Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder
Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

no, não pode alterar de qualquer maneira as características (potência instalada, inversores) da sua unidade de microprodução depois de registada e certificada:
d.l. 363/2007
capítulo iii
registo e ligação à rede
artigo 13.º
registo
6 — no caso de o produtor pretender efectuar alguma alteração na sua instalação de microprodução, deve proceder a novo registo aplicável à totalidade da instalação, que substitui o anterior, mantendo-se a data da instalação inicial para efeitos da aplicação do artigo 11.º (remuneração no regime bonificado).

por outro lado, mesmo que os espelhos não aumentem a produção no anunciado, há-de aumentar alguma coisa.
depois conte-me como foi essa experiência.
DJGH


Peixoto
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta ago 20, 2008 1:13 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Peixoto »

djgh Escreveu:no, não pode alterar de qualquer maneira as características (potência instalada, inversores) da sua unidade de microprodução depois de registada e certificada:
d.l. 363/2007
capítulo iii
registo e ligação à rede
artigo 13.º
registo
6 — no caso de o produtor pretender efectuar alguma alteração na sua instalação de microprodução, deve proceder a novo registo aplicável à totalidade da instalação, que substitui o anterior, mantendo-se a data da instalação inicial para efeitos da aplicação do artigo 11.º (remuneração no regime bonificado).

por outro lado, mesmo que os espelhos não aumentem a produção no anunciado, há-de aumentar alguma coisa.
depois conte-me como foi essa experiência.
agradeço-lhe o tempo que perdeu comigo.vou fazer a experiencia espero não me arrepender.será que alguem já tem o processo da microgeração concluido?

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Filho da Natureza »

em relação ao contador, que me podem dizer ?

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

o que quer que lhe digam sobre o contador?
o contador terá de ser o que está autorizado site "renováveis na hora" (http://www.renovaveisnahora.pt/contadores). mais alguma questão?
DJGH

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

toffee
assunto da mensagem: vender electricidade a edp
enviado: segunda set 08, 2008 10:41 am

o dl n.º 363/2007 permite a microgeraçaõ de electricidade por painéis fotovoltaicos e a venda para a edp em tarifa bonificada.

quem já consegue vender em tarifa bonificada a electricidade solar a edp?

será que o sistema de facturação e pagamento funciona mesmo?

tenho vários amigos interessados em produzir electricidade para aproveitar do regime bonificado, mas a confiança na burocracia e no cumprimento dos contratos é mínima ou não existente. o argumento que se ouve muito, é que a lei só foi feita, para fingir cumprir um compromisso assumido com a união europeia. o medo das pessoas parece ser investir 25.000 € no equipamento e depois não receber o dinheiro prometido por kw.

pode alguém esclarecer esta situação?

em resposta a esta mensagem do user "toffee", cujo tópico está bloqueado para evitar dispersar esta questão da venda de energia à rede por muitos locais de discussão diferentes, venho esclarecer o seguinte:

a microprodução, ou seja, a venda de energia à rede eléctrica, é pratica comum em muitas zonas do globo, e penso que na totalidade dos países da ce. a legislação que actualmente existe em portugal, é no fundo criar as regras para que todos nós possamos contribuír para o esforço nacional, europeu e mundial para a produção de energia por fontes não poluentes e renováveis, que contribuam para a redução das emissões de co2 para que as metas dos acordos de kyoto se cumpram. concretamente na europa da ce, talvez sejamos até o país mais atrasado na penetração deste tipo de produção de energia,
em portugal já existem algumas instalações fotovoltaicas para venda à rede de potências até 5 kw, que foram estabelecidas por anterior legislação, que o "novo" d.l. 363/2007 veio complementar e agilizar. já existem portanto instalações que já têm contrato com a edp para a venda dessa energia, mas mesmo que não existissem essas instalações, as considerações tecidas pelo o amigo "toffee", ou os seus "amigos interessados", e as suas dúvidas manifestadas, não são de forma alguma pertinentes nem razoáveis. caro "toffee", mal de nós que a lei não fosse para cumprir neste país, nem os contratos que têm de ser estabelecidos entre o produtor (quem vende) e o comercializador (quem compra) por força de lei e cuja minuta está perfeitamente clara (em http://www.renovaveisnahora.pt/minutas_contrato_fe).
por muito que se fale e se pense mal dos governos, ainda não estamos no zimbabwe do mugabe! por esta razão as suas dúvidas e dos seus amigos não têm a mínima razão de ser.

DJGH


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por ribascop1972 »

neste momento estão a instalar na minha casa, 16 paineis fotovoltaicos de 215 a para utilizar num inversor de 3300.

pelo que o engenheiro responsavel já me informou, quase todas as instalações tem sido reprovadas, a minha é da primeira inscrição.

os chumbos parecem ser devidos à obrigatoriedade da portinhola de ligação à rede ser de uma dimensão superior às já instaladas pela propria edp, não havendo no mercado portugues caixas desse genero.

parece que existe já uma exposição à certiel para se poder ultrapassar este proforma ridiculo.

é o país do simplex.

é claro que todos estes atrasos se destinam a que o ano 0 fique sem efeito.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por sergiomms »

podes especificar mais em pormenor essa questão das portinholas?

eu (entenda-se, a empresa onde trabalho) vendo equipamento desse à edp e a muitos instaladores e não temos qualquer problema com qualquer uma das portinholas!
sergiomms


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por ribascop1972 »

sergiomms Escreveu:podes especificar mais em pormenor essa questão das portinholas?

eu (entenda-se, a empresa onde trabalho) vendo equipamento desse à edp e a muitos instaladores e não temos qualquer problema com qualquer uma das portinholas!
pelo que percebi, o eng. responsavel informou-me que as portinholas ou caixas de ligação à rede tem um tamanho superior à que eu tenho. a minha caixa tambem é de metal e as novas são em plástico e como não obedece ás normas autorizadas o contrato não é efectuado enquanto não cumprir com as normas, apesar da minha caixa ser autorizada pela edp em 2003.
mas de qualquer forma vou-me informar melhor.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

ribascop1972 Escreveu:...
pelo que o engenheiro responsavel já me informou, quase todas as instalações tem sido reprovadas, a minha é da primeira inscrição.

os chumbos parecem ser devidos à obrigatoriedade da portinhola de ligação à rede ser de uma dimensão superior às já instaladas pela propria edp, não havendo no mercado portugues caixas desse genero.

na verdade também pussuo a informação que cerca de 90% das vistorias dão em reprovações. para além desta questão das portinholas, também tenho notícia de outras não conformidades, nomeadamente a obrigatoriedade de uns determinados autocolantes ( ), e da obrigatoriedade de ligação da terra aos módulos e estrutura de apoio, mesmo que os módulos sejam da classe ii de isolamento. também irei procurar saber mais promenores para postar aqui como ajuda aos aos futuros produtores.

ribascop1972 Escreveu: é claro que todos estes atrasos se destinam a que o ano 0 fique sem efeito

explique essa do ano zero sem efeito. não estará tirar conclusões precipitadas?

no meu entender o que se está a passar é o "normal" com um novo tipo de instalações em que, por desconhecimento dos instaladores, não cumprem com todos os requisitos estipulados e fiscalizados com o rigor da certiel. agora, o processo está mal porque todos esses requisitos foram estabelecidos e deles não foram dados conhecimento aos instaladores, o que sería muito fácil á certiel, já que tem uma base de dados com todas as entidades instaladoras. uma informação a todos essas entidades, com uma referência às normas existentes ou novas, sería de boa prática e evitava tempo e custos extras aos produtores e instaladores, mas isso já não me admira que passe ao lado...
esta semana espero ter mais informações sobre este assunto.
DJGH


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por ribascop1972 »

pelos vistos só 10% estarão a produzir electricidade neste momento, os restantes que poderiam estar a aproveitar o ano 0 antes de começar a contar os 12 anos de regime bonificado, começão a ver o ano a chegar ao fim. mas como existe uma má informação da certiel aos instaladores, quem irá sofrer são os produtores.

estes atrasos com um simplex simples não existiriam.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por sergiomms »

ribascop1972 Escreveu:... apesar da minha caixa ser autorizada pela edp em 2003.
...
tenta tirar uma foto e coloca aqui, só para fazer uma ideia,
sergiomms

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

ribascop1972, tou a perceber a ideia de que os produtores assim estão a atrazar-se na ligação e a desperdiçar alguns meses do ano 0, o ano da instalação. okay, mas não devemos concluír que estes "chumbos" são propositados para esse efeito...
quanto às caixas das portinholas, tomei conhecimento que um fabricante emitiu uma circular para os instaladores registados, com a informação de que já possui para comercialização um modelo aprovado de portinhola p100 p/ microprodução, já pré-cablada.
DJGH


ribascop1972
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 89
Registado: sábado jun 09, 2007 11:23 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por ribascop1972 »

sendo assim a portinhola previamente instalada terá de ser sempre substituida por essa nova p100?
já agora qual é o fabricante?

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

se a instalação teve uma não conformidade com a actual portinhola, terá então de ser substituida. o seu instalador (registado no srm) já deverá ter recebido a circular desse fabricante da marinha grande, que concerteza não será o único a ter um modelo aprovado, mas pelo menos tem a sua máquina comercial bem montada.
DJGH

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

sobre a questão das portinholas:
a edp emitiu um documento normativo (dma-c62-815/n) que estabelece as características das portinholas (pc/p) para consumidores/clientes até 100 a e microprodução até 25 a (portinholas para microprodução para serem utilizadas como ponto de ligação entre a unidade de microprodução e a rede eléctrica de serviço público). este documento está no site da edp no seguinte link: www.edp.pt/edpi/internet/pt/group/peers ... ativos.htm (pesquisar depois pelo código dma-c62-815/n)
são portanto estas portinholas de consumo/produção (pc/p) as que são exigidas nas vistorias. as variantes de ligação à rede que o guia da microprodução permite (no anexo "soluções de ligação da unidade de microprodução à resp"), com a ligação directamente aos terminais do contador de consumo através de um corta-fusíveis (solução expedita e fácil que evitava assim a colocação de uma portinhola nova) só é aceite em situações excepcionais em que não é possível colocar a nova portinhola pc/p por alterar a fachada (ex.: edifícios património arquitectónico) ou por manifesta falta de espaço (a caixa pc/p é obviamente maior que a pc).

dimensões mínimas dos invólucros pc/p:
altura int. mín. 330mm
largura int. mín. 290mm
profundidade int. mín. 135mm

como postei anteriormente, já existem estas novas caixas pc/p, pelo menos de um fabricante, mas os outros já devem estar a produzi-las para não perder o barco.
DJGH

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por jmal »

djgh verifica esse link, não está completo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

djgh Escreveu:sobre a questão das portinholas:
a edp emitiu um documento normativo (dma-c62-815/n) que estabelece as características das portinholas (pc/p) para consumidores/clientes até 100 a e microprodução até 25 a (portinholas para microprodução para serem utilizadas como ponto de ligação entre a unidade de microprodução e a rede eléctrica de serviço público). este documento está no site da edp no seguinte link: http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... ativos.htm(pesquisar depois pelo código dma-c62-815/n)
link corrigido. obrigado jmal.
DJGH


chipemulator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça mar 11, 2008 8:06 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por chipemulator »

como funciona o sistema de telecontagem?
quem tem que comprar o sim card?
quanto se paga por mês?
alguma operadora em especial?

se alguem puder ajudar agradeço.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Valter Silva »

vou fazer uma pergunta básica... mas cá vai:
como se processa o registo para venda ??
no site renováveis na hora diz que é preciso registar o microprodutor e só depois a instalação.... ????!!!

quando se paga os 250€ ???

para se fazer o registo é já preciso ter o sistema montado ??

obrigado
cumpts
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

caro chipemulator, eu não consigo ajudá-lo nas sua dúvidas.

respondendo agora ao valter silva: de facto as suas questões são básicas, e tão básicas que lhe recomendo que leia o "guia para a certificação de uma unidade de microprodução" que pode consultar em http://www.renovaveisnahora.pt/guia_microproducao, para além de outras informações constantes nesse link e que considero muito úteis.
no entanto vou fazer um pequeno resumo por ordem de acção.
1º quem se mostrar interessado (sem compromisso de obrigatoriedade) tem de se registar como microprodutor, em qualquer altura, no site "renováveis na hora";
2º o agora registado, se quiser, deverá consultar entidades instaladoras registadas, e solicitar-lhes orçamentos e estudos de viabilidade para o seu caso, para verificar se realmente lhe interessa possuír uma unidade de microprodução e continuar o seu processo;
3º se estiver interessado, pode fazer o pré-registo da sua unidade de microprodução em data/hora anunciadas no site "renováveis na hora";
4º se o seu pré-registo for aceite, recebe um sms de confirmação e deverá pagar a taxa de registo por homebanking;
5º deverá dar início á instalação da sua u.m. por uma entidade registada, e quando estiver concluída, deverá pedir a sua vistoria através do site "renováveis na hora";
6º se a sua instalação passar na vistoria e receber um certificado de exploração, será contactado pela empresa comercializadora de energia da sua zona (edp) e assinado um contrato de compra de energia da sua u.m. e efectuada a ligação à rede.
este pequeno resumo não dispensa a leitura do guia referido acima, que tem aspectos importantes que não foram aqui referidos.
DJGH

Responder

Voltar para “Micro-Produção”