Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por telgui »

Sei que pode não ser o melhor sitio para colocar este topico mas pedia aqui alguma ajuda.

1º- Pergunto se alguem abriu actividade com atraso e substituiu a declaração rendimentos para declarar os rendimentos da produção

2º- Tentei fazer isso mas começaram logo as duvidas se punha como acto siolado ou pelo metodo simplificado , isto logo apenas na primeira pagina via internet.

3º- depois logo no segundo quadro pergunta de que se destina os rendimentos, profissionais etc e outra é agricultura, vi tudo menos a produçao de energia solar , eolica .

3º A partir dai foi um descalabro e com medo de fazer alguma coisa mal e ter consequencias com isso parei e venho pedir aqui uma ajuda caso consigam me dizer

Obrigado desde já

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por jama »

telgui Escreveu:Sei que pode não ser o melhor sitio para colocar este topico mas pedia aqui alguma ajuda.

1º- Pergunto se alguem abriu actividade com atraso e substituiu a declaração rendimentos para declarar os rendimentos da produção

2º- Tentei fazer isso mas começaram logo as duvidas se punha como acto siolado ou pelo metodo simplificado , isto logo apenas na primeira pagina via internet.

3º- depois logo no segundo quadro pergunta de que se destina os rendimentos, profissionais etc e outra é agricultura, vi tudo menos a produçao de energia solar , eolica .

3º A partir dai foi um descalabro e com medo de fazer alguma coisa mal e ter consequencias com isso parei e venho pedir aqui uma ajuda caso consigam me dizer

Obrigado desde já
boa tarde. clica neste topico que tens muita informaçao sobre esse assunto

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=77&t=15606
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por telgui »

Obrigado pela ajuda mas aquele topico torna se muito confuso para quem percebe pouco como eu, entretanto contactei uma linha de apoio e apanhei uma senhora que foi impecavel e atraves do meu numero contribuinte preencheu a declaração comigo.

Apenas tenho a alertar que no Quadro 4

Onde tem a opçao pela aplicação das regras da Categoria A

Caso metam que o rendimento deveu se apenas a seviços prestados a uma unica entidade
no meu caso pus no quadro seguinte um NÃO onde diz se opto pela tributação segundo as regras estabelecidas para a Categoria A

Isto pq é o suficiente para o valor a pagar aumentar 4 vezes mais em relação a se puser sim.

De alertar que abri actividade unicamente para declarar os rendimentos resultantes da produção mas o mais simplificado possivel isento de IRS e IVA

Aproveito para quem pretender fazer a substituição da declaração e tenha duvidas eu posso ajudar


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por PaulOL »

telgui Escreveu:Obrigado pela ajuda mas aquele topico torna se muito confuso para quem percebe pouco como eu, entretanto contactei uma linha de apoio e apanhei uma senhora que foi impecavel e atraves do meu numero contribuinte preencheu a declaração comigo.

Apenas tenho a alertar que no Quadro 4

Onde tem a opçao pela aplicação das regras da Categoria A

Caso metam que o rendimento deveu se apenas a seviços prestados a uma unica entidade
no meu caso pus no quadro seguinte um NÃO onde diz se opto pela tributação segundo as regras estabelecidas para a Categoria A

Isto pq é o suficiente para o valor a pagar aumentar 4 vezes mais em relação a se puser sim.

De alertar que abri actividade unicamente para declarar os rendimentos resultantes da produção mas o mais simplificado possivel isento de IRS e IVA

Aproveito para quem pretender fazer a substituição da declaração e tenha duvidas eu posso ajudar


Ainda bem que já está tudo resolvido e bem resolvido de acordo com a sua pretensão!!! :mrgreen:

É de enaltecer o paragrafo:

"Aproveito para quem pretender fazer a substituição da declaração e tenha duvidas eu posso ajudar"

... e é sempre bem vindo este espírito de ajuda!!! :D


vitord
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta ago 23, 2012 6:11 pm

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por vitord »

De alertar que abri actividade unicamente para declarar os rendimentos resultantes da produção mas o mais simplificado possivel isento de IRS e IVA

Aproveito para quem pretender fazer a substituição da declaração e tenha duvidas eu posso ajudar[/quote]


Boa noite,

Apesar de estar a aguardar respostas acerca do tema "iniciar ou não actividade" e segundos os ultimos posts será mais certo ter de iniciar, tentei a título de curiosidade preencher o início de actividade no portal das finanças. À 1ª vista pareceu-me algo confuso para quem como eu não percebe nada de tributação, pelo que gostaria de saber se a dificuldade é apenas aparente ou se é preferivel dirigir-me as finanças se for caso disso.
Não sei se são muitos campos a serem preenchidos (no regime mais simples, apenas para declarar esse rendimento) e se seria trabalhoso postar aqui os campos/passos para registo on line?

Obrigado de qualquer forma,

Cumprimentos,


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por alexjp4 »

vitord Escreveu:De alertar que abri actividade unicamente para declarar os rendimentos resultantes da produção mas o mais simplificado possivel isento de IRS e IVA

Aproveito para quem pretender fazer a substituição da declaração e tenha duvidas eu posso ajudar

Boa noite,

Apesar de estar a aguardar respostas acerca do tema "iniciar ou não actividade" e segundos os ultimos posts será mais certo ter de iniciar, tentei a título de curiosidade preencher o início de actividade no portal das finanças. À 1ª vista pareceu-me algo confuso para quem como eu não percebe nada de tributação, pelo que gostaria de saber se a dificuldade é apenas aparente ou se é preferivel dirigir-me as finanças se for caso disso.
Não sei se são muitos campos a serem preenchidos (no regime mais simples, apenas para declarar esse rendimento) e se seria trabalhoso postar aqui os campos/passos para registo on line?



Obrigado de qualquer forma,



Cumprimentos,[/quote]


Boas não é confuso só precisa de saber o que quer, se quer movimentar o IVA ou seja poder deduzir o IVA que pagou da MP e inscrição e de futuras possiveis avarias, deduzindo ao IVA que a EDP lhe paga todos os meses, ou se é para declarar somente os valores na declaração de IRS e a EDP paga o IVA directamente ao estado o que lhe permite amortizar mais rapidamente o investimento.
Se for só para a abertura de actividade tem que preencher os seus dados a data de inicio de actividade que se for anterior a da abertura terá multa para pagar, é categoria B rendimentos empresariais, no CAE é 35113 prod. electrica de origem eólica, enquadramento regime simplificado, enquadramento de IVA isento Artº 53 nos tipos de operações coloca que conferem o direito á dedução de resto é só ler e responder as questões que são simples.
se tiver alguma duvida diga que pode ser que o possa ajudar.

Avatar do Utilizador

didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda mai 07, 2012 5:26 pm

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por didodido »

,[/quote]

Boas não é confuso só precisa de saber o que quer, se quer movimentar o IVA ou seja poder deduzir o IVA que pagou da MP e inscrição e de futuras possiveis avarias, deduzindo ao IVA que a EDP lhe paga todos os meses, ou se é para declarar somente os valores na declaração de IRS e a EDP paga o IVA directamente ao estado o que lhe permite amortizar mais rapidamente o investimento.

.[/quote]

Bom dia

Fiquei um pouco confuso com esta explicação:
Como é que a EDP pagando o IVA ao estado permite amortizar mais rapidamente o investimento, se não podemos recuperar o IVA do investimento, inscrição e futuras avarias ???
Afinal é preferível movimentar IVA ou não ??


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por PaulOL »

Boas!

Não há qualquer confusão, a sua interpretação é que está com alguma confusão que é natural quando se entra neste assunto pela primeira vez.
O colega diz "se quer movimentar o IVA ou seja poder deduzir o IVA que pagou da MP", neste caso é você a movimentar o IVA (tem de ficar definido na abertura de "Inicio de actividade" nas finanças), já não é a EDP a entregar ao estado, nesse caso é você que tem a responsabilidade da entrega do IVA, porque a EDP entrega-lhe tudo o IVA respeitante há produção mensal. Só que inicialmente o IVA que a EDP lhe entrega serve para abater o que pagou no investimento e só depois ( IVA pago = IVA recebido) é que começa a entregar o excedente ao estado!

Na minha opinião e comum a muitos outros microprodutores, já que temos essa possibilidade, é preferível movimentar o IVA, pela simples razão, sempre é amortizado o investimento muito mais cedo!... :mrgreen: podendo-se ganhar um ano ou mais com as actuais tarifas... mas como em tudo, existem os prós e os contra, pois neste caso dá um bocadinho mais de trabalho, mas afinal o que se consegue sem trabalho???.... :lol:

Cpts.


ldiniz
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 27, 2015 11:29 pm

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por ldiniz »

PaulOL Escreveu:Boas!

Não há qualquer confusão, a sua interpretação é que está com alguma confusão que é natural quando se entra neste assunto pela primeira vez.
O colega diz "se quer movimentar o IVA ou seja poder deduzir o IVA que pagou da MP", neste caso é você a movimentar o IVA (tem de ficar definido na abertura de "Inicio de actividade" nas finanças), já não é a EDP a entregar ao estado, nesse caso é você que tem a responsabilidade da entrega do IVA, porque a EDP entrega-lhe tudo o IVA respeitante há produção mensal. Só que inicialmente o IVA que a EDP lhe entrega serve para abater o que pagou no investimento e só depois ( IVA pago = IVA recebido) é que começa a entregar o excedente ao estado!

Na minha opinião e comum a muitos outros microprodutores, já que temos essa possibilidade, é preferível movimentar o IVA, pela simples razão, sempre é amortizado o investimento muito mais cedo!... :mrgreen: podendo-se ganhar um ano ou mais com as actuais tarifas... mas como em tudo, existem os prós e os contra, pois neste caso dá um bocadinho mais de trabalho, mas afinal o que se consegue sem trabalho???.... :lol:

Cpts.
Boa noite PaulOL
Tornei-me microprodutor em regime geral a cerca de uma semana, através do seu post fiquei com vontade de me coletar com regime de iva trimestral. O post ja tem algum tempo, por isso pergunto se isto ainda e uma solução? Caso seja, poderia me ajudar/orientar na abertura da atividade nas finanças.
Muito obrigado
Cumps


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por PaulOL »

ldiniz Escreveu:
PaulOL Escreveu:Boas!

Boa noite PaulOL
Tornei-me microprodutor em regime geral a cerca de uma semana, através do seu post fiquei com vontade de me coletar com regime de iva trimestral. O post ja tem algum tempo, por isso pergunto se isto ainda e uma solução? Caso seja, poderia me ajudar/orientar na abertura da atividade nas finanças.
Muito obrigado
Cumps
Boas Idiniz

Bem vindo ao “clube” dos microprodutores!

Sobre a questão de abertura da actividade, deve dirigir-se a uma repartição da AT e preencher o impresso para esse efeito, isto se não quiser fazer online no site da AT e quanto mais rápido melhor para evitar multas. Além de ser uma solução é uma obrigação!
Genericamente deve fazer as seguintes opções:
Data Inicio: (data da 1ª factura que pagou no investimento da MP)
CAE Principal: 35113 Prod.Eletric.Origem Eólica, Geotérmica, Solar ENE
Tipo de contabilidade: Não organizada
Actividade em IVA: Normal Trimestral

Depois de abrir a actividade, deve avisar a EDP que fica responsável por entregar do IVA ao estado, para assim poder receber a totalidade da factura, mas não esquecer que após reaver o IVA despendido no investimento, vai ter de entrega-lo trimestralmente ao estado.
Quando começar a receber as facturas da EDP da produção, não esquecer também de as registar no E-fatura.
Se pretender aprofundar esta temática, tem aqui no fórum muita informação sobre este assunto, com relatos de experiências pessoais de vários colegas, só tem de “perder” algum tempo a ler.

Boas produções! :mrgreen:


ldiniz
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 27, 2015 11:29 pm

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por ldiniz »

Muito obrigado pela informação :)
PaulOL Escreveu:
ldiniz Escreveu:
PaulOL Escreveu:Boas!

Boa noite PaulOL
Tornei-me microprodutor em regime geral a cerca de uma semana, através do seu post fiquei com vontade de me coletar com regime de iva trimestral. O post ja tem algum tempo, por isso pergunto se isto ainda e uma solução? Caso seja, poderia me ajudar/orientar na abertura da atividade nas finanças.
Muito obrigado
Cumps
Boas Idiniz

Bem vindo ao “clube” dos microprodutores!

Sobre a questão de abertura da actividade, deve dirigir-se a uma repartição da AT e preencher o impresso para esse efeito, isto se não quiser fazer online no site da AT e quanto mais rápido melhor para evitar multas. Além de ser uma solução é uma obrigação!
Genericamente deve fazer as seguintes opções:
Data Inicio: (data da 1ª factura que pagou no investimento da MP)
CAE Principal: 35113 Prod.Eletric.Origem Eólica, Geotérmica, Solar ENE
Tipo de contabilidade: Não organizada
Actividade em IVA: Normal Trimestral

Depois de abrir a actividade, deve avisar a EDP que fica responsável por entregar do IVA ao estado, para assim poder receber a totalidade da factura, mas não esquecer que após reaver o IVA despendido no investimento, vai ter de entrega-lo trimestralmente ao estado.
Quando começar a receber as facturas da EDP da produção, não esquecer também de as registar no E-fatura.
Se pretender aprofundar esta temática, tem aqui no fórum muita informação sobre este assunto, com relatos de experiências pessoais de vários colegas, só tem de “perder” algum tempo a ler.

Boas produções! :mrgreen:


ldiniz
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 27, 2015 11:29 pm

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por ldiniz »

PaulOL,

Tenho uma questão para si, penso que me pode ajudar.
Estava a entregar a declaração de inicio de actividade no portal da finanças e deparei-me com duas duvidas:
* Anexo-E IVA ? Sim ou Não
* Valor Anual Rendimentos Estimado (IRS) ? devo colocar o valor bruto estimado pelo instalador
* Opção por Regime de Tributação (IVA) ? Regime Normal ou AIB

Depois é registar as faturas da EDP no E-Factura e enviar email a EDP a dizer que estou em regime de IVA.

Obrigado pela sua grande ajuda.
Pesquisei pelo google e pelo forum e não encontrei informação. :(


PaulOL Escreveu:
ldiniz Escreveu:
PaulOL Escreveu:Boas!

Boa noite PaulOL
Tornei-me microprodutor em regime geral a cerca de uma semana, através do seu post fiquei com vontade de me coletar com regime de iva trimestral. O post ja tem algum tempo, por isso pergunto se isto ainda e uma solução? Caso seja, poderia me ajudar/orientar na abertura da atividade nas finanças.
Muito obrigado
Cumps
Boas Idiniz

Bem vindo ao “clube” dos microprodutores!

Sobre a questão de abertura da actividade, deve dirigir-se a uma repartição da AT e preencher o impresso para esse efeito, isto se não quiser fazer online no site da AT e quanto mais rápido melhor para evitar multas. Além de ser uma solução é uma obrigação!
Genericamente deve fazer as seguintes opções:
Data Inicio: (data da 1ª factura que pagou no investimento da MP)
CAE Principal: 35113 Prod.Eletric.Origem Eólica, Geotérmica, Solar ENE
Tipo de contabilidade: Não organizada
Actividade em IVA: Normal Trimestral

Depois de abrir a actividade, deve avisar a EDP que fica responsável por entregar do IVA ao estado, para assim poder receber a totalidade da factura, mas não esquecer que após reaver o IVA despendido no investimento, vai ter de entrega-lo trimestralmente ao estado.
Quando começar a receber as facturas da EDP da produção, não esquecer também de as registar no E-fatura.
Se pretender aprofundar esta temática, tem aqui no fórum muita informação sobre este assunto, com relatos de experiências pessoais de vários colegas, só tem de “perder” algum tempo a ler.

Boas produções! :mrgreen:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Duvida onde colocar rendimentos da Microgeração IRS

Mensagem por PaulOL »

Respostas dadas no contacto que fez por MP!

Responder

Voltar para “Micro-Produção”