Problemas no isolamento da string

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Problemas no isolamento da string

Mensagem por areosa »

Boa tarde,
Hoje o meu inversor Kaco Powador 3600 esteve parado entre as 6h36 e as 9h06 indicando o erro "19 - Falha de isolamento no gerador" que, segundo o manual, é o resultado de o inversor detetar uma "Resistência de isolamento de PV-/PV+ para PE demasiado baixa (<1,2 MOhm)".
Tratando-se de uma deficiência grave, pergunto o que posso fazer para resolver o problema?
Se alguém já teve problema semelhante, como é que o resolveu?
Grato por qualquer ajuda que possam dar.

Cps, :mrgreen:


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Problemas no isolamento da string

Mensagem por CrOhN »

Hmm.. A essa hora... orvalho?


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Problemas no isolamento da string

Mensagem por areosa »

CrOhN Escreveu:Hmm.. A essa hora... orvalho?
Pois sim, mas não devia dar erro em caso algum :(
Cps, :mrgreen:


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Problemas no isolamento da string

Mensagem por JDuarte »

areosa Escreveu: "Resistência de isolamento de PV-/PV+ para PE demasiado baixa (<1,2 MOhm)".
Se alguém já teve problema semelhante, como é que o resolveu?
Boas areosa,
Tudo indica que tenhas corrente de fuga numa das ligações, os meus thinfilm como trabalham com tensões muito mais altas e são muitos é o prato do dia.
Podes facilmente identificar a ligação em causa recorrendo a um multímetro, em cada um dos MC4 da string mede a diferença de potencial para com a estrutura.
Eu para evitar o problema, abri cada um dos bucins dos conectores MC4, substituí o anel de aperto quando necessário, em alguns casos troquei mesmo o conector e coloquei silicone a selar o bucim em todos eles (no meu caso são mais de 200 - o barato sai caro).
Cmps,


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Problemas no isolamento da string

Mensagem por areosa »

JDuarte Escreveu: Boas areosa,
Tudo indica que tenhas corrente de fuga numa das ligações, os meus thinfilm como trabalham com tensões muito mais altas e são muitos é o prato do dia.
Podes facilmente identificar a ligação em causa recorrendo a um multímetro, em cada um dos MC4 da string mede a diferença de potencial para com a estrutura.
Eu para evitar o problema, abri cada um dos bucins dos conectores MC4, substituí o anel de aperto quando necessário, em alguns casos troquei mesmo o conector e coloquei silicone a selar o bucim em todos eles (no meu caso são mais de 200 - o barato sai caro).
Cmps,
Obrigado pela tua resposta, já tinha pensado em selar com silicone os conetores entre painéis porque acredito que o problema deve estar por aí. Quanto às medições, tenho algum receio em me aventurar por aí porque tem que ser feito em carga e 600V em DC É FATAL! Para fazer as medições usaste algum equipamento especial ou um vulgar multímetro foi o suficiente? Que precauções tomaste para fazer as leituras?

Por outro lado, como foi a 1ª vez que aconteceu em 4 anos e meio e hoje, por exemplo, está de chuva e o inversor funcionou normalmente, fico na dúvida se consigo chegar a alguma conclusão se me puser a medir as tensões sem que o inversor acuse erro. O melhor para já é esperar para ver... pode ser que tenha sido só uma pequena indisposição do inversor :oops:.

Cps, :mrgreen:


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Problemas no isolamento da string

Mensagem por JDuarte »

Boas areosa,

Quando os cabos estiverem húmidos, sem desligar os conectores, encosta uma das pontas de prova do multímetro a uma parte da estrutura e a outra ao cabo junto do bucin do conector e vais constatar que em alguns vais ter diferença de potencial.
Marca esses casos (eu recorria a fita isoladora colorida) e no final do dia quando não houver humidade com o corte DC ativo, abre o conector e sela-o com silicone (se possível aplica também um spray isolante e repelente de humidade).
Cmps,


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Problemas no isolamento da string

Mensagem por alexjp4 »

O meu inversor é um SMA ele acendia uma luz vermelha mas o inversor não desligava, e o problema era de numa ficha, o instalador colocou os cabos e as fichas dentro da cantoneira e quando chovia alguma agua ficava dentro da cantoneira e a ficha ficava dentro de agua, e por vezes a luz acendia e outras não até que se conseguiu descobrir qual era a ficha, substituiu-se a ficha e passou-se os fios e as fichas todas para fora da cantoneira e não aconteceu mais e já passaram uns 4 anos.
O modo como eles descobriram foi abrirem as fichas todas uma a uma até que uma tinha agua dentro dela e deveria ser essa, foi substituída e pressupõe-se que tenha sido essa porque como os cabos e fichas saíram dentro da calha não dá para confirmar, mas tudo aponta para isso.
Se o inversor desligar podes experimentar desligas as fichas todas e depois vais abrindo uma de cada vez até encontrares a que possa ter agua dentro dela, ou se calhar tambem pode ser algum cabo que tenha alguma deficiência de isolamento, não sei onde está montada a instalação mas o ratos gostam do isolamento dos cabos.


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Problemas no isolamento da string

Mensagem por areosa »

Obrigado pelas dicas, vou mesmo ter que fazer essa inspeção aos conetores à procura do defeito porque hoje voltou a falhar de manhã das 6h35 até às 9h25.
O estranho é que, pela lógica, esta avaria deveria manifestar-se mais em dias de chuva e não tanto nos outros dias e tem acontecido exatamente o contrário, nos dias em que deu o erro no inversor nem choveu de manhã e nos dias em que choveu não deu erro :? :? :?

Cps, :mrgreen:


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Problemas no isolamento da string

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Não choveu mas se calhar havia humidade, e essas avarias são as mais chatas porque não têm um padrão vais ter que ir procurando com calma, as tuas fichas tambem estão dentro da calha que suporta os painéis? ou estão presas do lado de fora?


Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Problemas no isolamento da string

Mensagem por areosa »

Estão dentro das calhas, a primeira coisa que vou fazer é seguir a tua sugestão e colocá-las do lado de fora das calhas. Também já tinha pensado em fazer uns furos nas calhas para a água escoar ... nunca o cheguei a fazer mas agora vai mesmo ter que ser feito.
Cps, :mrgreen:


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Problemas no isolamento da string

Mensagem por alexjp4 »

começa por ver as que estão entre os vãos da calha que é onde a calha faz "barriga" e a água mantem-se aí durante mais tempo, cuidado quando fores abrir as fichas senão souberes o melhor é desligares todas e depois abrires uma de cada vez a ver se apanhas a que tem humidade (agua) dentro dela.
Boa sorte.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”