Configuração de seguidor orientado por relógio astronómico

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Configuração de seguidor orientado por relógio astronómico

Mensagem por areosa »

Boas,

Para quem tem seguidores orientados por relógio astronómico, venho aqui dar o meu testemunho sobre o que se passou com o meu seguidor e que, de algum modo, possa também chamar a atenção para eventuais problemas de configuração que existam no seguidor que tem em casa.

Como é sabido, um seguidor com orientação por relógio astronómico necessita de saber quais as coordenadas (longitude e latitude) onde se encontra e também da hora exacta para se poder posicionar correctamente orientado para o sol. Quando estes valores são mal configurados origina erros de posicionamento que podem ser pouco ou muito perceptíveis, dependendo do erro ser grosseiro ou não, ou até pela conjugação de vários erros!

No meu caso, passado algum tempo após a instalação do meu seguidor, detectei que ele se reposicionava para novo dia ainda o sol era visível no horizonte, mas com uma pequena diferença de 5 a 10 minutos! Relatei esta discrepância ao instalador mas não consegui obter assistência porque, entretanto, a empresa foi à falência! :( Assim, só na passada semana (um ano e 3 meses depois de iniciar a produção) é que consegui obter o manual de instalação e pude confirmar os valores que estavam configurados.

Para surpresa minha (ou não), a configuração que foi inserida pelo instalador tinha dois erros grosseiros mas que, por infelicidade, praticamente se anularam, pelo que a sua detecção foi mais difícil. O primeiro erro cometido está relacionado com a posição do seguidor onde, em Portugal, as coordenadas de longitude que são dadas em números negativos no meu seguidor estava um valor positivo :x posicionavando-o assim na ilha Italiana da Sardenha :o, que tem uma diferença horária precisamente de +1h09m. Se tivesse sido cometido só este erro, teria sido fácil de detetar porque o seguidor iria andar muito desfasado em relação ao sol, no entanto, como a instalação foi terminada no verão, o instalador cometeu novo erro ao introduzir a hora de verão que, como é sabido, é uma hora a mais que a hora solar, reduzindo desse modo a diferença entre as duas coordenadas para os 9 minutos, :evil: :evil: :evil: tal como eu tinha detectado.

Em termos práticos, o resultado do erro de posicionamento em 9 minutos traduz-se num erro na elevação que varia entre 0,2º e 0,7º e no azimute entre 2,3º e 6,1º, consoante a época do ano. O erro na elevação não me parece significativo mas o de azimute já faz alguma diferença, adicionado ao facto de o seguidor terminar o dia antes de tempo, ainda com a MP a produzir uns 200 a 300 W (na parte do verão). Assim, pelas minhas estimativas, poderão ter sido produzidos menos 30 a 40 kW num ano de produção devido a este erro, não é muito mas... "tudo o que vier à rede é peixe!"

Se tem um seguidor deste tipo, sugiro que consulte este site (http://www.sunearthtools.com/dp/tools/p ... hp?lang=pt) para determinar com precisão a posição do sol, assim como as horas em que nasce e se põe, e depois confrontar com o comportamento do seguidor para confirmar se existem discrepâncias. Se for o caso, queixe-se ao instalador porque, mesmo uma pequena diferença no ajuste, tem influência no rendimento da MP.

Cps :mrgreen:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Configuração de seguidor orientado por relógio astronómi

Mensagem por PaulOL »

EXCELENTE... trabalho! :mrgreen:

ERROS desses, infelizmente existem muitos por este país fora, pois tenho visto alguns seguidores, e são faceis de verificar que têm programação astronómica, pois encontram-se muitas vezes mal posicionados em relação ao Sol, quer na orientação, quer na inclinação... é evidente que o rendimento fica seriamente comprometido nestas situações!

Por esta e por outras, continuo a defender o posicionamento dos seguidores, por leitura da radiação solar!
...claro que também fiz o meu trabalho de casa, quero dizer de campo... :lol: na fase de optar pelo tipo de seguidor e as asneiras que detetei foram muitas...daí a minha opção por um Degger5000NT!

Espero que este excelente trabalho do amigo "areosa" possa de alguma forma "abrir" os olhos a colegas que possam "sofrer" deste mal... :mrgreen:


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Configuração de seguidor orientado por relógio astronómi

Mensagem por areosa »

Em minha opinião, os seguidores orientados por relógio astronómico são também uma solução bastante válida, desde que bem calibrados.
Para este tipo de seguidores é bem mais importante que os seus proprietários estejam atentos aos desvios de posicionamento e que tenham os meios para efectuar os respectivos ajustes... ter a posse o manual de configuração é uma ferramenta importante!

No entanto, os seguidores por leitura da radiação solar também não estão isentos de erros de calibração/configuração, como por exemplo, este caso aqui relatado: http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 68#p193368

Enfim, cada um destes dois tipos de seguidores tem as suas virtudes e defeitos ... pelo que, independentemente da marca A, B ou C, tenho alguma dificuldade em escolher qual o melhor.

Cps, :mrgreen:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Configuração de seguidor orientado por relógio astronómi

Mensagem por PaulOL »

“…contando que inicialmente o Deger fartava-se de dar voltas…”, também já me aconteceu, mas foi por culpa minha, pois alterei a posição de um prisma (mudei o ângulo) e o resultado foi asneira, possivelmente no Degger do “hfmjanela” o instalador deve ter feito a mesma asneira na montagem inicial, que deixou de fazer com a devida correcção!

Na verdade, não tenho verificado “queixumes” dos seguidores Degger, mas como tudo nada é 100% perfeito! ;)

Mas, como já disse, antes de escolher, fui verificar pelas redondezas vários seguidores em funcionamento e a imagem que mais me marcou, pela negativa, foi precisamente a imprecisão na orientação dos que estavam a funcionar alguns com programação astronómica, não imaginava na altura que tal se devia a uma má programação, como agora me parece fácil de concluir, graças ao trabalho que o amigo “areaosa” desenvolveu… isto também demonstra a má qualidade de alguns instaladores e a sua falta de formação na aplicação desta tecnologia. Espero sinceramente, que apenas tenho sido uma fase que era preciso montar e facturar quantas mais MP, melhor …para os instaladores!...os problemas que surgissem à posterior, era outro assunto, ou como quem diz, quem vier por ultimo que feche a porta! :evil:

Mas devo confessar que estas situações que detectei, facilitaram a minha escolha entre A , B ou C… acabou por ser o D :lol: :lol: de Degger... embora tenha sido a opção mais carita, tenho de admitir!

Cpts.


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Configuração de seguidor orientado por relógio astronómi

Mensagem por areosa »

Ainda bem que está satisfeito com o seu seguidor :)!
O mesmo não posso dizer do meu seguidor, no capítulo do auto-consumo é uma desgraça! :evil: :evil: :evil:

Em relação à programação, o meu seguidor neste momento está correctamente configurado porque à hora certa lá está ele a posicionar-se, de manhã e à noite.

Existem, no entanto, outros detalhes neste tipo de seguidores que podem também influenciar num mau posicionamento. O meu seguidor utiliza interruptores de fim de curso para definir os pontos de referência, quer para o azimute, quer para a elevação pelo que, mesmo que esteja correctamente configurado, se os pontos de referência do seguidor estiverem mal colocados continuamos a ter o seguidor mal orientado. Mas este problema é de fácil resolução, basta uma bússola, um nível e uma chave de parafusos.

Um teste simples de realizar para verificar se o seguidor está bem calibrado é observar a sombra projetada do seguidor, se ela estiver centrada relativamente ao eixo do seguidor então deve estar bem calibrado.
Outro teste a realizar é verificar se ele inicia e termina a actividade no horário certo.

Cps, :mrgreen:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Configuração de seguidor orientado por relógio astronómi

Mensagem por PaulOL »

areosa Escreveu: Um teste simples de realizar para verificar se o seguidor está bem calibrado é observar a sombra projetada do seguidor, se ela estiver centrada relativamente ao eixo do seguidor então deve estar bem calibrado.
Cps, :mrgreen:

Pois... isso é o minimo que se deve fazer! :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: Configuração de seguidor orientado por relógio astronómi

Mensagem por Marco P G Silva »

Foi esse mesmo teste que me permitiu a uns meses atrás ver que tinha um ligeiro atraso. Um prisma que na instalaçao tinha levado um encosto mas nada de grave. :D
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.


hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Re: Configuração de seguidor orientado por relógio astronómi

Mensagem por hfmjanela »

PaulOL Escreveu:“…contando que inicialmente o Deger fartava-se de dar voltas…”, também já me aconteceu, mas foi por culpa minha, pois alterei a posição de um prisma (mudei o ângulo) e o resultado foi asneira, possivelmente no Degger do “hfmjanela” o instalador deve ter feito a mesma asneira na montagem inicial, que deixou de fazer com a devida correcção!

Na verdade, não tenho verificado “queixumes” dos seguidores Degger, mas como tudo nada é 100% perfeito! ;)

Mas, como já disse, antes de escolher, fui verificar pelas redondezas vários seguidores em funcionamento e a imagem que mais me marcou, pela negativa, foi precisamente a imprecisão na orientação dos que estavam a funcionar alguns com programação astronómica, não imaginava na altura que tal se devia a uma má programação, como agora me parece fácil de concluir, graças ao trabalho que o amigo “areaosa” desenvolveu… isto também demonstra a má qualidade de alguns instaladores e a sua falta de formação na aplicação desta tecnologia. Espero sinceramente, que apenas tenho sido uma fase que era preciso montar e facturar quantas mais MP, melhor …para os instaladores!...os problemas que surgissem à posterior, era outro assunto, ou como quem diz, quem vier por ultimo que feche a porta! :evil:

Mas devo confessar que estas situações que detectei, facilitaram a minha escolha entre A , B ou C… acabou por ser o D :lol: :lol: de Degger... embora tenha sido a opção mais carita, tenho de admitir!

Cpts.
Boas, não tenho participado muito no forum por falta de tempo.
Em relação ao seguidor DEGGER o problema inicial de andar às voltas deveu-se a duas situações (que após corrigidas pelo instalador ficou 100%), uma era uma troca de fios de um sensor e a outra era o bomerang mal direccionado e quando o degger chegava ao fim do curso continuava a procurar, daí as voltas no final do dia.

Em relação ao consumo, é nulo, porque só após a colocação do minilog é que comecei a ter consumo do lado da micro, mais um ponto a favor do degger.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”