Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por areosa »

Alguém confirma ou desmente esta interpretação da Certiel? Se assim for vale a pena investir em silício até ao limite do inversor porque, mesmo que se atinja o valor máximo no regime bonificado, sempre se vende o restante ao valor do regime normal.

No entanto, tenho algumas dúvidas que assim seja, senão vejamos. Segundo o Dec. Lei nº 118-A/2010 de 25 de Outubro, no artigo 9º diz o seguinte:
Artigo 9.º
Regimes remuneratórios
1 — O produtor tem acesso a um dos seguintes regimes remuneratórios:
a) O regime geral, aplicável a todos os que tenham acedido à actividade de microprodução e não se enquadrem no regime bonificado, nos termos do presente decreto-lei;
b) O regime bonificado.


Ou seja, ter acesso a um dos regimes renumeratórios significa que não pode ter acesso a ambos, consoante as conveniências.

Como artigo 11º que regula o regime bonificado, diz o seguinte:
Artigo 11.º
Regime bonificado
(...)
3 — A tarifa é aplicável durante um total de 15 anos contados desde o 1.º dia do mês seguinte ao do início do fornecimento, subdivididos em dois períodos, o primeiro com a duração de 8 anos e o segundo com a duração dos subsequentes 7 anos.
4 — A aplicação do regime remuneratório bonificado caduca quando o produtor comunique ao SRM a renúncia à sua aplicação, ou no final do período de 15 anos referido no número anterior, ingressando o produtor no regime remuneratório geral.
(...)
7 — A electricidade vendida nos termos dos números anteriores é limitada a 2,4 MWh/ano, no caso das alíneas a) e b) do número anterior, e a 4 MWh/ano, no caso das restantes alíneas deste mesmo número, por cada quilowatt instalado.
Ou seja, durante 15 anos tem-se direito ao regime bonificado mas, em contrapartida, tem-se a limitação dos 2,4 MWh por cada kW instalado, a menos que se renuncie.

Cps


mpovi
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta jun 29, 2011 10:33 am

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por mpovi »

Bom dia pessoal, deixo aqui o meu testemunho em relaçao a este assunto;
pois tenho um amigo em que a sua MP atingiu o limite em outubro do ano
passado e ele ligou para a certiel e disseram-lhe que o melhor era tapar os
paineis pois que a EDP nao pagava nem mais um tostao :evil: (mesmo assim ja lhe
tinham pago mais 300€ :) que o limite de lei).

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por visitante1 »

mpovi Escreveu:Bom dia pessoal, deixo aqui o meu testemunho em relaçao a este assunto;
pois tenho um amigo em que a sua MP atingiu o limite em outubro do ano
passado e ele ligou para a certiel e disseram-lhe que o melhor era tapar os
paineis pois que a EDP nao pagava nem mais um tostao :evil: (mesmo assim ja lhe
tinham pago mais 300€ :) que o limite de lei).
Resumindo o melhor é não alertar muito porque o mais certo é ser mais uma questão que não tem controlo, acho que eles nem se preocupam se passou o limite ou não...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por jama »

pnunes Escreveu:
mpovi Escreveu:Bom dia pessoal, deixo aqui o meu testemunho em relaçao a este assunto;
pois tenho um amigo em que a sua MP atingiu o limite em outubro do ano
passado e ele ligou para a certiel e disseram-lhe que o melhor era tapar os
paineis pois que a EDP nao pagava nem mais um tostao :evil: (mesmo assim ja lhe
tinham pago mais 300€ :) que o limite de lei).
Resumindo o melhor é não alertar muito porque o mais certo é ser mais uma questão que não tem controlo, acho que eles nem se preocupam se passou o limite ou não...
cumprimentos
Ha que meter AC no poste,quanto mais melhor , a nossa conta bancaria agradece e o planeta tambem.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por alexjp4 »

areosa Escreveu:Econtrei esta informação nas faqs do site das renováveis na hora:
Posso alimentar os seguidores da instalação de microprodução a partir da instalação de utilização?

Não pode, os seguidores fazem parte da instalação de microprodução devendo os mesmos ser alimentados a partir desta.
Em que lei está isto escrito?

Cps,
Boas

Já li algures que os equipamentos tem que ser alimentados pela energia que e produzida pelos painéis, na altura em que andava a ver que sistema iria montar o instalador também me disse que o seguidor não podia ser alimentado pela corrente da EDP e que eles instalavam um painel e uma bateria só para os motores do seguidor.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:Boas,

Pretendo lançar aqui esta questão “Produzir ou Não Produzir”, aberto a todos os participantes independentemente de atingirem ou não a cota anual permitida para os contratos de 3.45 e 3.68, respectivamente 8.280Kwh e 8.830Kwh.

Qual a atitude mais sensata e correcta, não correndo qualquer risco de infringir qualquer regulamento ou lei?

As hipóteses que me ocorrem:
1 – Desligar a microprodução
(férias merecidas)
2 – Continuar a produzir injectando na habitação.
(sabendo que o excedente dos kwh não consumidos vão ser injectados na rede e que o contador analógico vai diminuir a contagem na igual proporção à injectada e o contador digital apenas pára a contagem “não desmarca”)
3 – Continuar a produzir e injectando na rede.
(sabendo que nada recebe em troca)

A minha opinião:
Não faz qualquer sentido,
- Amanhar a seara
- Fazer a sementeira
- Cuidar das pragas, ervas daninhas, rega, etc.
- Fazer a safra
No final entregar o produto de todo este labor de “mão beijada” sem sequer um obrigado e mais GRAVE, ser-me novamente entregue com a obrigação de o PAGAR!

A minha sequencia sensata:
1º. - Injectar na habitação se a opção for viável e não infrinja qualquer regulamento ou lei.
2º. - Desligar a microprodução.
3º. – Injectar na rede se…(por uma boa causa) os Kwh reverterem, por exemplo, para alguma instituição de caridade do meu concelho ou algo do género. (Passaria para 2º. Opção a ser executável)

Comentários e Sugestões:... ??? :mrgreen:

Boas

No meu ponto de vista e entendendo a mp como um meio de investimento, o mais racional seria não comprar painéis de qualquer maneira porque quantos mais painéis maior o investimento e o tempo de amortização mais elevado porque a EDP segundo o que vem na legislação não paga o excedente por isso andamos a investir para a EDP ficar com os lucros .
Por isso na minha opinião e neste momento não e muito difícil de se fazer as contas aos painéis a instalar para produzir perto ou a passar pouco do limite e o investimento será mais baixo e o tempo de amortização mais baixo.
Que no caso dos seguidores quanto maior a área de painéis maior o consumo e desgaste dos motores, logo reduzindo a vida destes obrigando a maiores despesas, logo reduzindo os lucros.
Mas isto e o meu ponto de vista.
Nas outras hipóteses acho que mandava o seguidor de ferias sempre reduzia o desgaste e o valor das despesas.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por alexjp4 »

jama Escreveu:
pnunes Escreveu:
mpovi Escreveu:Bom dia pessoal, deixo aqui o meu testemunho em relaçao a este assunto;
pois tenho um amigo em que a sua MP atingiu o limite em outubro do ano
passado e ele ligou para a certiel e disseram-lhe que o melhor era tapar os
paineis pois que a EDP nao pagava nem mais um tostao :evil: (mesmo assim ja lhe
tinham pago mais 300€ :) que o limite de lei).
Resumindo o melhor é não alertar muito porque o mais certo é ser mais uma questão que não tem controlo, acho que eles nem se preocupam se passou o limite ou não...
cumprimentos
Ha que meter AC no poste,quanto mais melhor , a nossa conta bancaria agradece e o planeta tambem.
ATENÇÂO

Qual foi o limite que passou? os 5.000€ ou os 2,4KW por KW instalado?
Se foi o limite dos 5.000€ a EDP paga só que depois, quem produzir mais que os 5.000€ paga imposto de 20% sobre a totalidade do valor facturado não é retirado a isenção dos 5.000€.
Ou seja quem produzir 5.001€ paga 1.000,2€ de imposto enquanto que quem produz 4.999€ não paga nada, por isso façam contas e vejam se o que estão a produzir chega para pagar o imposto.
se foi dos 2,4KW a ver se eles não se vão lembrar de lhe deduzir depois esse valor, o melhor é estar calado.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

Boas!

Um exemplo a seguir:


País: ALEMANHA

Entre o meio-dia dos passados dias 25 e 26 a produção de energia
solar na Alemanha atingiu os 22 mil megawatts hora, um recorde
mundial equivalente ao que produziriam 20 centrais nucleares em
plena potência.

"Nunca um país produziu tanta energia solar", disse à agência
Reuters Norbert Allnoch, director do Institute of the Renewable
Energy Industry (IWR), na Alemanha.

É obra!.... :mrgreen:


Deve-se acrescentar que:

"Produzir eletricidade solar é agora mais barato e já faz sentido olhar
para ela. Galp e EDP começaram a fazer projetos
A energia solar está a deixar de ser o patinho feio das renováveis.
Em dez anos, a tecnologia evoluiu e, hoje,
instalar painéis fotovoltaicos ou construir
um parque solar custa menos de metade."

Dá para reflectir!... :mrgreen:

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por sousacastro »

Boas,

Hoje quando chegar a casa vou desligar a minha microprodução por cerca de 22 dias para umas merecidas ferias pois já cumpriram a sua função.

Recebi hoje a factura da edp para me pagarem uns miseros 5,32 euros.

O valor total que recebi este ano foi 3.244,06 euros ou seja pagaram 8537 KWh, o valor limite era 8280 a produção no vazio foi 237 KWh (que me parece que pagam este valor além do limite anual) e mais 20 KWh (será que é uma margem de segurança?)

Mesmo assim já produziu mais cerca de 600 KWh - 228 euros que bem me faziam falta e tive que os dar...
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO


solarboy
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sexta ago 05, 2011 11:04 am

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por solarboy »

Olá,

Confirmo mais um caso de não pagamento além do limite.

Por isso, Micro em manutenção até Janeiro (é preciso lubrificar e limpar a aparelhagem).

Abraço
SB

PS: Já agora convém divulgar, ou as ações da EDP vão disparar.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

sousacastro Escreveu:Boas,

Hoje quando chegar a casa vou desligar a minha microprodução por cerca de 22 dias para umas merecidas ferias pois já cumpriram a sua função.

Recebi hoje a factura da edp para me pagarem uns miseros 5,32 euros.

O valor total que recebi este ano foi 3.244,06 euros ou seja pagaram 8537 KWh, o valor limite era 8280 a produção no vazio foi 237 KWh (que me parece que pagam este valor além do limite anual) e mais 20 KWh (será que é uma margem de segurança?)

Mesmo assim já produziu mais cerca de 600 KWh - 228 euros que bem me faziam falta e tive que os dar...

Boas,

Não entendi essa dos 22 dias... :o

Só para esclarecer o funcionamento do limite anual dos 8.280Kwh é para o ano civil (1 Janeiro a 31 de Dezembro), ou seja se desligar hoje, não vale a pena ligar antes de 01 Janeiro/2013 porque até lá a tarifa é de 0,0€ /Kwh… :evil: o melhor mesmo é dar essas FÉRIAS , bem merecidas, de 46 dias!!!!!!!! :mrgreen:...mas claro, isso deve-se a essa VALENTE máquina de Kwh... :lol:

Julgo que deve estar a fazer confusão com o mês da facturação, que não conta para nada, ou seja, quando receber a factura de Janeiro/2013, uma parte da produção pertence a Dezembro/2012, esta parte não é paga!!!... talvez daí os tais 22 dias, não? :)

Cpts.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

solarboy Escreveu:Olá,


PS: Já agora convém divulgar, ou as ações da EDP vão disparar.

... qual delas, mas vão fazer tiro ao alvo?... :lol:

Avatar do Utilizador

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm
Localização: Vila Real - Trás os Montes

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por sousacastro »

Eu estava a referir os 22 dias pois a microprodução foi ligada à rede no dia 7/12/2011 mas se o limite é o ano civil já não entendo nada.

Então eles monitorizam a nossa microprodução ao dia ou ao mes? Pois a 1ª factura que me enviaram em Dezembro de 2011 (de 7 a 9 do 12) foi de 26 kWh produzidos e a de Janeiro de 2012( de 9/12/2011 a 8/1/2012) foi de 406 KWh produzidos.

Então será que essa diferença de 257 kwh que me pagaram a mais é de 7 a 31 de Dezembro de 2011 e não é a produção no vazio?

É que a produção no vazio foi 237 kwh o que dá uma diferença de 20 Kwh em relação ao que me pagaram a mais.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

Boas sousacastro,

Pois é… a monitorização é diária! :)

Pelo que diz, a produção de 2011, foi então de (26 + 257 )= 283Kwh e ponto final.

O que produziu e pagaram, para o ano 2012 é a diferença (8537 – 257= 8280), a questão da produção em vazio é uma mera e simpática coincidência! :lol:

Cpts.

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por Marco P G Silva »

viva
Pois é eles nao precisão de esmola, a que dar dar ferias as quem as mereceu.... :lol:
Eu tambem estava com esperança que nao estivessem atentos e que pagassem mais ums klw....mas ja estou a ver que para pagar esta tudo com a pestana bem aberta :shock:
Enfim.... :(
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por areosa »

Efectivamente, o que conta é a produção por ano civil - do dia 1 de Janeiro a 31 de Dezembro. Quando a produção começa a meio do ano, o limite é proporcional ao nº de dias a contar desde que iniciou a produção até final do ano.

Houve um instalador que me disse que a EDP controlava as instalações todos os 30 minutos para avaliar se os limites legais de potência a que os microprodutores estão autorizados a produzir não estavam a ser ultrapassados. Essa informação vale o que vale, mas é bem possível que a EDP faça a contagem diária para não ter que pagar nem mais um tostão assim que os microprodutores ultrapassem o limite estabelecido, e passem a fornecer kWh à borla! Nada mau negócio para a EDP já que fomos nós que pagámos o dito modem GSM que lhes permite saber a qualquer momento quanta energia foi produzida! Felizmente é a EDP que paga as comunicações com o modem GSM senão o caso ainda era mais irónico! :geek: :geek: :geek:

Cps
Última edição por areosa em quinta nov 15, 2012 11:41 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por PaulOL »

Marco P G Silva Escreveu:viva
Pois é eles nao precisão de esmola, a que dar dar ferias as quem as mereceu.... :lol:
Eu tambem estava com esperança que nao estivessem atentos e que pagassem mais ums klw....mas ja estou a ver que para pagar esta tudo com a pestana bem aberta :shock:
Enfim.... :(
É isso mesmo "...para pagar esta tudo com a pestana bem aberta" :lol:

Já bastou a (má) experiência do ano passado, agora são FÉRIAS (repartidas) até final do ano! :mrgreen:

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por g_card »

uma curiosidade, quem suporta os custos da comunicação GSM? a EDP ou ainda vem descontado na factura?
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por alexjp4 »

areosa Escreveu:Efectivamente, o que conta é a produção por ano civil - do dia 1 de Janeiro a 31 de Dezembro. Quando a produção começa a meio do ano, o limite é proporcional ao nº de dias a contar desde que iniciou a produção até final do ano.

Houve um instalador que me disse que a EDP controlava as instalações todos os 30 minutos para avaliar se os limites legais de potência a que os microprodutores estão autorizados a produzir não estavam a ser ultrapassados. Essa informação vale o que vale, mas é bem possível que a EDP faça a contagem diária para não ter que pagar nem mais um tostão assim que os microprodutores ultrapassem o limite estabelecido, e passem a fornecer kWh à borla! Nada mau negócio para a EDP já que fomos nós que pagámos o dito modem GSM que lhes permite saber a qualquer momento quanta energia foi produzida! Felizmente é a EDP que paga as comunicações com o modem GSM senão o caso ainda era mais irónico! :geek: :geek: :geek:

Cps
Boas

Não sei como a EDP faz as leituras mas basta-lhe fazer a leitura uma vez por mês, porque o que vier a mais eles não pagam e na factura vem só até ao limite estabelecido, por isso não deve ter nenhum interesse em andar a fazer leituras de meia em meia hora até porque os contadores marcam e devem enviar essa informação do pico de produção e para eles tanto lhes faz saber que tenhas ultrapassado o que podias produzir no dia 1 como no dia 20, desde que tenham conhecimento vai dar ao mesmo.
Penso eu de que. :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Produzir ou NÃO Produzir... (O dilema)

Mensagem por Patalhetas »

uma curiosidade, quem suporta os custos da comunicação GSM? a EDP ou ainda vem descontado na factura?
Boas,
Pelos conhecimentos que tenho, não paga, existe um protocolo com a optimus, os cartões não tem anuidade e as comunicações GPRS não tem custos acrescidos, logo não se fazem chamadas ..... final = 0

a niscayah (segurança) tem um protocolo idêntico ;)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Responder

Voltar para “Micro-Produção”