Tensão alta da rede????

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
Paulo P
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta jan 19, 2012 10:39 am

Tensão alta da rede????

Mensagem por Paulo P »

Boa tarde,
Estou a 1 semana de acabar a minha instalação( 18 paineis isofotón monocristalinos + inversor Kaco 4200)
Deixo as fotos para quando estiver completa.
Tenho andado a medir os valores da rede, sem a micro. O máximo que consegui ler foi de 245, no pico. Será que depois de ter a micro a produzir, terei problemas de tensão alta?
Em média uma micro quanto é que faz subir a tensão da rede?
Obrigado
Paulo


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por JDuarte »

Bem vindo Paulo,
Não irás ter problemas, o kaco vai até aos 264, ou na configuração base (reinicia se estiver 10 minutos consecutivos acima dos 253V).
Venham de lá muitos Kwh,


Autor do tópico
Paulo P
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta jan 19, 2012 10:39 am

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por Paulo P »

Boa tarde, JDuarte
Mas não haverá aumento da tensão da rede, depois de começar a minha produção?
Em média quanto é que aumenta?
Estou mortinho para que termine a instalação para lhes contar em quanto me ficou esta micro. Com 18 paineis isofoton de 245 (monocristalinos) e kaco 4200.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por JDuarte »

Sim Paulo,
Ao injetares na rede (horas da baixo consumo) vais poder verificar um aumento de tensão na rede.
No meu caso com o inversor no pico, o aumento chega aos 10V, mas tudo depende da rede. Há cerca de um mês atrás foram remodeladas as linhas de média tensão aqui em redor, nessa altura cheguei a ter 260V às 7:00 da manhã (ou seja sem Mps a injectar). As obras estão terminadas os PT´s foram ajustados e tem andado na casa dos 240/250.
No teu caso não me parece que vás ter problemas, pois o kaco vai até aos 264V desde que não esteja mais de 10 minutos consecutivos acima dos 253V. E mesmo a questão da proteção dos 10 minutos é possível desactivar.
Cmps,


xandecool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quarta dez 28, 2011 8:04 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por xandecool »

A minha MP vai ser ligada esta quarta, nas últimas semanas tenho verificado a tensão e anda entre os 220 e os 230v, penso que não vou ter problemas


Autor do tópico
Paulo P
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta jan 19, 2012 10:39 am

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por Paulo P »

Boa tarde, JGDuarte
Mesmo com a programação em português, que tem como máximo 253V, ou terei que pedir para configurar para os 264V?


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por JDuarte »

Paulo P Escreveu:Boa tarde, JGDuarte
Mesmo com a programação em português, que tem como máximo 253V, ou terei que pedir para configurar para os 264V?
Viva Paulo
O que vinha por defeito era: O inversor desliga por segurança se estiver mais de 10 minutos contínuos acima dos 253V, ou desliga de forma imediata se ultrapassar os 264V instantaneos.
Como ainda não tive oportunidade de "conversar" com o dos novos kacos 4200, não sei como vêm agora... mas não sofras por antecipação... se vieres a ter problemas o pessoal do fórum vai ajudar-te.
Cmps,


Autor do tópico
Paulo P
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta jan 19, 2012 10:39 am

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por Paulo P »

Obrigado, JGDuarte
Quem é que consegue evitar estes pensamentos....
Aguardemos o resto da instalação.


Autor do tópico
Paulo P
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta jan 19, 2012 10:39 am

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por Paulo P »

O seu Xantrex desliga com?


brunopaiva
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta ago 01, 2012 5:25 pm

Tensão alta da rede?? troca de inversor nomofasico para trif

Mensagem por brunopaiva »

boa tarde. instalei um seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w cada com um inversor Kaco 4200, tenho um problema a tensão na rede é alta e ele desliga-se aos 264 algume voltes, já contactei o instalador e fizemos uma reclamação a EDP. foi ligado no 21 de julho e o técnico da edp que o ligou escolheu a fase mais baixa 240v porque nas outras a 245v nem sequer ligava, a edp ainda não respondeu, mas pelo que li neste forum via-me dizer a mesma coisa que disse aos outros....
a empresa instaladoura disse-me que em ultimo recurso muda-me o inversor mónofasico para um trifásico pra destribuir a tensão peals três fases, e o problema fica resolvido, porque a minha fase alem de ser a mais baixa não quer dizer que tenha o maior consumo, e assim fica distribuido ..È POSSIVÉL??!!! algume tem conhecimento. Obrigado.
seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w
Inversor SolarMax 4200s

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por visitante1 »

Não pode instalar um inversor trifasico numa MP, vai ter umas dores de cabeça até resolver isso.
Há situações que a unica forma de minimizar foi limitar o inversor para uma detarminada potencia mais baixa, isto para poder produzir alguma coisa...
Quais as carateristicas do local? é uma aldeia? o cabo é fino?
está longe ou perto do PT?
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


brunopaiva
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta ago 01, 2012 5:25 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por brunopaiva »

Bom dia, eu moro numa aldeia , o PT está a 600m +- mas é alimentado por linhas e não por cabo, á noite temos problemas com a tensão baixa e de dia com a tensão alta, os moradores da minha zona já estão fartos de reclamar mas nada a EDP diz que está tudo bem, como sempre, em minha casa já tive a peça que faz os registos etc etc, e nos vizinhos tambem....o que tenho de fazer é pagar a uma empresa para fazer esses teste reais e depois enviar para a ERSE e para a EDP para ver o que eles fazem....quanto a Microprudução estou a ficar chateado com a situação porque o instalador disse-me que podia por um inversor trifásico para tentar resolver o problema????
Obrigados pela ajuda. espero que me vão ajudando...eu tambem vou dando noticias da situação...
seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w
Inversor SolarMax 4200s

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por visitante1 »

Dê uma vista de olhos neste tópico.
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=77&t=14272
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


brunopaiva
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta ago 01, 2012 5:25 pm

Re: Tensão alta da rede?? troca de inversor nomofasico para

Mensagem por brunopaiva »

brunopaiva Escreveu:boa tarde. instalei um seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w cada com um inversor Kaco 4200, tenho um problema a tensão na rede é alta e ele desliga-se aos 264 algume voltes, já contactei o instalador e fizemos uma reclamação a EDP. foi ligado no 21 de julho e o técnico da edp que o ligou escolheu a fase mais baixa 240v porque nas outras a 245v nem sequer ligava, a edp ainda não respondeu, mas pelo que li neste forum via-me dizer a mesma coisa que disse aos outros....
a empresa instaladoura disse-me que em ultimo recurso muda-me o inversor mónofasico para um trifásico pra destribuir a tensão peals três fases, e o problema fica resolvido, porque a minha fase alem de ser a mais baixa não quer dizer que tenha o maior consumo, e assim fica distribuido ..È POSSIVÉL??!!! algume tem conhecimento. Obrigado.
.....
boa tarde acho que já me resolveram o problema, o inversor Kaco que tinha foi substituido por um SOLARMAX 4200 S, que vai até aso 275Voltes, não sei se é melhor ou pior que o Kaco mas para já está funcionar bem acho eu.....obrigados pela ajuda
seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w
Inversor SolarMax 4200s

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por Marco P G Silva »

boas.
Aimda ficas-t a ganhar com a troca,o solarmax é muito bom e como o teu kaco é o 4200,o tal que vem limitado foi uma boa troca. :D
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por visitante1 »

Fica com uma maquina mas se ele deixar a tensão ir a esses valores alguem ou alguma coisa se há-de queixar...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


brunopaiva
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta ago 01, 2012 5:25 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por brunopaiva »

.....
boa tarde acho que já me resolveram o problema, o inversor Kaco que tinha foi substituido por um SOLARMAX 4200 S, que vai até aso 275Voltes, não sei se é melhor ou pior que o Kaco mas para já está funcionar bem acho eu.....obrigados pela ajuda[/quote]
Boas, como já tinha referido o inversor foi trocado, mas continua a parar não tantas vezes como o Kaco, o solarmax atinge facilmente os 4180W.....mas continua a haver muita resistencia na rede.
Por lei a EDP é obrigada a criar condições favoráveis há microprodução???? Alguem sabe alguma coisa sobre este assunto?! já me passou pela cabeça em arrancar as linhas antigas que estão a servir as cerca de 30 vivendas onde moro, mas tenho medo de me magoar ou magoar alguem.......estou a ficar farto da situação, os cromos da epd têm o ramal feito da seguinte maneira.. Sai do Pt até 30 metros em cabo, 500 metros em linhas antigas, a segiur cabo outra vez.....isto só em Portugal....Agradeço a ajuda de todos. Obrigado a Todos..
seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w
Inversor SolarMax 4200s


brunopaiva
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta ago 01, 2012 5:25 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por brunopaiva »

pnunes Escreveu:Fica com uma maquina mas se ele deixar a tensão ir a esses valores alguem ou alguma coisa se há-de queixar...
cumprimentos
Bom dia, como já disse anteriormente o meu inversor é um solarmax que vai até aos 275 voltes, alguns aparelhos lá em casa já começaram a queimar.....há alguma peça (reguladopr de tensão???) para instalar no meu quadro dentro de casa para não deixar passar mais que 230 voltes???
O Mês de setembro produzi 725 Kws não sei se foi bom o mau.....
Um abraço.
Bruno paiva
seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w
Inversor SolarMax 4200s

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por visitante1 »

Bom dia,
é natural que isso fosse acontecer, 275Vac é uma voltagem que muitos aparelhos não aguentam, mesmo aqueles que vão aguentando mais tarde ou mais cedo também se irão danificar.
Existem equipamentos para evitar que isso aconteça, são estabilizadores de tensão que garantem uma saída regulada.
Um que conheço bem é este: http://www.irem.it/ENG/prodotti/80/7/00 ... izers.html

Só que para esta situação acho que não deveria ser você a resolver a situação, mas também acredito que vai ser dificil resolver de outra forma porque a edp está-se a lixar para os microprodutores.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


brunopaiva
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta ago 01, 2012 5:25 pm

Re: Tensão alta da rede????

Mensagem por brunopaiva »

pnunes Escreveu:Bom dia,
é natural que isso fosse acontecer, 275Vac é uma voltagem que muitos aparelhos não aguentam, mesmo aqueles que vão aguentando mais tarde ou mais cedo também se irão danificar.
Existem equipamentos para evitar que isso aconteça, são estabilizadores de tensão que garantem uma saída regulada.
Um que conheço bem é este: http://www.irem.it/ENG/prodotti/80/7/00 ... izers.html

Só que para esta situação acho que não deveria ser você a resolver a situação, mas também acredito que vai ser dificil resolver de outra forma porque a edp está-se a lixar para os microprodutores.
cumprimentos

Obrigado pela ajuda, a EDP não quer saber, mas vou ter de gastar dinheiro ....se não não há aparelhos que resistem e depois falar a um bom advogado para ver o que dá.....mais uma vez obrigado
seguidor solarde dois eixos Mahor com 19 paineis de rec solar de 215 w
Inversor SolarMax 4200s

Responder

Voltar para “Micro-Produção”