Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniprodução

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por RJSC »

Já há gente a pagar mais em potência contratada e taxa audio-visual do que em consumo, e dessas taxas o net metering não livra niguém.
O meu pai tinha uma baixada de rega com 6.9kVA, gastava nalguns meses 5€ de energia, mas com as taxas acima referidas ia logo para 28€.


Autor do tópico
alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por alexpt »

pnunes Escreveu:mesmo qu o futuro seja o netmetering não acredito que nos deixem abater a totalidade do consumo com o equivalente em produção, quando muito uma pequena percentagem mais as taxas todas e ainda uma outra qualquer por sermos produtores.
não pensem nisso, estamos em portugal!!!!
O problema é mesmo esse, é estarmos num país onde as empresas do regime decidem as leis, de forma a manter os oligopolios e a exploração do tuga. Depois querem um país competitivo, é só rir. Enquanto estas empresas empregarem nos seus quadros elementos dos partidos políticos, estamos condenados a este esquema de escravatura moderna.

Podem consultar aqui, o modelo de net-metering existente na Dinamarca:
http://iea-pvps.org/index.php?id=223&eI ... docID=1254

Full Compensation - Não há pagamentode taxas e impostos.
A energia que expira no fim de 12 meses é creditada ao valor do mercado grossista.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por areosa »

alexpt Escreveu:Em Espanha, o decreto de lei aponta para 12 meses de saldo, expirando os créditos ao fim desse tempo.

O problema é que já andam há dois anos para avançar, mas as eléctricas tem conseguido bloquear o inicio do processo.
Evidentemente que às elétricas este negócio do net-metering não lhes interessa porque na prática deixariam de vender eletricidade, havendo só lugar a acerto de contas no final do ano. No limite, se todos os lares ou uma grande maioria tiver a sua própria produção de eletricidade, que eu acredito que com o tempo para lá caminhará devido à redução do preço dos equipamentos, isso representa um forte rombo nos lucros das elétricas e uma forte ameaça ao negócio, a menos que o estado continue a compensar de vários modos as elétricas, como tem feito até agora ou que a relação venda/compra não seja de 1 para 1.

Por outro lado, também não estou a ver o estado a prescindir do IVA que cobra na venda/compra de eletricidade. Na prática o net-metering representa uma troca direta de bens entre duas entidades sem que o estado receba a sua quota parte, ou estarei enganado?

Cps :mrgreen:


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por mcarneiro »

areosa Escreveu:
alexpt Escreveu:Em Espanha, o decreto de lei aponta para 12 meses de saldo, expirando os créditos ao fim desse tempo.

O problema é que já andam há dois anos para avançar, mas as eléctricas tem conseguido bloquear o inicio do processo.
Evidentemente que às elétricas este negócio do net-metering não lhes interessa porque na prática deixariam de vender eletricidade, havendo só lugar a acerto de contas no final do ano. No limite, se todos os lares ou uma grande maioria tiver a sua própria produção de eletricidade, que eu acredito que com o tempo para lá caminhará devido à redução do preço dos equipamentos, isso representa um forte rombo nos lucros das elétricas e uma forte ameaça ao negócio, a menos que o estado continue a compensar de vários modos as elétricas, como tem feito até agora ou que a relação venda/compra não seja de 1 para 1.

Por outro lado, também não estou a ver o estado a prescindir do IVA que cobra na venda/compra de eletricidade. Na prática o net-metering representa uma troca direta de bens entre duas entidades sem que o estado receba a sua quota parte, ou estarei enganado?

Cps :mrgreen:

deixem lá o net-metering quietinho ! o que se passa Em algumas regiões de Espanha , e por exemplo nos EUA é , é simplemente o sistema de contador unico , que regride na contagem quando se está produzir , no verão por exemplo como normalmente produz mais do que se consome , fica-se com o salvo positivo descontar posteriormente , não há lugar a pagamentos de KWs , mas há lugar a pagamento de todas as taxas de ligação e iva dos kw produzidos....

queriam não pagar nada , não era? , então esquecam lá isso porque não funciona assim ! :D

estamos muito melhor como estamos agora, o novo decreto lei , a unica coisa que diz de diferente em relação a microprodução , é que define que o comercializador de ultimo recurso é que adquire toda energia das micros,
teoricamente a partir do dia em que entra em vigor , já se pode passar o contrato de consumo para o chamado "mercado livre" , ficando a micro na EDP Universal , Ate agora não era possivel.


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por cupMH »

No ano passado estive numa palestra da SMA, apresentada pelo representante deles em portugal e que é o presidente da APESF!
Nessa altura ele falou que estavam em conversações com o estado sobre o net-metering e que mais tarde ou mais cedo o futuro iria passar por aqui.

Houve pessoas a questioná-lo de como isso funcionaria e ele disse que o que está em cima da mesa é: a rede eléctrica publica serve como uma bateria em que o que for produzido a mais fica em saldo e no final do ano é feito o acerto e se o cliente tiver de pagar paga, mas se tiver algo a receber isso não vai acontecer, pois é de borla! (eis o que ele disse, o cliente pode pagar mas nunca vai poder receber o excedente) :evil:

Mas eu estou como já foi dito, não estou a ver o estado a deixar de poder receber os milhões de € de impostos relativos a isto....


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por cupMH »

E claro, tem de ser pagar a utilização dessa suposta bateria gigante....


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por mcarneiro »

cupMH Escreveu:No ano passado estive numa palestra da SMA, apresentada pelo representante deles em portugal e que é o presidente da APESF!
Nessa altura ele falou que estavam em conversações com o estado sobre o net-metering e que mais tarde ou mais cedo o futuro iria passar por aqui.

Houve pessoas a questioná-lo de como isso funcionaria e ele disse que o que está em cima da mesa é: a rede eléctrica publica serve como uma bateria em que o que for produzido a mais fica em saldo e no final do ano é feito o acerto e se o cliente tiver de pagar paga, mas se tiver algo a receber isso não vai acontecer, pois é de borla! (eis o que ele disse, o cliente pode pagar mas nunca vai poder receber o excedente) :evil:

Mas eu estou como já foi dito, não estou a ver o estado a deixar de poder receber os milhões de € de impostos relativos a isto....
cupMH Escreveu:No ano passado estive numa palestra da SMA, apresentada pelo representante deles em portugal e que é o presidente da APESF!
Nessa altura ele falou que estavam em conversações com o estado sobre o net-metering e que mais tarde ou mais cedo o futuro iria passar por aqui.

Houve pessoas a questioná-lo de como isso funcionaria e ele disse que o que está em cima da mesa é: a rede eléctrica publica serve como uma bateria em que o que for produzido a mais fica em saldo e no final do ano é feito o acerto e se o cliente tiver de pagar paga, mas se tiver algo a receber isso não vai acontecer, pois é de borla! (eis o que ele disse, o cliente pode pagar mas nunca vai poder receber o excedente) :evil:

Mas eu estou como já foi dito, não estou a ver o estado a deixar de poder receber os milhões de € de impostos relativos a isto....
Isso poderá ser efectivamente no futuro, como noutros paises onde funcionan sistemas do genero , todos os kw roduzidos e consumidos pagam iva ao estado, e obviamente as taxas de acesso as redes ..., a unica maneira de não pagart taxas e iva , é ter um sistema autonomo , com baterias ..pode ser que no futuro seja rentavel...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por MRider »

Na minha opinião o netmetring ja deveria de sido aprovado.
Porque cada pessoa que quisesses poderia produzir para consumir, e exceder se quiser,
Ficávamos menos dependentes dos combustíveis fosseis e o mundo estaria melhor.
Mas claro que quem quer fazer negocio com isso não vai querer o net metreing pois vai querer vender para receber, seja empresas ou particulares.
Live long and prosper!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por CrOhN »

Por mim, independentemente de taxas e afins, que venha o netmetering, é muito melhor do que como está. Mesmo que produza a mais, arranja-se maneira de o consumir. Cá em casa já é quase tudo eléctrico, falta o fogão, que vou trocar por indução.

A mim se me deixassem andar com o contador para trás, já tinha investido muito mais.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por mcarneiro »

CrOhN Escreveu:Por mim, independentemente de taxas e afins, que venha o netmetering, é muito melhor do que como está. Mesmo que produza a mais, arranja-se maneira de o consumir. Cá em casa já é quase tudo eléctrico, falta o fogão, que vou trocar por indução.

A mim se me deixassem andar com o contador para trás, já tinha investido muito mais.

acho que não estás a perceber a situação , com o netmetering tens exactamente as mesmas limitações de potencia que tens agora , não podes meter a potencia que quiseres

onde é que há vantagem nisso ?


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por mcarneiro »

visitante2 Escreveu:Na minha opinião o netmetring ja deveria de sido aprovado.
Porque cada pessoa que quisesses poderia produzir para consumir, e exceder se quiser,
Ficávamos menos dependentes dos combustíveis fosseis e o mundo estaria melhor.
Mas claro que quem quer fazer negocio com isso não vai querer o net metreing pois vai querer vender para receber, seja empresas ou particulares.
Visto isto por um ponto de vista tão verde , porque é que não tens um sistema autonomo ? , podes produzir o que quiseres não precisas da rede para nada....

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por MRider »

Porque num sistema autônomo tenho de comprar baterias que com o uso estraga se e lá vai o lucro todo lol.
Live long and prosper!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por CrOhN »

mcarneiro Escreveu:
CrOhN Escreveu:Por mim, independentemente de taxas e afins, que venha o netmetering, é muito melhor do que como está. Mesmo que produza a mais, arranja-se maneira de o consumir. Cá em casa já é quase tudo eléctrico, falta o fogão, que vou trocar por indução.

A mim se me deixassem andar com o contador para trás, já tinha investido muito mais.

acho que não estás a perceber a situação , com o netmetering tens exactamente as mesmas limitações de potencia que tens agora , não podes meter a potencia que quiseres

onde é que há vantagem nisso ?
Sim, tens razão. Mas, mesmo com essas limitações de potência, o que produzir, dar-me-á para o meu consumo. No meu caso, poderá representar um poupança de cerca de 1000 eur anuais. E como já se consegue instalações completas por uns 5000-6000eur, vês que o retorno já é perfeitamente viável.

Na minha opinião, o netmetering só poderá causar incómodo aos grossistas numa grande escala. E isso dificilmente acontece no mercado residencial. Basta ver o contributo que o solar fotovoltaico tem em relação ao consumo total no país (0,5-1%?). Além disso, o mercado residencial é maioritariamente citadino, e como tal, não permite a todos os consumidores serem produtores.

Por estas razões, acho que é um não problema para os grossitas.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por JDuarte »

O regime de Netmetering mais dia menos dia irá entrar em vigor, o que poderá complicar a vida aos que possuem um período de retorno do investimento longo.
A microprodução foi dada em 2008 e 2009 como a galinha dos ovos de ouro... no entanto aquilo que temos tido é uma caixinha de surpresas! em que cada vez se se abre a tampa (leia-se o legislador toca) os microprodutores tremem e com razão.
Primeiro foi a guerra de aceder aos registos (eu por exemplo esperei um ano para me conseguir registar e na altura cheguei a recorrer a um call center para efetuar o registo). Ao atribuir a potência pela sequencialidade do registo essa questão foi ultrapassada, no entanto as constantes alterações na legislação criaram muitas incertezas.
Quem instalou até 2010 tinha um contrato de venda por 5 anos + ano de instalação à tarifa de registo (dos .65€/kWh aos .55€/kWh), ao qual se seguiria um período de 10 anos à tarifa que estivesse em vigor nesse primeiro ano do segundo período. Em 2010 estimava-se que em 2016 a tarifa estivesse 0,42€/kWh, como sabemos em 2013 já está nos 0,196€/kWh, ora quem fez o investimento e esperava recuperar o investimento em 6 ou 7 anos vê a sua vida complicada.
Quem já apanhou a segunda fase de registos com contratos de 8+7 anos a tarifas definidas, deveria estar agora mais confortável, mas nada garante que o legislador não altere isso a seu belo prazer.
Eu sempre estudei o investimento numa base de 5 anos (daí para a frente se tirar algum benefício serão amendoins), se em 2016 (quando mudar para o segundo ciclo do contrato) tiver que "levar" com o netmetering não me choca, pois nessa altura o equipamento estará mais que amortizado e a produção vai cobrir o consumo anual.
Até aqui tenho maximizado a poupança energética da habitação tendo vindo a baixar o consumo se chegar à fase de não receber contrapartidas pelo excesso de energia produzida e não consumida, facilmente aumento os consumos até atingir o ponto de equilíbrio.
Aos que ainda pensam em aventurar-se na microprodução, espero que as aspirações ecológicas sejam bem superiores às aspirações económicas.
Cmps,


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por JDuarte »

Boas,
No art. 11.º do DL 363/2007 original, a duração dos contratos era definida como 5+10(anos), mas com tanta republicação essa informação já se perdeu e toda a legislação nova refere como duração 8+7, inclusive no site da EDPSU (http://www.edpsu.pt/pt/CUR/Pages/compraDeEnergia.aspx) pode ler-se...
"Existem dois regimes de remuneração: o regime geral e o bonificado. No regime geral a fórmula de remuneração consta no artigo 10º do Anexo I do Decreto-Lei nº 25/2013 . No regime bonificado, o produtor é remunerado com base na tarifa de referência que vigorar à data da emissão do certificado de exploração. A tarifa é aplicável durante um total de 15 anos contados desde o 1º dia do mês seguinte ao do início do fornecimento, subdivididos em dois períodos, o primeiro com a duração de 8 anos e o segundo com a duração dos subsequentes 7 anos."
Afinal o que vai acontecer aos mais "velhos", anda por aqui algum microprodutor com registo de 2007? Mesmo os de 2008 não há ninguém curioso?
Cmps,

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por Volt »

Também estou curioso. Gostava de saber qual é a tarifa que têm agora (que já passaram os primeiros 5 anos).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por PaulOL »

Volt Escreveu:Também estou curioso. Gostava de saber qual é a tarifa que têm agora (que já passaram os primeiros 5 anos).

Os primeiros microprodutores a eniciar ao abrigo do DL.363/2007 de 2 Novembro, foi só a partir de 2008, sendo este o ano ZERO, os 5 anos só ficam completos em 31 de Dezembro de 2013.
Só em 2014 é que se vai saber o preço atribuido, a meu ver terá de seguir à letra o que está lá defenido no DL. 363/2007, porque em mais lado algum existe um 2º. periodo de 10 anos!!!... penso eu de que :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por Volt »

É verdade! Nem me lembrava disso. :-D. Então ainda temos de esperar mais um ano para saber. Eu ainda pensei que tivesse havido algum MP com ano zero em 2007. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


joao_santos_
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mar 07, 2013 5:34 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por joao_santos_ »

Boa tarde,

Na tentativa de pedir exclarecimentos sobre as formulas de cálculo de remuneração da micro e minigeração, entrei em contacto com a certiel e o serviço de apoio da microgeração da EDP, os quais não me deram nenhumas indicações e apenas me redireccionaram para outras entidades com as quais também não obtive exclarecimentos. Algém tem as tabelas para consulta das variéveis ICP(n-1), ICP(ref), OMIE, e f(p) que me possam facultar.

Obrigado,
João Santos


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Alteração relâmpago da lei - microprodução e miniproduçã

Mensagem por areosa »

joao_santos_ Escreveu:Boa tarde,

Na tentativa de pedir exclarecimentos sobre as formulas de cálculo de remuneração da micro e minigeração, entrei em contacto com a certiel e o serviço de apoio da microgeração da EDP, os quais não me deram nenhumas indicações e apenas me redireccionaram para outras entidades com as quais também não obtive exclarecimentos. Algém tem as tabelas para consulta das variéveis ICP(n-1), ICP(ref), OMIE, e f(p) que me possam facultar.

Obrigado,
João Santos

Já esse assunto neste post: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... cc#p209136

Os valores do ICP(n-1), ICP(ref) encontrei-os no INE (http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... elTab=tab2) e os tarifários na ERSE (http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... t_2012.pdf).

Cps :mrgreen:

Responder

Voltar para “Micro-Produção”