Tarifas Micro e Mini para 2014

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por Celestino »

No dia 26-12-2013, foram publicadas no site "Renováveis na Hora" os despachos que regulam as tarifas para a miniprodução e para a microprodução a vigorar em 2014.
Vejam:

- Miniprodução; e
- Microprodução.

Eu tenho várias palavras para classificar isto, mas só deixo ficar uma:

HILARIANTE!!
Última edição por Celestino em segunda dez 30, 2013 1:39 pm, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por masterchief »

Eu até me ria contigo mas nao percebi nada ahaha
Faz duas semanas vieram-me apresentar-me a proposta da EDP, que nao posso aceitar pois os valores sao baixos eheheh

Celestino, aqueles valores traduzidos para centimos dá quanto? Acho que eles agora pagam a quem produz ao mesmo valor que compra nao é algo assim?=

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por Celestino »

masterchief Escreveu:Eu até me ria contigo mas nao percebi nada ahaha
Faz duas semanas vieram-me apresentar-me a proposta da EDP, que nao posso aceitar pois os valores sao baixos eheheh

Celestino, aqueles valores traduzidos para centimos dá quanto? Acho que eles agora pagam a quem produz ao mesmo valor que compra nao é algo assim?=
Em primeiro lugar não percebo como é que alguém lhe pode ter apresentado uma proposta à duas semanas atrás!!!!

No que toca ao que pagam em 2014 para a microprodução, a tarifa bonificada é 0,066€/KW nos primeiros 8 anos.
Na miniprodução é 0,106€/KW.

E esta hein?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por masterchief »

10947€ é o valor total da proposta da EDP para por aqui uns paineis ahahha


Entao mas esses valores agora que eles vao colocar, é esperado o retorno em 13 anos? só pode...
pffff

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por david_neves »

Só falta ter que pagar para produzir...
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por areosa »

Conforme o que está no despacho:
2 – No caso de unidades de microprodução que utilizem a tecnologia solar fotovoltaica, a tarifa de referência, em 2014, é de € 66/MWh durante o primeiro período de 8 anos e de € 145/MWh durante o segundo período de 7 anos.
Estes valores devem ser engano, só pode :? :? :? Então, é suposto ou, pelo menos, tem sido prática que nos primeiros 8 anos a remuneração é mais elevada para amortizar o investimento e eles colocam o valor do MWh a menos de metade do preço da tarifa para o segundo período :o :o :o É mais que evidente que o governo quer acabar com o regime bonificado porque a 6,6 cêntimos/kWh nos primeiros 8 anos não vai haver ninguém que queira investir, mais vale escolher o regime geral.
Isto é a morte anunciada do regime bonificado, como no final do ano de 2014 não vão ter nenhuma proposta para o regime bonificado (a menos que haja alguém muito distraído, que não saiba fazer contas e que seja mal aconselhado pelo instalador) então vão dizer este regime deixou de fazer sentido pelo que se encerra. Dixit!
Só espero que não se lembrem de mexer também nos contratos existentes :? .

Votos de um bom ano 2014 com muito sol.

:mrgreen:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por visitante1 »

Reacção APISOLAR | Despachos Micro e Miniprodução de 26DEz13
Carta enviada ao Director-geral da DGEG


Exmº Sr. Director Geral,

Conforme previsto na lei, fez Vª Excª publicar no Portal “Renováveis na Hora” os despachos relativos às tarifas bonificadas, e respetivas potências a atribuir no ano de 2014;

A Direção da Apisolar vem por este meio manifestar a sua surpresa e indignação pelo seu conteúdo, que evidencia a forma como o sector solar tem vindo a ser tratado desde 2011.

Os despachos ontem publicados, em particular o que se refere às unidades de microprodução, revelam o tratamento politicamente ligeiro e irresponsável a que a DGEG e a sua tutela têm submetido este sector:

. Como justifica que nos primeiros 8 anos, a “tarifa bonificada” para o solar fotovoltaico seja inferior à atribuída a todas as outras tecnologias?

Solar: 66€/MWh
Eólica: 80% x 218€/MWh = 174,40€/MWh
Hídrica: 40% x 218€/MWh = 87,20€/MWh
Co-geração (biomassa): 70% x 218€/MWh = 152,60€/MWh
Co-geração (não renovável): 40% x 218€/MWh = 87,20€/MWh

. Como é possível não ter sido feita uma leitura critica da Portaria 431/2012, corrigindo-a atempadamente?

. Como foi possível fazer publicar um despacho que, a ser repetido nos mesmo termos em Dezembro de 2014, obrigará os microprodutores em regime bonificado a pagar 64€/MWh nos 8 anos iniciais? Considera isto normal e aceitável?

. Consegue justificar, com as tarifas agora publicadas, o valor cobrado pelas licenças de microprodução?

. Saberá Vª Excª quanto tempo terá que funcionar uma instalação de microprodução, apenas para retornar o suficiente para pagar a Registo de Microprodutor e o IVA do equipamento?

. Saberá Vª Excª, e quem o tutela, que fez publicar uma “tarifa bonificada” de valor inferior ao Regime Geral? Conhece Vª Excª as obrigações acrescidas a que estão sujeitos os microprodutores em regime bonificado?

As medidas avulsas a que o sector tem sido submetido, com constantes avanços e recuos, têm minado a confiança de todos os agentes do mercado e provocado a destruição contínua de postos de trabalho. Continuamos sem perceber quem beneficia desta actuação. O País não é certamente…

Continuamos a aguardar a publicação de um simples Decreto Lei, que regulamente a instalação de unidades de autoconsumo.
O sector apenas reclama que deixem injectar na rede os excedentes de produção, a preço de mercado.
Nada justifica tamanho atraso.
É lamentável a V/ inércia sobre esta matéria, em contraponto à forma célere e torpe com que travaram o mecanismo legal existente para o licenciamento de unidades de autoconsumo.

Como é possível terem revogado o enquadramento legal em vigor para as instalações de autoconsumo, sem simultaneamente proceder à publicação da nova legislação? Sabe, no âmbito do QREN, quantos projectos não conseguem terminar a sua execução, em consequência deste vazio legal? Considera este procedimento digno de uma Administração Pública responsável e ao serviço do país?

Por três vezes, este ano, a sua Tutela marcou e anulou (sem qualquer justificação) reuniões com a APISOLAR. Nunca manifestaram vontade ou disponibilidade para dialogar com os agentes do sector. Da nossa parte, mantemos toda a disponibilidade para conversar, sem prejuízo da denúncia pública que ainda hoje faremos da V/ lamentável actuação.

Com os nossos melhores cumprimentos,

João Carvalho

Vice-Presidente (fotovoltaico)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por MRider »

Sem palavras ....
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por Celestino »

Email aos associados da Apisolar:
Apisolar Escreveu:Caros Associados,
A Direção da APISOLAR acaba de solicitar a intervenção do Sr Ministro Engº Moreira da Silva, junto da Secretaria de Estado da Energia e da Direção Geral de Energia e Geologia, repondo a justiça e o equilíbrio nas tarifas a aplicar em 2014 aos projectos de microgeração.
O teor da carta será divulgado oportunamente;
Para V/ conhecimento, enviamos em anexo o comunicado que foi hoje enviado à imprensa.
Instamos todos os associados a divulgar este documento
Melhores cumprimentos,

João Carvalho

Comunicado Imprensa Apisolar Escreveu:TARIFAS de MICROPRODUÇÃO 2014
Comunicado da Direção da APISOLAR,
Por despacho do Director Geral de Energia e Geologia, foram publicadas as tarifas a atribuir aos
projetos de microgeração no ano de 2014;
A Direção da Apisolar vem por este meio manifestar a sua surpresa e indignação pelo seu
conteúdo;
A tarifa para a microprodução com energia solar fotovoltaica reduz-se em 66%, relativamente
aos valores atribuídos em 2013, passando a ser paga a 0,06€/KWh nos próximos 8 anos, sem
qualquer atualização;
Como é possível atribuir à energia solar uma tarifa 25% inferior à definida para a cogeração nãorenovável,
que continua a merecer uma proteção incompreensível. “Economia verde” é isto?
A Secretaria de Estado de Energia e a DGEG têm brindado o sector e o país com um conjunto de
diplomas avulsos, que apenas têm conseguido minar a confiança do mercado e provocado a
destruição contínua de postos de trabalho.
Não compreendemos quem beneficia desta atuação. O País não é certamente…
Esperamos, desde meados de 2012, a publicação de um Decreto Lei que regulamente a
instalação de micro unidades de autoconsumo.
O sector apenas reclama que permitam a injeção na rede dos excedentes de produção,
remunerados a preço de mercado. Nada justifica tamanho atraso. Nada fazem, e nada deixam
fazer…
Revogaram o enquadramento legal em vigor para as instalações de autoconsumo, sem
simultaneamente proceder à publicação da nova legislação; No âmbito do QREN (PRODER) estão
parados centenas de projetos, que simplesmente não conseguem terminar a sua execução em
consequência deste vazio legal. Este procedimento é indigno de uma Administração Pública
responsável e ao serviço do país.
O comportamento da SEE e da DGEG tem sido, objetivamente, um obstáculo ao desenvolvimento
do sector solar fotovoltaico;
Foi já pedida a intervenção urgente de Ministro da tutela junto da SEE e da DGEG;
Com os nossos melhores cumprimentos,
João Carvalho
Vice-Presidente (fotovoltaico)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por JDuarte »

Boas,
Eu quero acreditar que se trata de um erro de impressão. A tarifa no bonificado não será de 6,6 mas sim 16,6.
Se assim não for, qual o significado do termo "BONIFICADO"?
Cmps,


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por O_volt »

Na minha conta vou pagar mais de 16,6....só se for para trabalhar para aquecer....e eu que queria pôr outra...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por Celestino »

Digam-me uma coisa, se tiverem dados concretos:

Portugal importa electricidade ao estrangeiro?
Se sim, maioritariamente em que horários e a que preço?
É possível saber isto?

Obrigado
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por O_volt »

Portugal EXporta eletricidade à borla para Espanha qdo as barragens estão cheias e não há consumo (noite)...e já li isso há uns 3 anos.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por RJSC »

Celestino Escreveu:Digam-me uma coisa, se tiverem dados concretos:

Portugal importa electricidade ao estrangeiro?
Se sim, maioritariamente em que horários e a que preço?
É possível saber isto?

Obrigado
É possível ter a certeza que importa, pois na fatura, no gráfico das origens de energia aparece Energia Nuclear.
Como Portugal não tem centrais nucleares, essa eletricidade teve que vir de Espanha, onde elas estão.

Por exemplo, em 2012 4,5% da eletricidade consumida em Portugal Continental teve origem em Energia Nuclear:
Imagem

A última estatística mensal que encontrei disponível é de Setembro de 2013 em que a Energia Nuclear continua acima de 4%:
Imagem

Na mesma página onde encontrei o último gráfico encontrei também o seguinte texto:
A energia fornecida pela EDP provém de diversas fontes, maioritariamente de centrais de produção situadas em Portugal e em Espanha.
Então, no que toca a valores, posso pelo menos afirmar que mais de 4% da energia elétrica é importada (a parte referente à nuclear).
Obviamente que isto é o valor mínimo de importação, pois poderemos também estar a importar energia proveniente de outras fontes primárias que existem em ambos os países, renováveis ou não.
Quanto a horários não encontrei rapidamente dados disponíveis publicamente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por Celestino »

O_volt Escreveu:Portugal EXporta eletricidade à borla para Espanha qdo as barragens estão cheias e não há consumo (noite)...e já li isso há uns 3 anos.
Não O_volt... Eu também pensava isso.
Mas no encontro da Aguieira, o sr. da EDP que nos guiou na visita fez questão de mencionar que, mesmo com as albufeiras vazias, a EDP não comprava a energia excedentária das eólicas porque tinha que a pagar a peso de ouro. Por isso preferem ter as barragens vazias e eu entendo isso.
Nesse período vai de facto de borla para Espanha.
E disse mais: "Apesar da albufeira estar cheia quando lá estávamos, não podiam injectar na rede porque, apesar de até venderem a um preço mais vantajoso, as eólicas estavam a produzir imenso nessa altura e essas têm prioridade para injectar na rede a preços muito mais elevados".
Quase que não víamos os alternadores a funcionar lá na barragem. Só vimos porque tiveram a amabilidade de fazer uma descarga de poucos minutos mesmo sem produzir.
São as negociatas que cá temos. Depois dizem que as renováveis não são sustentáveis.
Para reencher as nossas barragens com os excedentes tem que se pagar bem.
Se não pagam bem, mais vale dá-la porque o deles está garantido.
Cambada de energúmenos que nos governam pá...
Última edição por Celestino em terça dez 31, 2013 12:13 am, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por Celestino »

Eu também tenho a certeza que em determinados horários somos deficitários e importamos electricidade.
Só não consigo documentar isso.
E desconfio que quase de certeza, esses períodos correspondem às horas de maior consumo os quais, por ironia, coincidem com a hora de maior produção do fotovoltaico.
Reparem também que nas tarifas agora publicadas para a Mini e para a Micro, a solar fotovoltaica sai fortemente penalizada face às outras - com intuito de matar mesmo a coisa.

Será que ninguém aqui é capaz de desmontar isto?
Estarei a ver algo errado?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por RJSC »

Afinal há dados, no site da REN:http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT ... grama.aspx

O último dia disponível é o de ontem (dia 29 de Dezembro 2013). Curiosamente, o dia de ontem contradiz a tua teoria, Celestino:

A importação está a cor clara, e a exportação a cor escura.
screenshot1.png
screenshot1.png (89.85 KiB) Visto 4540 vezes
Temos que ir vigiando os dias de muito vento à noite.

No dia 24 em que houve bastante vento, o pico de exportação foi às 8 da manhã que coincide com o pico de produção das barragens com albufeira devido às fortes chuvadas.
Foi exportada energia até às 13h.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por Celestino »

RJSC Escreveu:Afinal há dados, no site da REN:http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT ... grama.aspx

O último dia disponível é o de ontem (dia 29 de Dezembro 2013). Curiosamente, o dia de ontem contradiz a tua teoria, Celestino:

A importação está a cor clara, e a exportação a cor escura.
screenshot1.png
Temos que ir vigiando os dias de muito vento à noite.
RJSC, o dia 29 e todos estes dias desta quadra do ano não servem para análise - Está a produção do país parada.
Eu quero marcar visitas para empresas nestes dias e não tenho a mínima hipótese - não está lá ninguém - no máximo anda tudo a contar stocks nesta altura - não gastam energia naquilo que realmente consome.
Repara também que estamos no Inverno. Vai ver um dia qualquer de Julho à semana...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por RJSC »

Mais um aspeto curioso: os dados do dia 30 já estão disponíveis e não é que estivemos a importar energia entre as 0h e 5h para bombagem, exportando depois no resto do dia


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Tarifas Micro e Mini para 2014

Mensagem por PaulOL »

JDuarte Escreveu:Boas,
Eu quero acreditar que se trata de um erro de impressão. A tarifa no bonificado não será de 6,6 mas sim 16,6.
Se assim não for, qual o significado do termo "BONIFICADO"?
Cmps,

Completamente de acordo!

Mas a não haver nenhum lapso, deviam rebatizar o regime e chamar-lhe: REGIME PENALIZADO :evil: :evil: o termo "bonificado" deixa de ter qualquer significado... está MORTO!!!

Responder

Voltar para “Micro-Produção”