Dúvida de novato na micro-produção

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
nunper
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 18, 2013 10:50 pm

Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por nunper »

Olá,

acabei de me registar neste fórum porque apesar de querer investir na micro-produção sou novato nestas tecnologias e tenho a certeza que aqui irei poder trocar informações que serão importantes para a minha escolha. Já pedi uma proposta para o fornecimento do sistema solar fotovoltaico de micro-produção. Será para instalar no telhado de uma moradia. Deparei-me com um problema que não esperava, pois existem demasiadas especificações técnicas que não compreendo.

O sistema proposto foi o de 3,68KW, não atinge os 50% da energia contratada no local. O Kit é composto por:
- 27 módulos fotovoltaicos (lightway) de 230Wp num total de 6.9Wp.
- estruturas de fixação
- 1 inversor (SMA, Solarmax ou Kostal)
- Cablagem
- 1 contador com módulo GSM
- tarifa fixa em 0.196€/Kwh nos primeiros 8 anos e 0.165€/Kwh nos seguintes 7 anos
- a habitação está isenta de instalação do sistema solar térmico
preço: 12800€ + iva

À proposta acresce o preço da licença a pagar à Certiel, despesas com a EDP e trabalhos de construção civil.
A garantia é de 5 anos para o sistema, 2 anos para a instalação e 10 anos de garantia de bom funcionamento.

Gostaria de pedir a opinião dos elementos deste fórum, para saber se estas especificações e este preço são uma boa opção e que conselhos me poderão dar para melhorar este investimento.

Com os melhores cumprimentos,
Nuno

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por pafi »

Olá Nuno, bem-vindo.
Parabéns pela decisão de instalação da micro. Ai se existissem painéis no cimo de todos os nossos prédios.....!!!
Fiquei admirado com essa tarifa. Tenho dado conta que os valores têm diminuído ao longo do tempo, mas isso é quase o preço a que os consumidores comuns, pagam à Edp (julgo ser 0,16€). Acho isto incrível! Ainda hoje, no Minuto Verde, apresentaram os valores de produção das energias renováveis em Portugal. Havia um 100% e outro 126% (não me lembro qual era qual entre eólica, térmica e fotovoltaica). Mas com valores destes, como é possível "entusiasmar" as pessoas a produzir? Dá mesmo vontade de dizer que somos pequenos porque "alguém" não nos deixa crescer!
Boa produção elétrica :)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por CrOhN »

Não sei que inclinação isso vai ter, nem localização, etc. Mas parece-me potência DC a mais, fcilmente ultrapassará o limite de produção pago.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por JDuarte »

Viva Nuno,
Mesmo sendo eu um adepto das instalações sobredimensionadas, 6900Wp parece-me um pouco exagerado, a não ser que instale um inversor que deixe passar mais potência AC para evitar estar várias horas a "cortar" no redline.
Quanto a preços também me parecem esticadinhos, na semana passada um novo colega microprodutor enviou-me para dar opinião um orçamento semelhante (6000Wp - QCells, estrutura em alumínio, chave na mão) por 8900€ (IVA Incluído), são quase 7.000€ de diferença... é muita fruta.
Cmps,

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por Emanuel Couto »

Bolas .... 12800€ + iva............... :ugeek:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
nunper
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 18, 2013 10:50 pm

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por nunper »

Obrigado pelas respostas,
este foi um primeiro orçamento. A instalação ficará localizada na região de Lamego.

Quanto à potência, é a sugerida pela empresa, não tenho conhecimentos para poder avaliar este parâmetro.

Alguém sugere empresas na região de viseu ou do porto para pedir outros orçamentos?
Última edição por nunper em terça mar 19, 2013 3:53 pm, editado 1 vez no total.


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por suntroika »

Deve haver aí alguma confusão, a proposta configura uma solução mista de regime geral e bonificado. Ou seja material para regime geral (e exclusão do AQS) e tarifa de bonificada. Esclarece melhor isso. Onde será a instalação?


Autor do tópico
nunper
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 18, 2013 10:50 pm

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por nunper »

suntroika Escreveu:Deve haver aí alguma confusão, a proposta configura uma solução mista de regime geral e bonificado. Ou seja material para regime geral (e exclusão do AQS) e tarifa de bonificada. Esclarece melhor isso. Onde será a instalação?
Pois, não sei explicar isso. Foi a proposta oferecida. É para instalar na região de Lamego.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por mcarneiro »

nunper Escreveu:Olá,

acabei de me registar neste fórum porque apesar de querer investir na micro-produção sou novato nestas tecnologias e tenho a certeza que aqui irei poder trocar informações que serão importantes para a minha escolha. Já pedi uma proposta para o fornecimento do sistema solar fotovoltaico de micro-produção. Será para instalar no telhado de uma moradia. Deparei-me com um problema que não esperava, pois existem demasiadas especificações técnicas que não compreendo.

O sistema proposto foi o de 3,68KW, não atinge os 50% da energia contratada no local. O Kit é composto por:
- 27 módulos fotovoltaicos (lightway) de 230Wp num total de 6.9Wp.
- estruturas de fixação
- 1 inversor (SMA, Solarmax ou Kostal)
- Cablagem
- 1 contador com módulo GSM
- tarifa fixa em 0.196€/Kwh nos primeiros 8 anos e 0.165€/Kwh nos seguintes 7 anos
- a habitação está isenta de instalação do sistema solar térmico
preço: 12800€ + iva

À proposta acresce o preço da licença a pagar à Certiel, despesas com a EDP e trabalhos de construção civil.
A garantia é de 5 anos para o sistema, 2 anos para a instalação e 10 anos de garantia de bom funcionamento.

Gostaria de pedir a opinião dos elementos deste fórum, para saber se estas especificações e este preço são uma boa opção e que conselhos me poderão dar para melhorar este investimento.

Com os melhores cumprimentos,
Nuno
Caro Nuno,

conforme quase toda a gente aqui já disse , para alem do preco estar elevadisso , ainda por cima com paines chineses de baixo custo, a configuração esta esquisita , eu para potencia de ligação de 3.68 recomendaria um dos seguintes inversores , Fronius IG40, Steca grid 4200, ou Solarmax 4200S e no maximo uma potencia 5500W a 5750W, veja esses preços porque uma configuração com qualquer destes inversores , e por exemplo paineis LDK ou Suntech que também são chineses, mas são os dois fabricantes de topo , não deverá exceder 10000 euros já com iva , isto chave na mão , com trabalhos de contrução civil incluidos , peça muito mais orçamentos e esqueça essa empresa.


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por cupMH »

Alguém sugere empresas na região de viseu ou do porto para pedir outros orçamentos?[/quote]

Seguiu PM

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por Emanuel Couto »

É melhor mesmo pedir outros orçamentos.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por suntroika »

nunper Escreveu:
suntroika Escreveu:Deve haver aí alguma confusão, a proposta configura uma solução mista de regime geral e bonificado. Ou seja material para regime geral (e exclusão do AQS) e tarifa de bonificada. Esclarece melhor isso. Onde será a instalação?
Pois, não sei explicar isso. Foi a proposta oferecida. É para instalar na região de Lamego.


Fala com a empresa do colega Ogadiv, tem por aqui boas referências.

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por ogadiv »

Sim, estou muito satisfeito com os serviços deles. Como tenho dito "Recomendo"
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info


Autor do tópico
nunper
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 18, 2013 10:50 pm

Re: Dúvida de novato na micro-produção

Mensagem por nunper »

Obrigado por todas as respostas. Sem este tipo de ajuda seria difícil ter uma ideia tão alargada sobre este assunto.

Vou ver vários orçamentos e depois vou colocá-los aqui.

Recebi algumas mensagem privadas mas para já tenho de agradecer e responder aqui. Como sou novo no fórum ainda não posso mandar mensagens.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”