Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

suneffects
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mar 26, 2009 1:07 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por suneffects »

moderado por violar o art 4º

jmal


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por HLopes »

regras para ser mini-produtor de electricidade mudam em abril

as regras para ser mini-produtor de eletricidade vão mudar em abril, segundo o decreto-lei hoje publicado em diário da república, que obriga a consumir pelo menos metade do produzido, caso contrário pagará coimas até os 44 mil euros.

o decreto-lei n.º 34/2011 vem definir as condições para a produção de eletricidade em instalações de pequena potência a partir da energia do sol, do vento, da água. quem não cumprir pode pagar coimas que vão dos 100 aos 3740 euros (caso seja em nome individual) e dos 250 aos 44.800 euros (empresas).

as entidades interessadas em tornar-se miniprodutores devem inscrever-se na internet em http://www.renovaveisnahora.pt. depois é-lhes indicada a quantidade de electricidade que podem produzir. sendo que "a potência máxima atribuível para ligação à rede é de 250 kw", lê-se no diploma.

para se ser produtor é necessário consumir uma quantidade de electricidade igual ou superior a metade da electricidade que se pretende produzir e não se pode injectar na rede eléctrica mais do que metade da potência contratada para consumo com o fornecedor de electricidade.

o valor pago pela electricidade depende do regime escolhido pelo produtor: geral ou bonificado.

no regime geral, o preço depende apenas das condições do mercado, não havendo interferência do governo. já no regime bonificado, o preço depende das fontes de energia usadas pela miniprodução (por exemplo, se usar energia solar recebe mais do que se usar energias não renováveis) e da potência produzida (as unidades de menor potência recebem uma tarifa pré-definida, as de maior potência recebem um valor mais baixo, negociado com o fornecedor de electricidade).

grande parte das obrigações que o diploma veio agora criar serão taxadas. o pedido de registo da unidade de miniprodução, o pedido de reinspecção da unidade de miniprodução, o pedido de averbamento de alterações ao registo da miniprodução, com e sem emissão de novo certificado de exploração estão sujeitos a taxas, que deverão ser definidas em breve por portaria.

no texto do decreto-lei fica-se a saber que até agora "o regime da produção com auto-consumo não teve a aceitação esperada, sendo muito poucas as unidades por ele actualmente regidas". por isso decidiu-se revogar os diplomas que definiam a micro-produção, apesar de as instalações já criadas continuarem a reger-se por aquela lei.





http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=472037


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por sagan »

atenção que a notícia anterior aplica-se à mini-produção, não confundir com micro-produção.

já agora, peço a vossa ajuda. acabei de construir uma casa e gostaria de aderir à microprodução. que sistema chave na mão me aconselham? edp? sotecnisol? gostava que os painéis fossem de qualidade reconhecida e que mantivesses o rendimento por pelo menos 15 anos, não quero chinezices...

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por jama »

sagan Escreveu:atenção que a notícia anterior aplica-se à mini-produção, não confundir com micro-produção.

já agora, peço a vossa ajuda. acabei de construir uma casa e gostaria de aderir à microprodução. que sistema chave na mão me aconselham? edp? sotecnisol? gostava que os painéis fossem de qualidade reconhecida e que mantivesses o rendimento por pelo menos 15 anos, não quero chinezices...
boa tarde, vai a este topico e pesquisa que tens lá material e preços para todos os gostos.
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=78
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por visitante1 »

jama Escreveu:
sagan Escreveu:atenção que a notícia anterior aplica-se à mini-produção, não confundir com micro-produção.

já agora, peço a vossa ajuda. acabei de construir uma casa e gostaria de aderir à microprodução. que sistema chave na mão me aconselham? edp? sotecnisol? gostava que os painéis fossem de qualidade reconhecida e que mantivesses o rendimento por pelo menos 15 anos, não quero chinezices...
boa tarde, vai a este topico e pesquisa que tens lá material e preços para todos os gostos.
http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=78
viva,
qualquer empresa tem os dois tipos de produtos, os de renome e os que lhe chama de chinesises... eu apostei num sistema com grande qualidade, pelo menos tanto a marca dos paineis como a do inversor são das que estão a mais tempo no mercado e com provas dadas.
no entanto não quer dizer que não va sofrer avarias mais ou menos graves e que a produção vá decrescendo ao longo dos anos, claro que espero que seja menos do que algumas marcas cuja qualidade não seja tão boa.
mas só por curiosidade ontem o meu sistema que está distanciado do meu vizinho cerca de 200 metros, pendurado na mesma linha da edp e ainda os dois por licenciar, com um dia totalmente chuvoso e nevoeiro, nem 1 minuto de sol o meu fez 1,8kw o dele fez menos de 100w, a grande diferença está provavelmente nos paineis...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm
Localização: Zona Norte

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por MarioSolar »

boas pnunes, os teus são policristalinos e os do teu vizinho são monocristalinos certo

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por visitante1 »

mariosolar Escreveu:boas pnunes, os teus são policristalinos e os do teu vizinho são monocristalinos certo
não consigo afirmar mas quase certeza que são policristalinos como os meus, mas por muito que procure não consigo encontrar dados sobre a marca desses paineis. penso que devem ser fabricados por uma empresa e levam depois etiqueta de outra (que é o caso de muitas) mas neste caso só para publicidade.
anda por ai cada produto que até assusta!!! alguns passados uns tempos começam a meter lixo entre o vidro e as celulas, outros quando chove fazem passagem a terra etc etc, é mesmo uma questão de sorte quando se opta por low cost...
e eu estou a pensar arriscar porque quero fazer uma fixa desse tipo também.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Sapegu
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça set 30, 2014 3:10 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Sapegu »

c) no caso de se tratar de produção em regime especial, cogeração e renováveis, para venda total à rede pública, a legalização das instalações é feita pela dgge e baseada no rlie e na legislação específica daquelas áreas.
o d.l. nº 312/2001 de 10 de dezembro, regula as questões relacionadas com a ligação à rede pública, indicando nos seus anexos, a documentação necessária para desenvolver o processo.

Esta legislção ainda se mantem?


ricardot
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 02, 2015 1:00 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por ricardot »

Boas tarde,
No mês de Janeiro ao receber a factura do credito do painel de micro produção deparei-me que pela primeira vez me tinham pago menos que o produzido .

Reclamei para lá e fique a saber que tinha ultrapassado o limite anual.
Este foi o email que enviaram

"Boa tarde,


Só foi pago 463kW porque em 31/12/2016 foi atingido o limite anual de produção permitido por legislação
(8280 kWh).

Este valor (8.280) é calculado desta forma :
Pot. Ligação instalada (3.45 KVA) * 2400 kWh/ano, no caso de ser solar

Para este caso em particular temos :
3.45*2400=8200 kWh

Em 31/12 o valor produzido foi 8513kWh, excedendo o valor permitido de 8280 kWh."


Já aconteceu a alguém ?

Foram quase 75€ que ficaram por pagar :(

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por visitante1 »

Acontece com frequência sim
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


ricardot
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 02, 2015 1:00 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por ricardot »

visitante1 Escreveu: quarta mar 01, 2017 6:40 pm Acontece com frequência sim
Foi a primeira vez e fiquei surpreendido.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por serges »

Infelizmente... É bom e mau...
Tens de usar mais energia e pelos vistos no fim de ano seres menos eficiente ou guarda a energia para o ano novo lol...

Fora de brincadeiras já merecia ser revisto este número... Enfim
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


candidomorais
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça mar 24, 2009 8:54 am

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por candidomorais »

ricardot Escreveu: quarta mar 01, 2017 6:36 pm Boas tarde,
No mês de Janeiro ao receber a factura do credito do painel de micro produção deparei-me que pela primeira vez me tinham pago menos que o produzido .

Reclamei para lá e fique a saber que tinha ultrapassado o limite anual.
Este foi o email que enviaram

"Boa tarde,


Só foi pago 463kW porque em 31/12/2016 foi atingido o limite anual de produção permitido por legislação
(8280 kWh).

Este valor (8.280) é calculado desta forma :
Pot. Ligação instalada (3.45 KVA) * 2400 kWh/ano, no caso de ser solar

Para este caso em particular temos :
3.45*2400=8200 kWh

Em 31/12 o valor produzido foi 8513kWh, excedendo o valor permitido de 8280 kWh."


Já aconteceu a alguém ?

Foram quase 75€ que ficaram por pagar :(
Não será possível utilizar parte da produção como auto-consumo?


Costa1639
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: segunda ago 08, 2016 7:18 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Costa1639 »

A mim acontece todos os anos.
Já tive de o desligar em meados de outubro.
Coloco o seguidor a descansar.
Podiam ao menos pagar alguma coisa, mas nemu cêntimo pagam, por isso é melhor desligar.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por MRider »

Costa1639 Escreveu: quarta mar 25, 2020 7:02 pm A mim acontece todos os anos.
Já tive de o desligar em meados de outubro.
Coloco o seguidor a descansar.
Podiam ao menos pagar alguma coisa, mas nemu cêntimo pagam, por isso é melhor desligar.
Em vez de desligar é consumir isso em casa.
Live long and prosper!


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por joaocunharamos »

ricardot Escreveu: quarta mar 01, 2017 6:36 pm “Em 31/12 o valor produzido foi 8513kWh, excedendo o valor permitido de 8280 kWh.”
(...) Foram quase 75€ que ficaram por pagar :(
Estamos a falar de micro-produção subsidiada? Não ficou claro. Está a receber 0.32€/kWh? Em auto-consumo deveria ser quase 10x menos. Não serão 7.5€?

Do meu ponto de vista tem uma solução óbvia: aumentar a potência instalada de 3.45kVA (15A) para 4.6kVA (20A). Se o montante em falta for de facto esse, paga mais 20€/ano mas já pode produzir até 11040kWh (seguindo a lógica das 2400h/ano) e ir buscar os 75€ em falta. Recebe mais 55€.

Esses 8500kWh/ano também indicam que terá cerca de 3.4kW (com seguidor) a 5.7kW (sem seguidor) de painéis fotovoltaicos, o que não está devidamente ajustado à sua potência contratada de 3.45kVA (=kW).
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Micro-Produção”