Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

migjac
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 63
Registado: quinta mar 20, 2008 5:28 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por migjac »

No caso de uma instalação de produção fotovoltaico e eólico com mais de 1500W instalado mas destinado apenas para autoconsumo (funcionamento em ilha) é necessário algum tipo de licenciamento?
Existe uma escola que instalou uma produção fotovoltaica com mais de 1500W e uma turbina eolica e o instalador diz que não necessita de nenhum licenciamento. Vai haver uma vistoria pela DREC relacionado com outra instalação dessa escola e é possível que perguntem pelo licenciamento desta unidade de produção?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por visitante1 »

migjac Escreveu:No caso de uma instalação de produção fotovoltaico e eólico com mais de 1500W instalado mas destinado apenas para autoconsumo (funcionamento em ilha) é necessário algum tipo de licenciamento?
Existe uma escola que instalou uma produção fotovoltaica com mais de 1500W e uma turbina eolica e o instalador diz que não necessita de nenhum licenciamento. Vai haver uma vistoria pela DREC relacionado com outra instalação dessa escola e é possível que perguntem pelo licenciamento desta unidade de produção?
Para funcionamento em regime stand-alone não precisa de licenciamento.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


learningall
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 01, 2014 6:21 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por learningall »

Viva,

Parece que saíram as portarias:
https://dre.pt/application/file/66321065
https://dre.pt/application/file/66321064

Estou um pouco fora da área e tenho algumas dúvidas, espero que me possam esclarecer.

No artigo 4º da portaria diz assim:
- Uma mera comunicação prévia para exploração da UPAC com potência instalada superior a 200 W e igual ou inferior a 1,5 kW **OU** cuja instalação elétrica de uti-
lização não se encontre ligada à RESP, nos termos do artigo 14º.
- No artigo 14º contudo já exige que não se encontre ligada à RESP.

A minha dúvida é a seguinte... o que é afinal estar ligado à RESP? Imaginem que desejo instalar um kit de 1000W, numa instalação com microinversores. Terei excedentes durante algumas fases do dia. É obrigatório que tenha injeção zero para me considerar desligado da RESP? Ou por outro lado não tem problema em que passe alguma potência mas não exista venda do excedente?

Obrigado.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por visitante1 »

learningall Escreveu:
A minha dúvida é a seguinte... o que é afinal estar ligado à RESP? Imaginem que desejo instalar um kit de 1000W, numa instalação com microinversores. Terei excedentes durante algumas fases do dia. É obrigatório que tenha injeção zero para me considerar desligado da RESP? Ou por outro lado não tem problema em que passe alguma potência mas não exista venda do excedente?

Obrigado.
RESP é Rede Elétrica de Serviço Publico, ou seja estar ligado á RESP significa que estás interligado com a rede elétrica através de um inversor adequado para o efeito. Podem ser esses microinversores que falas.

Podes optar por instalar com ou sem venda do excedente, se for sem venda só precisas de comunicar, se for com venda precisas de licenciar. Não fica caro fazer o licenciamento, e até pode ser mais vantajoso uma vez que, caso não tenhas muito consumo durante o dia pelo menos estás a receber algum retorno dessa energia não consumida.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Micro-Produção”