A minha micro-produção

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por CrOhN »

com a tua disposição de paineis e angulo, não me parece que esteja nada errado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

a simulação que tenho foi feita com inclinação de zero graus. e à simulação retirei 10% de possíveis perdas... mesmo assim, os valores ficam aquém.

.

mas em breve terei os testes ao material feitos, bem como o corte dc substituído.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por CrOhN »

fizeste com 0º, mas pelas fotos, não estão todos a 0º.

analizando as fotos, e partindo do principio que os paineis térmicos estão virados a sul, e devem estar, por que a parabólica deverá estar nos 30º oeste.
os 6 paineis que estão com a inclinação do telhado levam com sombra um bom tempo durante a manhã, logo a string onde estão ligados está completamente "capada". mais tarde quando estão fora da sombra, como a inclinação é diferente do resto dos paineis, continuam a "travar" os outros paineis dessa string.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

sim, deves ter razão. mas no pico, os meus painéis deviam dar muito mais... e a tarde devia compensar... ora vê as fotos que tirei à tarde (repara nas horas):
15:30
15:30
IMG_0161.JPG (111.65 KiB) Visto 5785 vezes
16:00
16:00
IMG_0166.JPG (128.05 KiB) Visto 5785 vezes
17:30
17:30
IMG_0168.JPG (113.53 KiB) Visto 5785 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

e para finalizar:
19:00
19:00
IMG_0171.JPG (107.37 KiB) Visto 5785 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por CrOhN »

era a percepção que já tinha. o problema é que este é daqueles casos que 1+1 não é igual a 2. se as strings estivessem cada uma na sua inclinação, as tuas previsões poderiam bater mais certo. mas como tens uma string que tem paineis com angulos diferentes, a produção vai ser sempre limitada pelos paineis que estiverem a produzir menos em determinado momento. isto porque estão em série.

no teu caso, a unica hipótese que vejo, é arranjares um inversor que admita 3 strings de 6 paineis cada. assim já isolavas os 6 do resto. o problema é que com 6 paineis em cada string, tens que ter um inversor que admita 3 strings e tensão dc baixa. o kaco 3601xi daria, já que permite de 125 a 300v. não sei é as strings que admite, mas 2 delas (os paineis a 0º) poderias ligar a um só ponto, isto, se ficar dentro das tolerâncias do inverter. mas o ideal seria mesmo um inverter com entrada para 3 strings.

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: A minha micro-produção

Mensagem por jama »

[

ora bem volt. o crohn esta com razao, tu estas a precisar de um aparelho chamado solar magic, se nao vejamos o excerto que tirei da net traduzido para portugues com o google.


matrizes fotovoltaicas hoje são definidos como seqüências de painéis ligados em série pv, que então são paralelas entre si e convertido em energia ac através de um inversor. f. o principal desafio destas matrizes é como uma pequena quantidade de incompatibilidade do mundo real com apenas alguns dos painéis fotovoltaicos pode reduzir a potência de todo o conjunto ao meio. . essa incompatibilidade pode vir na forma de sombreamento (por exemplo, árvores, chaminés, linhas aéreas, excrementos das aves, corrimões, etc), incompatibilidade de painel para painel, painel de diferentes orientações e inclinações, ou comprimentos de cadeia diferentes.
como resultado destas discrepâncias, integradores de sistemas são frequentemente forçadas a comprometer a sua instalação por vários métodos, como a redução do tamanho da matriz para evitar a sombra, aceitar uma saída de baixa energia por metro quadrado, ou a adição de painéis extra em uma parte diferente do da matriz, que custam dinheiro, eficiência e / ou estética para o proprietário do sistema.

para maximizar a produção de energia de cada painel de energia solar fotovoltaica na matriz, a national semiconductor desenvolveu solarmagic tecnologia, que permite que cada painel solar para produzir o máximo de energia, independentemente de outros painéis na matriz são de baixo desempenho devido a incompatibilidade. tecnologia solarmagic monitores e maximiza a colheita de energia de cada painel pv individual através de algoritmos avançados combinados com tecnologia de ponta de sinal misto, assim, recuperar até 57% da energia perdida devido a incompatibilidades.
o otimizador de poder solarmagic é projetado para ser instalado rapidamente e facilmente dentro da arquitetura tradicional de um painel solar. cada um otimizador de poder vem com um suporte de montagem universal para fixação fácil a um sistema de trasfega. . os fios de saída de cada painel solar são simplesmente ligadas em série a um otimizador de alimentação (fio positivo para o fio positivo, negativo em negativo), com os fios de saída correspondente otimizador otimizador de conexão para o próximo painel solar de energia.
todos os otimizadores de energia solarmagic vêm com uma garantia limitada de 20 anos, garantindo assim a confiabilidade do sistema eletrônico no painel montado coincide com o próprios painéis.


faz uma boa pesquisa na net que arranjas soluçao para o teu problema
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

pois. vocês devem ter os dois razão. esse "optimizador" será uma coisa cara? tens ideia de preços jama?

obrigado.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: A minha micro-produção

Mensagem por CrOhN »

desconhecia este produto. a não ser que seja barato, penso que não se justifique.

o que te ficará mais simples neste momento será mesmo substituir o inversor por um com entrada para 3 strings, tensão dc entre 125-400v.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas.

ainda não tenho novidades na solução do "problema", visto que o instalador acabou por desmarcar a visita. mas voltará em breve.
tenho sim, novidades da edp. primeira factura mp emitida, referente a produção dos primeiros 16 dias: 187,72€. vou colocar uma imagem (que vou actualizando) no post inicial deste tópico com os dados. esta é a primeira:
PrintProducao369.JPG
PrintProducao369.JPG (192.16 KiB) Visto 5681 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas.

acabou o mês. o meu primeiro mês de produção. passei os 500 kw e já recebi a acreditação da primeira factura.

coloquei os dados da produção aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 44#p114544

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

já passei a barreira do primeiro mês de produção. se não contar com os percalços iniciais, visto que faz um mês desde que as coisas estabilizaram, tive uma média de 21 kw por dia.

lamentavelmente, ainda tenho este percalço por resolver:
Sombras de manhã
Sombras de manhã
IMG_0377.JPG (197.11 KiB) Visto 5357 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: A minha micro-produção

Mensagem por jama »

volt Escreveu:vivas a todos.

já passei a barreira do primeiro mês de produção. se não contar com os percalços iniciais, visto que faz um mês desde que as coisas estabilizaram, tive uma média de 21 kw por dia.

lamentavelmente, ainda tenho este percalço por resolver:
img_0377.jpg
esta sombra que se ve nesta foto é de uma chamine?se é nao dá para cortar um bocado a chamine? é que pelo que parece a altura dela ultrapassa em muito a altura do cume da casa, e bastava estar ao mesmo nivel do cume para os fumos sairem.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

é mesmo uma chaminé. a solução vai ser mudar os painéis de sítio...
depois mostro como ficará.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

quero começar por agradecer a todos os que aqui têm participado. a vontade de ajudar dos "nossos" "foristas" é a maior das mais-valias deste fórum. neste tópico, o maior beneficiado sou eu. obrigado.

hoje tive um dia não muito bom em termos de produção. algumas nuvens teimaram em encobrir este nosso "sedento exibicionista" que é o sol. ainda assim, consegui chegar praticamente aos 17 kw de ganho no contador. além disso, houve uma altura em que ele esteve a produzir isto (ver foto):
O pico do dia
O pico do dia
IMG_0012.JPG (117.75 KiB) Visto 5278 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

volt Escreveu:vivas a todos.

quero começar por agradecer a todos os que aqui têm participado. a vontade de ajudar dos "nossos" "foristas" é a maior das mais-valias deste fórum. neste tópico, o maior beneficiado sou eu. obrigado.

hoje tive um dia não muito bom em termos de produção. algumas nuvens teimaram em encobrir este nosso "sedento exibicionista" que é o sol. ainda assim, consegui chegar praticamente aos 17 kw de ganho no contador. além disso, houve uma altura em que ele esteve a produzir isto (ver foto):
img_0012.jpg
fico contente com esses 3800 :):)
esse inversor parece mesmo um kaco !!! será que não é um re-brand da kaco ??
abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

não faço ideia... mas estou a gostar do seu desempenho. acho que quando acabar com as sombras matinais, vou ter óptimas produções. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Valter Silva »

volt Escreveu:não faço ideia... mas estou a gostar do seu desempenho. acho que quando acabar com as sombras matinais, vou ter óptimas produções. .
para mim, é claramente um re-brand do kaco! estive a ver o manual de instruções e é igual ao meu kaco 3600xi .....
as ligações estão exactamente colocadas da mesma forma e até os menus são iguais!....
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

ontem reparei (de manhã ao sair de casa) que o inversor estava desligado devido a tensão alta. forcei-lhe o arranque e tirei esta foto:
250,7
250,7
IMG_0148.JPG (134.77 KiB) Visto 5681 vezes
ele andava entre os 250v e os 252v... liguei para a linha de apoio ao micro-produtor e de seguida para as avarias (conforme indicação deles). o piquete apareceu durante a tarde e disse que a tensão já estava em 244v. perguntei-lhe pelas outras fases. estavam a 244v e 246v. creio que são valores altos, mas ele disse que não podia fazer nada. voltei a ligar para a linha de apoio ao mp e disseram-me que vou ter de esperar resposta à reclamação que fiz...

de resto, mais uma factura debitada (388 euros) e uma produção enfraquecida nos últimos dias. podem ver:
Produção
Produção
IMG_0157.JPG (198.38 KiB) Visto 5681 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas a todos. o problema da tensão, aparentemente, resolveu-se. não fui contactado por mais ninguém, mas como a tensão já está mais baixinha...

problema mais recente que tive: a sujidade. ainda não haviam passado oito dias desde a última limpeza e aconteceu isto com a "chuvada domingueira":
O estado dos paineis
O estado dos paineis
09082010.jpg (91.95 KiB) Visto 5540 vezes
comecei a limpeza ao final do dia e aqui vai a reportagem fotográfica (que fala por si):
Nós estamos sujos.
Nós estamos sujos.
09082010(001).jpg (86.13 KiB) Visto 5540 vezes
Nós já brilhamos.
Nós já brilhamos.
09082010(002).jpg (88.14 KiB) Visto 5540 vezes
Ai que alívio!
Ai que alívio!
09082010(003).jpg (86.53 KiB) Visto 5540 vezes
A ovelha negra, ou melhor, a ovelha limpa
A ovelha negra, ou melhor, a ovelha limpa
09082010(004).jpg (70.65 KiB) Visto 5540 vezes
Só mais um pouco.
Só mais um pouco.
09082010(005).jpg (90.55 KiB) Visto 5540 vezes
Ainda vai a meio.
Ainda vai a meio.
09082010(006).jpg (111.61 KiB) Visto 5540 vezes
Última foto que já é noite e pouco se vê na câmara do telelé.
Última foto que já é noite e pouco se vê na câmara do telelé.
09082010(007).jpg (160.02 KiB) Visto 5540 vezes
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Projectos”