problemas com seguidores

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: problemas com seguidores

Mensagem por visitante1 »

Uma coisa não tenham duvida, uma avaria num seguidor depois de acabar a garantia vai doer muito (claro dependendo do tipo de avaria), mas pode levar uns meses bons de produção!
mas não se pode ter tudo claro!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: problemas com seguidores

Mensagem por lopes »

fmaxado Escreveu:Gostava que o amigo Volt se pronuncia-se. Há uns tempos atrás quase me excomungava quando eu disse e repito que os seguidores são um problema no futuro, por isso na altura em devida altura dei a minha opinião para não se aplicar estes sistemas. Parece que o tempo me irá dar razão.....
Acho que não podemos ser radicais ao ponto de não aconselhar a instalação de um seguidor (respeito a sua opinião). Agora temos é que estar cientes que tudo o que envolva electrónica/mecânica está sempre sugeito a problemas, e mais tarde ou mais cedo eles vão aparecer. Se fossemos a pensar assim, a humanidade andava toda a pé ou de bicicleta e ninguém comprava carro para se deslocar, pois este avaria e dá problemas... 8-) Contudo repito, respeito a sua opinião, mas é apenas isso... uma opinião... não faça disso um exemplo! ;)

... peço desculpa pelo offtopic...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: problemas com seguidores

Mensagem por Emanuel Couto »

O meu seguidor não entra em posição de defesa !
E quando avariar! O técnico é baratinho :lol: :lol:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: problemas com seguidores

Mensagem por PaulOL »

fmaxado Escreveu:Gostava que o amigo Volt se pronuncia-se. Há uns tempos atrás quase me excomungava quando eu disse e repito que os seguidores são um problema no futuro, por isso na altura em devida altura dei a minha opinião para não se aplicar estes sistemas. Parece que o tempo me irá dar razão.....

Como assim?....razão em quê? :o

Não se esqueça que em cumulo (reparação extremamente descomunal) o seguidor funciona como uma instalação fixa, com a vantagem!!... a de ajuste sazonal ;) , o que permite SEMPRE tirar mais rendimento que qualquer fixa... e já agora, quantas instalações fixas "voaram" no temporal passado e quantos seguidores?... de que lado estiveram os maiores prejuizos, que o deixam de ser tendo um bom seguro!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: problemas com seguidores

Mensagem por Marco P G Silva »

Nem mais...
Por acaso foi uma das coisas que perguntei ao meu instalador e seguidores 0, fixos algums(fitas que rebentaran).
Repara que no mês passado tive o seguidor parado e tive a produzir na mesma(como fixo)....
Claro que pode estar mais sujeito.......nao se pode ter tudo, até hoje nao estou arrependido. :D
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: problemas com seguidores

Mensagem por PaulOL »

Marco P G Silva Escreveu:Nem mais...
Por acaso foi uma das coisas que perguntei ao meu instalador e seguidores 0, fixos algums(fitas que rebentaran).
Repara que no mês passado tive o seguidor parado e tive a produzir na mesma(como fixo)....
Claro que pode estar mais sujeito.......nao se pode ter tudo, até hoje nao estou arrependido. :D

O "estar mais sujeito..." até pode funcionar como uma benção!! :lol: :lol: basta ter um bom seguro... e com jeitinho :) ......................reparação paga!!!... digo eu... :mrgreen:


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: problemas com seguidores

Mensagem por JDuarte »

Marco P G Silva Escreveu: Por acaso foi uma das coisas que perguntei ao meu instalador e seguidores 0, fixos algums(fitas que rebentaran).
Boas,
Conheço dois casos em que os seguidores cederam. Um Etatrack sem anemómetro dobrou pela base (o seguro suportou os custos) e um Dasoluz (DAS 4) em que o anemómetro não funcionou... neste caso o colega microprodutor ainda anda feito bola de ping pong entre o instalador e a seguradora. A seguradora diz que os sistemas de segurança não estavam funcionais (mau funcionamento do sistema), o instalador diz que na última visita ao local tudo estava ok e como tal não se responsabiliza pelo sucedido. O que é certo é que as fotos provam que o seguidor estava orientado a nascente quando o seguidor cedeu (não estava em posição de defesa) e o colega não vê a situação resolvida.
Como o pessoal é curioso, vou pedir autorização aos proprietários para publicar as fotos que me foram cedidas.
Cmps,


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: problemas com seguidores

Mensagem por PaulOL »

JDuarte Escreveu:
Marco P G Silva Escreveu: Por acaso foi uma das coisas que perguntei ao meu instalador e seguidores 0, fixos algums(fitas que rebentaran).
Boas,
Conheço dois casos em que os seguidores cederam. Um Etatrack sem anemómetro dobrou pela base (o seguro suportou os custos) e um Dasoluz (DAS 4) em que o anemómetro não funcionou... neste caso o colega microprodutor ainda anda feito bola de ping pong entre o instalador e a seguradora. A seguradora diz que os sistemas de segurança não estavam funcionais (mau funcionamento do sistema), o instalador diz que na última visita ao local tudo estava ok e como tal não se responsabiliza pelo sucedido. O que é certo é que as fotos provam que o seguidor estava orientado a nascente quando o seguidor cedeu (não estava em posição de defesa) e o colega não vê a situação resolvida.
Como o pessoal é curioso, vou pedir autorização aos proprietários para publicar as fotos que me foram cedidas.
Cmps,
Boas :mrgreen:

É caso para perguntar à seguradora do 2º caso (Dasaluz) para que serve o seguro, se não é para cobrir situações não previsíveis ou anómalas do bem seguro, para que serve?
...quem garante que não foi o temporal o a causa da avaria.
…será que a seguradora teve em consideração o facto do seguidor estar equipado com o anemómetro no prémio a pagar, provavelmente não, mas agora agarra-se a essa falha do equipamento para não cumprir as suas responsabilidades...hummm dispensa-se estas seguradoras! :twisted:

Por estes dois casos, pode-se concluir que o melhor é não ter anemómetro e escolher a seguradora certa. :)

Penso que era muito importante para os microprodutores saberem os nomes das seguradoras envolvidas nestes dois casos, pois esta experiência dos colegas pode ajudar-nos a nós todos a distinguir o trigo do joio, deixo o desafio ao amigo Jduarte! ;)

Quanto ao afirmado pelo Marco, o instalador dele, quanto sei, só trabalha com Degger!...daí, talvez essa resposta!

Cpts,


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: problemas com seguidores

Mensagem por JDuarte »

Viva PaulOL,
O colega enquanto não tiver o problema resolvido não quer criar alarido nem ruído com medo de ser prejudicado, inclusivé pediu para não publicar as fotos... mas a seu tempo a informação cá chegará.
Cmps,

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: problemas com seguidores

Mensagem por lopes »

PaulOL Escreveu:...quem garante que não foi o temporal o a causa da avaria.
Eu acho que esta frase diz tudo!

Naquela manhã de vendaval fui dar com o instalador parado à minha porta para verificar se o meu seguidor se tinha "protegido", pois tiveram que ir colocar um seguidor na horizontal por este não se ter virado atempadamente, mas só porque entretanto a energia falhou (devido ao temporal) e o seguidor deixou de estar alimentado para fazer essa função. Valeu esse seguidor estar instalado num vale protegido do vento - que quanto a mim foi a unica razão para ele não ter ativado a função de protecção.
Até àquela hora, era o único apontamento que tinham nos seguidores, mas tinham acabado de ser informados que uma instalação com algumas dezenas de paineis fixos tinham voado em Ourém. :roll:

Isto só para dizer que sim, o temporal pode ter sido o causador dessa avaria, pode até algum detrito ter sido projectado pelo vento contra o anemometro ou sistema de controlo impedindo o correcto funcionamento. Mas infelizmente já se sabe como é que certas seguradores funcionam... quando querem fugir às responsabilidades, pegam em qualquer coisa... :?

Quase que mais valia a pessoa em causa ter sido "incorreta" e ter retirado o anemometro depois da queda, pois não conheço nenhuma obrigação em que ele tenha que lá estar. Mas ele também não adivinhava, não é verdade? :?


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: problemas com seguidores

Mensagem por PaulOL »

JDuarte Escreveu:Viva PaulOL,
O colega enquanto não tiver o problema resolvido não quer criar alarido nem ruído com medo de ser prejudicado, inclusivé pediu para não publicar as fotos... mas a seu tempo a informação cá chegará.
Cmps,

Boas JDuarte,

É perfeitamente compreensível a atitude do colega visado, vamos então esperar que tudo se resolva no sentido positivo…do colega! :mrgreen:

Nada nos impede que seja conhecida a seguradora, aliás devemos postar todas as experiencias vividas com estas, denunciando as evidencias quer sejam negativas ou positivas, para que todos nós possamos fazer as melhores opções e como já disse, separar o trigo do joio!

Cpts,

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: problemas com seguidores

Mensagem por Volt »

Ena, nem precisei dizer nada. :-D. Há mais pessoal aqui a pensar como eu. Já deu para perceber fmaxado?
Quanto aos seguros, não nos podemos esquecer que o pagamento dos sinistros estão sempre dependentes das coberturas escolhidas.
Se não escolhemos cobertura de avarias e o perito que avaliar o sinistro achar que foi avaria, é preciso ir para tribunal...
Não sei se foi o caso (pode não ter mesmo nada a ver), mas estou só a dar um exemplo. Espero que não seja o caso e as coisas se resolvam a bem para o nosso colega. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: problemas com seguidores

Mensagem por PaulOL »

[quote="Volt"]
Quanto aos seguros, não nos podemos esquecer que o pagamento dos sinistros estão sempre dependentes das coberturas escolhidas.



Bem visto este aspecto!... ;) não é só subscrever um seguro e pronto, fica tudo seguro... :o

As seguradoras são muito astutas e geralmente as coberturas mais importantes estão nas "Condições Especiais" como: Danos às máquinas - Avaria; Fenómenos Sismicos; Tempestades; Vandalismo...etc, claro que quantas mais destas rubricas subscritas, maior será o prémio a pagar!

Quem sabe se um dos casos mencionado aqui do amigo do JDuarte, não terá a ver com uma situação destas...com subscrição de Danos às Máquinas - Avaria, a seguradora não tinha como se esquivar, mas também ninguém é obrigado a ter anemómetro, pelo que não faz sentido a seguradora agarrar-se ao facto estar avariado e principalmente se subscreveu "Tempestades", a não ser que, o segurado tenha mencionado este equipamento e a seguradora baixou o prémio a pagar, atendendo a este equipamento "suplementar", que a meu ver, devia ser obrigatório em todos os seguidores!

Cpts. :mrgreen:


fmaxado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta mar 04, 2011 4:38 pm

Re: problemas com seguidores

Mensagem por fmaxado »

Não é necessário tanta excitação. Eu não pretendo impor nada desde o inicio, apenas manifestar a minha opinião. Que mantenho e não altero nada do que disse, obviamente cada um é que sabe o que fazer.....agora de fato essa de os fixos voarem ou os seguidores funcionarem como fixos, é na realidade bons argumentos....

Volt Escreveu:Ena, nem precisei dizer nada. :-D. Há mais pessoal aqui a pensar como eu. Já deu para perceber fmaxado?
Quanto aos seguros, não nos podemos esquecer que o pagamento dos sinistros estão sempre dependentes das coberturas escolhidas.
Se não escolhemos cobertura de avarias e o perito que avaliar o sinistro achar que foi avaria, é preciso ir para tribunal...
Não sei se foi o caso (pode não ter mesmo nada a ver), mas estou só a dar um exemplo. Espero que não seja o caso e as coisas se resolvam a bem para o nosso colega. :-).

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: problemas com seguidores

Mensagem por Marco P G Silva »

JDuarte Escreveu:Viva PaulOL,
O colega enquanto não tiver o problema resolvido não quer criar alarido nem ruído com medo de ser prejudicado, inclusivé pediu para não publicar as fotos... mas a seu tempo a informação cá chegará.
Cmps,
olá Duarte
como esta a situação do teu colega?
O seguro já se chegou a frente ou teve que arranjar do proprio bolso?
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: problemas com seguidores

Mensagem por JDuarte »

Marco P G Silva Escreveu: olá Duarte
como esta a situação do teu colega?
O seguro já se chegou a frente ou teve que arranjar do proprio bolso?
Boas,
Na última troca de emails, o nosso colega microprodutor tinha assumido os custos perante a empresa isntaladora e estava à espera que a seguradora lhe pagasse. Fiquei com a ideia que seguradora acabou por assumir os custos dos danos.
Cmps,

Responder

Voltar para “Micro-Produção”