Adição de Paineis às Strings

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Adição de Paineis às Strings

Mensagem por ptmasters »

Olá a todos,

Sei que não sou "grande" frequentador do Forum, o que por um lado é bom sinal, quer dizer que tudo tem corrido mais ou menos dentro do esperado, mas queria repescar uma questão antiga sobre a possibilidade de adição de painéis às minhas duas strings.

Alguns dados sobre o projecto (também pode ser encontrado no tópico dos projectos):

• Instalação perto de Porto Covo / Santiago do Cacém / Cercal
• Potência Instalada: 4,32
• Potência de ligação: 3,68 (kW)
• Sistema: Fixo
• 2 strings de 9 painéis cada, fazendo um total de 18 painéis
• A marca dos Paineis é “EDP” (cada 240Wp policristalinos)
• Inversor SMA 4000 TL (Sunny Boy SMA 4000 TL)

A produção anual tem estado nos seguintes níveis:
Ano 1: 6783 Kw
Ano 2: 6938 Kw
Ano 3: 6899 Kw
Ano 4 (50% decorrido): 3166 Kw

Para já, o que notei, foi um decréscimo da produção este ano, apesar de em Outubro ter recuperado um pouco.
Nesse sentido, e porque também em parte deverá estar relacionado com a própria perda de eficiência dos painéis, gostaria de adicionar mais 1 ou 2 painéis em cada string, e por conseguinte, se conhecem alguma empresa de confiança que o possa fazer nesta zona.

Adicionalmente, e admitindo já alguma perda de eficiência, como poderei estar "confiante" que aquilo que estou a querer adicionar, não é em excesso e não coloca em causa o próprio projecto (e se estou a incorrer nalguma situação incorrecta, tendo que à partida, conto que o inversor qualquer excesso de produção, não o introduza na rede).

Obrigado,

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Adição de Paineis às Strings

Mensagem por visitante1 »

isso não é perda de eficiencia! é muito provavel que tenhas um problema num painel que está a afetar toda a string. a diferença é muito grande.
tens que medir ambas as strings e comparar, depois ir atrás do possivel painel danificado.
ou então rever todas as ligações, essa é uma zona critica dado que existe muita salinidade, significa que haja corrosaõ e provoca má condutividade e eté pode isolar ligaçoes.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Adição de Paineis às Strings

Mensagem por ptmasters »

Obrigado pelo alerta!
Podes ou alguém entendido poderá dar instruções e/ou dicas de como o fazer?

Abraço


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Adição de Paineis às Strings

Mensagem por ptmasters »

Boas!!
Apenas para ver se alguém pode ajudar.
Adicionalmente, coloco outra questão. Tendo sido a solução fornecida pela EDP e caso exista alguma inspeção / visita, isso pode resultar em algum problema?
Obrigado

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Adição de Paineis às Strings

Mensagem por visitante1 »

Relativamente a verificar se existe problema nos painéis, aconselho primeiro a medir a tensão e corrente de cada string, com um multímetro e uma pinça amperimetrica.
Se não estiverem iguais, tentar perceber na que tem o valor mais baixo se as ligações estão bem feitas,
Também podes desligar essa string e depois desligar painel a painel, quando estiverem todos desligados curtocircuitar um a um, ligando o respetivo ficha + á ficha - e medir a corrente desse painel com a pinça, esse valor deve ser muito próximo da corrente de curtocircuito do painel, claro depende das condições de sol que tiver no momento. Todos os painéis devem dar o mesmo valor ou muito próximo, se algum estiver com corrente muito baixa será esse o danificado. O valor de tensão nesse teste de cada painel não será importante, aliás será zero, é mesmo assim.
Se for medido em vazio, ou seja com as fichas no ar a tensão deverá ser próxima do valor especificada nas careteristicas de OVP por exemplo 45V
Não sei se me fiz explicar mas estou a escrever no tlm
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Adição de Paineis às Strings

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigado visitante.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
ptmasters
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo out 21, 2012 11:36 pm

Re: Adição de Paineis às Strings

Mensagem por ptmasters »

Obrigado Visitante!!!
Entretanto, também finalmente a EDP após MUITAS INSISTÊNCIAS, lá deverá marcar uma intervenção.
Eu vou ver se consigo seguir as suas indicações!
Obrigado

Responder

Voltar para “Micro-Produção”