Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por ribascop1972 »

...e quando não compensar o que aconselham fazer?


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por PaulOL »

ribascop1972 Escreveu:...e quando não compensar o que aconselham fazer?

Via depender de cada caso!...

No meu, vai ser... auto consumo, gastar no que poder durante o dia, direccionar o funcionamento das máquinas de lavar (roupa ou loiça) para o pico de produção, como tenho tb um salão cabeleireiro está-se a ver o jeito que dá... :) o restante vai para as baterias, que terá de ser bem dimensionado, se sobrar algo (deve sobrar!) vai então para a rede, mas vou fazer os possíveis para este valor seja "0", nem que ponha ar condicionado na casota do cão... :lol: :lol:


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por ribascop1972 »

Parece-me bem. E que alterações técnicas são necessárias efetuar? Já fizeste algum estudo sobre em quanto pode ficar as alterações?


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por PaulOL »

Para ser sincero...não!

Como este ano e o próximo não será necessário... como em 2 anos "muita água vai passar debaixo da ponte", não vou "sofrer" por antecipação!!...


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por ribascop1972 »

Concordo. Também ainda não estudei bem o assunto. Sei que atualmente apenas o autoconsumo é o mais utilizado.
Enquanto durar a bonificação compensa à venda, depois se verá, entretanto ainda pode surgir outra tendência.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por areosa »

Boas,
Pelo que andei a investigar algum tempo atrás, quem está no regime bonificado ainda está bem, mesmo com o corte das tarifas! Saindo do bonificado a alternativa é o regime geral de produção em regime especial ou o autoconsumo. No regime geral de produção em regime especial as remunerações não devem ser superiores a 0,05€/kWh :evil: além de que, parece-me que diretamente não se tem acesso aos leilões de potência tendo por isso que recorrer a um intermediário ...
Na minha opinião, enquanto as tarifas se mantiverem nos dois dígitos é de manter porque remunerações com esses valores já não há, agora o melhor que se arranja no regime bonificado ronda os 0,10€/KWh e é só para novas instalações porque quem já beneficiou do regime bonificado já não tem direito a mais.
Entretanto, é aguardar que a tecnologia das baterias fique mais madura e com preços substancialmente mais reduzidos para que seja viável investir num sistema de backup e, desse modo, rentabilizar ao máximo o autoconsumo. Com as tarifas atualmente a 0,203€/kWh (com IVA) e com aumentos todos os anos, quando terminar o regime bonificado daqui a alguns anitos, a melhor opção parece ser o autoconsumo, com ou sem backup. Assim, todos os kWh que produzir para consumo ou armazenamento próprio serão bem remunerados, os restantes serão quase dados à EDP mas, mas ainda assim, é a melhor opção (até prova em contrário).

Cps, :mrgreen:


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por masterchief »

voces nao se iludam com as baterias

com o lixo de politicos que temos, cá, e lá fora, algum vai lembrar-se que aplicar uma taxa na venda das baterias para favorecer alguns primos das EDP's pela Europa fora...

A EDP têm que continuar a ser subsidiada por nós... mas voces ja viram o que é deles se deixarmos de comprar energia a peso de "ouro"


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

alexjp4 Escreveu:
PaulOL Escreveu:
alexjp4 Escreveu:Voltando ao problema dos ultimos anos, já alguem sabe a quanto vai ser pago o KW em 2017 aos microprodutores que estão no bonificado?
Na 1ª factura de 2017, vem 0,2330€/Kwh
Obrigado

Parece que este ano ainda compensa vender a totalidade da energia produzida.
boas produções
Afinal fazendo bem as contas parece que não!! :o só vai compensando porque a produção é superior ao consumo porque quem tiver um consumo idêntico a produção não já não vale a pena vender a este preço porque paga mais pelo que consome do que o valor a que vende. :twisted:


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por CrOhN »

Compensa pois! Se passas para auto-consumo o que injectas, não é remunerado. Ou então é remunerado muito baixo.

Deixem-se estar, que estão bem!


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por ribascop1972 »

Quando o valor de venda kW ficar abaixo do de compra a lógica seria o autoconsumo. Agora tudo depende do investimento a ser feito e a sua amortização.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

CrOhN Escreveu:Compensa pois! Se passas para auto-consumo o que injectas, não é remunerado. Ou então é remunerado muito baixo.

Deixem-se estar, que estão bem!
No meu caso ainda vai compensando porque a produção anual é de +-7.500Kw e os meus consumos são em fora do vazio +-1.300Kw e em vazio +-2.400Kw com tendencia para quase duplicar (agora com o carro electrico e esta estimativa só contempla 4 meses do carro electrico) e como o maior consumo é em vazio (+-0,10€/Kw) e não tenho grande hipotese de carregar o carro em casa durante o dia senão ao fim de semana e carregar o carro a partir de baterias acho que é um desperdício de dinheiro (pelo menos para já) com o Kw a custar +-0,10€.
Porque se tivesse consumos mais elevados e a possibilidade de carregar o carro durante o dia e produções mais baixas não sei se não compensaria, porque tem que se ter em conta os outros custos associados, por exemplo o valor da potência contratada podia vir para metade, (este ano aumentou quase 10%) era 0,33€/dia vai passar para 0,36€/dia o imposto especial sobre o consumo, e o IVA que não se pagaria e o IRS que se tem que pagar sobre o valor da venda (não é grande mas é mais, que neste caso menos rendimento) que se tem que reduzir ao valor do rendimento da energia, e no meu caso mais o trabalho de fazer a declaração do IVA, enviar a declaração, ter o trabalho de ter os documentos todos guardados e organizados.
Claro que teria que fazer um novo investimento que iria demorar mais uns anos a ser amortizado, mas este já está pago e está a dar lucro.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por CrOhN »

Volto a dizer, o auto-consumo não é viável para grandes potências. Vais injectar a maior parte. Basta olhar para os consumos em fora vazio do alexjp4. Mesmo que eliminasse todo o fora vazio (1300Kwh), o que não consegue. Como está a produzir 7500Kwh, estaria a oferecer mais de 6000Kwh à EDP. Eles agradecem, claro!

alexjp4
Partes do principio que consumirias tudo o que produzes. Isso não vai acontecer.

Em relação à potência contratada. Deixa vir uns dias sem sol, e depois vê se metade da potência chega.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

CrOhN Escreveu:Volto a dizer, o auto-consumo não é viável para grandes potências. Vais injectar a maior parte. Basta olhar para os consumos em fora vazio do alexjp4. Mesmo que eliminasse todo o fora vazio (1300Kwh), o que não consegue. Como está a produzir 7500Kwh, estaria a oferecer mais de 6000Kwh à EDP. Eles agradecem, claro!

alexjp4
Partes do principio que consumirias tudo o que produzes. Isso não vai acontecer.

Em relação à potência contratada. Deixa vir uns dias sem sol, e depois vê se metade da potência chega.
Para estas potências em auto consumo só com baterias, e os 1300Kw fora do vazio durante o dia com sol conseguia porque passava a direccionar os maiores consumos para o dia e não para a noite e fim de semana como faço agora porque tenho o bi horário semanal, o fogão passava a ser electrico, o aquecimento que agora na maioria das vezes é a lenha passava a ser electrico, por isso penso que até conseguia superar o consumo dos 1300Kw/ano durante o dia com sol.
Sem um grande banco de baterias chegava aos 2.000Kw/ano, o problema é o carro electrico que só no verão e aos fins de semana e feriados é que o conseguia carregar durante o dia porque durante a semana sai de manhã 7,45h e chega a casa por volta das 19h e no inverno não há luminosidade nem tempo para o carregar.
De qualquer modo e fazendo as contas no meu caso, mesmo sendo considerado "poupadinho" no simulador da EDP comercial e o meu campo solar ter boas produções comparado com muitas microproduções.
estes valores são para este ano na EDP comercial sem os descontos porque são variáveis e não são para todos no caso do desconto de 10% no vazio é só para quem tem carro electrico.
0,2466€Kw em fora do vazio já com IVA e imp.esp.c. electricidade
0,11428€/Kw em vazio já com IVA e I.E.C.E.
0,44768 potencia de 6,9Kw

1300Kw x 0,2466€ = 320,58€
2400Kw x 0,11428€ = 274,27€
365 x 0,44768 = 163,40€
Taxa expl DGEG 12 x 0,07 = 1,03€
cont. audiov. 12 x 3,02 = 36,24€
Total 795,52€

produção 7500Kw x 0,233 = 1747,50€ x15% percentagem em que recai o IRS = 262,12 x28,5% escalão do IRS = 74,81€ - 1747,50€ =1672,69 - 795,52 =877,17 / 12 =73,09€/mês
aproveito para simular para a microprodução actual 7.500 x 0,09€ = 675€ x 15% = 101,25€ x 28,50% = 28,85€ - 675€ = 646,15€ - 795,52 = 149,37 / 12 =-12,44€ ou seja estou a gastar mais 12,44€ do que se tivesse auto consumo com baterias.

Penso que fiz bem as contas e que não me enganei e ainda há o caso de por causa de 1€ poder passar do escalão dos 28,50€ para os 37% que não sei se o rendimento da microprodução é englobado com os outros rendimentos e são todos tributados pela mesma %.
Claro que o investimento seria mais elevado e isto é para o meu caso porque para quem não tem bi horário mesmo com consumos mais pequenos que os meus vai ter uma diferença ainda maior e a tendência da electricidade e afins é de aumentar e não de diminuírem.
Não estou a contabilizar o seguro dos paineis porque considero ser importante tanto na microprodução como no autoconsumo e o valor deve ser igual por isso anulam-se as contas.
O meu maior problema é que o carro na maioria dos dias não está em casa quando está sol porque os meus consumos para este ano devem aumentar mais uns 500 a 600Kw mas que vão ser em vazio e ao preço de 0,12€ /Kw não compensa carregar baterias para depois carregar as baterias do carro porque para já fica mais caro do :que comprar a electricidade a EDP.
Agora penso que se não houver alterações na Lei da microprodução vai haver muitos microprodutores e eu vou ser um deles a deixar de vender e passar a consumir o que produzo nem que tenha que montar um ar condicionado no galinheiro :lol: claro que se for com baterias não vai haver injecção na rede, a EDP fica a chuchar no dedo.
No 2º caso mesmo " deitando fora" mais de metade da produção compensa não estar ligado a rede, e com as novas baterias e a baixa dos preços das baterias nos próximos anos ainda ajuda mais, o investimento já está pago e o que se lucrou dá para comprar as baterias ou comprar menos baterias e ficar ligado a rede com o mínimo de potência só para as emergências nos casos em que se apanham vários dias sem sol, mas claro que cada caso é um caso, entretanto lembrei-me outra hipótese que pode ser interessante é vender o registo a alguem que queira começar a microprodução com venda em vez de começar com 0,09€/Kw começa já com um valor mais elevado do Kw amortizando a instalação mais rapidamente "aceito propostas" :lol:
Porque o ideal era os microprodutores poderem ter tambem auto consumo mas os srs. da DGEG dizem que não se pode pode ser que entretanto os políticos alterem um paragrafo no Dec. Lei.
vamos esperar para ver em que é que vai dar, mas as perspectivas não são muito animadoras :cry: é o Kw de consumo a aumentar e o Kw de produção a baixar.

Não percebi a tua frase Em relação à potência contratada. Deixa vir uns dias sem sol, e depois vê se metade da potência chega.[/quote] durante uns 7 anos tinha os 15Amp e não tinha problemas e só aumentei para os 30Amp (6,9Kw) por causa da potência permitida (50% da potência instalada) na microprodução porque senão continuava a ter os 15Amp tenho uma casa na praia que até "trabalha" a 5Amp :P são 3€ por mês na factura da EDP 8-) , mais do que isso pagasse na contribuição audiovisual. :twisted:


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por jmlflorencio »

Se me permitem...

Não é lógico montar equipamentos pouco eficientes só para consumir o que se produz em autoconsumo. Se estamos tentados a isso, é porque temos potência instalada a mais ;-)

Um fogão eléctrico é o exemplo perfeito disso. Está desligado o dia todo, quando funciona a potência ('consumida') sobe vários Kw em poucos minutos, depois volta a consumir zero o resto do dia.

Mas por exemplo uma bomba de calor para o aquecimento central não é ineficiente, e podia bem absorver parte dessa produção :-)

Quanto ao IRS, ninguém vê uma grande diferença no seu imposto por um eur apenas. A percentagem do escalão acima é maior, mas a' parcela a abater' também, se traçássemos um gráfico obteríamos uma linha contínua...

A vender por esse preço, eu deixava-me estar sossegado ;-)

Força nisso ;-)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por CrOhN »

Tantas contas! Se achas que vai compensar para o teu caso, dá-lhe! Mas como diz o jmflorencio, não tem lógica desviar os consumos para o dia. Pode parecer, mas na práctica, não é assim... Fogão eléctrico... Vais cozinhar sempre ao meio dia? Aquecimento eléctrico? Só se for bomba de calor (inverter). Tens noção que passando tudo para eléctrico, os teus 1300 + 2400KWh passam facilmente para o dobro!? O que acontece muitas vezes é: Programas cuidadosamente os consumos para o dia seguinte, vai estar sol e tal. É pah, afinal deu nuvens! O consumo que deveria ser solar, será da rede. E lá se foi a poupança.

Com a microgeração passa-te tudo ao lado. A produção não interfere nos teus hábitos. Mas quando dependes efectivamente do sol naquele momento, tens que ponderar muito bem o que pões a consumir e se o podes fazer.

Claro as baterias são uma hipótese (um bom banco delas). Mas não te esqueças de as considerar nas tuas contas. Além de inversor/Carregador e modificações no quadro eléctrico, etc...

Pensa bem. Tudo eléctrico, achas que 15A vai chegar para tudo? Nos dias de sol, até pode chegar. Enquanto ele brilhar. Passa uma nuvem, estás a cozinhar... Pimba, tens direito a uma corridinha para o quadro. Vários dias sem sol, às vezes semanas... Vais ver que a redução de potência nem foi grande ideia.

Atenção! Não quero estar a dizer que estás a decidir mal. Cada um sabe das suas. Mas às vezes convém ver "outside da box", que a coisa não é tão linear como parece. E é sempre bom ter a opinião de que já "been there, done that"

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por serges »

CrOhN Escreveu:Tantas contas! Se achas que vai compensar para o teu caso, dá-lhe! Mas como diz o jmflorencio, não tem lógica desviar os consumos para o dia. Pode parecer, mas na práctica, não é assim... Fogão eléctrico... Vais cozinhar sempre ao meio dia? Aquecimento eléctrico? Só se for bomba de calor (inverter). Tens noção que passando tudo para eléctrico, os teus 1300 + 2400KWh passam facilmente para o dobro!? O que acontece muitas vezes é: Programas cuidadosamente os consumos para o dia seguinte, vai estar sol e tal. É pah, afinal deu nuvens! O consumo que deveria ser solar, será da rede. E lá se foi a poupança.

Com a microgeração passa-te tudo ao lado. A produção não interfere nos teus hábitos. Mas quando dependes efectivamente do sol naquele momento, tens que ponderar muito bem o que pões a consumir e se o podes fazer.

Claro as baterias são uma hipótese (um bom banco delas). Mas não te esqueças de as considerar nas tuas contas. Além de inversor/Carregador e modificações no quadro eléctrico, etc...

Pensa bem. Tudo eléctrico, achas que 15A vai chegar para tudo? Nos dias de sol, até pode chegar. Enquanto ele brilhar. Passa uma nuvem, estás a cozinhar... Pimba, tens direito a uma corridinha para o quadro. Vários dias sem sol, às vezes semanas... Vais ver que a redução de potência nem foi grande ideia.

Atenção! Não quero estar a dizer que estás a decidir mal. Cada um sabe das suas. Mas às vezes convém ver "outside da box", que a coisa não é tão linear como parece. E é sempre bom ter a opinião de que já "been there, done that"
Atenção a opinião de ambos é importante ponderares bem na tua decisão com estes conselhos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por alexjp4 »

CrOhN Escreveu:Tantas contas! Se achas que vai compensar para o teu caso, dá-lhe! Mas como diz o jmflorencio, não tem lógica desviar os consumos para o dia. Pode parecer, mas na práctica, não é assim... Fogão eléctrico... Vais cozinhar sempre ao meio dia? Aquecimento eléctrico? Só se for bomba de calor (inverter). Tens noção que passando tudo para eléctrico, os teus 1300 + 2400KWh passam facilmente para o dobro!? O que acontece muitas vezes é: Programas cuidadosamente os consumos para o dia seguinte, vai estar sol e tal. É pah, afinal deu nuvens! O consumo que deveria ser solar, será da rede. E lá se foi a poupança.

Com a microgeração passa-te tudo ao lado. A produção não interfere nos teus hábitos. Mas quando dependes efectivamente do sol naquele momento, tens que ponderar muito bem o que pões a consumir e se o podes fazer.

Claro as baterias são uma hipótese (um bom banco delas). Mas não te esqueças de as considerar nas tuas contas. Além de inversor/Carregador e modificações no quadro eléctrico, etc...

Pensa bem. Tudo eléctrico, achas que 15A vai chegar para tudo? Nos dias de sol, até pode chegar. Enquanto ele brilhar. Passa uma nuvem, estás a cozinhar... Pimba, tens direito a uma corridinha para o quadro. Vários dias sem sol, às vezes semanas... Vais ver que a redução de potência nem foi grande ideia.

Atenção! Não quero estar a dizer que estás a decidir mal. Cada um sabe das suas. Mas às vezes convém ver "outside da box", que a coisa não é tão linear como parece. E é sempre bom ter a opinião de que já "been there, done that"

Só fazendo contas é que se sabe se dá ou não por isso as fiz e as coloquei aqui, e como disse para mim para já não compensa porque produzo mais do que o que consumo e o preço da produção é superior ao do consumo e mesmo passando todo o consumo para o dia não consigo passar o maior consumidor de energia electrica que é o carro electrico e para mim não compensa carregar o carro através de baterias quando o Kw está a 0,11€.
Agora com as contas o que se vê é que não vale a pena investir na microprodução como ela está se não for com campos solares de muitos Kws.
Depois estás a fazer confusão quando falo em autoconsumo no meu caso (para a potência instalada) só compensaria com baterias e (quando o valor a receber for inferior ao consumo que é uma coisa que se não houver alterações a Lei vai acabar por acontecer) e não injectar directamente na rede que no meu caso um painel de 200w chegava para eliminar os Stand by e o problema dos 15Amp no quadro não se coloca porque as baterias suportavam essas passagens de nuvens e tens aqui no forum uma instalação recente em que as baterias e os paineis conseguiram manter o forno electrico em 4 mil e poucos Kws enquanto foi cozinhado um bolo e o inversor não foi buscar corrente a rede e ele diz que e o banco de baterias já aguentou 4.200W por isso esse problema não se coloca só se colocaria se fosse injectado na rede (gried tie) é que tens o problema das nuvens e como disse para já as baterias ainda estão caras.
O aquecimento electrico claro que não era um termoventilador seria acumuladores de calor em que acumulava a calor durante o dia e irradiava depois do sol se pôr é o que se usa mas ao contrário aquecem no bi-horário quando a tarifa é mais barata e libertam o calor quando ela é mais cara, um fogão electrico é menos eficiente que um a gás mas se tiveres em conta que tens que pagar o gás engarrafado gastares combustivel para o ir buscar quando tens electricidade muito mais barata não digo de borla porque as baterias vão-se degradando com as cargas e descargas e terão que ser substituídas a meu ver é preferível utilizares a electricidade.
é claro que tudo isto tem custos elevados e que demoram vários anos a serem amortizados e o ideal era os microprodutores poderem tambem ter autoconsumo em grid tie e poder injectar na rede e deduzir ao que consomem mas isso seria o ideal para nós não para a EDP como os interesses dos grandes estão a cima dos pequenos não deverá ser assim nos próximos anos.
Quanto ao jmlflorencio não é lógico instalar equipamentos pouco eficientes mas se tens electricidade barata porque não a utilizar? e depois neste caso estás a utilizar a potência que já tens instalada não estás a fazer um projecto de raiz e como sabes as produções durante o ano nem durante o dia são constantes por isso ou instalas demais e tens durante um período energia a mais para compensar nos períodos em que há menos sol ou instalas de menos e tens que ter um meio de compensar o que falta que se for em baterias ainda estão muito caras ou tens que ter outro meio de armazenamento ou de produção de energia, e como sabes os equipamentos mais eficientes por norma são muito mais caros que os outros menos eficientes e onde recuperas a diferença do preço da compra é na poupança de electricidade que tens ao longo da vida util do aparelho neste caso como tens energia a mais não tens que investir em equipamentos mais eficientes que são mais caros se o preço da electricidade for muito baixo o aparelho sai da vida util antes de estar amortizado, tens aqui casos de quem comprou AQS todos XPTO e agora estão arrependidos que passados uma série de anos ainda não têm o AQS amortizado nem o terão no tempo de vida util do AQS.
A bomba de calor se for só para aquecer agua para mim é um desperdício de dinheiro tens AQS de tubos muito mais baratos e que se amortizam mais rapidamente e com custos de funcionamento e manutenção muito inferiores as bombas de calor.
Quanto ao IRS se dizes que é igual eu não sei que não simulei.
Como não vivemos num país perfeito e estamos ao sabor da vontade dos políticos e dos grandes grupos temos que ir "navegando" á vista e fazer muitas contas.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por CrOhN »

Só para que fique claro. Todas as vezes que falei em auto-consumo, referia-me a Grid-tie. Tu é que misturas uma coisa com a outra. Que baixas a potência instalada. Que as baterias aguentam. Mas depois que não pode ser a baterias, que é caro.

Dizes que não compensa a micro-geração a partir do momento em que baixar abaixo do valor de custo. Eu digo que compensa, mesmo sendo remunerada a 0.09cent. Ainda mais quando já tens o investimento pago.

Eu falei numa bomba de calor porque disseste que era para passar tudo eléctrico. Agora já metes painel para AQS.

Compra lá um banco de baterias e depois diz-me quantos anos tens que o andar a pagar para recuperares o prejuízo (12.44eur segundo as tuas contas).

Não precisas falar no tal utilizador (jpc), eu também tenho uma instalação com baterias. Sei mais ou menos o que é possível ou não fazer com tal sistema. Ele vive no Algarve, e apesar de estarmos no Inverno, tem havido sempre sol. Deixa vir uns dias seguidos sem sol a ver como se comporta.


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por jpc »

alexjp4 se fosse eu fazia as contas de outra maneira.

Carro VE está fora de questão utilizar baterias para o carregar por isso fica fora das contas, é um custo diário a manter na edp e como dizes só vais poupar alguma coisa ao fim de semana e feriados.

Autoconsumo com baterias:
tens de ver quanto gastas diariamente das 17h ás 9h durante o Inverno e das 19h ás 8h de verão.

No meu caso gasto em média 5 a 6 kwh durante esse período de tempo e fiz as seguintes contas para a escolha das baterias:
3500 ciclos 50% de descarga
4000 ciclos 40%
4500 ciclos 30%
5500 ciclos 20%

Como quero rentabilizar o investimento escolhi um pack com capacidade suficiente para fazer uma descarga diária de 20 a 30 e então escolhi 660 Ah.
660×48=31.6 kwh

3500 ciclos 50% = 15.8 kwh
4000 ciclos 40% = 12.64 kwh
4500 ciclos 30% = 9.48 kwh
5500 ciclos 20% = 6.32 kwh

As minhas baterias vão durar mais ou menos 5500 ciclos
5500/365=15 anos e vão ter um custo diário de 0.75 euros. Se gastar 6 kwh todos os dias vou poupar 6×0.20=1.2€ 1.2-0.75=0.45€ 0.45×5500=2475 euros de lucro pois já retirei 0.75 do custo diário.

Depois ainda se pode fazer contas ao bi-horario e ao consumo instantâneo que ande por cima da produção solar que é compensado pelo banco de baterias.


Não sou apologista de se gastar por gastar ou de comprar eletrodomésticos com menos eficiência energética por ter uma campo solar maior.
Temos de poupar todos os dias em tudo para que a vida útil das baterias seja o maior possível e se obtenha maior ganho com isso.

Se fosse hoje comprava o pack de 990 Ah para durar mais uns anitos.


Agora tens de fazer as tuas contas do que ganhas com a venda de energia versus compra à EDP mas retira o VE dessas contas.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Pioneiro da microdução e redução das tarifas

Mensagem por jpc »

CrOhN hoje durante a tarde já vamos ter nuvens pelo Algarve e a partir de amanhã chuva até sábado ao final do dia.

Vou tentar manter a casa alimentada pelas baterias e o pouco que os painéis possam vir a produzir.
As baterias sssim que chegarem a 46v deixam de ser utilizadas e passo para a rede.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Responder

Voltar para “Micro-Produção”