Energias Renováveis - Microgeração

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

ferra Escreveu:imagino que seja um motor de combustão com um gerador acopolado. o calor que iria ser dissipado no radiador do motor é desviado para os radiadores de casa. o unico calor que se perde é o que sai do tubo de escape. essa ideia já me ocorreu e penso que se chama de co-geração. o que me deteve foi o preço dos combustiveis e a manutenção (filtros, mudas de oleo...) que o motor vai exigir... mas posso estar enganado! esperemos por mais noticias!
então quem fez esse sistema é tóino, o calor do escape deve prefazer mais de 30 % da energia consumida, porque não passa-lo por um radiador também, tipo um esquentador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

jmal Escreveu:
ferra Escreveu:imagino que seja um motor de combustão com um gerador acopolado. o calor que iria ser dissipado no radiador do motor é desviado para os radiadores de casa. o unico calor que se perde é o que sai do tubo de escape. essa ideia já me ocorreu e penso que se chama de co-geração. o que me deteve foi o preço dos combustiveis e a manutenção (filtros, mudas de oleo...) que o motor vai exigir... mas posso estar enganado! esperemos por mais noticias!
então quem fez esse sistema é tóino, o calor do escape deve prefazer mais de 30 % da energia consumida, porque não passa-lo por um radiador também, tipo um esquentador.
tenho ideia de que é 10% e não 30 mas posso estar errado
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

não tem que ser forçosamente um motor de combustão interna.. e que tal uma turbina a gás? assim já me satisfaz agora a nível de preços ...
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

rpl Escreveu:não tem que ser forçosamente um motor de combustão interna.. e que tal uma turbina a gás? assim já me satisfaz agora a nível de preços ...
tem lógica! o facto de ser multi-combustível aponta para turbina a gás.
então quer dizer que a turbina a gás já está mais barata que o motor a combustão?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


PC
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta nov 15, 2007 10:33 am
Localização: Trás-os-Montes

micro-cogeração

Mensagem por PC »

olá a todos,

desculpem ter lançado o tema do sistema de micro-cogeração e não o ter desenvolvido, mas tenho tido muito serviço...

o ferra de facto tem razão, ou seja, é um sistema de combustão interna com um gerador assincrono acoplado para gerar energia eléctrica trifásica (400 v ac). o cunjunto tem um rendimento de 90%, ou seja mais 30% de rendimento em relação aos dispositivos normais de aqs.


PC
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta nov 15, 2007 10:33 am
Localização: Trás-os-Montes

micro-cogeração

Mensagem por PC »

e mais...

tenho conhecimento que na holanda, utilizam estes sistemas acoplados a chillers de absorção ou adsorção e através do calor produzem frio denominados sistemas de micro-trigeração, genial não é?
é a electromecânica ao serviço do ambiente e da humanidade.

de momento os inconvenientes são os investimentos inicias e as manutenções, visto que em relação aos combustíveis, funcionam com gás natural/propano, diesel e biocombustíveis.

sausações energéticas,

pc

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Microgeração: perguntas frequentes

Mensagem por orbis »

deixo aqui um link de uma empresa do ramo.

http://www.ffsolar.com/microger_faq_pt.html

o que me chateia é que para se ter acesso ao regime bonificado (65 cents por kw/h), tem de se ter também instalados colectores solares térmicos, ou será que percebi mal?

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

epá, conheço a ffsolar, e o parque fotovoltaico deles não é por aí além.. se os parques fotovoltaicos fossem bom negócio, as empresas que os vendem concerteza teriam parques enormes.. e isso não acontece.. por alguma razão é..


PC
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta nov 15, 2007 10:33 am
Localização: Trás-os-Montes

Mensagem por PC »

olá pessoal,

sobre a micro-cogeração de que falei, soube que a partir de 2008 será comercializado pela roca, mas tenho uma novidade para um sistema de micro-cogeração (aqs + energia eléctrica) com chamadas "pallets", o site é este:

http://www.sunmachine.com/download.htm

saudações energéticas,

pc

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

após tudo o que li, acho isto tudo mais um esquema de beneficiar alguns em detrimento de outros.
ora há cerca de um mês foi inaugurada a maior fabrica de paineis solares em povoa de varzim com presença dos nossos governantes, aí fiquei com a sensação que os nossos governantes não estão muito interessados em ajudar o zé e o tone mas sim essas empresas (recebendo em troca umas ajudas para as campanhas eleitorais, ou então pra gastarem em leitão á bairrada). esta lei não será uma manobra para camoflar a rampa de lançamento dessa e provavelmente outras empresas de outras areas, para se tornar uma potencia no nosso pais? como por exemplo a empresa de construção de aerogeradores (viana do castelo?). a construção ou aumento substancial de área fabril destas empresas é muito suspeito, o timing é muito oportuno.
acho muito bem o aparecimento de mais postos de trabalho, mas não acredito que irá trazer grandes beneficios ao país.
descontar até 30% ou 777€ não chega, é francamente pouco, e depois iva a 12% vai-se comprar o quê?
o governo falhou redondamente com a protecção ambiental e parece-me agora obvio que falhou tambem em questões energeticas.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

também me parece que a legislação é só para cumprir as directivas de bruxelas.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

não se centrem na politica mas sim na tecnologia. o que o pc e o ferra dizem é muito importante. fizeram um bom trabalho. se pensarmos nos sistemas de termodinamica como as bombas de calor e as aplicaçoes termoelectricas directas temos muitas soluçoes sólidas. a questão essencial é o eficiente aproveitamento do calor. não esqueçam tambem os motores que funcionam por expansão dos gases como geradores, como o vapor de agua ou o ar comprimido, de exemplo a quasiturbine. duas palavras os resumem: optimização e redução de vibração. um abraço a todos.
the quasiturbine theory optimizes the use of time by eliminating dead times, reallocating time among the different engine strokes and replacing the progressive torque impulses with impulse plateaus.

this theory concurrently takes advantage of space by adopting multi-functional and homo-kinetic engine components which are indispensable at all times during rotation, and demands continuous flow at the engine's intake and exhaust.

this theory optimized 14 engine parameters at once and suggest pressure profiles allowing the photodetonation.
http://en.wikipedia.org/wiki/quasiturbine

http://quasiturbine.promci.qc.ca/qtindex.html

http://carros.hsw.uol.com.br/motor-quasiturbine.htm

#

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Mensagem por ajosemor »

confesso que estou um bocado confuso.
estamos num fórum sobre energias alternativas mas, por vezes, transparece o que me parece ser um espirito pouco ecológico e bastante mercantilista. não estaremos a precisar recordar a célebre frase dita nos eua "não perguntes o que o teu país pode fazer por ti. pergunta o que tu podes fazer pelo teu país."
até já se veem condenações de políticas governamentais só porque não nos faz ricos para tratarmos do maior problema que a humanidade alguma vez teve? no mesmo país onde tantos têm tão pouco e alguns nada? e sendo cada um de nós uma parte elementar mas significativa do problema, por pertencermos aquela parte da humanidade que fala de barriga cheia.
estudos económicos? seríamos inconscientes se os não fizéssemos, mas... á procura de ganhar dinheiro senão está tudo mal?

desculpem esta descarga de idealismo mas parece-me que estavamos a precisar de ganhar prespectiva.

saudações agora vou abrir o guarda-chuva para ver se não "apanho demais"

Responder

Voltar para “Micro-Produção”