Regime geral VS Regime bonificado

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
LCLR
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sábado ago 31, 2013 7:48 am

Regime geral VS Regime bonificado

Mensagem por LCLR »

Boa tarde
estou a ponderar optar pelo regime geral de microproduçao,mas ainda tenho algumas dúvidas,gostaria de saber a vossa opinião acerca destes dois regimes,geral ou bonificado?!
Outra questão e a seguinte,em todas as produções que tenho visto por aí na net,muitas tem uma potência acima dos 4000kw mas nc ultrapassam os 1500kw de produção,isto em meses de verão,como e possível?!e se a produção nem chega aos 2000kw para que ter um sistema assim tão potente,acima dos 4000kw?!!! Podem m esclarecer?

Obrigado a todos :)


E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Re: Regime geral VS Regime bonificado

Mensagem por E_MAN »

É para ter sempre o sistema a bombar a toda a hora...assim não produzes só na primavera no máximo, mas tb no inverno, verão e outono, a quase toda a hora.
Fica mais barato ter + paineis do que um rotativo.

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Regime geral VS Regime bonificado

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
LCLR Escreveu:Boa tarde
.....
Outra questão e a seguinte,em todas as produções que tenho visto por aí na net,muitas tem uma potência acima dos 4000kw mas nc ultrapassam os 1500kw de produção,isto em meses de verão,como e possível?!e se a produção nem chega aos 2000kw para que ter um sistema assim tão potente,acima dos 4000kw?!!! Podem m esclarecer?

Obrigado a todos :)
Eu não sei se esta questão está bem posta e quantificada. Não é isso que eu vejo. Apostaria que até tem quem tenha ultrapassado o valor do campo fotovoltaico, (JDuarte p.e.). No meu caso, é comum ultrapassar os 3300 com campo de 4200.
A verdade, é que qualquer campo, tem uma perca de +/- "20%". Para isso contribuem vários factores, ...temperatura,... inclinação,... azimute, capacidade do inversor, ...cabos,... distância,... etc.
Por isso, é que se sobre dimensiona sempre, para chegar aos valores máximos permitidos...penso eu de que! :oops:

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Regime geral VS Regime bonificado

Mensagem por jmal »

LCLR Escreveu:Boa tarde
estou a ponderar optar pelo regime geral de microproduçao,mas ainda tenho algumas dúvidas,gostaria de saber a vossa opinião acerca destes dois regimes,geral ou bonificado?!
Outra questão e a seguinte,em todas as produções que tenho visto por aí na net,muitas tem uma potência acima dos 4000kw mas nc ultrapassam os 1500kw de produção,isto em meses de verão,como e possível?!e se a produção nem chega aos 2000kw para que ter um sistema assim tão potente,acima dos 4000kw?!!! Podem m esclarecer?

Obrigado a todos :)
Existe ai um erro de grandeza, quando falas em 4000kw deves querer dizer 4000 watts e não kw , nas microgeração é normal se ver dos 3400 w até 5000 w que produzem energia em kWh kilo watts hora.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Blue_Wings
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

Re: Regime geral VS Regime bonificado

Mensagem por Blue_Wings »

Boa noite, encontrei este fórum por mero acaso e desde já agradeço a criação deste post, pois a todos beneficia a partilha de informação :)

Gostaria de perguntar a quem tem um pouco mais de informação do que eu o seguinte,

Neste momento sem ter baterias e tendo painéis solares solares para usufruto do condomínio, vendo a rede da EDP desde Janeiro de 2010 em regime bonificado.

Em 2019 estava a vender a 0,1259€ o kW, a previsão segundo o DL 363/2007 para 2020 é o valor de venda descer para 0,0879€ cada kW.

Ainda compensa estar no regime bonificado, pode-se mudar para o regime geral ou é obrigatório estar no regime bonificado durante 15 anos?

Para 2021 o valor de venda do kW deverá descer para 0,0554€ e em 2022 deve descer para 0,0315€

Segundo este raciocino lógico, ouvi dizer que o valor actual de venda em regime geral do kW era de 0.05€ (é verídico?), então nesse caso em 2023 convém passar para o regime geral não? (mais vale vender a 0.05€ do que a 0.03€ certo?)

Cumprimentos a todos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Regime geral VS Regime bonificado

Mensagem por serges »

Boas antes de mais sugiro que passe na área das apresentações...

Quanto ao assunto veja o contrato que formalizou, sendo um dos pioneiros tem de verificar que termos fez o mesmo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Blue_Wings
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

Re: Regime geral VS Regime bonificado

Mensagem por Blue_Wings »

Desconheço tal contrato... vou tentar ir aos dossiers antigos ver.

Algum pioneiro aqui pensa vender a 0,0879€ cada kW este ano de 2020?

A que preço está a venda no Regime Geral agora em 2020 ou a quanto estava em 2019 alguém sabe?

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Blue_Wings
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sábado jan 04, 2020 10:33 pm

Re: Regime geral VS Regime bonificado

Mensagem por Blue_Wings »

Consegui pesquisar algumas informações:

Valor do Regime Geral em 2015, 2016 e 2017: 95 (euro)/MWh ou seja 0.095€ cada kWh

Portaria n.º 32/2018 - https://dre.pt/home/-/dre/114561705/details/maximized


jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: Regime geral VS Regime bonificado

Mensagem por jmgsousa »

Boa noite, sou microprodutor desde 2013, em regime bonificado, se não estou em erro, os contratos eram de 7 + 8 anos, mas penso que o valor de venda era sempre os 0,1960€ em ambos os períodos, no final deste 15 anos é que terei de ponderar. Estou correcto?

Jorge Sousa

Responder

Voltar para “Micro-Produção”