Avarias Inversores

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Avarias Inversores

Mensagem por visitante1 »

deixo aqui este tópico para que se fale das possiveis avarias registadas nos inversores.
assim futuramente poderse-a avaliar a fiabilidade dos equipamentos, isto claro avaliando também as condições a que estão submetidos. (ambiente de funcionamento, qualidade de rede, sobredimensionados ou subdimensionados, etc)
è um tema que curiosamente não se fala muito aqui, e logicamente esses equipamentos avariam seja porque razão for.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Avarias Inversores

Mensagem por Patalhetas »

@pnunes

para nosso bem, penso ser cedo para avarias dos nossos inverssores......pois são suposto funcionarem no minimo metade da vida util dos paineis, ou seja 10 anos sem dar problemas. ( i hope)

mas claro se aparecer alguma coisa, será sempre bom para nós, comunidade podermos saber com o que contar de futuro e mesmo evitar erros repetidos.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


SOLDOURADO
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça nov 17, 2009 5:26 pm

Re: Avarias Inversores

Mensagem por SOLDOURADO »

olá a todos.
parece que sou dos primeiros a ter uma avaria no inversor.
aconteceu depois de uma trovoada que até não foi muito forte e se abateu aqui na zona no dia 30-05.
não percebo como, pois em minha casa não aconteceu nada a nenhum electrodomestico, mas o inversor
foi-se. estive uma semana e meia sem produção. por azar, os sma 3300 estavam esgotados em portugal.
teve que vir directamente da alemanha.
já agora aos entendidos quero deixar uma pergunta.
acontece frequentemente esta situação das trovoadas queimarem o inversor, ou será que
algo não está bem na montagem dos equipamentos?
uma boa produção a todos.

Avatar do Utilizador

CarlosMartins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am

Re: Avarias Inversores

Mensagem por CarlosMartins »

o tipo de avaria aqui mencionada por " soldourado" é algo vulgar.
outro tipo de avaria vulgar, deve-se ao facto dos instaladores, muitas vezes até pressionados pelos clientes e outras vezes por tentar vender o máximo de painéis, optam por dimensionar os sistemas para funcionarem no máximo durante muito tempo.
no caso dos seguidores este é um erro recorrente e grave, uma vez que o inversor ao funcionar muito tempo no máximo, acaba mais tarde ou mais cedo por se queimar, é uma questão de tempo.
outro erro é colocar o inversor em locais sem ventilação, neste caso deve-se ter cuidado se existem materiais combustíveis por perto, mas deve ser evitado a todo o custo colocar o inversor em locais fechados.
o equipamento deve funcionar à mais baixa temperatura possível, não só por uma questão de segurança, mas também por uma questão de rendimento.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Avarias Inversores

Mensagem por visitante1 »

E avarias!!! não há??? autenticos milagres!!!!
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Avarias Inversores

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:E avarias!!! não há??? autenticos milagres!!!!
cumprimentos

"autenticos milagres"... como assim??? :o

Era espectavel o inverso? r... :( o amigo "pnunes" quere-nos assustar!... :lol: mas se tiverem que avariar que seja de preferencia dentro da garantia!!!! :mrgreen:

Cmpts,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Avarias Inversores

Mensagem por visitante1 »

Dentro ou fora de garantia eles avariam por diversas razões, e olhe que concerteza já alguns avariaram dentro desta comunidade, o pessoal é que provavelmente não fala neles.
Deveria-se falar até porque seria uma boa estatistica de fiabilidade de marcas. Embora que podem avariar por diversas razões teria que se avaliar as causas e as condições de instalação.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Avarias Inversores

Mensagem por PaulOL »

[quote="SOLDOURADO"]olá a todos.
parece que sou dos primeiros a ter uma avaria no inversor.
aconteceu depois de uma trovoada que até não foi muito forte e se abateu aqui na zona no dia 30-05.
não percebo como, pois em minha casa não aconteceu nada a nenhum electrodomestico, mas o inversor
foi-se. estive uma semana e meia sem produção. por azar, os sma 3300 estavam esgotados em portugal.
teve que vir directamente da alemanha.
já agora aos entendidos quero deixar uma pergunta.
acontece frequentemente esta situação das trovoadas queimarem o inversor, ou será que
algo não está

Boas,

Era expectavel os equipamentos de segurança actuarem nessa situação... ou não?

Mas foi avaria ou queimou (só o inversor), se avariou tem concerto, se queimou...!!?? (é caso de seguro não de garantia) pergunto isto porque de um situação que me contaram com uma trevoada a descarga electrica queimou tudo, não se aproveitou nada!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Avarias Inversores

Mensagem por visitante1 »

Esta é uma situação em que as terras eram daquelas a fazer de conta... em caso de trovoada as proteções deveriam atuar e descarregar para a terra.
Normalmente dever-se-ia utilizar descarregadores de sobretensão nas instalações só que como são caros o instalador esquece isso...
Não esquecer que um sma 3300 tem transformador de isolamento por isso para arder!!!!!
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Avarias Inversores

Mensagem por Patalhetas »

pnunes Escreveu: Normalmente dever-se-ia utilizar descarregadores de sobretensão nas instalações só que como são caros o instalador esquece isso...

Pois, foi por isso mesmo que eu comprei os meus na altura e o instalador montou logo .....mas vale prevenir que remediar !!
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Avarias Inversores

Mensagem por RJSC »

Um par de descarregadores da Efapel, de 10 kA, custam por aqui em casas de material elétrico, quase 40€.
Não são caros.
Mas como o pessoal tem a mania de usar marcas estrangeiras... (Legrand, ABB, GE, Phoenix Controls)
Depois acham caro...

http://www.efapel.pt/catalogo/listaprod ... 3&sessao=1


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Avarias Inversores

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:Dentro ou fora de garantia eles avariam por diversas razões, e olhe que concerteza já alguns avariaram dentro desta comunidade, o pessoal é que provavelmente não fala neles.
Deveria-se falar até porque seria uma boa estatistica de fiabilidade de marcas. Embora que podem avariar por diversas razões teria que se avaliar as causas e as condições de instalação.
cumprimentos

Concerteza... nada é eterno! :mrgreen:

Não creio que alguem dentro desta comunidade esta a esconder o quer que seja, o pessoal é sério e honesto (até prova em contrário :) ), não vejo o porquê e para quê de tal atitude, todos beneficiamos de alguma forma com as experiencias de cada... feedback é importantissimo.

Muito sinceramente não desejava ver-me em tal situação (cruzes canhoto :lol: ) e ninguem deseja , mas se tal vier a acontecer, cá estarei na primeira pessoa a relatar...

Cpts,


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Avarias Inversores

Mensagem por PaulOL »

RJSC Escreveu:Um par de descarregadores da Efapel, de 10 kA, custam por aqui em casas de material elétrico, quase 40€.
Não são caros.
Mas como o pessoal tem a mania de usar marcas estrangeiras... (Legrand, ABB, GE, Phoenix Controls)
Depois acham caro...

http://www.efapel.pt/catalogo/listaprod ... 3&sessao=1

Sendo assim... até que não é nada caro!... e marcas há muitas :mrgreen:

Tenho que analisar bem esta questão na minha MP, mas parece-me que li qualquer coisa parecida no orçamento, por isso vou tirar a limpo... :lol: como quem diz, ver se está instalado não basta estar escrito!


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Avarias Inversores

Mensagem por mcarneiro »

Viva, o pessoal queria saber se não havia avarias de inversores nao era ? pois eu tenho um solarmax 4200s com um defeito de fabrico :evil: , de vez que quando não arranca como deve ser , possivel problema em um dos reles , já foi aberta avaria a solarmax vai substituir o dito.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Avarias Inversores

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Um dos nossos colegas a quem fiz o site, teve um "problema" no xantrex, vinha com a porta série avariada.
O inversor foi substituído.
Foi uma avaria que não causou prejuízo... mas sempre existiu.
Cmps,


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Avarias Inversores

Mensagem por Neutrao »

Boas

Tive problemas com um danfoss e o meu instalador trocou-mo por um xantrex (que se porta mais que bem).
Esse instalador testou o inversor na sua própria mp e confirmou a avaria (estava sempre a ir abaixo e não passava dos 2.4 kws instantâneos)


Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm
Localização: Marco de Canaveses

Re: Avarias Inversores

Mensagem por Albator »

Boas, pessoal!

Venho aqui dar o meu testemunho, pois fui contemplado com uma avaria no meu inversor Carlo Gavazzi ISMG 145 DE, no passado dia 06-07-2013, cerca das 16h00, conforme vídeos no you tube:

http://www.youtube.com/watch?v=_hzDKws1Ojo

http://www.youtube.com/watch?v=mkhxbdTJHaA

No dia anterior havia reparado no odor a queimado próximo do inversor e pensei logo que possivelmente iria fritar... :S

Não foi necessário esperar muito.

Entretanto o instalador compareceu para resolver a avaria mas acabou por desmontar o equipamento para enviar o mesmo para garantia, pois verificou ao abrir a tampa da frente que se encontravam duas bobines do lado AC com uma cor muito estranha e muito cheiro a "chamuscado".

Bem, peço desculpa se não dou mais pormenores, mas como sou leigo na matéria é tudo quanto me foi possível relatar.

Para cumulo dos meus azares recebi o feedback do instalador, o qual informou que a transportadora do seu fornecedor havia destruído o meu inversor com um empilhador.

Agora estou sem produzir e estou a espera que o instalador me venha instalar um inversor emprestado (Danfoss) até que se dê o desenlace desta situação... :(

Cumprimentos


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Avarias Inversores

Mensagem por RJSC »

Agora a transportadora deveria ser forçada a pagar o inversor...


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Avarias Inversores

Mensagem por mcarneiro »

Albator Escreveu:Boas, pessoal!

Venho aqui dar o meu testemunho, pois fui contemplado com uma avaria no meu inversor Carlo Gavazzi ISMG 145 DE, no passado dia 06-07-2013, cerca das 16h00, conforme vídeos no you tube:

http://www.youtube.com/watch?v=_hzDKws1Ojo

http://www.youtube.com/watch?v=mkhxbdTJHaA

No dia anterior havia reparado no odor a queimado próximo do inversor e pensei logo que possivelmente iria fritar... :S

Não foi necessário esperar muito.

Entretanto o instalador compareceu para resolver a avaria mas acabou por desmontar o equipamento para enviar o mesmo para garantia, pois verificou ao abrir a tampa da frente que se encontravam duas bobines do lado AC com uma cor muito estranha e muito cheiro a "chamuscado".

Bem, peço desculpa se não dou mais pormenores, mas como sou leigo na matéria é tudo quanto me foi possível relatar.

Para cumulo dos meus azares recebi o feedback do instalador, o qual informou que a transportadora do seu fornecedor havia destruído o meu inversor com um empilhador.

Agora estou sem produzir e estou a espera que o instalador me venha instalar um inversor emprestado (Danfoss) até que se dê o desenlace desta situação... :(

Cumprimentos
Albator Escreveu:Boas, pessoal!

Venho aqui dar o meu testemunho, pois fui contemplado com uma avaria no meu inversor Carlo Gavazzi ISMG 145 DE, no passado dia 06-07-2013, cerca das 16h00, conforme vídeos no you tube:

http://www.youtube.com/watch?v=_hzDKws1Ojo

http://www.youtube.com/watch?v=mkhxbdTJHaA

No dia anterior havia reparado no odor a queimado próximo do inversor e pensei logo que possivelmente iria fritar... :S

Não foi necessário esperar muito.

Entretanto o instalador compareceu para resolver a avaria mas acabou por desmontar o equipamento para enviar o mesmo para garantia, pois verificou ao abrir a tampa da frente que se encontravam duas bobines do lado AC com uma cor muito estranha e muito cheiro a "chamuscado".

Bem, peço desculpa se não dou mais pormenores, mas como sou leigo na matéria é tudo quanto me foi possível relatar.

Para cumulo dos meus azares recebi o feedback do instalador, o qual informou que a transportadora do seu fornecedor havia destruído o meu inversor com um empilhador.

Agora estou sem produzir e estou a espera que o instalador me venha instalar um inversor emprestado (Danfoss) até que se dê o desenlace desta situação... :(

Cumprimentos
Isso vai ser coberto pelo seguro da transportadora, agora não troques o Carlo Gavazzi , que é um excelente inversor( tiveste azar) pelo danfoss.


Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm
Localização: Marco de Canaveses

Re: Avarias Inversores

Mensagem por Albator »

mcarneiro Escreveu: Isso vai ser coberto pelo seguro da transportadora, agora não troques o Carlo Gavazzi , que é um excelente inversor( tiveste azar) pelo danfoss.
Viva!

Hoje o instalador montou um Danfoss Unilinx, para que a MP não fique sem produzir. Quanto ao facto de saber se devo ou não substituir o inversor por outro modelo, admito ter ficado com algum receio em relação a fiabilidade do equipamento.

Confesso que surgiu a ideia de trocar o inversor por um kaco ou um xantrex desde que o instalador se mostre disponível para uma solução desse género.

O problema é que a minha MP (3.45) esta montada com um seguidor com 24 Paineis suntech mono de 180 (4320W), limitando o leque de opções, para alem existirem algumas sombras de durante as manhãs de inverno, situação que o Carlo gavazzi gere muito bem com as 3 string.

Por outro lado fico sem saber se ganho com a substituição pois é me difícil avaliar o desempenho do inversor em termos comparativos (não conheço uma configuração parecida por perto de Marco de Canaveses). Em relação a isso apenas posso dizer que produziu 8260kw em 2012, o que parece satisfatório de pela situação geográfica.

Salvo melhor opinião, para já partilho da tua ideia, mcarneiro.

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Micro-Produção”