Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por cblfreitas »

agora vou eu fazer uma pergunta muito básica, mesmo.

qual é o truque para entrar no site renovaveisnahora, a partir do momento em que abre o registo de instalações?

eu explico: no passado dia 9 de setembro comecei a tentar fazer o login no site pouco depois das 11 horas da manhã (já tinha, portanto, aberto o registo para a região autónoma dos açores). acontece que o site mais parecia estar offline! tentei centenas de vezes digitar o endereço e nada, o site nunca foi encontrado. por uma vez apareceu o site, embora desformatado. introduzi o código de utilizador, a minha palavra passe e zap: "página não encontrada"!!!
mais uma centena de tentativas e nada de site renovaveisnahora. apenas "página não encontrada"...

por fim... cerca das 14h30 aí estava ele, a abrir a todo o gás que nem internet de altissima velocidade:

"tendo-se verificado que o limite máximo acima referido foi atingido pelas 14:10 horas do dia 9 de setembro de 2008, comunica-se que o processo de pré-registo de novas instalações foi suspenso, sendo reaberto no próximo dia 2 de outubro" bla bla bla.....

sem dúvida fico muito satisfeito com as centenas de instalações que o país já licenciou desde o princípio do ano.
com dúvida fico eu de que sejam mesmo para executar por comuns contribuintes particulares.

já vi várias vezes sites sobrecarregados e super lentos em limite de prazo de candidaturas. até já fiz directas para conseguir submeter projectos à última da hora no site da fct. mas em caso algum, nestas situações, esses sites me negaram simplesmente a entrada...

enfim, pergunto outra vez: alguém sabe qual é o truque? é que 2 de outubro já está aí à porta....


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Oinq »

chipemulator Escreveu:como funciona o sistema de telecontagem?
por plc ou gsm, ja vi os 2...

plc o sinal vai pela linha electrica, por gsm já vi pla optimus, penso que à conta da edp.
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por sergiomms »

cblfreitas Escreveu:...
enfim, pergunto outra vez: alguém sabe qual é o truque? é que 2 de outubro já está aí à porta....
o que te posso dizer, é que a empresa que eu contactei para fazer o orçamento para a minha instalação, me perguntou se eu queria que eles a registassem ou se eu a registaria, e dissem-me que houve uma situação em que ele conseguiu registar e o cliente não quis instalar.
ficou perdido o registo!

pelo que percebi, as empresas instaladoras estão a subcontratar os registos a empresas informáticas!
sergiomms

Avatar do Utilizador

Joana Freitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Joana Freitas »

boa noite,

mesmo que tenha os melhores painéis fotovoltaicos do mundo é dificil chegar à produção de 2,4 mwh/ano porque este limite de venda à rede é por kw instalado.

e= p*t
e= 2,4 mwh

supondo que a potência do sistema fotovoltaico é de 1 kw:
ora
2,4 mw = 2 400 kw

2 400 kwh = 1 kw * t
t = 2 400 horas

portanto para chegar aos 2,4 mwh de produção por ano teriam de fazer 2 400 horas de sol num ano no local onde vive.

isto seriam cerca de 6,8 horas de sol por dia e a média são 4 horas de sol no verão e 2 horas no inverno.

portanto não se preocupe com esse limite

quanto ao registo para dia 2 de outubro o meu conselho é ligar mais de um pc a essa hora e tentar.



joana freitas

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por jmal »

joana freitas Escreveu:boa noite,

mesmo que tenha os melhores painéis fotovoltaicos do mundo é dificil chegar à produção de 2,4 mwh/ano porque este limite de venda à rede é por kw instalado.

e= p*t
e= 2,4 mwh

supondo que a potência do sistema fotovoltaico é de 1 kw:
ora
2,4 mw = 2 400 kw

2 400 kwh = 1 kw * t
t = 2 400 horas

portanto para chegar aos 2,4 mwh de produção por ano teriam de fazer 2 400 horas de sol num ano no local onde vive.

isto seriam cerca de 6,8 horas de sol por dia e a média são 4 horas de sol no verão e 2 horas no inverno.

portanto não se preocupe com esse limite

quanto ao registo para dia 2 de outubro o meu conselho é ligar mais de um pc a essa hora e tentar.



joana freitas
sim, mas as instalações podem ter até 3.68 kw.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Joana Freitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Joana Freitas »

se por 1 kw instalado o limite é 2,4 mwh, por 3,68 kw instalados é 3,68 * 2,4 mwh = 8,832 mwh

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por jmal »

joana freitas Escreveu:se por 1 kw instalado o limite é 2,4 mwh, por 3,68 kw instalados é 3,68 * 2,4 mwh = 8,832 mwh
certo, não estava a perceber que por cada kw o limite é 2.4 mwh.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

joana freitas Escreveu: portanto para chegar aos 2,4 mwh de produção por ano teriam de fazer 2 400 horas de sol num ano no local onde vive.
isto seriam cerca de 6,8 horas de sol por dia e a média são 4 horas de sol no verão e 2 horas no inverno.

de facto o limite de 2.4 mwh/ano por cada 1 kw instalado não é motivo de preocupação porque não é fácil atingilo, mas não é impossível. as 4 e 2 horas de sol diário a que se refere são horas equivalentes, considerando a radiação que atinge o plano horizontal (horas equivalentes são horas que produzem uma determinada quantidade de energia, como se o sol estivesse parado à vertical, horas de pico, igual, ou equivalente, à totalidade da energia produzida por dia pelo sol no seu trajecto do nascimento ao ocaso). se este plano se mover, orientado para a fonte de radiação, ou se possuír algum artefacto que intensifique ou concentre essa radiação, as horas de sol equivalentes aumentam. os seguidores solares de 2 eixos aumentam a produção em cerca de 30%. existe um fabricante de um sistema seguidor com concentradores de radiação que afirmam aumentos de produção até 85% (!).
DJGH

Avatar do Utilizador

Joana Freitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Joana Freitas »

falei para o caso de um fotovoltaico simples pois o inversor não deixa passar mais de 3,68 kw.

se formos para africa, ou no caso de ser um sistemas de seguidores solares claro que aumentamos a exposição solar. ainda não fiz contas

e sim, o doublesun da ws-energia é dos sistemas mais eficientes no mercado.



portugalkid
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta out 02, 2008 3:50 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por portugalkid »

viva,

cblfreitas, gostava de entrar em contacto consigo, mas não estou a conseguir enviar pm.

pode enviar-me o seu email para [email protected]?

obrigado

Avatar do Utilizador

Joana Freitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Joana Freitas »

o senhor portugalkid faz parte daquelas empresas mistério que consegue increver milagrosamente quem quiser no dia das inscrições no srm?

jf


paixoesfortes
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça out 07, 2008 12:26 am

Re: E o preço a pagar?

Mensagem por paixoesfortes »

aiked Escreveu:é tudo muito bom e eu também queria estar na linha da frente, mas e o preço a pagar por uma instalação de energia solar fotovoltaica para uma moradia. li algures um estudo em que se apontava para os 32.000€.
eu infelizmente não tenho esse dinheiro.
francisco
amigo neste momento o que esta a dar é vender energia à rede ai edp ou seja neste momento tu pagas a eles .011centimos e se injectares para a rede eles pagam-te a .065centimos nos primeiros 5 anos é garantido a qualquer microprdutor que se inscreva na microgeração tu não pagas nada só tens que dar a cara ao banco para o emprestimo já bancos a fazer emprestimos de 30.000,00€ para teres os dois sistemas sim porque para se ser produtor tens de ter pelo menos 2m2 de painel termico sistema claro de aquecimento de aguas sanitarias e quem paga a mensalidade do emprestimo é o solzinho amigo sim o sol que vais produzir nos fotovoltaicos é que paga tudo não te sai nada do bolso vai ao site www.reniovaveisnahora.pt faz a pré inscrição e quando a no topo da pagina te indicar a data para a inscrição defenitiva essa inscrição definitiva o melhor é pedires a uma empresa da especialidade com alvara para o efeito da-lhes os teus dados que eles tratam de tudo mas antes pede orçamentos a duas ou tres empresas com os dois sistemas já agora tens de dizer quantas pessoas tens a viver lá em casa para eles verem se precisas de um tanque de acumulação de 150, 200, 300 ltrs ou mais espero que tenhas ficado ilucidado com esta dica no portal que mencionei la´tens tudo incluindo as leis e aparelhos certificados atenção os melhores paineis são os monocristalinos duram muito mais na produção ao longo dos anos os policristalinos duram menos tempo de vida, precisas peguntar quando pedires os orçamentos cuidado com esta dica é muito importante este promenor nos preços finais
tchau.


paixoesfortes
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça out 07, 2008 12:26 am

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por paixoesfortes »

portugalkid Escreveu:viva,

cblfreitas, gostava de entrar em contacto consigo, mas não estou a conseguir enviar pm.

pode enviar-me o seu email para [email protected]?

obrigado
ola menina joana freitas sempre que leio as tuas mensagens e´sempre pesimista quanto à inscrição na micriprodução mas é preciso ter paciencia imagina seres cá da ilha da madeira que nem olharam por nos sim porque a nossa energia não vem dai produzimo-la cá e não acho direito estar a concorrer com vcs nesse site enfim temos registados já 11 definitivos com muito trabalho tens de por varios amigos daqueles craques em pc com o mesmo documento e ver qual consegue increver há quem tenha um bom pc e consiga abrir tres ou quatro paginas ao mesmo tempo e vai trabalhando nelas todas a ver qual delas aceita o pedido só para veres a diferença cá na ilha somos 300.000 mil a concorrer contra 10.000.000 ai que são vcs !!! isto claro só para te dizer que se aqui estão 100 na net para inscrever 10 pessoas imagina ai quantos serão pra ai uns 10.000 ? olha eu sei uma empresa que só num dia consegui registar 40 pessoas a procura ainda é muitaq isto vai acalmar só para te lembrar que qualquer um que se increva e enquanto houver a microgeração posso só por exemplo me increver pro ano tenho sempre deireito aos .065 centimos nos primeiros 5 anos isso esta na lei sempre para quem se regista claro que se tu te registares agora outros ja´ estam registados vai passando os anos e quando os primeiros ao 6 ano vão ver baixar os .065 centimos tu ainda estas a receber esse mesmo valor deu pra perceberes?


paixoesfortes
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça out 07, 2008 12:26 am

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por paixoesfortes »

sergiomms Escreveu:
cblfreitas Escreveu:...
enfim, pergunto outra vez: alguém sabe qual é o truque? é que 2 de outubro já está aí à porta....
o que te posso dizer, é que a empresa que eu contactei para fazer o orçamento para a minha instalação, me perguntou se eu queria que eles a registassem ou se eu a registaria, e dissem-me que houve uma situação em que ele conseguiu registar e o cliente não quis instalar.
ficou perdido o registo!

pelo que percebi, as empresas instaladoras estão a subcontratar os registos a empresas informáticas!
amigo lê a mensagem que mandei à joana mas vais ter tempo que chega para te increveres sou da madeira e já registamos 11 tens de por uns quantos craques no pc a tentar entrar com o mesmo registo e já agora ja´fiseste o pré registo? e o numero do cpe aquele numero que a empresa de electrecidade tem que te dar com vinte digitos numeros e letras já tens?sem isso não podes fazer nada pois é te pedido na inscrição definitiva e não te esqueças que vai haver muitas desistencias sim porque muitos recebem o sms e não ligam e teem só 5 dias para pagar os tais 270,00€ da inscrição e no continente teem 120 dias para por tudo pronto nas ilhas temos 160 dias e aqueles que teem problemas com a banca e infelizmente não são poucos e a banca não lhes vai emprestar o dinheiro ficando a inscrição anulada enfim coisas da vida tem calma amigo tens tempo. espero que fiques ilucidado.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Oinq »

e pontuação? não há?

deve ser do acordo ortografico...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

Joana Freitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Joana Freitas »

senhor paixoesfortes

atenção quando diz que o monocristalino é melhor que o policristalino. depende.

material das células rendimento do módulo área necessária para 1kwp
monocristalino 11-16% 7-9m2
policristalino (efg) 10-14% 8-9m2
policristalino 8-10% 9-11 m2

é necessário ter em consideração a curva de funcionamento da célula solar e verificar o ponto onde a potência é máxima.

quanto ao dl 363/2007 de 2 de novembro conheço-o bem e por isso mesmo sei que há coisas que têm de ser melhoradas.
acredito piamente que a diversificação da fonte de electricidade em portugal passa pelo uso da energia solar através de sistemas fotovoltaicos.
no entanto, apesar deste dl da microgeração ser uma excelente iniciativa, não posso deixar de criticar o quão este sistema tem muitas falhas.
parece-lhe bem em 7 meses ter efectivamente somente 12 sistemas ligados à rede e a facturar??
estão no máximo 44,16 kw ligados à rede enquanto que os pedidos ultrapassam já os 10 mw.
não lhe parece que isto está a andar um pouco devagar??
1º é a luta para conseguir uma inscrição no srm
2º depois uma luta para a entidade certificadora aprovar a instalação
3º depois uma luta para a certiel emitir um certificado de exploração
4º e depois uma luta para o comercializador de último recurso ir à portinhola e ligar um fio
não acha que devemos lutar para rectificar o que está mal e progredir tal como noutros países menos potenciais??

no entanto mais uma vez é uma excelente iniciativa da parte de quem contribui para tal. vale a pena a luta!!

joana freitas


paixoesfortes
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça out 07, 2008 12:26 am

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por paixoesfortes »

joana freitas Escreveu:senhor paixoesfortes

atenção quando diz que o monocristalino é melhor que o policristalino. depende.

material das células rendimento do módulo área necessária para 1kwp
monocristalino 11-16% 7-9m2
policristalino (efg) 10-14% 8-9m2
policristalino 8-10% 9-11 m2

é necessário ter em consideração a curva de funcionamento da célula solar e verificar o ponto onde a potência é máxima.

quanto ao dl 363/2007 de 2 de novembro conheço-o bem e por isso mesmo sei que há coisas que têm de ser melhoradas.
acredito piamente que a diversificação da fonte de electricidade em portugal passa pelo uso da energia solar através de sistemas fotovoltaicos.
no entanto, apesar deste dl da microgeração ser uma excelente iniciativa, não posso deixar de criticar o quão este sistema tem muitas falhas.
parece-lhe bem em 7 meses ter efectivamente somente 12 sistemas ligados à rede e a facturar??
estão no máximo 44,16 kw ligados à rede enquanto que os pedidos ultrapassam já os 10 mw.
não lhe parece que isto está a andar um pouco devagar??
1º é a luta para conseguir uma inscrição no srm
2º depois uma luta para a entidade certificadora aprovar a instalação
3º depois uma luta para a certiel emitir um certificado de exploração
4º e depois uma luta para o comercializador de último recurso ir à portinhola e ligar um fio
não acha que devemos lutar para rectificar o que está mal e progredir tal como noutros países menos potenciais??

no entanto mais uma vez é uma excelente iniciativa da parte de quem contribui para tal. vale a pena a luta!!

joana freitas
cara amiga joana mesmo sendo pouco demostramos que somos grandes e do pouco que nos dão até tem mais valor mas como viu eu é que estou em desvantagens mais vamos sobreviver todos o que é preciso como sempre para portugues é ter calma lembra-se que antes de haver tanta adesão aos pcs e só alguns é que o podiam ter pois lá fora se vc quisesse tratar de alguma coisa quase tudom era com fila indiana já começaram a nos por em fila indiana até na net não é incrivel mas ainda vamos um dia saber o senhores que sabiaram estas leis da microgeração atenção que neste país normalmente quem faz as leis nunca passou por nada de nada acho que cada lei que criam deviam lá ter meia duzia de zés povinhos para os ouvir e depois sim deitar ca´para fora essas leis depois de analisa-las pois eles quando as fazem se formos a ver o curculo deles nuca passaram miseria numca lhes faltou dinheiro nunca passaram fome e nunca cometeram um pequeno furto sequer ah! faz me lembrar uma historia isto vem a proposito poreu jogar futebol não piada nenhuma ter um arbrito num jogo que nunca tivesse jogado futebol porque de regras ele sabe mas a dor de uma canelada ele não sabe porque nunca a levou bem quando yum jogador esta ou não a fazer ronha malandrice entendes o meu ponto de vista? é a mesma coisa que tires carta e não andes de carro. em termo de brincadeira disse à minha mulher um dia destes para ela tirar carta ela dsse para quê para ir da sala à cozinha e da cozinha à sala , não é preciso querido deixa estar-me quieta.
quanto aos poli e mono não quis dizer mal do seu desenpenho mas sim da sua durabilidade pois um vai até os vinte aninhos e só depois é que baixa para os 90% da sua produção já os outros 8 aninhos e já começam a diminuir a sua produção verdade ou não? deixo a resposta inteiramente para si.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por DJGH »

gostava de fazer algumas considerações sobre alguns dos posts colocados.

1º sobre a dificuldade de acesso aos pré-registos (naquele dia de abertura…) e ás alegadas empresas “mistério” que conseguem fazê-los.
não tenho conhecimento de nenhuma empresa “mistério” que tenha facilidades no acesso nesses dias. um potencial produtor, técnico da filial portuguesa do bill gates, confidenciou-me que teve as maiores dificuldades de acesso, com n pc’s espalhados pelo país, controlados remotamente. aparentemente um perito com meios técnicos teve as mesmas dificuldades do que eu. ah, ainda não disse que entrei em todos os períodos dos pré-registos, com excepção do primeiro, sempre com grandes dificuldades, mas entrei, e acabei por fazer o registo que queria nessa altura. com muita paciência (algumas canetas enviadas contra a parede acompanhadas por um palavrão entre-dentes), com 2 pc’s e 4 janelas do ie abertas, mas entrei em todos os períodos. uma questão de sorte, perseverança, palavrões, sei lá.
entretanto, o próprio portal "renováveis na hora", nas suas "perguntas frequentes", dá uma explicação: "a dificuldade, e até mesmo a impossibilidade da inscrição, resulta do elevado número de potenciais candidatos que pretendem aceder, em simultâneo, ao registo das unidades de microprodução, no srm - sistema de registo de microprodução. o srm assegura que, quer os acessos ao sistema quer os registos das unidades de microprodução efectuados, são sempre concretizados de uma forma completamente aleatória, sem prejuízo da atribuição de uma numeração sequencial de entrada." e mais à frente "a optimização do portal www.renovaveisnahora.pt entretanto efectuada permitiu uma melhoria significativa do tempo de acesso ao mesmo." avançando depois com um quadro estatístico, em que se pode verificar uma distribuição mais ou menos equitativa pelos diferentes distritos do país.

2º não é verdade que os módulos monocristalinos tenham maior duração que os policristalinos. a diferença está, para além do preço, nas diferentes eficiências, mas a diferença é tão pequena que se pode considerar irrelevante. na prática significa que vou ocupar menos espaço se usar módulos monocristalinos, mas muito pouco menos. qualquer dessas tecnologias já consegue garantir produções até 80% da potência nominal ao fim de 20 ou 25 anos, e até 90% ao fim de 10 anos. o que não me parece de confiança são já uns fabricos chineses que começam a surgir. ainda não vi nenhum no mercado nacional, mas semana sim semana não, recebo “ofertas”directas da china no meu e-mail a preços da uva mijona.

3º e por fim, queria pedir ao caríssimo paixaofortes para não me tentar matar por asfixia. verdade. eu quando tento ler os seus textos fico com falta de ar por não conseguir respirar. caro paixaofortes, aprecio o seu voluntarismo, mas você que até nem dá muitos erros ortográficos, tente fazer pontuação! umas vírgulas e uns pontos finais ou parágrafos nos devidos lugares, davam à sua escrita outra leitura, quiçá até a alguns de nós outro entendimento, mas sobretudo não eram uma tentativa de assassinato (não só da língua de camões)
DJGH

Avatar do Utilizador

Joana Freitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: segunda set 29, 2008 11:28 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Joana Freitas »

1. essas empresas mistério existem! se pagar, garantem a sua inscrição!!
2. esses tais módulos chinocas já existem no mercado! eles andem aí..
3. sr paixoes faça lá um esforço que eu nem consegui responder-lhe.

jf

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Instalações fotovoltaicas para venda à rede do excedente

Mensagem por Luciano Kaefer »

joana freitas Escreveu:1. essas empresas mistério existem! se pagar, garantem a sua inscrição!!
2. esses tais módulos chinocas já existem no mercado! eles andem aí..
3. sr paixoes faça lá um esforço que eu nem consegui responder-lhe.

jf
a moderação do forum novenergia, esclarece que acusações para tornarem-se fortes, devem ser comprovadas.
fala fácil, qualquer um faz.
já temos depoimentos de vários outros users que informam: mesmo com dificuldades, conseguiram fazer seu registro.
aproveite o forum para propagar idéias ambientais, colaborando com soluções e indicações aos usuários.

o uso de virgulas, parágrafos e pontos facilitam o entendimento.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”