A minha micro-produção

Tudo que seja relacionado com Projectos

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por CrOhN »

os painéis da parte de trás ficam a que inclinação? a estrutura parece-me um pouco "franzina", se o vento toca daquele lado.....

Avatar do Utilizador

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

Re: A minha micro-produção

Mensagem por boostpt »

uma pergunta,

foi a empresa instaladora que tratou dos registos, ou só fez a montagem, tendo neste caso o registo feito por ti antes?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas.

não sei qual a inclinação do telhado, mas não está virado a sul. os painéis do lado "poente" estão com a inclinação do telhado, e os painéis do lado "nascente" estão com inclinação zero.

o registo foi feito por mim, embora já estivesse em contacto com a empresa instaladora. porquê a pergunta?

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

Re: A minha micro-produção

Mensagem por boostpt »

volt Escreveu:vivas.

não sei qual a inclinação do telhado, mas não está virado a sul. os painéis do lado "poente" estão com a inclinação do telhado, e os painéis do lado "nascente" estão com inclinação zero.

o registo foi feito por mim, embora já estivesse em contacto com a empresa instaladora. porquê a pergunta?
nada de especial. apenas pelo que li da mto trabalho e se fosse a empresa a tratar seria melhor.
o pior é conseguir o pre-registo. alguem sabe quando abrem?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por CrOhN »

o pré-registo é o mais simples. e que eu saiba, estão abertos.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: A minha micro-produção

Mensagem por PaulOL »

o_volt Escreveu:que profissionalismo! parabéns, nota-se que pensaste no projecto e bem!

ora viva!

será que não pode partilhar as razões e até ser mais explícito na sua visão?

já nem me atrevo a dizer o que vejo...perante tão soberbo elogio, mas faço questão em aprender e compreender esse louvor.

até

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

paulo, eu agradeço as críticas, sejam negativas ou positivas... até prefiro, honestamente, receber todo o "input" negativo que possa existir, de forma a moldar quaisquer expectativas. sim, porque é de expectativas de que falo, pois todos vocês percebem mais disto que eu...
estou a ser apanhado de surpresa pelas vossas reacções. o que tenho feito até ao momento é aceitar sugestões e decidir dentro do pouco que sei. agradecia que me dissessem tudo, de forma a decidir melhor e esperar o mais certo.

obrigado.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por joseneves »

parabens pela microgeração, esta a ficar um espectaculo..., faltam as fotos com a obra completa...
mais um telhado a dar lucro..., e o preço foi barato, em pouco tempo vai ficar amortizado.

--------------------
a caminho da 2º microgeração, mas desta vez com seguidor

Avatar do Utilizador

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 324
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am
Localização: Grijó - VN Gaia

Re: A minha micro-produção

Mensagem por boostpt »

crohn Escreveu:o pré-registo é o mais simples. e que eu saiba, estão abertos.
sim, tens razão. eu queria dizer registo. este é não tem data de abertura, certo?


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: A minha micro-produção

Mensagem por PaulOL »

volt Escreveu:vivas a todos.

paulo, eu agradeço as críticas, sejam negativas ou positivas... até prefiro, honestamente, receber todo o "input" negativo que possa existir, de forma a moldar quaisquer expectativas. sim, porque é de expectativas de que falo, pois todos vocês percebem mais disto que eu...
estou a ser apanhado de surpresa pelas vossas reacções. o que tenho feito até ao momento é aceitar sugestões e decidir dentro do pouco que sei. agradecia que me dissessem tudo, de forma a decidir melhor e esperar o mais certo.

obrigado.
ora viva! volt

na verdade fiquei muito surpreendido com o elogio feito pelo colega do fórum, que respeito, mas como estou aqui também com intuito de aprender, não seria despropositado conhecer as devidas razões, até para podermos debatê-las?

devo confessar que esta matéria só começou a ser explorada desde finais de dezembro do ano passado, portanto a minha opinião vale o que vale!!!, e nem sou técnico na matéria, mas vou então dar a minha opinião.

com sinceridade, nunca faria uma aplicação de painéis fotovoltaicos, nas condições que estão aplicados os seus, conforme as imagens que postou, porque na verdade vejo no seu telhado apenas bem aplicado o sistema ts, bem orientado, boa inclinação, em resumo está óptimo para uma boa rentabilidade e com bom aproveitamento no inverno.
os painéis fotovoltaicos aplicação na aba virada a nascente, dá-me uma visão de um sistema com seguidor “há defesa”, comprometendo uma boa produção anual, a aplicação do lado poente, só vai produzir algo que se veja depois do meio-dia (grosseiramente falando) devido à orientação poente e da própria inclinação.
em resumo, o sistema fotovoltaico está subaproveitado o que vai comprometer a eficiência de forma irremediável.
penso que pode e deve rebater esta minha visão, porque concerteza deve ter estudos das rentabilidades anuais o que lhe devem dar uma ideia do que pode esperar do sistema da forma como está aplicado, espero sinceramente estar enganado, mas esta e a minha percepção de momento.
estão aqui no fórum exemplos de boas aplicações em situação semelhante, com as abas do telhado com as mesmas orientações das suas, um dos exemplos é do “jama” que considero excelente, por ter conjugado vários factores como: boa potencia instalada, bons painéis, bom inversor, e pela possibilidade da estrutura além de estar bem orientada, ter incluída a possibilidade de ajuste sazonal (excelente).

um abraço


joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por joseneves »

viva

na minha microgeração, de inicio, os tecnicos colocaram os paineis com uma inclinação grande no telhado, para ter maior rendimento no inverno, ficando esteticamente pior, e mais sujeito ao tempo.
devido a estrutura colocada(20 paineis), entrava bastante agua no anexo, a pressão exercida sobre o telhado era enorme, apareciam telhas(lusas) partidas, tive que por um telhado novo em chapas de sandwich.
o problema da chuva ficou resolvido, os paineis foram novamente postos sem inclinação anterior,
junto ao telhado.
se puderes conciliar estetica com rendimento optimo, se não puderes, daqui a algum tempo
vai se passar como as parabolicas que já fazem parte o edificios.as pessoas não estão ainda habituadas a ver paineis ao alto, que impressionam mesmo, quando instalei os meus até a gnr, foi ao local perguntar o que era aquilo.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: A minha micro-produção

Mensagem por PaulOL »

o local é ventoso?
se sim, uma estrutura desse tipo não será perigosa? é uma área grande.
convêm fazer um bom seguro, também contra terceiros.


ora viva!

está aqui está um bom conselho, eu seguia-o à risca.

não sei se tem a percepção do cone formado pelo painéis e o telhado, agora é só pensar na possibilidade surgir alguma rajada de vento vindo de nascente e imagine qual dos dois (painéis ou telhado) irá ceder??...
a meu ver é muito mais perigoso se o "cone" estivesse virado a sul ou a poente, pois são quadrantes muito mais perigosos em termos de ventos fortes formados por tempestades e não só, mas já diz o ditado "mais vale prevenir que remediar" não vá o ...

até

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

ora vivas.

obrigado a todos pelos comentários. vou tentar responder a tudo.

paulo (e restantes ), temos exactamente os mesmos receios. não sei como isto vai correr, mas tomei a decisão de arrancar a produção e, depois de a analisar, pensar melhor em alternativas. na realidade, também não vejo muitas, visto que o espaço que disponho é bastante reduzido...

vou, obviamente, fazer seguro. a zona é ventosa e a empresa de instalação teve diversos avisos meus.

virar a sul não é alternativa, pois fará com que os painéis façam sombra uns aos outros. o espaço é reduzido. o espaço é "à conta".
há obviamente alternativas, mas têm um preço grande... de momento, não posso pensar em nada muito mais dispendioso. como disse anteriormente, vamos lá começar a produzir primeiro. também eu, espero não notar grandes perdas...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

já agora, aqui ficam duas fotos do actual estado da instalação (já falta pouca coisa).
1
1
CIMG0611.JPG (404.07 KiB) Visto 3593 vezes
2
2
31032010.jpg (122.55 KiB) Visto 3593 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por joseneves »

viva:

eu aumentava, se for possivel, as paredes da frente e laterais....


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: A minha micro-produção

Mensagem por PaulOL »

joseneves Escreveu:viva:

eu aumentava, se for possivel, as paredes da frente e laterais....


boas!

olhe que não! olhe que não !!!
ideia é boa e pior são as consequencias...
policia municipal há porta (acrescentou mais um piso na moradia)

até


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: A minha micro-produção

Mensagem por alexjp4 »

volt Escreveu:ora vivas.

obrigado a todos pelos comentários. vou tentar responder a tudo.

paulo (e restantes ), temos exactamente os mesmos receios. não sei como isto vai correr, mas tomei a decisão de arrancar a produção e, depois de a analisar, pensar melhor em alternativas. na realidade, também não vejo muitas, visto que o espaço que disponho é bastante reduzido...

vou, obviamente, fazer seguro. a zona é ventosa e a empresa de instalação teve diversos avisos meus.

virar a sul não é alternativa, pois fará com que os painéis façam sombra uns aos outros. o espaço é reduzido. o espaço é "à conta".
há obviamente alternativas, mas têm um preço grande... de momento, não posso pensar em nada muito mais dispendioso. como disse anteriormente, vamos lá começar a produzir primeiro. também eu, espero não notar grandes perdas...
boas

parabéns por ser mais um produtor.
penso que se precipitou um bocado com a pressa de começar a produzir, talvez tivesse mais rendimento (€) se tivesse investido na estrutura em vez de painéis, para que estes ficassem orientados a sul, porque se não conseguir amortizar o investimento nos primeiros 6 a 7 anos depois vai ser complicado, pelas fotografias penso que o telhado da sua casa é maior do que a área que os painéis estão a ocupar, e poderia colocá-los deitados que as sombras seriam menores e mesmo que fizessem sombra na janela teria à mesma luz, mas isto é a minha opinião até que, por uma das fotografias o depósito dos painéis está a fazer sombra sobre eles por isso não sei se os painéis de aqs estão realmente virados a sul, e a estrutura que fez atrás poderia fazê-la orientada a sul porque esteticamente seria mais ou menos o mesmo, e o custo deveria ser sensivelmente o mesmo e de futuro se tiver que mexer vai-lhe sair bastante mais caro do que se fizesse agora, mas agora já está, agora o que é necessário é fazer a ligação à edp e começar a facturar.
já agora o que são os fios amarelos que saem do quadro de protecção?

boa sorte.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas.

peço desculpa só agora cá voltar. nem tinha reparado na pergunta do alexjp4, mas já lá vou...

primeiro, tenho que confessar que tive uns dias complicados, muito por culpa da instalação destes painéis. a instalação estava com muitos defeitos e teve de levar uma volta grande. de certa forma, beneficiei do "chumbo" de uma instalação anterior à minha (e que também por aqui anda, mas não a vou referir porque acho que isso deve ser decisão do autor). como a outra "chumbou", a minha foi refeita a tempo da inspecção... mas ocupou-me e "stressou-me" a semana toda...
tenho de tirar umas fotos novas para partilhar convosco. prometo fazê-lo em breve.

alexjp4, parabéns pelos primeiros 1000kw. os cabos amarelos eram os de terra. foram substituídos por cabos amarelos e verdes e agora estão todos dentro de calhas. acho que essa era uma das razões para uma potencial "chumbo" do inspector da isq (instituto de soldadura e qualidade, creio).

na sexta-feira o inspector detectou uma "não-conformidade" que deixou a aprovação pendente, mas que já foi resolvida. creio que, mais uns dias e já estarei a produzir.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: A minha micro-produção

Mensagem por mauri »

venho aqui só desejar que passes no exame rápido para começar a produção, acabar o stress e mais vindas ao fórum!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

obrigado mauri.

ontem, finalmente, vi no site que a minha instalação foi dada como aprovada.
já faltou mais...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Projectos”