Falha leitura EDP e erro contador Janz

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por ribascop1972 »

Estou com falha na leitura do contador para a EDP.
A mesma diz que não consegue contactar o contador.
O instalador já cá esteve e aparentemente o modem está bom, inclusive foi substituído há 3 anos.
O contador Janz A1700 continua a contar mas aparece um “erro de cont 0040000” que o instalador desconhece e um aviso “bateria fraca”. Gostaria de saber que tipo de erro é este.


Entretanto num outro tópico sobre falhas de leitura, parece que outros microprodutores estão recentemente com o mesmo problema havendo a possibilidade de cancelamento de cartões de dados por parte da EDP

Num dos contactos da EDP o operador informou-me que caso tivesse um problema com o cartão que era da minha responsabilidade!! Como se o cartão é da EDP?!
Até me disse que teria de comprar um cartão M2M de dados, só que isso implica uma mensalidade.
Continuo à espera que me confirmem para qual o número para onde estão a obter a leitura pois liguei para a Altice e o número do cartão que está instalado no meu modem está cancelado desde outubro de 2013, a mesma data da produção do cartão!!!!!

Já agora estes cartões de dados quando ligamos para o número, supostamente dá algum sinal de chamada ou simplesmente a chamada cai sem ligação?



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por serges »

M2M é Machine to machine logo não vai dar sinal ou não deveria dar... confirma com a EDP se assim o é a tua responsabilidade!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por ribascop1972 »

Após reclamação no portal da queixa recebi um telefonema da EDP informando-me que iam encaminhar a mesma para análise, volvidos mais de uma semana ainda não obtive resposta.
Entretanto fiz nova reclamação para EDP Distribuição com conhecimento à DGEG.
Continua à espera e o contador a contar...


Autor do tópico
ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por ribascop1972 »

Mais de 2 semanas de espera e a EDP resolve dar sinais de vida.
Então dizem-me que o cartão está ativo que conseguem contactar o modem mas não conseguem obter a leitura no contador.
Provável desconfiguracao do mesmo, não sabem precisar.
Será isto possível?


Autor do tópico
ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por ribascop1972 »

Entretanto vim a saber que a Janz entrou em insolvência. Tudo a ajudar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por serges »

Ui a serio, que futuro então com os contadores que tem de ser substituidos?

Vai ser bonito!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


mauritto
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça set 01, 2015 4:36 pm

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por mauritto »

Boas Pessoal,

Ribascop1972, como resolveu o problema do JANZ?
Já me começam aparecer com o mesmo problema.
Alguem sabe mudar a pilha?


0292
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta jun 05, 2019 2:41 am

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por 0292 »

Que tipo de pilha para o contador janz a1700?


HHsolar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta jun 05, 2019 11:25 am

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por HHsolar »

Bom dia,

estou com o mesmo problema/ código de erro. Alguem pode indicar o tipo de pilha?


Salgueiros
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado jul 06, 2019 11:11 am

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por Salgueiros »

Estou com o mesmo problema . Erro 4000 . Como resolver ? Trocar a pilha e como ?


Salgueiros
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado jul 06, 2019 11:11 am

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por Salgueiros »

Como resolver este problema da bateria ?


[email protected]
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado jul 27, 2019 10:11 am

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por [email protected] »

Caros senhores bom dia,
Também tenho um contador Janz 1700 que não comunica a leitura. Já troquei de modem mas está na mesma. Alguém sabe de um programa para comunicar com o modem ou poder mandar um sms para saber se há algum erro?Agradeço desde já a quem possa responder.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por serges »

Bem vindo, passe na área das apresentações

Quanto ao assunto vamos aguardar mas aconselho vivamente a ler o que cá se escreveu e outros problemas semelhantes!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Alexandre.braga
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça set 24, 2019 3:04 pm

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por Alexandre.braga »

Bom dia,
o cancelamento dos cartões da EDP é "normal", ficando ao cargo do cliente a substituição e mensalidade... mas atenção que não é apenas trocar o cartão, terão de entrar em contacto com a EDP (via e-mail) a comunicar a substituição...
quanto a erros dos contadores, no meu caso tenho trabalhado mais com Landys (os mais antigos) e agora tudo ITRON, e já me tem acontecido não ter leituras/erro devido à hora/data do contador estar errada...

NOTA: atenção na troca dos cartões à rede que apanha, se o sinal for fraco poderão ter leituras intermitentes ou até ausência das mesmas e como já disseram anteriormente ter o cuidado de ser M2M. (o cartão M2M dá para testar ligando para ele, mas apenas toca 1 vez e vai abaixo a chamada, se não tocar...)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por serges »

Sim a ideia seria darem ideias de planos de operadoras e preços que escolheram para futuros utilizadores...

Obrigado e sigam a sugestão acima pois é importante na escolha do operador
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por ribascop1972 »

Acabei por substituir em janeiro de 2019 o Janz avariado por um novo Itron, como a ligação ao modem é diferente também o tive de substituir, ficando a brincadeira em cerca de 800€.
Ao ritmo de 0,12€ e em 2020 0,08€ será preciso 1,5 ano para amortizar.
Em breve com o término do meu regime bonificado terei de pensar noutra solução, talvez o autoconsumo.


joaonora
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta mar 04, 2021 11:52 am

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por joaonora »

Bom dia.

Tenho um contador Janz a1700i exactamente com o mesmo problema que descrevem nos vários posts desta conversa. Não me parece de todo razoável ter de trocar o contador por causa de um problema de bateria. O erro de bateria é de uma pilha que serve para manter a data e hora, semelhante à pilha das motherboards dos computadores, que, sem estar correcta o envio da leitura não é aceite ou falha.

Tanto o instalador com o a empresa JANZ CE faliram. Pelas minhas pesquisas em busca de um manual, verifiquei que este modelo é um modelo OEM que é utilizado por várias marcas, basta pesquisar por a1700, aparecem logo inúmeras marcas inclusivé a conhecida ABB.

Encontrei um prospecto que fala da bateria:
https://www.camax.co.uk/downloads/A1700 ... asheet.pdf

Alguém tem um manual de como trocar a bateria? Quem tenho de envolver no caso de ser possível a troca da pilha, uma vez que o quadro está selado?

Muito obrigado!


dmsb
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça jul 06, 2021 2:50 pm

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por dmsb »

Boas,
Estou também com o mesmo problema!
O meu contador Janz A1700i da microprodução, apresenta as seguintes mensagens no visor: "erro de cont 0040000" e "Aviso de bateria".
Já contactei a linha de apoio à microprodução e a E-Redes, e eles informam que o modem está a comunicar, pois receberam a produção de junho (embora ainda não esteja faturada), mas que estes avisos são relativos ao contador, que terá a bateria interna fraca e deverá ser substituída.
Já pesquisei e este contador tem uma pilha do tipo CR2025-1HF (3V), semelhante à que os computadores têm na motherboard.
O problema é que a troca da bateria terá que ser agendada com a E-Redes, pois eles terão que deslacrar (e voltar a lacrar) o contador.
Alguém sabe como é feito este procedimento de troca de bateria?
É um processo simples (trocar uma pilha por outra), ou terá que ser feita alguma configuração no contador?
Vou contactar a empresa que instalou o sistema, para saber se efetuam este serviço.
Fica aqui o link para download do manual técnico (onde está a referência da pilha)

https://pdfcoffee.com/tc-mba-evn-pdf-free.html

Cumprimentos.
DB


dmsb
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça jul 06, 2021 2:50 pm

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por dmsb »

Boas.
Acabei de contactar o instalador do sistema de microprodução, e ele contactou um técnico da E-Redes que é o responsável pela área de troca de contadores.
Ele referiu que a troca da pilha não é o problema, e que voltam a selar o contador.
O problema é que, com a troca da pilha terá que se reprogramar o contador, e como a empresa já faliu, já não há software para realizar esta operação.
Neste sentido, é ir monitorizando a situação, e deixar o contador funcionar (enquanto aparecer mensagens no visor) até a pilha acabar!
Quando acabar a pilha, terá que se trocar o contador (e possivelmente o modem), e estar preparado para uma despesa entre 800 a 1000 euros!

Cumprimentos.
DB


Fabio1786
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta ago 06, 2021 11:37 am

Re: Falha leitura EDP e erro contador Janz

Mensagem por Fabio1786 »

Tenho o mesmo problema.. erro de bateria fraca.. falhas de comunicação da leitura.. para repor as conunicações desligo e volto a ligar a energia do modem.

Quem teve/encontrou uma solução para a dita pilha/bateria fraca, sem esses 800/1000e de "investimento"?

Obrigado

Responder

Voltar para “Micro-Produção”