a passagem dessa mesma energia, é como se fosse uma barreira...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por JDuarte »

vivam,

deixo o relato de mais um dia, em que a qualidade da rede deixa muito a desejar, se olharem para este gráfico, penso que diz tudo...
dia13-05-2011.png
num dia que até tinha muita neblina, das 11h em diante começaram as alterações de tensão na rede... entre as 12:14 e as 14:00 o inversor desligou 218 vezes com tensão ac > 261v.
só não continuou a desligar porque aumentei prepositadamente o consumo dentro de casa.
na mp vizinha o problema foi o mesmo... o kaco fez 9:30 durante o dia em vez de 14:00.

no final do dia, já com a mp desligada, placa electrica a preparar o jantar, grelhador, tvs e iluminação a tensão de rede mantinha-se igual a si própria. (apenas 254,7v)
jduarte_fimdedia.png
jduarte_fimdedia.png (26.29 KiB) Visto 6514 vezes
várias chamadas para a edp.... que nem sequer um piquete mandou ao local... que bela república das bananas!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por Volt »

que chatice... eu tenho um amigo que trabalha numa empresa do grupo da edp e vou ver se lhe pergunto se ele sabe o que é que se pode fazer mais. isso assim está-te a ir à carteira. a única boa notícia, é que a minha produziu mais que a tua. mas só é boa notícia para mim. :-p.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por JDuarte »

boas volt

hoje foi ao contrário, das 17:10 às 18:40, tive com tensão ac na casa dos 180v, na mp vizinha (outra fase) apenas 120, a terceira fase tinha 140v...
gráfico diário de 14/05/2011

amanhã será outro dia...

cmps,

jduarte

ps. esta falha na produção era para conseguires produzir mais que eu novamente

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por visitante1 »

como!!!!
com essas tensões provavelmente hiuve equipamentos que se danificaram...
é fantastico a rede que temos...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por JDuarte »

pnunes Escreveu:como!!!!
com essas tensões provavelmente hiuve equipamentos que se danificaram...
é fantastico a rede que temos...
como sou daqueles que muito tem reclamado, hoje agradeço, pois ontem e hoje a tensão de rede esteve em valores até agora nunca conseguidos (para melhor), possivelmente a edp alterou a configuração do pt.
até ontem com o inversor acima dos 3500w a tensão andava sempre acima dos 255v hoje esteve praticamente sempre abaixo dos 250v.

video síntese no youtube

cmps,


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por JDuarte »

vivam,

hoje pela manhã a minha torradeira, será melhor dizer "fritadeira" teve uma ajudinha dos srs. edp para fazer o seu trabalho mais rápido...
jduarte260manha.PNG
jduarte260manha.PNG (25.68 KiB) Visto 6284 vezes
isto de ter 260v às 7 e pouco da manhã é fantástico... e não digam que é das mps... porque aquela hora até estava a chuviscar...


dfmd
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 24, 2013 11:06 am

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por dfmd »

Bom Dia,

Tenho 2 microgerações na mesma aldeia (começaram a produzir em fins de Junho 2011) e que logo desde cedo começaram a desligarem-se constantemente devido à elevada tensão. Mas desde à 2/3 meses para cá numa delas já se queimaram 3 inversores (inversores: delta)! Eles desligam-se aos 262V.

Estando esta à cerca de 1 mês parada,após visitas de piquetes, após inúmeras reclamações por telefone,email, carta, continuamos sem ter uma solução e continuamos com o prejuízo de não produção e dos inversores queimados. Não sabemos mais que fazer, sendo como devem calcular uma situação desesperante.

Pedia encarecidamente a ajuda de alguém para ajudar neste assunto.

Obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por visitante1 »

Numa das minhas demorou mais de 2 anos para ser resolvido um problema identico, tensões instaveis devido a impedancia da linha, cabos demasiado finos e com ligaçoes oxidadas e mal feitas.
Uma das inumeras vezes que chamei o piquete coloquei uma carga de 5kw resistiva na caixa de chegada e mostrei-lhes que com aquela potencia a ser consumida a linha baixava para cerca de 180Vac, ficaram mais sensibilizados, mas mesmo depois disso demoraram mais 1 ano para colocar cabo de 70mm.
Agora está muito estavel e sem qq problema.
Tens que ser presistente nas reclamaçoes, nem que seja todos os dias, analisa bem a linha se é demasiado fina, telefona para o apoio microprodutor...reclama.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


dfmd
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 24, 2013 11:06 am

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por dfmd »

E durante esses 2 anos não produziu?

é que neste caso já se queimaram 3 inversores. E quem responsabilizar?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por visitante1 »

dfmd Escreveu:E durante esses 2 anos não produziu?

é que neste caso já se queimaram 3 inversores. E quem responsabilizar?
Produziu, mas tive que recorrer a "outros métodos"!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por Emanuel Couto »

Bolas! Já queimaram 3 inversores, mesmo inacreditável :shock:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


dfmd
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 24, 2013 11:06 am

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por dfmd »

Sim 3 inversores queimados, já vai em mais de 1000 € a substituição deles e o último que veio encontra-se na mesma situação , queimado! Desde Março deste ano que um seguidor nada produz e outro 500 metros acima corre o mesmo risco!

Quais os outros métodos para resolver temporariamente o facto da não produção?

E quem responsabilizar por todos estes danos ?

Se alguém puder ajudar agradecia.

Independentemente de a solução ser técnica ou quer que seja, que tenha custos ...

Isto é um desespero constante.

Obrigado


dfmd
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 24, 2013 11:06 am

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por dfmd »

pnunes Escreveu:
dfmd Escreveu:E durante esses 2 anos não produziu?

é que neste caso já se queimaram 3 inversores. E quem responsabilizar?
Produziu, mas tive que recorrer a "outros métodos"!!!


Sr PNunues não consigo enviar mensagem privada com meu contacto. Se puder mandar seu contacto eu ligo para si.

Agradeço toda a ajuda

Obrigado

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por mda »

Vim desenterrar este tópico pois o problema que tenho enquadra-se mais ou menos.
Tenho uma instalação GTI com um inversor Steca 2000+
Sempre tive problemas com a qualidade da energia fornecida, pois estou em fim de linha e porque neste fim de linha sou tambem o que possui equipamentos mais sensiveis.
Tenho baixada trifasica, sendo assim tenho possibilidade de ir trocando de fase para tentar resolver a situação, mas tenho uma que esta constantemente nos 190V, outra que esta nos 220v, e a terceira nos 250v.
A mais baixa nunca utilizei por razões obvias, a segunda, que é a que tenho ligada agora, quando entra uma carga forte tem um abaixamento de tensão da ordem dos 30% fazendo com que o inversor, se desligue, a mais alta principalmente durante a noite tem picos acima dos 260V o que para alem de prejudicar alguns equipamentos tambem activa a minha protecção de sobretenção que corta acima dos 260V.
Para fazer cohabitar o inversor com as cargas mais altas, neste caso a bomba de presurrização, e porque no local onde a bomba se encontra tenho electricidade trifasica decidi ligar durante o dia a bomba a fase com tensão mais alta e de noite ligar a monofasica normal.

Se não houvesse esta queda de tensão tão grande sempre que ligo uma carga maior até conseguia viver com esta tensão mas as quedas são muito grandes.
Quais os possiveis motivos para estas quedas aquando da entrada em funcionamento de cargas maiores, sabendo que a instalação em casa é nova e esta minimamente bem feita, a baixada e quadros são recentes e de acordo com as regras, a unica coisa que não é recente é o cabo e mordentes de ligação entre o poste e os barramentos visto que tinha comprimento suficiente, e encontrava-se em bom estado.
Será que o meu problema será um dos mordentes que não esta a fazer bom contacto e a não permitir passagem de corrente suficiente, obrigando assim a uma quebra de tensão? A quebra de tensão é sentida por toda a instalação sempre que uma carga mais forte é ligada.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por visitante1 »

Qual é o diametro da linha do ramal desde o pt ate ai e qual a distancia?
É linha de aluminio trançado ou fio nu?
É linha recente ou antiga?
O pt é velho ou recente?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por mda »

O diametro não sei ao certo, mas deve andar nos 6mm ou mais.
A linha é de aluminio entrançado.
A linha é de 1984.
O PT é velho, a não ser que tenham modificado sem eu dar por ela.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por visitante1 »

Sendo assim só te resta reclamar, julgo que não haja nada que por tua mão possas fazer.
No meu caso demorou cerca de 2 anos a substituir a linha de 16mm para 70mm2 .
O ideal é chamar o piquete e colocar uma carga á potencia nominal da potencia contratada, vais ver que a linha vai baixar para os tais 190 ou muito menos.
Podem ainda colocar um registador durante 3 ou 4 dias na tua casa, mas tens que gastar uns trocos com uma carga 24h ligada para que seja evidente o valor baixo de tensão, senão o que vai acontecer é que a média da medida registada vai estar boa na maior parte do tempo e vão alegar que afinal está tudo bem.
É claro que isso não é verdade pois quando realmente se precisa de potencia é quando ela não está lá...
espero ter ajudado a compreender o embroglio que tens pela frente..
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por mda »

A linha ainda que não saiba qual a secção usada, acho que não é o problema pois se assim fosse na fase que tenho cerca de 250V isso iria acontecer, o que não é o caso, ja houve por ca num vizinho que partilha a mesma linha uma serralharia a trabalhar a todo o gas e não tiveram problemas.
O que vou fazer é por agora ligar o temporizador para comutar a carga mais problemática durante o dia para a fase com tensão mais alta e durante a noite para a fase em uso.
Logo que tenha algum tempo e paciência chamo o piquete, e peço-lhes para verificar a ligação da baixada no mordente, pois parece-me que seja ai que reside o problema.
Obrigado.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Flagelo nas microproduções...

Mensagem por mcarneiro »

mda Escreveu:A linha ainda que não saiba qual a secção usada, acho que não é o problema pois se assim fosse na fase que tenho cerca de 250V isso iria acontecer, o que não é o caso, ja houve por ca num vizinho que partilha a mesma linha uma serralharia a trabalhar a todo o gas e não tiveram problemas.
O que vou fazer é por agora ligar o temporizador para comutar a carga mais problemática durante o dia para a fase com tensão mais alta e durante a noite para a fase em uso.
Logo que tenha algum tempo e paciência chamo o piquete, e peço-lhes para verificar a ligação da baixada no mordente, pois parece-me que seja ai que reside o problema.
Obrigado.
Boas,

nem sempre a culpa é do distribuidor..., as variações que tem nas fases pode ter algo a ver com equipamentos usados na serralharia do vizinho. se a baixada dele não foi pedida para uso industrial. é diferente ter equipamentos domesticos ou industriais. mas só mesmo o distribuidor é que pode ver isso.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”