Energias Renováveis - Microgeração

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Energias Renováveis - Microgeração

Mensagem por luimio »

reportagem da rtp1 sobre a microgeração:

http://www.youtube.com/watch?v=b1ctra0lvq4

"nova lei para microgeração com venda de energia à edp. em vigor a partir de janeiro de 2008."



cumprimentos:
luís oliveira


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

quanto aos preços da compra/venda da energia com a microgeração não concordo.
acho que os incentivos do governo só vão ajudar os ricos e apoia-los a tornarem-se cada vez mais ricos.

os pobres que não tem capacidade para comprar um equipamento gerador de energia, não vão poder investir e lucrar.
o incentivo de pagar a energia produzida mais cara que o custo da compra é injusto. pois quem vai poder usufruir desse beneficio é quem já tem o dinheiro para investir nas renováveis.

acho que o incentivo devia de ser dado na compra e aquisição de equipamentos geradores, para que todos pudessem ter acesso e não no preço da energia paga.
ainda para mais quem mais produzir mais beneficio e lucro tem.

penso que não é a campanha ideal para incentivar as pessoas a usar a micro geração e as renováveis.

podiam começar por colocar todas as escolas do pais auto suficientes para educação e sensibilização com este esforço económico entre muitas outras hipóteses.
penso que aqui não se coloca em questão os kw's que vão ser produzidos com a micro geração no inicio, mas sim educação ambiental e na área da energia.

qual é a vossa opinião?

cumprimentos:
luís oliveira

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Mensagem por DJGH »

este país e este(s) governo(s) continuam a pensar pequenino, e a não investir neste sector. chama-se investir em renováveis a treta de legislação que saiu em 2 de novembro (d.l. 363/2007)? será que é mesmo investimento ou um "arriscamento"?
vejamos:
para se ter acesso aos 0,65 €/kwh (regime bonificado) tem de possuír no mínimo 2 m2 de paineis aqs e instalar no máximo 3.68 kw em fv. esta instalação custa nº redondo 20.000 €, e produz nº redondo 5.5 mwh/ano. por ano temos de retorno 3.575 €, mas isto só durante 5 anos, o que dá ao fim destes um retorno de 17.875 €. faltam "retornar" 2.125 €. a energia será paga a partir do 5º ano, e só por mais 10 anos, ao preço que estiver em vigor na altura para instalações dessa natureza, ou seja, ninguém sabe, o futuro a deus pertence. no limite (inferior) será paga ao preço de custo (0.11 €/kwh) ou seja, demorará mais 6 anos para recuperar 2.125 €, e vão 11 anos de "investimento".
quem não tiver painéis solares térmicos (aqs) é melhor esquecer porque a remuneração pelo regime geral é ao preço de custo (os tais 0.11 €/kwh) que dá então um retorno (se se assim se pode chamar) ao fim de 33 anos!
não esquecer que não estou a contar com iva's, nem com juros de capital (o dinheiro custa muito dinheiro).
digam-me onde está a "mudança do paradigma do sistema eléctrico" (in portal do governo), o "forte impulso à promoção da micro-produção no nosso país" (idem), "...vamos democratizar a produção de electricidade" (sócrates, o nosso, não o filósofo, mas mais parece), "uma revolução está prestes a acontecer no sector da energia em portugal" (in jornal de negócios, 16 agosto 2007).
estou desiludido!
em espanha a energia custa 0.09 €/kwh e é vendida a 0.44 €/kwh, por 25 anos! façam as contas comigo para uma instalação de 3.68 kw: 5.5 kwh/ano = 2.420 €/ano = retorno ao fim de 8,26 anos = 40.500 € de lucro garantido nos restantes 16,74 anos, certo? isto não é uma revolução é uma realidade, mas lá fora, aqui mesmo ao lado, e dizem estes "gajos" que foram ver "o que de melhor havia de experiências internacionais, nomeadamente a do reino unido, canadá e a dos eua" (in portal do governo).
apetecia-me dizer uma asneira mas não me deixam pois não?

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Mensagem por sergiomms »

há aqui qq coisa que eu não estou a perceber!

as contas que eu faço, tenho a sensação que vou "enriquecer depressa" e voçês acham exactamente o contrário!

eu não estou a pensar na energia fotovoltaica, mas sim eólica; ora vejamos se eu, à 10 dias aqui, já aprendi alguma coisa:

se estiver aqui alguma barbaridade pf não gozem mas sim expliquem, obrigado!

moro perto da costa da caparica, tenho uma moradia com algum espaço à volta e um lote de terreno ao lado completamente vazio que se precisar ainda alugo ao dono!

ora de acordo com uma tese que apanhei algures por aqui e confrontando-a com informação que consegui do ineti, conclui que onde moro, existe anualmente 1500horas de vento a rondar os 6m/s !

então andei à procura de um aerogerador que + - a essa velocidade atinja uma boa prestação, estou a pensar no wisper h200; que publicita uma potência de [email protected] m/s e uma média de 158kwh/mê[email protected]/s a um preço de +- 3250€

uma coluna de aço para suportar este aparelho custa-me 500€

um inversor sb 3300 com ess (ainda não sei se será este, ando a estudar um que fique muito perto dos máx. 3.68kw) custa +- 2100€

faço as contas a contar com os contadores caixas de ligação e instalação +- 3000€!

ora terei um investimento de: 3200+500+2100+3000= 8.880€ vá que me tenha esquecido de algo importante 10.000€ arredondando!

engravidando pelos olhos e sabendo que existe muita publicidade enganosa e pode haver ou não vento, faço contas com uma potência do aerogerador de 100kwh/mês, o kw tem um valor inferior quando obtido através de energia eólica, 70% a tarifa de referencia serão apenas 0,455€/kwh x 100 = 45,5€/hora em média por mês!

se até aqui errei nos calculos ou se meti os pés na matemática peço desculpa e todo o resto do raciocinio está errado, e é a partir daqui que começa o disparate!

ora multiplicando o valor médio da hora com as horas de velocidade média do ano inteiro temos qq coisa como 45,5€ x 1500h de vento = 68250€/ano o que dividido por 12 meses= 5687,5€/mês


agora façam me o favor de explicar onde é que errei!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

pois, tens razão estás a meter os pés pelas mãos, portanto nas minhas contas e seguindo um esta página http://www.advancepower.net/wind.htm a ventos na média de 5.4 metros/segundo produz + de 200 kwh por mês portanto dá 200 * 0.455 € = 91 euros por mês e 1092 euros por ano, o que só se rentabiliza ao fim de pelo menos 7 anos, isto bate +- certo com a previsão da lei que foi aprovada.

tou a ver que afinal não vais enriquecer.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Mensagem por sergiomms »

jmal Escreveu:pois, tens razão estás a meter os pés pelas mãos, portanto nas minhas contas e seguindo um esta página http://www.advancepower.net/wind.htm a ventos na média de 5.4 metros/segundo produz + de 200 kwh por mês portanto dá 200 * 0.455 € = 91 euros por mês e 1092 euros por ano, o que só se rentabiliza ao fim de pelo menos 7 anos, isto bate +- certo com a previsão da lei que foi aprovada.

tou a ver que afinal não vais enriquecer.
lá está não vou enriquecer porque não percebi o que são 200 kwh por mês eu percebi que eram uma média mensal de 200kwh e afinal é um total de 200kwh num mês!

eu bem que queria enriquecer ao sabor do vento!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Mensagem por sergiomms »

mesmo assim, e investindo em mais 2 aerogeradores iguais, sempre vou conseguir alguns trocos!

200kwh/mês x 3 = 600kwh/mês x 0,455€ = 273€/mês

se é assim, agora sim começamos a passar o limite de 4mwh/ano!

600kwh/mês x 12 = 7.200kwh/ano

agora já percebi que o limite é este!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

sergiomms Escreveu:mesmo assim, e investindo em mais 2 aerogeradores iguais, sempre vou conseguir alguns trocos!

200kwh/mês x 3 = 600kwh/mês x 0,455€ = 273€/mês

se é assim, agora sim começamos a passar o limite de 4mwh/ano!

600kwh/mês x 12 = 7.200kwh/ano

agora já percebi que o limite é este!
exactamente, pelo que percebi, criaram a lei de maneira a que a edp não abra falência daqui a uns tempos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Mensagem por sergiomms »

djgh Escreveu:...
apetecia-me dizer uma asneira mas não me deixam pois não?
já somos 2!


Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Mensagem por Jotoli »

sergiomms Escreveu:mesmo assim, e investindo em mais 2 aerogeradores iguais, sempre vou conseguir alguns trocos!

200kwh/mês x 3 = 600kwh/mês x 0,455€ = 273€/mês

se é assim, agora sim começamos a passar o limite de 4mwh/ano!

600kwh/mês x 12 = 7.200kwh/ano

agora já percebi que o limite é este!
boas, neste caso não estarias a ultrapassar o limite, repara que é de 4mw por cada 1000w de potência instalada, assim terias 3 x 1000w instalados pelo que poderias ir até aos 3 x 4mw. certo?

cya

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Mensagem por sergiomms »

certo!

e se o inversor fosse esse mesmo seria 4mw x 3.600 kw= 14.4mw de limite

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Mensagem por sergiomms »

mas a potência instalada é a potência dos equipamentos de produção de electricidade, então, assim sendo posso instalar equipamentos até perfazer o máximo da potência de ligação a do inversor, certo?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Mensagem por jmal »

essa parte não estou a perceber.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Mensagem por sergiomms »

ok, vai dar no mesmo! esqueçam!


Jotoli
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça nov 20, 2007 2:47 pm

Mensagem por Jotoli »

boas, acho que é assim, podes ligar equipamentos desde que a soma das potências de pico dos mesmos não ultrapassem a máxima potência admitida pelo inversor.

cya.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Mensagem por sergiomms »

seja como for não tens forma de aumentar a potência de ligação senão ao máximo de 3,68kw

logo este programa só serve para as pessoas que querem deixar o conforto de não se chatearem com a electricidade para passarem o tempo todo preocupados com o sistema que montaram em casa!


PC
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta nov 15, 2007 10:33 am
Localização: Trás-os-Montes

Microcogeração

Mensagem por PC »

olá pessoa,

tenho uma novidade para todos voçês...

arranjo sistema de microcogeração que substitui as caldeiras a gasóleo convencionais por um sistema com mais rendimento e além de gerar calor, para aquecimento e para águas sanitárias, gera 5 kw/h de potência trifásica.

funciona a gás natural, gás propano, diesel e biodiesel.

saudações energéticas,

pc

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Microcogeração

Mensagem por serges »

pc Escreveu:olá pessoa,

tenho uma novidade para todos voçês...

arranjo sistema de microcogeração que substitui as caldeiras a gasóleo convencionais por um sistema com mais rendimento e além de gerar calor, para aquecimento e para águas sanitárias, gera 5 kw/h de potência trifásica.

funciona a gás natural, gás propano, diesel e biodiesel.

saudações energéticas,

pc
que engenho milagroso é esse!



PC
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta nov 15, 2007 10:33 am
Localização: Trás-os-Montes

Mensagem por PC »

é um sistema alemão, que vou aplicar em portugal em substituição das caldeiras que estamos habituados a ver com o acrescimo de produção de enrgia eléctrica... boa não é?

vou dando notícias, preços e características para quem estiver interessado

ah, já me esquecia, a potência térmica é de 12 kwt.

abraço

pc


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

imagino que seja um motor de combustão com um gerador acopolado. o calor que iria ser dissipado no radiador do motor é desviado para os radiadores de casa. o unico calor que se perde é o que sai do tubo de escape. essa ideia já me ocorreu e penso que se chama de co-geração. o que me deteve foi o preço dos combustiveis e a manutenção (filtros, mudas de oleo...) que o motor vai exigir... mas posso estar enganado! esperemos por mais noticias!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Micro-Produção”