Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por mcarneiro »

caros,

andei a cavar na Autofaturação no site da edp, e descobri que a EDP tem um sitio especifico para as faturas serem aprovadas pelos fornecedores, pelo li temos que aprovar as faturas lá , não deu para experimentar ,porque é necessario pedir acesso primeiro , já pedi acesso estou à espera de resposta , o site é este :

http://www.edp.pt/pt/fornecedores/Docum ... racao.aspx
Última edição por mcarneiro em sábado nov 01, 2014 5:56 pm, editado 3 vezes no total.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por areosa »

mcarneiro Escreveu:caros,
http://www.edp.pt/pt/fornecedores/Docum ... racao.aspx
Podes voltar a colocar aqui o link... este está incompleto! :(
Cps, :mrgreen:


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por mcarneiro »

areosa Escreveu:
mcarneiro Escreveu:caros,
http://www.edp.pt/pt/fornecedores/Docum ... racao.aspx
Podes voltar a colocar aqui o link... este está incompleto! :(
Cps, :mrgreen:

As minhas desculpas , o post já está editado com o link correto , e fica aqui outra vez:

http://www.edp.pt/pt/fornecedores/Docum ... racao.aspx


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por areosa »

Ok. Obrigado.

Tentei entrar com a minha conta no EDP On-line e não funcionou pelo que presumo que deve haver outro registo para aceder a essa área.

Pelo que li no site do efaturas, é possível que a EDP entregue as faturas em nosso nome todos os meses, para isso é necessário criar no portal das finanças um sub-utilizador em nome da EDP com o perfil para inserir faturas, e entregar as credenciais à EDP para que trate do assunto. Resta saber se a EDP o faz... o que eu não acredito muito, mas vou ligar para a linha de apoio ao microprodutor para me informar sobre essa possibilidade.

Cps, :mrgreen:


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por mcarneiro »

areosa Escreveu:Ok. Obrigado.

Tentei entrar com a minha conta no EDP On-line e não funcionou pelo que presumo que deve haver outro registo para aceder a essa área.

Pelo que li no site do efaturas, é possível que a EDP entregue as faturas em nosso nome todos os meses, para isso é necessário criar no portal das finanças um sub-utilizador em nome da EDP com o perfil para inserir faturas, e entregar as credenciais à EDP para que trate do assunto. Resta saber se a EDP o faz... o que eu não acredito muito, mas vou ligar para a linha de apoio ao microprodutor para me informar sobre essa possibilidade.

Cps, :mrgreen:
tens de criar uma conta como fornecedor , que é o que nós somos, quanto ao outro processo que a AT fala ,não acredito que a EDP vá criar milhares de sub-utilizadores na conta da AT deles...Ainda por cima se elesjá têm processo de se fazer isso ,como parece, mas não há como tentar para se saber :idea:


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por areosa »

mcarneiro Escreveu: tens de criar uma conta como fornecedor , que é o que nós somos, quanto ao outro processo que a AT fala ,não acredito que a EDP vá criar milhares de sub-utilizadores na conta da AT deles...Ainda por cima se elesjá têm processo de se fazer isso ,como parece, mas não há como tentar para se saber :idea:
Segundo a minha interpretação, nós é que temos que autorizar a EDP a entregar as faturas em nosso nome e para isso temos que entrar com a nossa conta no portal das finanças e criar uma nova conta de sub-utilizador em que só estão autorizados a entregar faturas em nosso nome, depois temos que entregar as credenciais dessa conta à EDP para que eles façam o resto do trabalho. Teóricamente é assim que funciona mas na prática não acredito muito, ou o sistema informático está preparado para esse procedimento e o faz de forma automática ou então nada feito, não acredito que a EDP se dê ao trabalho de introduzir manualmente os dados das faturas nas contas de sub-utilizador que lhes sejam fornecidos, e que poderão ser milhares.

Pessoalmente, este procedimento é uma grande complicação desnecessária, se a EDP emite o ficheiro SAFT-PT, o sistema do eFatura deveria assumir esses dados, mas para isso deveriam ter legislado nesse sentido o que não aconteceu e agora andamos aqui com remendos! :evil:

Cps, :mrgreen:


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por mcarneiro »

areosa Escreveu:

Segundo a minha interpretação, nós é que temos que autorizar a EDP a entregar as faturas em nosso nome e para isso temos que entrar com a nossa conta no portal das finanças e criar uma nova conta de sub-utilizador em que só estão autorizados a entregar faturas em nosso nome, depois temos que entregar as credenciais dessa conta à EDP para que eles façam o resto do trabalho. Teóricamente é assim que funciona mas na prática não acredito muito, ou o sistema informático está preparado para esse procedimento e o faz de forma automática ou então nada feito, não acredito que a EDP se dê ao trabalho de introduzir manualmente os dados das faturas nas contas de sub-utilizador que lhes sejam fornecidos, e que poderão ser milhares.

Pessoalmente, este procedimento é uma grande complicação desnecessária, se a EDP emite o ficheiro SAFT-PT, o sistema do eFatura deveria assumir esses dados, mas para isso deveriam ter legislado nesse sentido o que não aconteceu e agora andamos aqui com remendos! :evil:

Cps, :mrgreen:

Boas ,

Pelo que eu percebi da coisa o ficheiro SAFT-PT deles só leva esses dados depois das faturas aprovadas no site deles. obviamente que isto vai ter que ser confirmado junto da EDP

Avatar do Utilizador

fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por fkd »

Ora bem ... passei os últimos 40 minutos da minha vida a ler este tópico todo e cada vez percebo menos...
Mas eu não sou exemplo para ninguém! Se me perguntarem de estou em regime de IVa ou não eu não sei... e isso já quer dizer tudo!...
Sei que ainda não recebi nenhuma notificação, mas também não queria estar à espera de receber para depois ter de resolver o problema... se o posso evitar agora.
Gostava era de perceber como :?
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por Emanuel Couto »

fkd Escreveu:Ora bem ... passei os últimos 40 minutos da minha vida a ler este tópico todo e cada vez percebo menos...
Então porque não questiona os pontos que não percebeu :?:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por serges »

Vá que a malta está cá para ajudar...

Temos de ler muito mas perguntar mais ainda!

Força homem de eléctricos começou assim!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por areosa »

PaulOL Escreveu:
JDuarte Escreveu:Boas,
Eis que no dia seguinte se recebe um email da AT a declarar a divergência como "resolvida", menos mal!
Cmps,
Esse email não deve ser para todos... já lá vai mais de uma semana... e nada :( , ou então a repartição de Aveiro anda a passo de caracol :)
Segundo a informação que me prestaram, o tratamento das divergências levantadas pelo eFatura é feita pelos Serviços de Inspeção Tributária da sua região pelo que, se quer que a situação se resolva mais rapidamente, deve dirigir-se aos Serviços de Inspeção Tributária (ou telefonar) e falar com a pessoa que está responsável pela resolução dos casos do efatura que eles resolvem no dia (pelo menos comigo funcionou). Não garanto é que receba um mail, isso já é tratamento de luxo! ;) Senão, é deixar andar que um dia se resolverá ...

Cps, :mrgreen:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por PaulOL »

areosa Escreveu:
PaulOL Escreveu:
JDuarte Escreveu:Boas,
Eis que no dia seguinte se recebe um email da AT a declarar a divergência como "resolvida", menos mal!
Cmps,
Esse email não deve ser para todos... já lá vai mais de uma semana... e nada :( , ou então a repartição de Aveiro anda a passo de caracol :)
Segundo a informação que me prestaram, o tratamento das divergências levantadas pelo eFatura é feita pelos Serviços de Inspeção Tributária da sua região pelo que, se quer que a situação se resolva mais rapidamente, deve dirigir-se aos Serviços de Inspeção Tributária (ou telefonar) e falar com a pessoa que está responsável pela resolução dos casos do efatura que eles resolvem no dia (pelo menos comigo funcionou). Não garanto é que receba um mail, isso já é tratamento de luxo! ;) Senão, é deixar andar que um dia se resolverá ...

Cps, :mrgreen:

Optei por seguir a dica do "areosa", ontem fui à SIT de Aveiro, atendimento muito simpático e irrepreensivel... ;) resultado, hoje as divergências...já eram!!! :lol: :lol:


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por areosa »

PaulOL Escreveu:Optei por seguir a dica do "areosa", ontem fui à SIT de Aveiro, atendimento muito simpático e irrepreensivel... ;) resultado, hoje as divergências...já eram!!! :lol: :lol:
Ótimo que também funcionou consigo e ainda bem que nem tudo é mau na AT! :)
Agora falta a parte 3 (a das multas) que espero que não apareça, para bem da minha sanidade mental porque de problemas para resolver já deu "água pela barba".

Cps, :mrgreen:


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por alexjp4 »

areosa Escreveu:
JDuarte Escreveu: "Tal como os microprodutores em regime de IVA, foram notificados para declarar as faturas do IVA que pagaram ao estado, também a EDP SU foi notificada a apresentar as faturas correspondentes ao IVA que entregou. Como o IVA pago é em nome dos microprodutores, A EDP SU não consegue fazer o lançamento das faturas, terá de ser o emitente do serviço (microprodutor) a fazê-lo.
Bem, esta explicação é no mínimo surrealista! Isto é o resultado de criarem as legislação e depois não pensam em todas as repercussões que isso pode ter. Pela explicação, fica bem evidente que esta situação é o resultado da lei que legisla a e-fatura ser omissa em relação à autofaturação e consequentemente, o sistema informático não foi preparado para aceitar esta situação de excepção, logo a EDP não pode entregar as faturas que emite!!! E nós é que vamos certamente ser chamados a pagar pelas omissões deste governo! :evil: :evil: :evil: Esperem pela multa nos próximos 5 anos!
Por outro lado, acho que a EDP também tem uma quota significativa de culpa neste processo porque, sendo quem emite as faturas, deveria avisar os visados que não conseguia fazer seu lançamento das faturas pelo que ficaria à responsabilidade do microprodutor fazê-lo, só lhe ficaria bem se assim tivesse procedido!!! O mal é serem muito solícitos só para cobrar mas, quanto ao resto, nada! :evil:

Cps, :?
Eu tambem recebi os 2 avisos da não entrega das facturas mas em 2012 telefonei para a linha da microprodução da EDP por causa do SAF-T para saber como era com as facturas que eles emitiam, se me enviavam o ficheiro para eu enviar ou como era (nessa altura nem sabia que se podia enviar manualmente sempre ouvia falar em ficheiros, deduzi que teria que ser a factura produzida informáticamente) e o que me disseram foi que eram eles que enviavam o ficheiro para as finanças, e nunca mais me preocupei com isso (e tambem não sabia que se conseguia consultar as facturas emitidas), claro que agora se aparecerem multas quem está entalado sou eu.... :twisted: como foi o caso do inicio de actividade, nunca pediram o documento de inicio de actividade quando faziam a retenção na fonte do IVA e depois quando tiveram que pagar o IVA só o pagavam com o comprovativo de inicio de actividade e o mais engraçado a factura que a EDP Universal emite nem deve estar legal porque não tem qualquer identificação de quem presta o serviço ou bem :mrgreen: a unica maneira de identificar a factura é pelo valor e ver que na factura de venda da EDP aparece lá o valor do que eles pagam e é a pagina 3/4 mas é a EDP.....


Suzy23
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta set 25, 2015 10:27 am

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por Suzy23 »

Bom dia Colegas,

Após ter recebido também notificações por parte da AT, contactei o serviços locais, onde deram a informação que seria da obrigada da EDP. Como as notificações continuaram coloquei a questão no ebalção conforme indicação, na qual responderam para colocar a questão no e factura. A questão foi colocada em agosto e até agora não recebi qualquer esclarecimento por parte deles. A minha duvida é se agora comunicar as facturas em atraso se irei receber coimas? Existe algum colega que consegui resolver o problema?


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por areosa »

Suzy23 Escreveu:Bom dia Colegas,

Após ter recebido também notificações por parte da AT, contactei o serviços locais, onde deram a informação que seria da obrigada da EDP. Como as notificações continuaram coloquei a questão no ebalção conforme indicação, na qual responderam para colocar a questão no e factura. A questão foi colocada em agosto e até agora não recebi qualquer esclarecimento por parte deles. A minha duvida é se agora comunicar as facturas em atraso se irei receber coimas? Existe algum colega que consegui resolver o problema?
Boa tarde,
As respostas por parte da AT levam sempre o seu tempo...
O melhor é lançar no efatura todas as faturas em atraso e, se existirem, resolver as divergências junto dos Serviços de Inspeção Tributária da sua região. Depois, todos os meses, não esquecer de registar manualmente a fatura que a EDP envia para evitar entrar novamente em incumprimento. Foi assim que resolvi este problema e até hoje ainda não chegou nenhuma coima, já faz um ano, mas não tardam porque, segundo creio, a AT tem 4 ou 5 anos para as emitir antes que prescrevam.

Cps, :mrgreen:


acbajamo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta jul 29, 2010 4:28 pm

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por acbajamo »

Boas
Alguém sabe se o valor do IVA referido nas faturas conta para o rendimento anual, os tais 5 mil euros?


Autor do tópico
JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por JDuarte »

acbajamo Escreveu:Boas
Alguém sabe se o valor do IVA referido nas faturas conta para o rendimento anual, os tais 5 mil euros?
Não... apenas é contabilizado o valor bruto (sem IVA).

Cmps,


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por alexjp4 »

Suzy23 Escreveu:Bom dia Colegas,

Após ter recebido também notificações por parte da AT, contactei o serviços locais, onde deram a informação que seria da obrigada da EDP. Como as notificações continuaram coloquei a questão no ebalção conforme indicação, na qual responderam para colocar a questão no e factura. A questão foi colocada em agosto e até agora não recebi qualquer esclarecimento por parte deles. A minha duvida é se agora comunicar as facturas em atraso se irei receber coimas? Existe algum colega que consegui resolver o problema?
Boas

É a EDP que emite a factura mas a obrigação de a registar é nossa, eu no inicio liguei para a EDP para saber como era e quem é que fazia o registo e eles disseram-me que eram eles (EDP) que enviava o ficheiro das facturas, mas o que aconteceu foi que ao fim de uns meses recebi uma notificação das finanças a dizer que tinha pago o IVA e que as facturas não tinham dado entrada no e-fatura e que estavam em falta, fiz o lançamento das facturas em falta e justifiquei o porquê e já foi retirada essa divergência, agora não sei se virá coima ou não.
Na legislação sobre a auto-facturação está lá bem explicito que a responsabilidade de lançar as facturas é nossa (emitente).
Podes consultar aqui na alínea 7 http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... qs_qt.html
Por isso acho que o melhor é lançares as facturas todas.


telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Regime de Autofaturação nas Micros - Cruzamento Efatura

Mensagem por telgui »

Boa noite , so para tentar perceber, as facturas s q se referem sao as que a Edp envia com o valor q temos de receber? Pq as q pago a Edp lanca q ja as vi por la. Outra pergunta , sendo microprodutor desde 2011 terei ou teria de registar todas elas?

Responder

Voltar para “Micro-Produção”