Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniprodução

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

joao_santos_
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mar 07, 2013 5:34 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por joao_santos_ »

areosa Escreveu:
joao_santos_ Escreveu:Boa tarde,

Na tentativa de pedir exclarecimentos sobre as formulas de cálculo de remuneração da micro e minigeração, entrei em contacto com a certiel e o serviço de apoio da microgeração da EDP, os quais não me deram nenhumas indicações e apenas me redireccionaram para outras entidades com as quais também não obtive exclarecimentos. Algém tem as tabelas para consulta das variéveis ICP(n-1), ICP(ref), OMIE, e f(p) que me possam facultar.

Obrigado,
João Santos

Já esse assunto neste post: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... cc#p209136

Os valores do ICP(n-1), ICP(ref) encontrei-os no INE (http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... elTab=tab2) e os tarifários na ERSE (http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... t_2012.pdf).

Cps :mrgreen:
Desde já obrigado pela rápida resposta e pela disponibilização dos links.
Na analise do decreto lei 25/2013 em questão verifiquei que os indices de preços no consumidor (IPC) são relativos aos meses de Dezembro de 2011 e 2012. Desta forma, pesquisei um pouco e verifiquei que esses mesmos valores eram diferentes dos apresentados (no caso do 97.320), sendo o mesmo de 98.154, como verificado no link abaixo referido.
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... elTab=tab2
Embora qua a diferença não seja grande, e já que tanto a Certiel como a EDP não forneceram as devidas respostas, em que foi baseado a atribuição do valor 97.320?

Obrigado,
João Santos


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por areosa »

Tem razão, o link que referi não é o correcto porque se referia à base anual e não mensal, conforme está no decreto. Os valores correctos são: IPC2012 = 100,306 e IPC2011=98,514

Link correto: http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... elTab=tab2

Cps :mrgreen:


cmartins
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado dez 08, 2012 4:26 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por cmartins »

Boa tarde a todos,

Apos ler este topico, e validar os decretos de lei disponibilizados ao longo do topico (Que agradeço), existe uma coisa que ainda não percebi.

No regi-me geral qual é a duração do contrato?

Alguem por aqui com uma instalação feita ja este ano de 2013 no regime geral?

Obrigado,


cmartins
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado dez 08, 2012 4:26 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por cmartins »

Boa tarde,

Agradeço a todos a informação disponibilizada.

Após leitura de todo este topico existe uma questão que ainda não compreendi.

No regime geral qual é a duração do contrato?


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por areosa »

cmartins Escreveu:Boa tarde,

Agradeço a todos a informação disponibilizada.

Após leitura de todo este topico existe uma questão que ainda não compreendi.

No regime geral qual é a duração do contrato?
Não tem, é até a micro se cansar. Só no regime bonificado é que existe prazo.

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por rocker_pt »

A Revosolar, empresa espanhola comercializadora de equipamentos solares sugere para promoção (e venda) dos seus equipamentos fotovoltaicos para auto-consumo, a solicitação à Endesa para mudar o contador atual para o CERM1 (aprovado pela própria Endesa) que tem contagem bidirecional. Teremos de comprar este contador por 275€ para depois pedir para mudar.
Qual a vossa opinião?

Será que cá em Portugal a Endesa troca de contador por nosso pedido?
Segundo o manualdo CERM1 indica contagens reativas, ativas, telecontagem, possibilidade de corte à distância e indica tambem a contagem de energia de 2 sentidos que pode permitir 2 contratos de venda e compra.
Com isto é impossivel negar que foi injetada energia na rede, mas se fizerem as contas apenas ao total....já dá para usar a rede ao estilo do netmetering.
Valerá a pena arriscar mudar para a Endesa e tentar?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por Volt »

Porque é que mudar para a Endesa é um risco? Até é das que faz os melhores preços...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por rocker_pt »

Ó pá, tens razão ... não é risco nenhum. Usei a palavra errada. O que eu queria dizer era se valia a pena o trabalho de mudar para esta empresa para ter o este benefício de poder injetar na rede, pois duvido que se consiga fazer a troca do contador, e dar a contagem do valor total e não parcelar. Se realmente pudesse ser feito, isto seria uma mudança radical para todos os projetos que estão neste fórum com gastos elevados com aquisição/manutenção de baterias, em sistemas hibridos.

Entretanto tenho novidades: Quem é responsável pela contagem de energia é apenas a EDP Distribuição. Esta empresa é que coloca ou troca os contadores e depois envia as contagens para os fornecedores de energia (edp comercial, endesa, iberdrola...).
Enviei um mail para a EDP distribuição onde lhes questionei se era possível trocar do contador atual para o CERM 1. Vamos a ver o que me respondem
Este contador é excelente para quem quer ter controle de baixos consumos. Para além de indicar a energia bidirecional, indica energias ativas, reativas, Indica potencias e correntes máximas, médias e instantâneas, servirá para ver se algum eletrodoméstico está a "comer" muito da rede...
Vamos a ver o que me respondem, se é que me respondem.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


cmartins
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado dez 08, 2012 4:26 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por cmartins »

Estou curioso para saber a resposta da EDP.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por areosa »

Boas,
Enquanto não houver uma lei que regulamente o auto-consumo, essa questão da troca de contadores parece-me muito complicada, senão impossível por uma razão muito simples, quem faz a gestão da rede, contadores, contagens, etc. continua a ser a EDP (fornecedor de último recurso), a Endesa, Iberdrola, Galp, etc são meros intermediários no processo.

Vamos esperar pela alteração à lei prometida por este executivo, talvez já traga novidades nesse capítulo... :?

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por rocker_pt »

areosa, não deves contar com iniciativa da parte deste executivo, pois esta alteração à lei não vai dar dinheiro diretamente ao país por isso não contes que eles se preocupem a legislar. A não ser que a imposição venha de fora....aí será a única chance.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por areosa »

Sim, concordo. Como auto-consumo na prática representa uma perda de receita em termos de IVA, logo, é para esquecer.
Por outro lado, também os fornecedores de eletricidade não devem estar nada interessados nessa legislação e por isso devem estar a bloqueá-la porque representaria uma séria quebra de receitas. Esse tipo de legislação iria abrir a porta ao tipo de sistemas bem mais acessíveis que iriam certamente massificar o mercado e arrancar umas quantas penas à galinha dos ovos de ouro da EDP.

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por rocker_pt »

areosa Escreveu:...iriam certamente massificar o mercado e arrancar umas quantas penas à galinha dos ovos de ouro da EDP.
Claro que isso potenciaria um grande desenvolvimento de inúmeras empresas que se dedicam às renováveis (importação material, instaladores, etc), e aumento dos lucros destas. Mas os governos não querem saber disto. Pois não tiram benefício diretamente (já ganham e até mais com o IVA da eletricidade)
Eles dizem nos média que querem criar emprego pois fica politicamente correto.
Nós consumidores, continuaremos a ter de comprar eletricidade ao preço que eles querem.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por mcarneiro »

Boas ,

Ora deixem-me atirar mais lenha para a fogueira, o autoconsumo já é possivel, e é legal, o que o consumidor faz para dentro do ultimo equipamento do operador da rede ( o regulador de potencia), é com ele e só com ele ,não pode é interferir com a rede publica de distribuição , não podem é injectar corrente na rede, se montarem um sistema para autoconsumo em casa , podem baixar em muito a conta da electricidade, Já há colegas aqui no forum com sistemas para consumo proprio . Os sistemas que ejectam na rede o excedente , fazendo-se o certo entre o produzido e o consumido , e o consumidor só paga a diferença entre os dois, na minha opinião em Portugal nunca vão existir, a não ser que haja uma contabilização do iva no consumido e no produzido e o estado receba a totalidade desse iva, não esquecer que isto não é um negocio a dois , é a três , e o terceiro é o estado.


LCLR
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado ago 31, 2013 7:48 am

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por LCLR »

boa tarde a todos :)

tenho duas moradias,uma e habitada por mim,a outra irá ser arrendada futuramente,a minha idéia e a seguinte,montar dois sistemas de micro geração em regime geral c seguidor solar,cada sistema ligado a uma casa,a minha dúvida e,se está nova lei do net metering for para a frente,não vou ter nenhum lucro c o sistema que está instalado na casa do inclino certo?!o lucro irá td para ele pois n terá de pagar eletricidade a edp,vai passar a ter eletricidade para auto consumo...e a pala!!:(...

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por rocker_pt »

Alterar o contador por um que seja bidirecional não dá mesmo, segundo conversa com pessoa diretamente responsável por estes assuntos.
A empresa que faz a leitura é a edp distribuição e depois encaminha a contagem para as empresas fornecedoras.
A edp distribuição só instala os contadores que eles querem, e não são bidirecionais. Mesmo se estes contadores forem homologados pela endesa, não são omol pela edp distribuição.....
Resta apostar em sistemas autónomos ou esperar pelo netmetering se as condições forem ainda vantajosas, o que eu duvido, pois nunca dão nada a ganhar ao cliente pois isso traduz em menos faturação às empresas....e o que interessa aos nossos decisores é defender as empresas e grandes grupos

Não há mais soluções legais sem ser aderir à microprodução.....para gastar menos, só mesmo consumindo menos
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por serges »

Pois a eficiencia em casa tem de ser total pois para o ano vai acabar o regulado e temos de fazer as contas de "sumir" e em todas as que faço é sempre para sumir mais... que poupar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por masterchief »

Se eu instalar um sistema destes: http://omniflow.pt/ irei estar "fora da lei" segundo percebi do topico?????

Responder

Voltar para “Micro-Produção”