Alteração do local do contador

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Alteração do local do contador

Mensagem por Ptuga »

Boas pessoal,
Conforme o titulo indica, para o ano devo fazer obras em casa e provavelmente o contador deverá mudar de sítio. Não muito, mas dado que quero abrir um portão no muro, "o bicho" terá de se deslocar cerca de dois metros para o lado.
Pergunta, o que fazer? sei que o contador está selado... digam-me que não envolve novamente certiel e afins? :( :( Dará para levar tudo como está sem desselar o dito?

Abraço


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Alteração do local do contador

Mensagem por mcarneiro »

Esse trabalho normalmente tem ser feito por alguem certificado, o contador tem que ser descelado montado no novo sitio , o responsavel pela instalação tem que solicitar a certiel inspeção da instalação , podes tentar mover o contador selado, mas não estou a ver como é que vais fixar o dito no novo local, os parafusos de fixação não estão acessiveis com o contador selado, também podes descelar o contador , despois para celar ligas para as avarias e dizes que te partiram o selo, as vezes pega , mas se não pegar pode dar multa.


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Alteração do local do contador

Mensagem por Ptuga »

Obrigado mcarneiro. já deu para ter uma ideia.
Arranjar alguém certificado, muda-lo de sítio e dp chamar a Certiel.
E sem querer abusar, chamar a Certiel é coisa para quanto?
Abraço

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Alteração do local do contador

Mensagem por visitante1 »

Se for um instalador autorizado/credenciado pela edp não precisa ser inspecionado novamente pela certiel.
Isso só acontece se for instalação nova, e se o instalador tiver no curriculum falhas perante a certiel, caso contrario nem assim é inspecionado.
Podera é ser neccesario chamar a edp pada voltar a selar o contador.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Alteração do local do contador

Mensagem por Ptuga »

Obrigado pela informação.
Provavelmente vou alterar os dois, o de consumo vai passar para a rua, por isso aproveito e faço tudo ao mesmo tempo.

Só mais uma dúvida. Contrato um instalador autorizado que vai lá e altera o local dos contadores e depois comunica à EDP para os selar. Como fica o pagamento (e também o consumo, no meu caso em que vou alterar os dois) que medeia esses dois dias, ou seja entre o desselar e a EDP passar por lá para os voltar a selar?


Mais uma vez obrigado a todos.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Alteração do local do contador

Mensagem por mcarneiro »

Ptuga Escreveu:Obrigado pela informação.
Provavelmente vou alterar os dois, o de consumo vai passar para a rua, por isso aproveito e faço tudo ao mesmo tempo.

Só mais uma dúvida. Contrato um instalador autorizado que vai lá e altera o local dos contadores e depois comunica à EDP para os selar. Como fica o pagamento (e também o consumo, no meu caso em que vou alterar os dois) que medeia esses dois dias, ou seja entre o desselar e a EDP passar por lá para os voltar a selar?


Mais uma vez obrigado a todos.

Boas,

A instalação de consumo não pode ficar sem contador , o que o instalador tem de fazer é desmontar o contador do sitio onde está actualmente e voltar a montar no novo sitio, e claro liga-lo , o contador tem de ficar a funcionar,não fica é selado, quanto ao contador de produção também tem que ficar montado , tens que ligar para a linha de apoio à microprodução e agendar a intervenção para selar novamente o contador, e fazer os testes de comunicação, esta intervenção é paga , não sei o valor ao certo , mas sei que anda à volta de 80€ +/-


Volto a dizer, a instalação não pode ficar sem contador de consumo !, fazer "bypass" ao contador de consumo pode dar multas de milhares de euros, muito cuidado!
Última edição por mcarneiro em terça dez 02, 2014 2:10 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
Ptuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: quinta set 13, 2012 10:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Alteração do local do contador

Mensagem por Ptuga »

Esclarecido.
Obrigado Mário. 8-)

Responder

Voltar para “Micro-Produção”